Translate

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

REFLEXÃO 366 - A PALAVRA DE DEUS SOBRE A PROSPERIDADE

A Palavra de Deus sobre a prosperidade

 Alguns dias atrás me perguntei profundamente a respeito das promessas de prosperidade aos homens de Deus. Questionei esses discursos proclamados por aí sobre a prosperidade em troca da obediência a Deus. Me parecia tão falso e muito descarado esse tal de evangelho dos prósperos. Cheirava a armação mesmo. O que esses homens inventam para ganhar dinheiro fácil, pobres coitados e inocentes esses que buscam por esse caminho.
O caminho das respostas dadas por Deus as vezes são surpreendentes e geralmente de uma simplicidade que até nos assustamos. Afinal de contas como pode ser tão simples e eu não ter visto antes? Vamos ser claros, venho a mim a palavra de Deus e me falou, leia Gênesis 39 de 1 a 6.

(GN 39:1) "E JOSÉ foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá."
(GN 39:2) "E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio."
(GN 39:3) "Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão."
(GN 39:4) "José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha."
(GN 39:5) "E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo."
(GN 39:6) "E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante."
Para quem não conhece a vida de José, ele foi vendido pelos seus próprios irmãos como escravo para os egípcios. Tinham inveja dele porque ele tinha um espírito excelente diz a palavra de Deus. Diz também que em sua mão tudo prosperava. Mas vamos pelo começo.
José era um escravo israelita nas mãos dos egípcios, não falava o idioma local e estava em uma cultura totalmente estranha à sua. Ou seja, na maior fria. Numa tremenda gelada. A reação normal dele seria listar tudo o que existia contra ele para que não desse certo. Sou escravo, não entendo nada do que eles falam, não sei nada a respeito daqui, estou mal, sem chance pra mim. Você já escutou essa conversa por aí. Não tive oportunidade de estudar, a crise do pais é brava, minha mãe me batia e eu tenho problemas, eu não nasci para o sucesso, etc. Desculpas não faltam, basta dar ouvido a elas.
Você já fez isso, não fez? Eu certamente já fiz. Mas José não fez. O que ele fez? Não deu bola pra essas coisas, nem se alterou e partiu para a ação. Isso mesmo, agiu de acordo com o que Deus determina que devemos fazer. José tinha um espírito excelente. Isso mesmo, suas atitudes eram de acordo com seu espírito excelente.
Bom, vamos parar por aí. Ele tinha esse tal de espírito excelente e infelizmente eu nasci desprovido dessa coisa ai. Ele devia ter um KI elevadíssimo, uma pessoa privilegiada com características muito especiais, totalmente diferente de mim. Eu sou normal, estou na média, sou medíucre. Sou perdedor por merecimento. Será? Mas José era muito normal e comum, gente que agente conversa por aí e nem repara na sua inteligência ou algo mais que a genética tenha favorecido.
Então você me pergunta: Puxa, que tem demais esse tal de José? Que espírito excelente é esse? Que raio de mistério é esse? Calma meu filho, eu vou te dar o caminho das pedras.
Vou te dar um exemplo do espírito excelente de José. No primeiro dia dele na casa de Potifar recebeu ordens para limpar o fogão, prontamente pegou tudo o que precisava pra limpar o fogão e limpou tudo, tudo mesmo, limpou o fogão até brilhar como novo e de quebra limpou o chão as paredes os armários etc. Limpou a cozinha toda. Fez isso com amor as pequenas coisas, fez porque gostava de fazer pra Deus. Fez porque sabia que Deus ia gostar e se agradar dessa atitude.
Chegando Potifar no final do dia olhou a cozinha e quase caiu pra trás. Caramba o que houve aqui? Chamem o escravo que limpou isso tudo. Dêem mais atribuições a ele. Quando José se aproximou de seu senhor comunicou-lhe que o detergente estava acabando mas o preço do melhor detergente que existe é tanto. Potifar deu dinheiro para ele ir comprar o detergente e ele na volta trouxe tudo o que precisava e a nota com o troco. Potifar já nutria um relacionamento excelente com José.
Outros escravos faziam fofoca e criticavam o senhor pelas costas mas José apenas se alegrava diante de Deus com as coisas pequenas e perfeitas que ele fazia. Sempre caprichando cada vez mais.
Parece simples não? Mas já reparou como nós somos desleixados com as coisas que fazemos? Coisas simples são feitas de qualquer forma. Mas José não fazia assim, e tinha alegria em fazer de outra forma.
Nessa altura você me pergunta assim. Mas esse cara era um tremendo puxa saco, os outros devem querer ver a caveira dele. Engano seu. Sabe o que José fazia quando não estava caprichando nas suas tarefas? Estava ajudando os outros. Um sorriso sempre amigo, uma palavra de atenção, sempre um gesto de carinho e amizade para todos os que estavam por perto. Onde ele chegava botava o astral para cima e agitava todo mundo. Vamos lá galera, vamos fazer o que tem que ser feito com carinho e amor. Todos gostavam dele. Um sorriso gostoso para todos. Sempre a disposição para ajudar. Vocês já notaram naqueles camaradas que quando dá a hora de ir embora do trabalho já está lá na esquina tomando chopps com os amigos? Não deixa passar um minuto, é super rigoroso nisso, mas só na hora de sair porque na hora de chegar é outra conversa. Furou o pneu da barca chefe. Você poderia me ajudar aqui nessa tarefa, diz o amigo de trabalho. Sai fora cara, vê se da conta do teu que o meu eu me viro. E assim vai por diante.
José não era assim, ele tinha um espírito excelente. Entendeu agora o espírito excelente? Se você verificar, José agia de acordo com o que Deus deseja, José era um homem de Deus. Suas atitudes refletiam o Deus que habitava dentro dele. Essa maneira santa de Deus ser que nós devemos ter. Está tudo escrito na Bíblia, basta agir. Deus não nos abençoa diretamente. Deus abençoa nossos atos. Estando de acordo com o que ele determina então está abençoado, vai dar certo. Se você é um homem de Deus e não fica esperando as coisas caírem dos céus, então o Senhor te abençoa. Tu seras próspero.
Não tenha medo se alguma calunia te derrubar no meio do caminho, você vai se levantar sempre com a graça de Deus. Leia o que aconteceu com José depois de ter controle sobre todas as coisas da casa de Potifar. Ele foi caluniado pela mulher de Potifar. Foi preso. Escravo e preso, pior não pode existir. Sabe o que aconteceu logo depois? José foi nomeado o administrador da cadeia.
Não tem jeito, por mais que se levantem contra ele prospera. Leia ai em baixo como a mulher de Potifar tentou derrubar José.
(GN 39:7) "E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo."
(GN 39:8) "Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;"
(GN 39:9) "Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?"
(GN 39:10) "E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,"
(GN 39:11) "Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;"
(GN 39:12) "E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora."
(GN 39:13) "E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,"
(GN 39:14) "Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;"
(GN 39:15) "E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora."
(GN 39:16) "E ela pôs a sua roupa perto de si, até que o seu SENHOR voltou à sua casa."
(GN 39:17) "Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim;"
(GN 39:18) "E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora."
(GN 39:19) "E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu."
(GN 39:20) "E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere."
(GN 39:21) "O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor."
(GN 39:22) "E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali."
(GN 39:23) "E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava."
Então amigos eu entendi porque as promessas de prosperidade. Porque não é mágica. Porque as coisas acontecem mesmo e você prospera. Mas você pode me perguntar: Mas qualquer um que agir dessa forma prospera. Isso eu já sabia. Cadê o segredo nisso tudo?
Amigo, o segredo está em saber o porque você não age assim se você sabe que dessa forma da certo. Porque você não faz o que deve ser feito? Porque você considera muito caro ser assim. Porque você tem preguiça? Porque você sempre da ouvido aquelas listas de desculpas intermináveis para não fazer o que deve ser feito?
Esse segredo eu te conto. Peça a Deus que derrube essas barreiras que impedem de fazer o seu espírito ser excelente. Depois disso faça. Comesse agora. Já. E que Deus certamente te abençoe.

AUTOR DESCONHECIDO
(Não nos responsabilizamos pelo conteúdo teológico deste material)

Nenhum comentário:

Postar um comentário