Translate

quinta-feira, 3 de maio de 2018

SERMÕES 20 - IGREJA: PROJETO DE DEUS


IGREJA: PROJETO DE DEUS

Propósito: Mostrar que a igreja é projeto de Deus não de homens e que ela é na essência o projeto de ajuntar homens e mulheres para serem povo de Deus.

Introdução: A Igreja não é um projeto do homem. A Igreja foi concebida por Deus e planejada por Deus antes da criação. Portanto a Igreja sempre pertenceu a Deus e Ele é e sempre foi seu único dono.
Somos tendenciosos a compreender a Igreja a partir do que nossos olhos veem. Igreja é neste aspecto um prédio, um local onde pessoas que confessam a mesma fé se reúnem para adorar seu Deus, para terem um tempo de comunhão ou para aprenderem sobre seu Deus, ou ainda ajudarem umas as outras; assim como acontece em uma mesquita, centro espírita, ou em um templo budista, por exemplo.
Mas essa não é a concepção de Deus sobre a Sua Igreja, embora estas coisas podem sim fazer parte da vida da igreja.


1)   O Que é realmente a Igreja no olhar de Deus?
Para respondermos esta pergunta precisamos voltar ao inicio da criação. Por que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança? Para colocar o homem como mordomo sobre sua criação, mas não dono. Para que o homem desfrutasse juntamente com Ele de toda criação.
26Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". 27Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1.26-27)
Portanto a resposta é: Deus criou o homem para poder viver um relacionamento profundo e sadio com o ser humano.
8Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. 9Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?" (Gênesis 3.8-9)
Contudo o homem se escondeu porque havia escolhido ser senhor de sua própria vida. O homem no Éden disse “não” para Deus e tomou a direção de sua vida. Ao dizer “não” para Deus o homem abraçou a morte, pois fora de Deus não existe vida.
Deus não foi pego de surpresa, já esperava que o homem lhe fosse dizer “não” em algum momento de sua história. Antes de criar o ser humano Deus já havia provido o caminho da restauração. Veja o que diz a bíblia:
3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade. (Efésios 1.3-5)
A Igreja é união de Deus com o ser humano, é transformação de criaturas em filhos. Deus não vê a Igreja como um local, um espaço geográfico, mas nos vê como membros de sal família.
Jesus não é cabeça de um prédio, mas de vidas - Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. (Colossenses 1.18)
A própria palavra Igreja, no grego Ekklesia, significava nos tempos de Jesus “assembleia” ou “congregação”. Hoje nós consideramos o significado da raiz da palavra, mais do que o seu verdadeiro significado de uso nos tempos de Jesus, dessa forma temos ek (ἐκ) e kaleo (καλέω), isto é, “fora” e “chamar”. Mas Jesus estava chamando um povo para se unir a ele e ao Pai através do Espírito Santo.

2)   O Passo a Passo Da Realização do Projeto Igreja Na História Humana
A construção de um povo para si começa com Abraão.
1Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. 2"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. 3Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados". (Gênesis 12.1-3)
O projeto Igreja se inicia com o chamado de Abraão – farei de você um grande povo e o abençoarei. Poderíamos dizer que temos aqui a “pré-igreja”. Muitos teólogos consideram o povo de Israel a Igreja do Antigo Testamento.
O que podemos ver através da história é que Israel se tornou os precursores da Igreja. Eles prepararam ainda que sem compreenderem plenamente o nascimento da Igreja.
É importante percebermos que Deus já desejava abençoar todas as etnias, todas as famílias da terra. Deus nunca pensou em salvar somente os judeus. Contudo eles eram os anunciadores da presença de Deus para o mundo.
5Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, 6vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas. (Êxodo 19.5-6)
Israel é chamada para ser um reino de sacerdotes, isto é, de homens e mulheres que intercederiam pelas demais nações, que intermediariam a relação de Deus com os demais homens. Diante disso deveriam ser uma nação santa, separada para Deus, isto é, que teria Deus como prioridade de suas vidas, o Senhor absoluto sobre suas vidas.
Ø  Apresentar mapa de Israel atraindo os povos

 A salvação dos povos dependia exclusivamente de Israel. A bênção sobre Israel atrairia os demais povos a Deus. Israel é abençoada para ser uma nação próspera estabelecida em um espaço geográfico.

Israel falha em sua missão e ao invés de se tornar uma nação abençoadora e desejada pelas demais nações, ela se tornou antipática aos olhos das demais nações. Sua obsessão pela Lei de forma fria – “dente por dente, olho por olho” – produzia morte e não vida, seu nacionalismo extremo, sua compreensão errada da missão que lhe foi dada por Deus fez com que esta fosse transferida a um novo povo chamado Igreja.
Este povo não é mais formado somente de judeus, mas de judeus e gentios. Cristo uniu judeus, árabes, gregos, brasileiros, argentinos... todos os povos foram unidos em Cristo se tornando um só povo – o povo de Deus – este povo a bíblia chama de Igreja.
Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, (Romanos 10.12)

3) A transferência da missão de Israel para a Igreja
9Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. (1Pe 2.9)

Ø  Apresentar o quadro Missão de Israel Transferida Para a Igreja

 A transferência da missão de Israel para a Igreja trouxe mudanças significativas na aliança de Deus com seu povo, por isso, vivemos em uma nova aliança.
24ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25Como ele diz em Oséias: "Chamarei ‘meu povo’ a quem não é meu povo; e chamarei ‘minha amada’ a quem não é minha amada", 26e: "Acontecerá que, no mesmo lugar em que se lhes declarou: ‘Vocês não são meu povo’, eles serão chamados ‘filhos do Deus vivo’.” (Romanos 9.24-26)
Talvez você pense: “então a Igreja é o plano “B” de Deus”. Não! A Igreja sempre foi o plano “A” de Deus. Israel era instrumento para que a Igreja pudesse se manifestar.

4) As diferenças entre as alianças com Israel e com a Igreja
Várias são as diferenças entre a aliança que Deus fez com Israel e a aliança que ele fez com a Igreja. Por exemplo: Israel adorava através de sacrifícios de animais, nós adorarmos em espírito; Israel tinha a Lei de Deus escrita em tábuas, nós as temos inscritas no coração; Israel se relacionava com Deus através do templo, nós somos o templo de Deus. Contudo quero apresentar algumas outras através de alguns mapas.

Ø  Apresentar mapa de Israel e Gentios (justos e ímpios)

         

Ø  Apresentar mapa de Israel, Gentios e Igreja (judeus, gentios e ímpios)

  Salvação é exclusivamente através de Jesus tanto para judeus como para gentios. A Igreja é anunciadora desta mensagem.

Ø  Apresentar mapa da Igreja indo às nações

 A Igreja é enviada para as nações. Ela não pertence a um espaço geográfico. Deus não mandou construir templos ou formar uma nação. Ela não pertence a este mundo. Portanto ela não recebe a bênção de Deus para prosperar, mas para servir.
Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia. (João 15.19)
Igreja é um monte de pessoas que não pertencem a este mundo, mas que ama os que estão neste mundo. Pessoas descomprometidas com a cultura emergente deste mundo, mas comprometidas com os valores e princípios de Deus. Pessoas livres de toda lei, mas prisioneira da lei do amor.

Conclusão
Igreja é um projeto de Deus estabelecido antes da criação do mundo. Portanto Ele é e sempre foi o único dono da Igreja. Um projeto de relacionamento entre Deus e os homens. Um projeto onde Deus une o ser humano a si mesmo através de Cristo Jesus, une todos os povos em um povo chamado Igreja.
Minha pergunta é: “Você está engajado neste projeto?”

Este projeto não tem nada a ver com mérito, com o que você faz ou deixa de fazer. Não tem nada a ver com que você é ou deixa de ser. Este projeto tem tudo a ver com Jesus. Só entra neste projeto aquele que reconhece que precisa de Jesus, que diz “sim” para Deus e “não” para si mesmo.  Que não mais se vê sozinho, ensimesmado, mas unido a outros que também disseram “sim” para Deus.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
02/03/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário