Translate

terça-feira, 27 de novembro de 2018

SERMÕES 53 - DECLARAÇÃO DE VALORES



DECLARAÇÃO DE VALORES

1. PALAVRA DE DEUS
A igreja deve orientar-se exclusivamente pela Bíblia, que é a Palavra de Deus. 
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17 para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3.16-17)
Para nós os princípios e orientações da Palavra de Deus são indiscutíveis e inegociáveis; basearemos todas as nossas ações e decisões nela.

2. EXCELÊNCIA
A igreja deve perseguir a excelência em tudo que faz.
31 E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom (Gênesis 1.31a)
Deus ao criar fez tudo perfeito. O texto diz que Deus viu tudo o que havia feito e concluiu que tudo havia ficado muito bom. Esse é o padrão de Deus “muito bom”. Deus não faz nada “meia-boca”. Se Deus não faz nada “meia-boca”, nós não podemos oferecer a Ele nada que não seja “muito bom”. Ele quer o melhor de nós. Se você não deu o seu melhor para Deus você não lhe rendeu um culto agradável.
31 Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. (1 Coríntios 10.31)
A excelência honra a Deus e inspira as pessoas. Nosso alvo é buscar a máxima qualidade no que somos, fazemos e utilizamos. Teremos uma visão crítica do que fazemos e disposição para melhorar sempre, pois desejamos honrar a Deus com o melhor do que temos e podemos oferecer.


3. FAMÍLIA
A igreja deve ajudar na construção e preservação da estrutura familiar.
18 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor. 19 Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura. 20 Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. 21 Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. (Colossenses 3.18-21)
Deus quer famílias fortes e bem estruturadas. Ao orientarmos as famílias para que essas possam construir relacionamentos sadios, baseados na Palavra de Deus, atendemos a Sua expectativa e fortalecemos a própria igreja.

4. ESPIRITUALIDADE CONTAGIANTE
A igreja deve ser caracterizada por uma espiritualidade contagiante.
6 De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. 7 E, assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. 8 Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, (1 Tessalonicenses 1.6-8)
Paulo está dizendo aos irmãos de Tessalônica que o testemunho deles acabou por levar a mensagem de Jesus na Macedônia e Acaia e por todas as regiões a fé deles se tornaram conhecidas. Isso é espiritualidade contagiante. Uma espiritualidade que se manifesta em obras e ações de tal forma que contagia as pessoas que estão próximas e até mesmo distantes.
Essa espiritualidade é a expressão de um relacionamento íntegro e genuíno com o Senhor, alcançada através de uma vida devocional consistente e ordinária.

5. EVANGELIZAÇÃO RELACIONAL
A igreja deve evangelizar a partir de iniciativas pessoais de seus membros. 
15 E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. (Marcos 16.15)
Neste texto encontramos Jesus dizendo a seus discípulos para pregarem o evangelho a todas as pessoas. Esta palavra é direcionada não somente aos primeiros discípulos, mas a mim e a você também que é discípulo de Cristo.
2 E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. (2 Timóteo 2.2)
Paulo diz a Timóteo para passar a outros o que aprenderá sobre Cristo com Ele. Paulo também já orienta que estes outros a quem Timóteo ensinaria tudo o que aprenderá, também deveriam passar para outros e assim sucessivamente.
Compreendemos a partir dos ensinos bíblicos que cada membro da igreja é um missionário e deve comunicar o evangelho às pessoas do seu relacionamento. Você é responsável pela evangelização daqueles que estão ao seu alcance, que fazem parte do seu relacionamento.

Conclusão: Hoje vimos cinco VALORES imprescindíveis para nossa igreja. Ao fazer parte dessa igreja, você está assumindo conosco estes valores. Cabe a mim e a você tornarmos estes valores reais em nossas vidas e na vida de nossa comunidade. Só conhecê-los ou decorá-los não basta, é preciso vivê-los todos os dias para que Deus seja glorificado através de sua vida e de nossa comunidade. 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
25/11/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário