Translate

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

SERMÕES 60 - CORAÇÕES RENDIDOS A DEUS



CORAÇÕES RENDIDOS A DEUS

15 E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. (Marcos 16.15)
Este texto descreve a ordem que Jesus deu a seus discípulos após sua ressurreição e antes de subir aos céus. A ordem é clara “vão e preguem o evangelho a todas as pessoas” ou “ide e pregai o evangelho a toda criatura”. A tarefa resultante dessa ordem nós chamamos de Missões. Desta forma missões é a tarefa de anunciar o Evangelho a todas as pessoas.
A continuação do texto diz que os discípulos obedeceram a ordem que Jesus lhes deu.
20 Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam. (Marcos 16.20)
Contudo vemos na história que com a morte dos apóstolos e a oficialização do cristianismo como religião, através do decreto do imperador Constantino no ano 312 d.C., a igreja viveu diversas crises existenciais causadas por fatores externos e também internos. Diante o enfraquecimento espiritual da igreja a obra missionária se encolheu, se atrofiou e passou a ser praticamente exercida pelo alto escalão da igreja; o que mais tarde, com o domínio da Igreja sobre o Estado, levou o evangelho de Cristo a ser imposto sobre os povos conquistados ou colonizados, assim ocorreu no Brasil com os índios que aqui habitavam.
A Reforma Protestante no século XVI trouxe um novo alento, um novo fôlego para a igreja levando-a a retomar a obra evangelizadora ordenada por Jesus, e permitindo aos ouvintes do Evangelho de Cristo responder livremente a essa mensagem de amor. O evangelho então não era mais imposto sobre as pessoas, mas deveria ser aceito pela fé.

Durante anos a mensagem do Deus Filho que se fez homem, nasceu da virgem Maria, morreu por nossos pecados, na cruz nos libertou de toda culpa e condenação que pesava sobre nós, ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos e hoje vive assentado a direita de Deus Pai, vem sendo pregada e de alguma forma essa mensagem chegou até nós, até mim e até você. E a ordem de Cristo continua ecoando para nós: “vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”.
Ainda existem pessoas pelo mundo todo que não ouviu essa mensagem. Ainda existem pessoas em Itapevi, São Paulo, Brasil e por toda parte do mundo que nunca ouviram o Evangelho de Jesus Cristo. Portanto não podemos nos silenciar, não nos sensibilizarmos e não nos mobilizarmos diante a ordem de Jesus.
Se você tem um coração rendido a Deus, você com certeza irá responder ao projeto que hoje estamos lançando em nossa igreja, pois este projeto é respaldado pela palavra de Deus, e é com certeza a vontade de Deus para nós como igreja. Este projeto visa realizarmos com fidelidade a parte que nos foi dada por Deus na tarefa de levar este evangelho a todas as pessoas. Nós a PIBI não iremos alcançar o mundo, não iremos alcançar todas as pessoas. Não queremos ser pretenciosos, mas com certeza iremos somar forças com aqueles que têm trabalhado para anunciar o Evangelho de Cristo por toda terra.

1 – QUAL É O GRANDE EMPECILHO ATUAL PARA À EVANGELIZAÇÃO MUNDIAL?
Acredito que todos nós já temos algumas respostas prontas na língua para esta pergunta. Possivelmente você dirá: “Satanás e seu exército de anjos caídos” ou “a proibição por parte de algumas culturas ou nações da pregação do Evangelho” ou ainda “os escassos recursos econômicos para o envio e sustento de missionários” e por fim “a falta de obreiros para a seara”.


Penso que todas estas respostas contribuem para a lentidão com que o Evangelho é espalhado por todo o mundo. Há mais de dois mil anos estamos tentando pregar este Evangelho em todo planeta e ainda existem povos que nunca ouviram o Evangelho e povos que já ouviram, mas que ainda não possuem uma força expressiva do Evangelho em sua nação. Diante as dificuldades apresentadas qual seria o grande empecilho para a obra missionária?
37 Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara". (Mateus 9.37,38)
O maior desafio à evangelização mundial não está na seara, ela é grande e pode até oferecer alguns obstáculos, mas Jesus pede para orarmos por mais trabalhadores para a seara.
Sendo assim, o maior desafio da evangelização é a mobilização e despertamento da igreja como todo; não falo do despertamento de um evangelista ou missionário, mas de uma igreja que se compreenda como missionária. Em outras palavras para mim o problema está na falta de indivíduos que se vejam como parte de uma igreja local e que junto com esta igreja tenha um coração rendido a Jesus. O problema está na falta de uma igreja com o coração rendido a Jesus. Muitas vezes temos um membro ou outro rendido ao Senhor, mas é necessário que todos os membros de uma igreja tenham o coração rendido a Jesus, para juntos fazerem a diferença necessária para que mais vidas possam ouvir a mensagem de Jesus Cristo.

2 – AS MARCAS DE UM CORAÇÃO RENDIDO A DEUS
Vou apresentar três marcas de um coração rendido a Deus ou a Jesus Cristo.
·         Um anseio em conhecer Jesus mais e mais – Uma vez que você conhece a Jesus e se rende ao seu amor, você passa a experimentar um desejo insaciável de conhecê-Lo ainda mais do que já O conhece. Não é uma busca por um conhecer teológico ou acadêmico, mas um anseio de se tornar mais íntimo dele, mais amigo, e, na medida, que mais O conhece, mais você se deixa ser conhecido por Ele.  
·         Um anseio em obedecer às palavras de Jesus – Uma pessoa de coração rendido a Jesus procura viver tudo o que Jesus ensinou. Não mentir, não roubar, perdoar, ser proativo para o bem, isto é, fazer sempre mais do que esperam que ele faça. Vive de forma prática os ensinos de Jesus.
·         Um forte anseio de compartilhar de Jesus - Se você realmente se rendeu a Jesus, você vai querer contar aos outros sobre Ele, porque o amor de Cristo nos constrange a amar ao nosso próximo. A maior demonstração que podemos dar de amor a Deus é trabalharmos arduamente pela salvação daqueles que ainda não conhecem a Jesus Cristo.

3 – COMO POSSO ME ENGAJAR NA OBRA MISSIONÁRIA?
A ordem de Jesus é clara, ele disse: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. (Marcos 16.15)
Como podemos fazer isso? De que forma podemos obedecer a essa ordem?
·         Em primeiro lugar você pode ir para o campo missionário – Na igreja primitiva Deus separou Paulo e Barnabé e os enviou a pregar. A igreja que os enviou ficou na retaguarda e eles foram desbravando campos, ganhando vidas para Cristo e plantando igrejas. Em menos de cinquenta anos, o Império Romano foi evangelizado.
Hoje, os desafios são enormes. Há portas abertas em todo o mundo e também portas que estão sendo fechadas. Devemos rogar ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Nós e nossos filhos podemos ser levantados e enviados por Deus para pregar sua Palavra. Fazer a obra de Deus não é um sacrifício, mas um privilégio.
Nenhuma missão na terra é mais nobre, mais importante, mais urgente e mais compensadora.
·         Em segundo lugar você pode orar por missões A oração toca o mundo inteiro. Ela não tem fronteiras geográficas, barreiras linguísticas, nem preconceitos culturais. Pela oração podemos nos envolver com os povos da terra; pela oração podemos sustentar espiritualmente os missionários que estão na linha de frente. Não existe obra missionária vitoriosa sem oração. Não existem obreiros fortes e poderosamente usados por Deus sem intercessão.
A oração é um dos mais importantes trabalhos que a igreja pode fazer por missões. Pela oração vem o poder do Espírito Santo à igreja. Pela oração as portas para a evangelização são abertas. Pela oração os missionários são encorajados. As coisas mais importantes que Deus realiza na terra, ele o faz mediante as orações do seu povo.
·         Em terceiro lugar você pode contribuir para missõesA devoção do nosso coração é medida pela liberalidade do nosso bolso. Não há coração aberto onde o bolso está fechado. A Bíblia diz que onde está o nosso tesouro, aí estará também o nosso coração. Não há amor por missões onde a contribuição missionária inexiste.
O nosso amor por Deus e pela sua obra é proporcional à disposição que temos para investir na evangelização dos povos. O melhor investimento que podemos fazer é contribuir com missões, pois quem contribui com missões, ganha almas para Cristo. Quem contribui com missões faz uma semeadura com colheita garantida e de resultados eternos. Não podemos separar nossa espiritualidade da contribuição. Quando entregamos o dízimo de Deus e ofertamos com alegria, estamos nos tornando cooperadores de Deus na implantação do seu reino onde estamos. Quando sustentamos missionários em nossa Pátria e fora dela, estamos segurando a corda para que outros desçam para resgatar vidas, aonde jamais poderíamos chegar.
A igreja é um corpo. Um membro não pode fazer todas as atividades. Logo, cada membro deve cooperar com os outros membros para que todo o corpo seja suprido. Deus dá à sua igreja diferentes dons e serviços. Todos são missionários; uns devem ir, outros devem ficar, mas todos podem e devem contribuir.

Conclusão:
Nosso desejo como Igreja é participarmos do projeto de Deus pelo mundo. Você que é membro dessa Igreja está sendo chamado a participar de forma efetiva na evangelização de todas as pessoas pelo mundo. Para nossa igreja missões é um valor imprescindível, pois fomos alcançados por missionários que aqui vieram e pregaram para nós a mensagem salvadora de Cristo Jesus. Como gratidão e em obediência a ordem de Cristo, queremos contribuir com a obra missionária. Para isto queremos apresentar a você nosso termo de COMPROMISSO MISSIONÁRIO.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
10/02/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário