Translate

quinta-feira, 14 de março de 2019

SERMÕES 68 - OITO FUNDAMENTOS PARA SE TER UM CASAMENTO BEM SUCEDIDO

OITO FUNDAMENTOS PARA SE TER UM CASAMENTO BEM SUCEDIDO

18 Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". 21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. 23 Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada". 24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. (Gênesis 2.18,21-24)

O casamento é uma instituição sagrada, porque foi Criada e elaborada por Deus, como nos mostra o texto que lemos. Embora seja uma instituição sagrada, devido ao pecado que afetou nossa humanidade, o casamento acaba proporcionando a nós grandes desafios, que exigem de nós uma entrega total do nosso ser.
O casamento é a escola do amor. Ricardo e Larissa é no casamento que aprendemos a amar ao outro como se não houvesse amanhã. É no casamento que aprendemos a amar ao outro como Jesus nos amou.
Quero deixar aqui alguns fundamentos para que vocês possam ter um casamento bem-sucedido:

1.     Igualdade: Homens e mulheres são iguais aos olhos de Deus, ambos foram feitos a imagem e semelhança de Deus. O homem possui algumas características de Deus que a mulher não possui; e a mulher possui algumas características de Deus que o homem não possui. Essa diferença existe para que ambos se completem, e na unidade entre vocês a imagem de Deus se torna mais forte e evidente. 
Embora iguais aos olhos de Deus homens e mulheres possuem funções diferentes no lar, mas o objetivo a missão de vocês é uma. Ambos se tornam uma só carne. Ricardo sua vida se estende na Larissa. Larissa sua vida se estende no Ricardo.
2.     Fidelidade: O mundo de hoje não acredita mais na fidelidade. Todavia, um casamento que não seja alicerçado neste princípio não resistirá às pressões do dia a dia. A fidelidade é uma atitude “sine qua non” pra que se tenha um casamento feliz e bem sucedido. A fidelidade proporciona confiança. A confiança produz paz e contentamento para o cônjuge.
3.     Verdade: A verdade deve sempre prevalecer na relação de vocês. Assim como a fidelidade, a verdade proporciona confiança e aonde existe confiança não existe possibilidade de achismos. A verdade é certa, não existe nela nebulosidade, margens para a dúvida.
Mas a verdade não deve ser usada para ferir o outro. Em nome da verdade falo o que penso e quando quero. A verdade precisa estar revestida de amor.
4.     Amor: 1 Co 13.4-7, “O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes , não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
O amor não é sentimento apenas, não é algo platônico ou abstrato. O amor não pode existir apenas nas palavras, ele deve ser proclamado, mas acima de tudo precisa se manifestar em atitudes. Ricardo e Larissa digam ao outro o quanto o ama, mas demonstre este amor com gestos e ações concretas de amor.
5.     Aliança: O que faz o casamento uma instituição duradoura, não são os bens que possuímos e nem as boas relações que desenvolvemos, ou o amor que temos um pelo outro.
Nossos corações são enganosos e no meio dos conflitos tenderemos a pensar que o amor se acabou. Nesses momentos o que sustentará o matrimônio é a aliança que fizemos um com outro diante de Deus, familiares e amigos.
O Espírito de Deus nos lembrará do voto que fizemos diante sua presença – na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, serei seu ou sua até que a morte nos separe.
6.     Compreensão: A incompreensão entre os cônjuges tem sido motivo de muitas separações. Duas pessoas que se amam tem que desenvolver a habilidade de compreender uma à outra. Isto é, desenvolver uma atitude compreensiva e madura para com as fraquezas de seu cônjuge, não intencionando mudá-lo(a) com críticas ou insinuações maldosas. O casamento é um ajustamento Contínuo.
Para que um casamento dê certo é preciso renúncias. Mas geralmente os cônjuges exigem um do outro o máximo e dão o mínimo em troca. Aqueles que buscam compreender, em vez de mudar o outro, acabam renunciando a seus interesses, posições e promovendo a paz.
7.     Perdão: O perdão é imprescindível para a manutenção do casamento. Que vocês tenham sempre a disposição de perdoar um ao outro. Jesus nos ensinou que devemos perdoar sempre. Perdoe mesmo quando o outro não lhe pedir perdão. O perdão não permitirá que a amargura se instale em seus corações e corroa o amor entre vocês.
8. Ter Jesus como Deus na vida de vocês: Jesus deve ser o Deus, nada menos do que isso. E isso significa que ele deve centro e a base para a relação de vocês.
12 Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. (Eclesiastes 4.12)
É possível que existam diversas interpretações desta figura. Para nós esta figura, cordão de três dobras, significa: as duas dobras são vocês dois, Ricardo e Larissa. A terceira dobra é Jesus Cristo – Ele proverá proteção e sustento para vocês.
Um dos fortes motivos por que matrimônios fracassam é porque não se importam e nem contam com a terceira corda — Jesus Cristo.

Conclusão: Deus já os tem abençoado, caso contrário vocês não estariam hoje aqui neste lugar para selar este compromisso diante Dele. A continuidade numa vida bem-sucedida e feliz será alcançada por vocês se permanecerem nas Palavras de Jesus. Guarde as palavras que hoje ouviram no coração de vocês. Busque vivê-las, pois são princípios extraídos da palavra de Deus. 

Oração

Bênção das Alianças

Voto Matrimonial e Troca das alianças
1. Noivo: Ricardo
Diante de Deus e na presença destas testemunhas, aceita a Larissa, como tua legítima esposa, para juntos viverem conforme as ordens de Deus no santo estado do matrimónio? É teu compromisso amar, confortar, honrar e proteger, na doença e na saúde, na prosperidade e na adversidade? Compromete renunciar a todas as outras mulheres e conservar-te somente para ela, enquanto ambos viverem?

2. Noiva: Larissa
Diante de Deus e na presença destas testemunhas, aceita o Ricardo, como teu legítimo marido, para juntos viverem conforme as ordens de Deus no santo estado do matrimónio? Prometes amar, confortar, honrar e proteger, na doença e na saúde, na prosperidade e na adversidade? Compromete renunciar a todos os outros homens e conservar-te somente para ele, enquanto ambos viverem?

Havendo ambos feitos perante Deus e diante destas testemunhas mutuas promessas de afeto e de fidelidade, eu como ministro do evangelho e pela autoridade que a igreja batista me confere em harmonia com a cerimónia civil já realizada, eu vos declaro marido e mulher. O que Deus uniu ninguém tem o direito de separar.

Oração com os noivos ajoelhados e pais abençoando-os


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

09/03/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário