Translate

terça-feira, 25 de junho de 2019

SERMÕES 91 - SETE PRINCÍPIOS SOBRE LIDERANÇA (primeira parte)


SETE PRINCÍPIOS SOBRE LIDERANÇA
(primeira parte)

Iremos dar início à mensagem “Sete Princípios Sobre Liderança”. Hoje veremos quatro princípios e no próximo domingo veremos mais três princípios. Estes princípios foram extraídos dos ensinos de Jesus e devem fazer parte de todo aquele que deseja liderar como Ele. Liderar como Cristo é exercer o modelo de liderança pastoral, onde o líder exerce um poder-serviço. O líder é servo antes de tudo. Vejamos quatro princípios de um líder-servo.


Primeiro princípio: SUBMETA O SEU CORAÇÃO
Este princípio baseia-se na história de Jesus sobre a escolha de lugares de honra num banquete.
7 Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola: 8 "Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. 9 Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. 10 Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. 11 Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado". (Lucas 14.7-11)
Este texto nos ensina que os líderes-servos se enxergam com humildade. Por isso não buscam os melhores lugares, não buscam glória para si mesmos. Estes não se vêem como superiores ou merecedores de maior honra que as demais pessoas.
Líderes e voluntários servos deixam com o anfitrião a escolha daqueles que ocuparão a mesa principal da organização em que estão inseridos. Líderes-servos, funcionários-servos, não tentam subir por seus esforços próprios, isto é, manipulando o sistema ou atropelando seus colegas de trabalho. Eles servem e isso é suficiente para eles.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. 24 Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. (Salmo 139.23,24)
O salmista pede para que Deus sonde o seu coração e busque condutas que possam estar ofendendo a Ele (Deus) e pede para que Deus ajude-o a corrigir suas condutas erradas caso as tenha, dirigindo-o pelo caminho eterno.
Assim como o salmista, mantenha seu coração sobre controle, submete-o constantemente ao escrutínio de Deus. Não deixe que seus pensamentos aceitem a ideia de que você é melhor do que qualquer outro ser humano. Todo dom que você possui e toda oportunidade que lhe foi dada para desenvolver seu potencial, foi lhe dado pela graça de Deus. Fique atento para que o orgulho não se desenvolva em seu coração.

Segundo princípio: FOQUE NA CAUSA E NÃO NO BÔNUS
Aprendemos este princípio através do pedido de Tiago e João para que Jesus lhes desse permissão de se sentarem à sua direita e à sua esquerda quando entrassem na glória. Jesus, por outro lado ensinou que o sofrimento por sua causa vinha antes do reinado com ele.
35 Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir". 36 "O que vocês querem que eu lhes faça? ", perguntou ele. 37 Eles responderam: "Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda". 38 Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?" 39 "Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; 40 mas, o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados". (Marcos 10.35-40)
Jesus nos ensina que antes de saborearmos as vitórias é preciso abraçar a causa com todo nosso ser, assim como ele abraçou a causa de seu Pai. Antes de vivermos a glória oferecida a nós por meio da vitória de Cristo na cruz, é preciso que tomemos a nossa cruz e façamos o que Jesus nos mandou fazer. Que sejamos líderes em meio ao mundo perdido na escuridão. Que possamos influenciar vidas com o amor de Deus, ainda que isto custe a nossa própria vida.
Os líderes-servos seguem os passos de Jesus, seu Mestre e Salvador, que primeiro se doou inteiramente ao projeto do Pai, e somente depois de sua ressurreição se assentou no trono a direita de Deus Pai. Antes da glória temos que encarar a cruz.
Jesus nos ensina que devemos focar em nosso serviço com todo nosso ser, sem nos preocuparmos em que lugar nos assentaremos no seu Reino, isto é, sem nos preocuparmos com os bônus que podem vir devido ao serviço prestado ao seu Reino; uma vez que isto está fora de nosso alcance, não nos pertence escolher o lugar.
O líder-servo, o voluntário-servo, permanece focado em sua causa, se preocupa em cumprir sua missão com excelência para que a visão estabelecida por Deus à sua igreja seja alcançada. Assim também, o funcionário-servo, se preocupa em alcançar o objetivo da empresa em que trabalha, respeitando as suas normas e seus colegas. Antes de buscar promoção faça seu trabalho com excelência. A promoção virá no tempo certo.

Terceiro princípio: DESCUBRA A GRANDEZA NO SERVIÇO
Os líderes-servos desistem de seus direitos pessoais para encontrar grandeza no serviço prestado a outros. A grandeza começa com aqueles que se tornam servos da missão. O melhor exemplo deste princípio é a vida do próprio Jesus. Nosso Senhor compreendia muito bem qual seria o resultado de sua missão por isso ele afirmou:
45 Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. (Marcos 10.45)
Jesus está afirmando que tinha o conhecimento de que veio ao nosso mundo para dar sua vida com o fim de que fossemos salvos.
24 Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. (João 12.24)
Jesus sabia que sua morte redundaria em vida para muitos. Isto tornou suportável toda a dor que passou antes e durante a cruz, pois o resultado final resultaria em alegria indescritível.
Acredito pessoalmente que uma pessoa só consiga perceber a grandeza do serviço que faz quando ela consegue enxergar e compreender seu serviço dentro do todo em que seu serviço está inserido.
Cada membro de nossa igreja possui um dom que precisa ser desenvolvido dentro de um ministério de nossa igreja ou fora dela, mas que precisa ser funcional ao corpo de Cristo. Quando você serve em um dos ministérios de nossa igreja você está trabalhando para que nossa igreja possa realizar sua missão e alcançar a visão que Deus nos deu.
Na medida, que nós a PIB de Itapevi, a partir de cada um de seus membros trabalhamos para realizar sua missão e visão, nós estamos trabalhando em parceria com as diversas igrejas, das mais diversas denominações espalhadas pelo mundo para que a missão dada por Cristo a sua Igreja seja alcançada e a visão do Pai em estabelecer um Reino, onde a força motriz desse reino o amor, seja estabelecido. O que fazemos tem valor indescritível para a construção deste maravilhoso reino, o Reino de Deus.
Se você compreender essa verdade, acredito que você será um líder-servo, um voluntário-servo, um funcionário-servo que passará a servir seus colegas de trabalho, seu próximo, seu irmão sem se importar com sua posição na hierarquia da empresa ou da igreja. Se for preciso se abaixar para pegar um papel que algum cliente ou irmão jogou você se abaixará e pegará, para manter a loja ou a igreja limpa. Você fará isso porque tem visão da importância do todo dentro da empresa, da igreja, pois tem uma visão de mundo que ultrapassa sua própria existência.

Quarto princípio: CORRA RISCOS CALCULÁVEIS
Jesus deixou sua glória e se fez homem. Andou em nosso meio como qualquer homem. Jesus correu riscos calculáveis para cumprir sua missão. Ele foi tentado por Satanás. Ele foi perseguido pelos religiosos que quase o mataram antes do tempo. Seus discípulos o tentaram fazer desistir da ideia de morrer. Sofreu com a morte de seu amigo Lazaro. Sofreu também por compaixão diversas vezes ao ver outras pessoas sofrendo. Muitas coisas poderiam tê-lo feito desistir da cruz, mas ele permaneceu firme em sua jornada até a cruz.
3 Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; (João 13.3)
Os líderes-servos podem aceitar riscos calculáveis servindo a outros porque confiam que Deus está no controle de suas vidas. Essa confiança é demostrada de duas formas:
Primeiro: no serviço efetuado em amor. Amam servir e servem amando.
Amar é servir. Quando amamos alguém, servimos essa pessoa. Um amor que não resulta em ações concretas de serviço, não é amor. Amor que só existe em palavras; não passam de palavras jogadas ao vento.
Quem ama está disposto a sofrer pelo outro, a correr riscos em prol do outro. Por isso o amor tudo espera, tudo sofre, tudo crê, tudo suporta. O amor é um conjunto de atitudes de serviço prestado ao outro. Quem ama se torna vulnerável. Quem ama corre riscos calculáveis.
Contudo esse amor, a que Deus nos chama a vivermos, só é possível de ser vivido quando se sabe claramente de onde se vem e para onde se vai e porque está aqui hoje.  
Aquele que tem a consciência de que tudo está sob o domínio de Deus e que Ele está no controle de toda história humana, consegue descansar, mesmo quando corre riscos na vida, pois sabe que o Criador cumprirá sua Palavra no final dos tempos e que seus servos com Ele reinarão um dia, ainda que no tempo presente possam sofrer por amar, continuarão servindo com amor. Não desistiram de amar nunca.
Essa confiança para correr riscos calculáveis é demonstrada em:
Segundo: na disposição de colocar todo seu potencial a serviço do outro.
Confiar em Deus inclui crer que Deus está trabalhando com pelo menos cinco “matérias primas” para tornar você um líder-servo singular. Essas matérias primas são os seus dons espirituais, suas experiências, seu estilo relacional, suas habilidades vocacionais e sua paixão.
Correr riscos significa sair de sua passividade e tomar iniciativas para realizar algo novo, inusitado na vida de alguém, na vida de sua igreja, de sua empresa. Criar coisas novas, levar sugestões novas aos seus líderes. Investir todo seu conhecimento em outra pessoa. Compartilhar seu saber sem medo de perder o lugar.
Você só fará isso se confiar plenamente em Deus, de forma contrária você não terá coragem para se arriscar.
Muitas pessoas ficam estagnadas, pois tem medo de serem repreendidas ou mesmo de perderem sua posição de liderança, por isso não colocam todo seu potencial a serviço do outro, de sua igreja ou da empresa onde trabalha.

REFLEXÃO FINAL:
Que possamos ser líderes-servos, voluntários-servos, funcionários-servos, pais-servos, filhos-servos, amigos-servos.
1.      Que submetamos nossos corações ao controle de Deus para que nunca venhamos nos achar melhor do que somos;
2.      Que vivamos focados na causa do Reino de Deus e não no bônus que podemos alcançar através deste Reino;
3.      Que possamos ver a grandeza do serviço que nos foi confiado por Jesus Cristo; para isso busque compreender o valor do seu serviço a partir do objetivo maior onde ele está inserido.
4.      Que corramos riscos calculáveis para que vidas sejam transformadas pelo poder de Deus.

Seja um líder-servo! Sirva com amor. Deus te abençoe.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
23/06/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário