Translate

terça-feira, 2 de julho de 2019

SERMÕES 92 - SETE PRINCÍPIOS SOBRE LIDERANÇA (segunda parte)


SETE PRINCÍPIOS SOBRE LIDERANÇA
(segunda parte)

Hoje iremos concluir à mensagem “Sete Princípios Sobre Liderança”. No domingo passado refletimos sobre quatro princípios e agora veremos os três princípios restantes.
Estes princípios de liderança foram extraídos dos ensinos de Jesus e devem ser praticados por todos que desejam liderar como Cristo. Liderar como Cristo é exercer o modelo de liderança pastoral, onde o líder exerce um poder-serviço. O líder é servo antes de tudo. Vejamos os três últimos princípios dos sete de um líder-servo.


Quinto princípio: PEGUE A TOALHA
Era costume nos tempos de Jesus quando alguém recebia um convidado providenciasse um lava-pés, um escravo, que lavava e enxugava com uma toalha os pés de seu visitante. Para que dessa forma ele pudesse sentar à mesa com os pés limpos. Isso era comum, pois as ruas daquele tempo eram muito empoeiradas e as pessoas andavam de sandálias e não sentavam a mesa como em nossos dias. (powerpoint: ceia)
A Santa Ceia provavelmente aconteceu em torno de um triclínio, um móvel baixinho e em forma de U. Essa abertura permitia que os alimentos e bebidas fossem trazidos para a "mesa" e distribuídos nela. Em volta dos braços do triclínio, os convidados se dispunham numa ordem hierárquica: o lugar de honra era o meio do "braço" esquerdo. Almofadas ou "tatames" especiais eram usados para acolchoar o chão em volta do triclínio. Para comer, os convivas se reclinavam sobre seu braço esquerdo e manuseavam alimentos e bebidas com a mão direita.
Jesus chegou ao cenáculo (quarto no primeiro andar da casa utilizado como aposento para hospede ou uma sala de refeições), neste contexto era o cômodo da casa onde seria servida a ceia, mas nenhum dos seus discípulos se colocou no lugar do escravo para lavar os pés de Jesus, seu mestre, e muito menos de seus companheiros. Ninguém se voluntariou para o serviço. Surpreendentemente para eles, Jesus não mandou que nenhum deles assumissem a posição do servo, mas ele mesmo assumiu a tarefa, conforme podemos ler.
4 assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. 5 Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. (João 13.4,5)
Em nossos dias a maioria dos líderes quer que alguém pegue uma toalha e lavem os seus pés. Isto significa que eles esperam que seus liderados os sirvam. Líderes que agem dessa forma são mais chefes do que líderes. (powerpoint: chefe)
Chefes exigem resultados, cobram desempenho e vêem seus voluntários mais como subordinados do que membros da mesma equipe.
Líderes-servos ao contrário vêem seus voluntários como membros de sua equipe e não subordinados. Líderes-servos trabalham para extrair o melhor de sua equipe, mas diferentemente dos chefes, se envolvem no trabalho com sua equipe. Assim como Jesus deixou seu lugar de honra na refeição da Páscoa para estabelecer um exemplo para os discípulos; os líderes-servos pegam a toalha se for necessário para lavar os pés de seus liderados e não se sentem menores por isso.
Pegar a toalha é o líder dar valor aos seus liderados e ao trabalho que eles produzem. É o funcionário deixar o seu posto para ajudar, quando necessário, seu colega de trabalho, ainda que ele seja de outro departamento. Pegar a toalha e se colocar de joelhos para honrar os que te servem.

Sexto princípio: FORME UMA EQUIPE
Montar sua equipe de trabalho é algo extremamente importante, pois não realizamos nada sozinhos.
12 Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos. (Lucas 6.12,13)
·         Jesus escolheu sua equipe após passar um longo período de oração. A equipe não deve ser imposta, mas escolhida por aquele que vai liderá-la. A escolha da equipe é fundamental para o sucesso daquilo que se deseja realizar, por isso se deve montá-la em oração e jejum, isto é, sob a orientação total de Deus.
·         Jesus escolheu homens ensináveis. Ao contrário do que muitos de nós faríamos Jesus, não escolheu homens preparados para a função que lhes seria confiada. Contudo acredito que ele escolheu homens ensináveis, que não se consideravam prontos para a tarefa. Não se julgavam mestres. Contudo abertos para o novo que veriam e ouviriam de Jesus.
Trabalhar com pessoas que não são ensináveis é muito difícil, pois elas acreditam que não tem mais nada a aprender e dessa forma se tornam soberbas. São incapazes de reconhecerem seus erros, porque se julgam perfeitas. Não estão abertas a avaliações e criticas, ainda que sejam para ajuda-las a se tornarem melhores.
O desenvolvimento do liderado é dever do líder, pois o líder que vê as falhas, mas não ajuda seu liderado a enxerga-las, para que este possa corrigir seus erros e melhorar; é negligente e culpado para com todos que dependem daquele trabalho.
·         Jesus escolheu homens que tinham a disposição de segui-lo.  Os homens que Jesus escolheu abriram mão de tudo para passar horas com ele e aprender tudo o que ele tinha a ensinar. Existem duas compreensões referentes à disposição de seguir um líder.
1.      A primeira refere-se à fidelidade para com seu líder.
O líder pode ter pessoas que não pensam como ele na sua equipe, mas não pode ter pessoas que não são fiéis a ele. Pessoas fiéis, mesmo quando pensam diferentes de seu líder, elas se entregam plenamente naquilo que o líder decidir, pois abre mão de sua opinião pelo bem maior de todos.
2.      A segunda refere-se à entrega do liderado a missão e visão apresentada pelo líder.
Não se tem como trabalhar com liderados que não estão dispostos a seguir seu líder, a participar de reuniões e conferências para aprender e compreender o que se deseja alcançar.
Se tornar discípulo exige sacrifícios, da mesma forma se tornar membro de uma equipe para com ela alcançar uma visão e missão, exige sacrifícios. Por exemplo: Jogadores de times de futebol e basquete formam uma equipe, um time. O que é um time? É um grupo de pessoas que se unem com um propósito. Para que consigam trabalhar juntos como equipe e alcancem seus objetivos eles pagam um preço. Dormem na concentração de seus clubes diversas vezes, ficando distantes de suas famílias. Treinam juntos para aperfeiçoarem jogadas horas e mais horas, dias e mais dias, mesmo quando já cansados. Privam-se de algumas comidas e bebidas para manter a forma. Fazem tudo isso para alcançarem o objetivo de todo o grupo, vivem para a equipe, para o time.

Os líderes-servos multiplicam a sua liderança capacitando outros para liderar. Liderar uma equipe é a mais alta expressão de liderança servil. Um líder-servo não deve trabalhar sozinho. Todo líder deve ter uma equipe que o ajude a desenvolver melhor o trabalho.

Sétimo princípio: DELEGUE RESPONSABILIDADES E AUTORIDADE
Antes de Jesus subir aos céus, ele compartilhou as responsabilidades de sua missão com seus discípulos e delegou a eles autoridade para realização dessa missão.
18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.18-20)
Os líderes-servos delegam responsabilidades e autoridade com outros para alcançarem o objetivo final de sua missão e dessa forma alcançarem a visão estabelecida por Jesus. Os líderes-servos delegam responsabilidades e autoridades a sua equipe.
Este princípio foi posto pelo próprio Senhor Jesus segundo as palavras do apóstolo Paulo.
11 E ele (Jesus) designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, (Efésios 4.11-12)
(powerpoint: responsabilidades) - Jesus fez vários discípulos (1Co 15.6 – diz que Jesus apareceu ressurreto a mais de 500 irmãos de uma só vez), mas escolheu somente 12 para serem apóstolos, para liderarem sua igreja – a responsabilidade do ensino, da formação dos novos cristãos e decisões referentes a igreja estava concentrado nas mãos dos apóstolos.
Seus discípulos fizeram vários outros discípulos e então novos líderes foram levantados pelo próprio Senhor Jesus, conforme lemos nas palavras do apóstolo Paulo para continuarem a obra de edificação de sua Igreja. As responsabilidades do ensino, da formação dos novos cristãos e decisões referentes à Igreja, antes inteiramente nas mãos dos apóstolos, começaram a ser dividida com outros líderes.
No caso da igreja atual, o pastor que recebeu da igreja o poder para dirigir a igreja, compartilha responsabilidades e autoridade a seus líderes ministeriais, líderes de GP, que por sua vez compartilham responsabilidades e autoridade com seus voluntários para que dessa forma a missão da igreja seja realizada e a visão da igreja local seja alcançada, contribuindo para que a visão delegada por Cristo a Igreja se cumpra.
Jesus preparou os discípulos para cumprirem uma missão mundial. Ele compartilhou responsabilidades e autoridade com seus discípulos, e estes compartilharam conosco.
Todo líder precisa aprender a compartilhar responsabilidades e autoridade com seus comandados. Dar a eles o direito de tomar decisões a respeito de determinadas coisas. Ninguém pode ser colocado numa gerencia sem ter autoridade para resolver problemas. Não se dá somente responsabilidades é preciso dar autoridade também.

REFLEXÃO FINAL:
Que possamos ser líderes-servos, voluntários-servos, funcionários-servos, pais-servos, filhos-servos, amigos-servos que...
1.      Pegue a toalha. Não é vergonha alguma servir, pelo contrário, isto o tornará grande aos olhos de Deus e admirável aos olhos de seus voluntários. 
2.      Forme uma equipe. Ore muito para isso, escolha pessoas ensináveis e dispostas a segui-lo.
3.      Delegue responsabilidades e autoridade. Deixe seus liderados se arriscarem. Eles acertarão e errarão também, mas ajude-os a crescer a partir de seus erros e acertos.

Seja um líder-servo! Sirva com amor. Deus te abençoe.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
30/06/2019

Um comentário:

  1. Muito interessante e elucidativo seu artigo: sete princípios sobre liderança. Parabéns!

    O site BUSK BÍBLIA está correto ou não no artigo:

    103- SATANÁS TEM UM LUGAR ONDE HABITA? COMO ELE VAI SER JOGADO NA TERRA?

    ResponderExcluir