Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

SERMÕES 104 - HUMANOS COMO CRISTO (primeira parte): SER HUMANO A LUZ DA BÍBLIA


HUMANOS COMO CRISTO (primeira parte):
SER HUMANO A LUZ DA BÍBLIA

Estamos iniciando uma nova série: “Humanos Como Cristo”. Nosso objetivo através dessa série é olharmos para Cristo e vermos sua humanidade, pois o desejo de Deus Pai para nós é que sejamos humanos como Cristo. Veremos o que significa sermos humanos como Cristo. Mas primeiramente vamos compreender como a ciência define um ser humano.

1 – SER HUMANO A LUZ DA CIÊNCIA
Ser humano é o termo utilizado nas diversas ciências (antropológica, filosófica, biológica, sociológica) para caracterizar a espécie viva evolutiva que se difere das demais por possuir principalmente inteligência. Para a ciência um ser humano pertence à espécie conhecida como Homo sapiens (Homem sábio), que segundo a Teoria da Evolução é o resultado do processo evolutivo dos primatas conhecidos como hominídeos.

A Teoria da Evolução é uma teoria, como seu próprio nome já diz. Isso significa que não existe base cientifica que a torne verdadeira, contudo as escolas não cristãs tentam vender esta teoria como verdade absoluta sobre a origem do ser humano. Entretanto ela é uma teoria muito fraca e contestada até mesmo por diversos cientistas nos dias atuais.
A veracidade da evolução darwiniana foi considerada incontestável durante quase 150 anos, pela ciência. Atualmente está sendo questionada por um grupo de cientistas, que acreditam que o que trouxe a vida até aqui não foi uma ação de processos naturais não coordenados, não planejados, mas foi sim resultado da ação de um projeto intencional. É o que sustentam os cientistas adeptos da Teoria do Design Inteligente (TDI), segundo a qual fomos planejados por uma ação inteligente.
Marcos Eberlin, doutor em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pelo Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade Americana de Purdue (EUA), explica que os chimpanzés têm 24 pares de cromossomos e nós, apenas 23 e que os DNAs das duas espécies são 33% diferentes e as proteínas, 80%. “A fusão cromossômica que se imaginou um dia reduzir nossos cromossomos de 24 para 23 nunca ocorreu. O cromossomo é a coisa mais preservada do mundo, ninguém mexe em software. Nosso cromossomo Y é totalmente diferente do cromossomo Y dos chimpanzés, e somos tão parecidos com eles em cromossomo Y como o somos com as galinhas”, afirma o químico. (Jornal on-line Estado de Minas – Tecnologia – 03/11/2014)
Kelson Motta T. Oliveira, doutor em fisioquímica pela Universidade de São Paulo (USP), professor de fisioquímica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Química Teórica e Computacional da mesma universidade, defende que a TDI é uma abordagem de cunho científico, e não religioso, ainda que sua premissa básica seja a de que o funcionamento das coisas tal qual as vemos hoje não é fruto de colisões ao acaso e de uma evolução não racional, mas de um planejamento inteligente. Entre os membros dessa comunidade científica, existem representantes ateus, agnósticos, católicos, batistas e de muitas outras religiões, mas isso, segundo Kelson, é irrelevante para a fundamentação teórica da TDI. (Jornal on-line Estado de Minas – Tecnologia – 03/11/2014)
Para alguns o que diferencia o ser humano dos demais seres é sua capacidade de raciocinar, de construir pensamentos lógicos, aliado a sua capacidade de amar e de sentir emoções. A união do cérebro e do coração é o que caracteriza o ser humano para muitos.
            Veremos agora o que significa ser um ser humano a luz da Bíblia.

2 – SER HUMANO A LUZ DA BÍBLIA
Mas nós cristãos, não temos dúvidas a respeito do que significa ser um ser humano. Deus que nos criou afirma que o que nos caracteriza como humanos é sermos “a sua imagem e semelhança”.
26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”. (Gênesis 1.26a)
O ser humano foi criado por Deus a sua imagem e semelhança, portanto não é uma obra da evolução, não é uma obra do acaso. Isto significa que foi criado com a capacidade de raciocinar, de amar, de sentir emoções, assim como Deus, o seu Criador. Mas ser humano não é somente isso! Tem algo mais do que simplesmente cérebro e coração.
Se desejamos compreender de fato o que é ser um ser humano, precisamos olhar para Cristo, pois ele foi e é o humano perfeito. Jesus é o que devemos ser.
28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8.28,29)
O apóstolo Paulo está afirmando que fomos predestinados a sermos como Jesus Cristo. Ser humano é viver a humanidade como Cristo viveu. Paulo reafirma esta verdade na epístola que escreveu a igreja de Éfeso.
11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. (Efésios 4.11-13)
Nosso alvo de vida é viver a plenitude de Cristo. Mas o que isto significa? Significa que devemos buscar ser exatamente como Cristo. Pensar como Cristo, desejar como Cristo, falar como Cristo, agir como Cristo, em fim, ser humano como Cristo foi e é. Como isso é possível?  Para responder a esta pergunta primeiro precisamos compreender...

3 – COMO CRISTO VIVEU SUA HUMANIDADE
Muitas pessoas pensam que Jesus Cristo viveu sua humanidade sendo Deus e homem ao mesmo tempo. Acreditam que pelo fato dele ser Deus encarnado, isso lhe deu poderes, ou no mínimo vantagens, para realizar milagres, ler pensamentos, suportar a fome, dores e até mesmo vencer o pecado, pois a Bíblia afirma que ele viveu sem pecar. Desta forma creditam para o lado divino de Jesus tudo aquilo que não parece ser humanamente possível realizar.
Entretanto isto não é verdade. Jesus viveu 100% sua humanidade enquanto aqui esteve entre nós. Tudo que Jesus realizou, ele o fez sendo homem e somente homem. Jesus se esvaziou completamente do ser divino para viver como homem, como eu e você, conforme lemos em Filipenses.
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. (Filipenses 2.5-7)
Uma vez que Jesus se esvaziou para viver como ser humano, ele viveu sua humanidade sustentada por duas características, que encontramos descritas neste texto de Filipenses.
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2.8)
Jesus humilhou-se e foi obediente, assim viveu em forma humana. O que difere a humanidade de Jesus da humanidade do primeiro Adão é a decisão de viver rendido ao poder do Espírito de Deus em todo tempo. Jesus abriu mão de tudo para viver submisso ao Espírito de Deus; enquanto, o primeiro Adão decidiu viver independente de Deus.
Esta é a atitude a que Paulo se refere ao dizer que Ele se humilhou a si mesmo. Jesus espontaneamente se esvaziou de sua divindade, se entregando inteiramente, como homem, aos cuidados do Espírito de Deus, e isto o tornou um ser humano perfeito.
Nosso problema é que não vivemos nossa humanidade 100%. Quanto mais nos esvaziamos para vivermos no Espírito de Deus, isto é, sob o controle do Espírito de Deus, mais humanos nos tornamos. Quanto mais vivemos sob nossa direção, controlados por nossos desejos e paixões, menos humanos nos tornamos.
Jesus é 100% humano por viver 100% sob o controle e orientação do Espírito Santo. O que nos torna humano, não é simplesmente pensarmos e manifestarmos emoções, não é simplesmente o fato de termos um cérebro e um coração, mas de vivermos totalmente entregues e dependentes do Espírito Santo de Deus. Somos chamados a imitarmos o mesmo sentimento que teve Jesus, o sentimento de se esvaziar inteiramente e viver humildemente submisso ao Espírito de Deus, obedecendo-O em tudo, confiantemente, ainda que este caminho nos leve a cruz.
Em sua jornada humana, vivendo sob a orientação do Espírito Santo, Jesus foi levado a tentação, chorou a morte do amigo Lázaro, se angustiou sobremaneira no Getsêmani, festejou casamentos, se alegrou com Marta e Maria, foi acolhido por amigos na última páscoa, teve fome, teve sede, foi traído por seu discípulo, foi abandonado pelos amigos na cruz, foi caluniado pelos religiosos, foi açoitado, cuspido e pregado na cruz. Jesus viveu tudo o que vivemos, mas em tudo viveu submisso à orientação do Espírito de Deus, viveu em sintonia com a vontade do Pai e fazendo da vontade do Pai seu propósito de vida.
Viver a humanidade idealizada por Deus é viver com o cérebro e o coração rendidos ao Espírito Santo de Deus. Ser plenamente humano só é possível quando se vive completamente conectado com o Espírito Santo de Deus.

REFLEXÃO FINAL
Você foi feito para ser humano, ser a imagem e semelhança de Deus, e você só conseguirá viver plenamente a humanidade desejada por Deus se você se humilhar na poderosa mão de Deus e viver em obediência plena a Ele, sendo inteiramente submisso ao Espírito Santo.
O Espírito de Deus que foi prometido pelo Pai e enviado pelo Filho, Ele te guiará quando você não souber a estrada que deve escolher; te conduzirá pelas mãos quando não conseguir ver o caminho; te sustentará quando você não tiver forças; te ensinará quando não tiver respostas; te capacitará quando você não se achar capaz. Ele te fará mais que vencedor e te tornará um ser humano como Cristo. Por isso, se joga sem medo, se lança sem reservas nas mãos do paracleto, do seu consolador, do seu ajudador, do Espírito de Deus.
Se você der ouvido, a voz do Espírito Santo, fará obras maiores do que Jesus fez, estenderá as mãos e os enfermos serão curados, profetizará (falará em nome de Deus), terá visões (Deus te dará projetos para restaurar vidas), terá sonhos (Deus te fará viver cheio de esperança). Se você se humilhar e obedecer ao Espírito de Deus ninguém te segurará, nada poderá conter a vida e o amor que fluirá de você. Nem correntes, nem prisões te impedirão de falar da glória de Deus. Os desertos se transformarão em mananciais, os caminhos tortos se endireitarão, as estradas montanhosas se tornarão planas, a vida amarga se tornará doce, o luto dará lugar a alegria. Porque a vida do Espírito transbordará em você, em sua casa e em todo o lugar onde colocar as plantas dos seus pés. Tão somente creia e se lance nas mãos do Espírito de Deus. Se esvazie inteiramente e se encha do Espírito de Deus.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
06/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário