Translate

terça-feira, 15 de outubro de 2019

SERMÕES 105 - HUMANOS COMO CRISTO (segunda parte): O HOMEM PERFEITO


HUMANOS COMO CRISTO (segunda parte):
O HOMEM PERFEITO

Em nosso último encontro afirmamos que Jesus foi e é o ser humano perfeito. Sua humanidade foi perfeita por que ela se sustentou sobre duas características: humildade e obediência. Jesus se humilhou voluntariamente e intencionalmente abrindo mão de sua divindade e de tudo que poderia advir dela, se tornando homem, vivendo inteiramente rendido, submisso e dependente do Espírito Santo de Deus.
Concluímos a partir da humanidade de Jesus Cristo que o que nos torna humano, não é simplesmente termos um cérebro e um coração, mas vivermos totalmente entregues e dependentes do Espírito Santo de Deus, assim como Cristo viveu.
A relação de Jesus com o Espírito Santo é muito profunda e extremamente importante para que Jesus pudesse se tornar e viver como um homem, de carne e osso. Sem a existência dessa relação de Jesus com o Espírito Santo e do Espírito Santo com Jesus, não existiria o Jesus homem, o Jesus encarnado, o Jesus 100% humano.
Portanto viver rendido ao Espírito Santo é essencial para se viver a humanidade planejada e desejada por Deus. Sem a ação do Espírito Santo de Deus em nós não conseguiremos ser de fato humanos, seremos apenas uma sombra do que deveríamos ser. Cristo foi e é o ser humano perfeito porque...

1 – É NASCIDO DO ESPÍRITO
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. (Mateus 1.18)
A relação de Jesus Cristo homem com o Espírito Santo começa já no processo de encarnação. Maria foi envolvida pelo poder do Espírito Santo que a engravidou. O texto não está dizendo que Deus teve uma relação sexual com Maria, como afirmam os Mórmons, mas que o Espírito Santo gerou, criou de forma sobrenatural, no útero de Maria o pequeno menino Jesus. A existência de Jesus como homem só foi possível mediante a ação sobrenatural do Espírito Santo sobre Maria. Ela não teve participação alguma na construção genética de Jesus. Jesus veio a existência pela poder de Deus. Assim se dá conosco.
Enquanto gerados por nossos pais, somos apenas nascidos da carne e vivemos nossas vidas como escravos de nossa carne, isto é, escravos de nossas paixões. Nossa liberdade de escolha, que chamamos de livre-arbítrio, está limitada a nossa capacidade de discernir o bem e o mal, que por sua vez, está relativizada por nossa incapacidade de discernir o bem e o mal. Portanto somos escravos de nós mesmos e produtos de nossa cultura, por isso precisamos de salvação, precisamos nascer de novo, conforme afirmou Jesus a Nicodemos.
3 Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (João 3.3)
Jesus afirma que precisamos nascer de novo. Mas nascer de novo, não é reencarnar, não é voltar para o ventre de sua mãe, Jesus está falando da ação sobrenatural do Espírito de Deus sobre nós. Não há nada que possamos fazer para nascer de novo, é ação inteiramente do Espírito Santo sobre nós. É exclusivamente graça de Deus.
6 O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. (João 3.6)
Quem nasce do Espírito ganha a capacidade de ver o mundo a partir da ótica de Deus. Quem nasce do Espírito se torna livre porque adquiri um conhecimento que é produto da revelação dada pelo Espírito de Deus, não de homens, para discernir de fato o que é bem e o que é mal. Quem nasce do Espírito passa a possuir a mente de Cristo, e pode por isso, se tornar humano como Cristo. Cristo foi e é o ser humano perfeito porque...

2 – FOI EMPODERADO PELO ESPÍRITO
21 Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi. E, enquanto ele estava orando, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti me agrado". (Lucas 3.21,22)
Quando Jesus foi batizado por João Batista, o texto afirma que o Espírito Santo desceu sobre Jesus. Ele não só foi gerado pelo Espírito Santo como foi empoderado pelo Espírito Santo, isto é, Jesus recebeu do Espírito Santo poder para realizar sua missão, para testemunhar do Reino de Deus.
Batizado agora pelo Espírito, cheio da vida do Espírito, Jesus é levado ao deserto pelo Espírito Santo onde, durante quarenta dias, é tentado pelo diabo. Vencida esta prova, Jesus voltou para a Galiléia, no poder do Espírito e na cidade de Nazaré, leu as seguintes palavras:
18 "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19 e proclamar o ano da graça do Senhor". (Lucas 4.18,19)
Jesus estava afirmando a todos que Ele era o Messias, o enviado de Deus, e que vinha no poder do Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo legitimava o ministério de Jesus e autenticava sua humanidade.
Jesus nasce do Espírito, é empoderado pelo Espírito, é conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, cheio do Espírito vai a Nazaré é declara a todos que o Espírito de Deus estava sobre ele. Em fim tudo que Jesus realizou e ensinou, ele o fez no poder do Espirito Santo. Jesus é plenamente humano por viver plenamente rendido aos cuidados do Espírito Santo. Jesus era inteiramente submisso ao Espírito Santo que o empoderou. Da mesma forma se dá conosco.
Quando reconhecemos que precisamos de salvação, que não temos capacidade de discernirmos o bem e o mal e por isso nos rendemos a Cristo Jesus, não só nascemos do Espírito, como recebemos do Espírito empoderamento para testemunharmos do amor de Deus e de Seu Reino, conforme descreve Lucas no livro de Atos.
8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (Atos 1.8)
Ser um ser humano só é possível quando se é empoderado pelo Espírito Santo de Deus. Sem o poder do Espírito de Deus operando em nós não conseguimos amar como Jesus amou, não conseguimos dar testemunho do Reino de Deus.
Fomos empoderados pelo Espírito Santo, isto é, recebemos poder do Espírito Santo não para realizar sinais e prodígios, embora estes possam e devam acontecer em nossa jornada, mas recebemos poder para testemunharmos da vida operante de Jesus Cristo em nós.
O Espírito de Deus desceu sobre nós para darmos testemunho de que somos seres humanos como Cristo. Cristo foi e é o ser humano perfeito porque...

3 – VENCEU A MORTE PELO PODER DO ESPÍRITO
11 E, se o Espírito daquele (Deus Pai) que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele (Deus Pai) que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. (Romanos 8.11)
Existem mistérios a respeito da Trindade Santíssima que não sei responder, e não quero me atrever a fazer afirmações absolutas sobre o que não compreendo ainda. Como se deu a ressurreição de Jesus é um mistério, por isso não tentarei explicá-la. Contudo podemos fazer algumas afirmações a partir do que nos foi revelado.

·      A primeira afirmação neste texto é que o Espírito de Deus, que habita em nós, ressuscitou Jesus dentre os mortos e fará o mesmo conosco.
·      A segunda afirmação neste texto é que a obra do Espírito Santo é creditada ao Pai (o E.S. ressuscitou Jesus), e, o agir do Pai é realizado pelo Espírito Santo. Isto autentica a realidade de que Pai, Filho e Espírito Santo trabalham numa unidade perfeita.
O grande mistério apresentado neste texto está escondido nas entrelinhas, é o fato de que Jesus, sendo Deus, não usurpou o ser igual a Deus nem diante a morte. Jesus morreu como homem, se esvaziou completamente do ser Deus, entregando seu espírito ao Pai e permitindo ser vivificado pelo agir do Espírito Santo de Deus.
A importância do Espírito Santo na vida de Jesus se fez também na morte, pois o Espírito Santo participou ativamente da ressurreição de Jesus. Mesmo na ressurreição, Jesus se mostrou ser um ser humano perfeito. Da mesma forma se dará conosco.
O texto afirma para nós aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. (Romanos 8.11b)
Jesus nos ensina, tanto na vida como na morte, que ser plenamente humano só é possível quando se vive e morre conectado com o Espírito Santo de Deus. É na união do nosso espírito humano com o Espírito de Deus que nos tornamos os seres humanos perfeitos projetados por Deus antes mesmos de existirmos.

REFLEXÃO FINAL
Se você deseja ser um ser humano como Cristo foi e é; a oração que você deve fazer hoje é: “Pai me faz um ser humano como Cristo, dá-me o Espírito Santo”.
13 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! (Lucas 11.13)
Todo aquele que busca o Espírito Santo o Pai o dará. Essa é a oração que o Pai deseja que todo ser humano ore. Porque o Espírito Santo irá conduzir aquele que o busca no caminho.
O caminho, não é uma estrada física a ser percorrida, não é um conjunto de passos e regras a serem vividos, não é uma ideologia a ser abraçada, não é uma religião com seus conjuntos de dogmas e credos. Não! O caminho é Jesus! O caminho é uma pessoa.
Jesus é o único caminho para que você possa se tornar um ser humano melhor. Jesus é o caminho que te fará ser cheio do Espírito de Deus, e o Espírito de Deus te fará ser um ser humano como Cristo. Um ser humano que ama o outro, que se solidariza com a dor do próximo, que se compadece dos necessitados, que se alegra com a justiça, que se regozija com o filho que encontra o caminho, que mata o novilho para festejar a vitória do amigo, que chora com a desumanização daqueles que foram chamados para serem humanos como Cristo.
O Espírito Santo levou Jesus a realizar milagres inacreditáveis. Jesus realizou milagres e feitos extraordinários porque era homem perfeito. Tudo que fez, Ele fez como homem perfeito. Ser homem perfeito é ser homem inteiramente dependente e submisso ao Espírito de Deus.
Jesus disse que se você crer Nele, o Espírito Santo te levará a realizar obras maiores do que Ele fez. Se você viver conectado com o Espírito de Deus, rendido e submisso ao Espírito Santo, sinais e prodígios seguirão sua vida.
Eu quero orar agora ao Pai pedindo para me fazer um ser humano melhor e por isso vou orar ao Pai para que me torne sensível ao Espírito Santo, para que me faça cheio do Espírito. Se você quer fazer essa oração também, venha aqui a frente orar comigo.

ORAÇÃO
Pai dá o Espírito Santo para aquele que ainda não o recebeu. Enche hoje do Espírito Santo aquele que um dia nasceu do Espírito, mas hoje está vazio, sem vida. Renova este pavio que está fumegando, faz o fogo do seu Espírito ascender novamente esta vida e torna este teu filho, tua filha num ser humano cheio de vida como Cristo.
Nos dá o carisma do teu Espírito, os dons do teu Espirito, o amor do teu Espirito, a alegria do teu Espírito. Nos dá sensibilidade para ouvirmos teu Espírito para que possamos ser testemunha do teu amor e do teu Reino. Pai, queremos viver rendidos e submissos ao Santo Espírito como Cristo viveu. Nos ajude a nos esvaziarmos todos os dias de nós mesmos, para que haja mais espaço em nós, para ser enchido pelo Espírito Santo.
Dá-nos o Espírito Santo para que possamos vencer a morte como Cristo venceu. Falo Pai não dá morte física, pois essa eu sei que já foi vencida e que no dia do Senhor a venceremos definitivamente, mas falo da morte de nossa humanidade que é violentada todos os dias através da violência física, moral, psicológica, da corrupção, da relativização do bem e do mal, da aculturação de valores contrários aos Seus valores.
Espírito Santo nos ajude a vivermos ressurretos diante este mundo que cheira a morte, que transpira a morte. Santo Espírito nos torne seres humano como Cristo foi e é em nome de Jesus. Amém!.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
13/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário