Translate

terça-feira, 12 de novembro de 2019

SERMÕES 110 - IDENTIDADE 2: NOSSA MISSÃO


IDENTIDADE 2: NOSSA MISSÃO

No último domingo refletimos sobre nossa visão e hoje iremos refletir sobre nossa missão. Quando falamos de visão falamos sobre como desejamos ser conhecidos ou com o que sonhamos ser; e quando falamos de missão falamos de nossas tarefas, falamos do que precisamos realizar para alcançarmos nossa visão.
Vejamos, portanto nossa declaração de Missão.

1 – NOSSA MISSÃO
Ø  Conectar todas as pessoas a Deus.

Nossa declaração de missão tem o fim de nos levar a cumprirmos nossa visão. Somente conectados com Deus, movidos pelo poder do seu Espírito, poderemos expressar o seu amor e vivermos como comunidade. Ao mesmo tempo nossa missão – conectar todas as pessoas a Deus – nada mais é do que o cumprimento da tarefa que Deus deixou a sua igreja, conforme disse Paulo.
18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, (2 Coríntios 5.18)
Paulo afirma a igreja de Corinto que Deus havia reconciliado cada um dos irmãos consigo mesmo por meio de Cristo e que eles, agora conhecedores desta verdade, deveriam anunciar essa reconciliação que foi feita por Cristo na cruz.
Esse ministério da reconciliação vem sendo passado de geração em geração e hoje está sob nossa responsabilidade anunciar a nossa geração e as gerações mais novas essa verdade. Ao exercermos o ministério da reconciliação que nos foi confiado, estamos conectando todas as pessoas a Deus. Surge então a pergunta:

2 – COMO REALIZAREMOS NOSSA MISSÃO?
O que faremos para conectar as pessoas a Deus? Existem diversas formas de conectarmos todas as pessoas a Deus, de apresentarmos o evangelho da reconciliação a elas. Com isso entendemos que existem diversas maneiras de realizarmos nossa missão. Nós sabemos que precisamos servir as pessoas para podermos conectá-las a Deus. Precisamos abraçá-las e amá-las para que elas possam conhecer o amor de Deus através de nós.
A palavra SERVIR nos inspirou a construirmos um acróstico a partir dela, com o fim de nos ajudar a guardar os diversos caminhos para o cumprimento de nossa missão – conectar todas as pessoas a Deus. Apresento nosso acróstico para aqueles que ainda não o conheciam.

S
ocialização
- capacitar pessoas a se tornarem cidadãs.
E
nsino
- levar pessoas a se tornarem como Cristo.
R
econciliação
- conduzir pessoas a Cristo.
V
alores
- integrar os valores do Reino de Deus as nossas vidas.
I
ntegração
- levar as pessoas ao batismo e membresia.
R
elacionamentos
- ajudar as pessoas a construírem relacionamentos saudáveis.

Hoje pela manhã o Pr. Décio falou das três primeiras palavras de nosso acróstico que formam a palavra SER – do ser social, do ser ensinável e do ser reconciliável.
Agora vou falar das três últimas letras de nosso acróstico que forma a palavra VIR e que fazem parte de nossa missão, de nossa tarefa como igreja de Cristo em Itapevi. A primeira letra é “V” de valores.

3 – VALORES
Em nosso objetivo maior de conectar todas as pessoas a Deus, os valores são imprescindíveis nessa tarefa.
Quando falamos de valores estamos tratando daquilo que nos define como pessoas e que norteiam todas nossas decisões, sejam elas no âmbito familiar, profissional e também eclesiástico. Os valores são aquilo que acreditamos e que formam nosso caráter, ainda que algumas pessoas possam não saber definir seus valores, ao tomar decisões elas os fazem baseados naquilo que acreditam.
Portanto nós a Primeira Igreja Batista de Itapevi iremos servir a todas as pessoas, a partir dos valores de Deus, e não dos valores determinados pela cultura emergente.
Somente quando os valores de Deus e de Seu Reino estiverem integrados a sua vida, você poderá tomar decisões coerentes com a vontade de Deus. Quando os valores de Deus se tornarem seus valores, sua vida e tudo que Deus colocar em suas mãos serão influenciados e direcionados por estes valores. 
É meu desejo como Cristão, e creio que seu desejo também, viver conforme os valores do Reino de Deus e para isso precisamos integrar estes valores em nossas vidas e em nossa igreja.
A Bíblia nos apresenta muitos valores que Deus quer que nos apropriemos, uma vez que Ele mesmo os tem como valores. Para cumprir nossa missão, nós a PIBI abraçamos doze valores como pilares para aquilo que desejamos ser e alcançar.  

1. Palavra de Deus
7. Grupos pequenos
2. Excelência
8. Ministérios orientados pelos dons
3. Família
9. Cultos e eventos inspiradores
4. Espiritualidade contagiante
10. Liderança capacitadora
5. Evangelismo Relacional
11. Estruturas funcionais e adequadas à nossa missão e visão
6. Missões
12. Valores humanitários e sociais

Nós a PIBI estamos trabalhando para integrarmos esses valores as nossas vidas como igreja institucional (identificada por seu CNPJ) e também como igreja espiritual (identificada pela CPF ou RG de cada um de seus membros). Fazemos isso através de nossos GPS, EBD e de nossos cultos e eventos inspiradores. Mas isso só se tornará visível se você abraçar estes valores conosco, porque de fato você é a PIBI seja ela institucional ou espiritual.
A segunda letra do VIR é “I” de Integração.

4 – INTEGRAÇÃO
Com integração nós queremos levar as pessoas ao batismo e membresia. Queremos que elas venham fazer parte de nossa membresia, se engajar conosco neste projeto de sermos uma comunidade onde cada membro seja uma expressão do amor de Deus, e dessa forma nos ajudar em nossa missão de conectar todas as pessoas a Deus.
19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.19,20)
 Jesus disse que precisamos fazer discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a obedecer a tudo o que ele nos ordenou. Não queremos realizar esta tarefa pela metade. Não queremos apenas fazer discípulos e deixa-los a mercê, desejamos batizá-las e ensiná-las a obedecer. Por isso se faz necessário integrarmos cada discípulo na vida da igreja.
Temos um ministério com este fim, o Ministério de Integração. Uma vez que o Ministério de Recepção faz o primeiro contato através das fichas com o visitante, o Ministério de Integração entra em contato com estes visitantes e agradece pela visita. Uma vez que este visitante começa a frequentar nossa igreja, o Ministério de Integração atua como um facilitador para aqueles que chegam à igreja, agendando sua participação no Café com os Pastores. Mas sou eu e você que de fato precisamos fazer com que as pessoas se integrem a vida da igreja. É no relacionamento pessoal que as pessoas se sentem amadas e acolhidas.
Portanto mesmo que você não seja do ministério de integração ou da recepção você precisa acolher bem todas as pessoas que entrarem na igreja. Quando vir um visitante procure-o no final do culto e mostre que ficou feliz por ele ter vindo. Ajude-nos a integrar as pessoas na vida da igreja.
A terceira letra do VIR é “R” de Relacionamentos.

5 – RELACIONAMENTOS
É nosso desejo ajudar as pessoas a construírem relacionamentos saudáveis. Vivemos em um mundo onde o amor se tornou uma palavra sem sentido. Pessoas dizem que amam uma as outras, mas matam àquele ou àquela que diz ser seu objeto de amor. Confundem amor com possessão, com subjugar ou ainda com prazer. Amam fazendo do amado ou da amada sua propriedade particular, amam oprimindo e destruindo a alma do outro, amam enquanto a pessoa lhe dá prazer, mas ao não oferecer mais prazer a descarta como se descarta uma casca de banana.
Vivemos numa época que para se definir amor é preciso acrescentar diversos adjetivos, pois só a palavra amor já não é suficiente em si mesmo. A palavra “amor” tem sido mal usada, está deteriorada, enfraquecida e distorcida devido ao seu mau uso.
Entretanto amar ainda é e sempre será a sustentação de qualquer sociedade, da micro a macro; e nós queremos como igreja ajudar pessoas a reconstruir seus relacionamentos e sua compreensão do amor, a partir de uma relação amorosa com Cristo Jesus.
12 Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês. (1 Tessalonicenses 3.12)
O amor é a base para sustentar qualquer relação. É preciso ter amor pelos filhos para construir uma relação familiar saudável. É preciso ter amor pelo cônjuge para se construir uma relação conjugal saudável. É preciso ter amor pelos irmãos e amigos para se construir uma relação fraternal saudável.
Queremos oferecer um ambiente saudável, amável, benigno para que as pessoas possam construir relacionamentos saudáveis e duradouros. Todo ser humano precisa amar e ser amado. As pessoas buscam um lugar para serem acolhidas e não julgadas. Um lugar que as ajudem a consertarem suas vidas e não as oprimirem por seus erros.
Nosso desejo é ajudar famílias e pessoas que estão sofrendo, que se encontram desejosas de alcançarem cura para seu casamento, para a relação com seus filhos, com seus pais e irmãos.
Temos investido no ministério de casais com o fim de ajudarmos os casais a construírem uma relação saudável. Temos investido nos GPs com o fim de proporcionarmos um lugar onde você possa construir relações fraternais verdadeiras, que te ajudem a viver amizades profundas, em meio a sociedade liquida que vivemos.

CONCLUSÃO
Nossa missão só alcançará êxito se você se engajar em um dos nossos ministérios e nos ajudar por meio deles a conectar todas as pessoas a Deus. Cada letra do nosso acróstico SERVIR é importante para alcançarmos nossa visão. Através do SERVIR pretendemos atuar em todas as dimensões da vida do ser humano, ajudando as pessoas a reconhecerem Jesus Cristo como Senhor e Salvador de todas as dimensões de suas vidas.
Nós evangelizamos quando pregamos a Palavra de Deus, mas também evangelizamos quando ajudamos pessoas a se reconciliarem com a vida, com seu cônjuge, com os filhos; evangelizamos quando ajudamos pessoas no aprendizado acadêmico e profissional; evangelizamos quando suprimos pessoas em suas necessidades emergenciais, evangelizamos quando invadimos a vida das pessoas com o amor de Deus.
Quero convidar você a se engajar conosco neste projeto. Não apenas assista aos cultos, entre em um ministério e comece a trabalhar, se torne membro de um de nossos grupos pequenos. Você é importante para nós! Deus te trouxe a esta igreja para que através dela você possa servi-lo, portanto seja voluntário em um de nossos ministérios e nos ajude a cumprir nossa missão – conectar todas as pessoas a Deus. Deus te abençoe!

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
07/11/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário