Translate

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

SOU CRISTÃO, POSSO TER UMA ÁRVORE DE NATAL?


SOU CRISTÃO, POSSO TER UMA ÁRVORE DE NATAL?

Nessa semana me perguntaram se nós cristãos podemos enfeitar nossas casas e também a igreja com uma árvore de Natal, visto que muitos afirmam ser ela de origem pagã.
Os estudos abaixo foram compilados das bibliografias apresentadas no final deste estudo, tendo algumas alterações promovidas por mim. Espero sinceramente contribuir para o fortalecimento de sua fé através deste estudo. Dito isso, vamos a primeira pergunta.

1 - Crente pode ter árvore de Natal?
Cada crente tem a liberdade de decidir se vai ter árvore de Natal. A Bíblia não proíbe nem defende a árvore de Natal. A árvore de Natal como nós a conhecemos é uma tradição cristã, não pagã.

2 - Ter árvore de Natal é pecado?
Não! Ter uma árvore de Natal não é pecado. Algumas pessoas dizem que ter árvore de Natal é idolatria, mas ninguém adora a árvore de Natal! Nunca vi ninguém prostrado diante uma árvore de Natal ou orando em nome dela. As passagens da Bíblia que falam sobre árvores e idolatria se referem a duas situações:
·      O uso de madeira para esculpir um ídolo para adorar (Isaías 44.14,15).
·      A prática de rituais pagãos associados à fertilidade debaixo de árvores (Jeremias 3.13).
Nenhuma passagem bíblica condena usar uma árvore como decoração. Se a árvore de Natal serve apenas para decoração, não é errado ter em casa. Usar decorações em tempos de festa é normal e aceitável. Quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo decorou as ruas com folhas para celebrar sua vinda (Mateus 21.8,9).
Por outro lado, ninguém é obrigado a ter uma árvore de Natal em casa. Se você não quiser ter, não tem problema! Siga sua consciência, mas respeite a opinião dos outros (Romanos 14.22). Não julgue tudo como pecado, apenas porque você não compreende ou não aceita. Julgue somente o que de fato é claro na Bíblia.


3 – Símbolos cristãos da árvore de Natal
·       Estrela – a estrela que tradicionalmente fica em cima da árvore representa a estrela que guiou os magos até Jesus quando ele nasceu (Mateus 2.9,10).
·       Anjos – os anjos decorativos nos lembram da anunciação do nascimento de Jesus aos pastores (Lucas 2.13,14).
·       Luzes – Jesus é a Luz do mundo, que veio para iluminar nossas vidas, em meio à escuridão do mundo (João 8.12).
·       Triângulo – o pinheiro tem uma forma triangular, que pode ser usado para explicar sobre a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.
·       Arvore e Folhas[1] – as folhas do pinheiro não caem no inverno, continuam verdes (o Natal é no inverno na Europa e em Israel). Dessa forma nós cristãos anunciamos que Jesus é uma esperança que não falha, mesmo nas estações mais difíceis da vida.
Podemos usar esses símbolos para ensinar sobre Jesus. Você percebe que temos aí uma ponte para comunicar nossa fé?


4 - A árvore de Natal tem origens pagãs?
Algumas tradições pagãs tinham coisas parecidas, mas não à árvore de Natal, como a conhecemos hoje, esta vem de uma tradição cristã.
Entre alguns povos pagãos era costume enfeitar a casa com folhas de árvore no inverno para lembrar a chegada da primavera. Outros usavam decorações com folhas para dar sorte ou afastar o mal. Mas os primeiros registros de árvores parecidas com a árvore de Natal moderna, com decorações e luzes dentro de casa, vêm da tradição cristã.
A tradição da árvore de Natal começou por volta do século XV ou XVI. Alguns dizem que Martinho Lutero foi o primeiro a fazer uma árvore de Natal em sua casa. Outra lenda conta que um pregador cortou um carvalho que os pagãos estavam a adorar e um pinheiro cresceu milagrosamente em seu lugar, mostrando que a mensagem do pregador era verdade.
A árvore de Natal se tornou popular na Europa a partir só século XVIII e XIX. Por essa altura já não tinha nenhuma associação com tradições pagãs, sendo uma prática cristã. O mais importante é conhecer o que a árvore de Natal significa hoje, em nossa cultura. Por enquanto, continua a ser uma tradição principalmente cristã.
Como vimos a primeira árvore de Natal foi decorada por cristãos protestantes na Alemanha do século 16. A nossa árvore de Natal moderna veio à partir dessa tradição e se espalhou pelo mundo afora através dos imigrantes daquele país. Então está muito claro: Não existe nenhum significado espiritual em ter uma árvore de Natal em casa.


5 – Cuidado para não pecar!
Deus se entristece quando Seus filhos menosprezam os outros por celebrarem ou não o Natal; por montarem ou não uma árvore de Natal em suas casas. Isso se chama "orgulho espiritual" e todo cristão precisa tomar muito cuidado com isso! Quando nos achamos no direito de julgar alguém sobre algo que a Bíblia não diz, estamos usando a liberdade que Cristo nos deu de forma errada e criamos divisões dentro do Seu corpo (a Igreja) e, desse modo, desonramos a Deus.


6 - Qual a sua intenção ao colocar uma árvore de Natal em sua casa?
O simples argumento de que algo foi usado por pagãos no passado não é suficiente para que nós cristãos não possamos usá-lo hoje. Os ímpios têm a capacidade de macular todo tipo de coisa em que põe a mão. Eles desviam o significado e valor da criação, dando glória ao que foi criado e não àquele que a criou, Deus. Mas isto não torna o que foi criado, objeto de nosso repúdio. Desta forma não poderíamos sequer esculpir um boi em uma forma de gesso ou mesmo fazer um busto em homenagem a um escritor, presidente e até pastores. Tudo pode se tornar objeto de adoração, até mesmo a cruz.
Considere, por exemplo, que os ímpios usavam o sexo (criado por Deus) em seus rituais pagãos. Então não vamos mais fazer sexo por causa dos ímpios, afinal o sexo era usado como instrumento para cultuar Afrodite? Os ímpios faziam cultos aos seus deuses debaixo de árvores frondosas (criadas por Deus). Não podemos então cultuar Jesus Cristo debaixo da sombra de uma bela árvore frondosa?
A pergunta que você deve fazer é: Com qual intenção quero colocar uma árvore de natal em minha casa? Se houver qualquer intenção que fira algum mandamento bíblico, já está errado. Por exemplo, se você coloca essa árvore em sua casa, e com ela faz qualquer oferenda ou faz qualquer adoração que não seja ao Deus Todo Poderoso, você está pecando por isso.
Se acha que ela lhe trará prosperidade, sorte e coisas do gênero, também está no caminho errado. Porém, se você usa a árvore de natal apenas como uma decoração, sem qualquer intenção direta de infringir os mandamentos do Senhor, por que estaria errado montar essa árvore em casa? Ninguém adora um deus pagão só pelo fato de ter uma árvore de natal em casa. É preciso haver a intenção de fazer isso.


7 – A orientação de Paulo
Paulo trabalhou uma questão semelhante com a igreja em Corinto, só que ao invés de ser a respeito de se ter uma árvore de Natal, era sobre comer comida sacrificada a “deuses”. Observe o que ele disse:
4 Portanto, em relação ao alimento sacrificado aos ídolos, sabemos que o ídolo não significa nada no mundo e que só existe um Deus.
5 Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, (como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores"),
6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.
8 A comida, porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos, nem melhores se comermos. (1 Coríntios 8.4-6, 8)
Ou seja, seguindo na mesma linha de raciocínio, proibir alguém de montar uma árvore de natal em casa por causa de que alguém algum dia usou esse ornamento para adorar seus deuses, (se é que isso é verdade), é um absurdo, já que Deus é quem é o Criador real de todas as coisas e não o maligno.
Nós cristãos temos permitido que os ímpios se apropriem de tudo que Deus criou para Sua glória. Eles sacrificam cordeiros, bois e outros animais em seus rituais de adoração, mas nem por isso estes animais deixam de ser obra de Deus. Os ímpios se apropriam de árvores de diversas espécies para esculpir seus deuses, mas nem por isso essas árvores deixam de ser obras do Deus Criador. A distorção que os ímpios fazem da criação, não torna a criação em si mesmo objeto de condenação e repúdio. O que deveria ser repudiado é a distorção e não os objetos distorcidos.
Deveríamos ter uma postura diferente, deveríamos nos apropriarmos de tudo que Deus criou e honrarmos a Ele através de sua criação.


8 – Depois de tudo que li como eu devo lidar com este conflito?
Se após esta leitura você se sentir em paz para colocar uma árvore de Natal em sua casa, siga em frente e ensine seus filhos e familiares sobre o significado verdadeiro dela, apontando Cristo o Salvador.
Se ter uma árvore de natal em sua casa ainda produz em você conflitos não ponha, mas não julgue os que as colocam. Considere as palavras do apóstolo Paulo.
Infelizmente muitos cristãos ainda não têm amadurecimento suficiente para viver a liberdade que Cristo os deu, e ao tomarem decisões julgam os outros a partir de suas próprias decisões estabelecidas pela medida da sua fé e não de verdades bíblicas.
7 Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra (alguns ainda fazem árvores de Natal como se fosse a ídolos); e como a consciência deles é fraca, esta fica contaminada.
8 A comida (a árvore de Natal), porém, não nos torna aceitáveis diante de Deus; não seremos piores se não comermos (se não tivermos uma árvore de Natal), nem melhores se comermos (se tivermos uma árvore de Natal).
9 Contudo, tenham cuidado para que o exercício da liberdade de vocês não se torne uma pedra de tropeço para os fracos.
10 Pois, se alguém que tem a consciência fraca vir você que tem este conhecimento comer num templo de ídolos (tem uma árvore de Natal), não será induzido a comer do que foi sacrificado a ídolos (não será induzido ao ter uma árvore de Natal a adorar aos ídolos)?
11 Assim, esse irmão fraco, por quem Cristo morreu, é destruído por causa do conhecimento que você tem.
12 Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.
13 Portanto, se aquilo que eu como leva o meu irmão a pecar, nunca mais comerei carne, para não fazer meu irmão tropeçar. (1 Coríntios 8.7-13)
Penso que não devemos, por causa do desejo de ter uma árvore de natal em casa, causar brigas, discórdias, facções, escândalos e outros tipos de aborrecimentos. Se for para causar qualquer dessas coisas, e estas realmente não agradam a Deus, melhor optar por não ter árvore de natal alguma em casa.
Não por ser pecado em si, pois como diz Paulo, “Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.”, mas visando um bem maior, que é abençoar alguém com o nosso sacrifício.


Conclusão
Creio que com essa breve análise nesse texto, você possa ter embasamento suficiente para tomar a sua decisão de ter ou não uma árvore de natal em casa, sem qualquer peso na consciência e com embasamento suficiente para explicar a quem quer que seja a razão de sua escolha.
Na maioria dos casos não haverá problema algum em você montar sua árvore em casa. Pelo contrário, sua casa ficará mais bonita com esse ornamento! Porém, seja sábio na sua decisão para não se arrepender depois.
25 Comam de tudo o que se vende no mercado, sem fazer perguntas por causa da consciência,
26 pois "do Senhor é a terra e tudo o que nela existe". (1 Coríntios 10.25,26)



Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
17/12/2019


Bibliografia:
·         https://www.esbocandoideias.com/2012/11/o-cristao-pode-ter-arvore-de-natal-em-casa.html - Postado por Presbítero André Sanchez



[1] Folhas - Tanto os antigos egípcios como os romanos viam o tom verde das plantas como forma de dar esperança às pessoas. O verde simbolizava que a vida prevaleceria sobre o rigoroso inverno.
Os povos antigos viriam a marcar o solstício de inverno (o dia mais curto e a noite mais longa do ano, que tipicamente ocorre entre os dias 21 à 25 de dezembro) usando galhos com alguns verdes. Essas plantas serviam para lembrar que outros galhos verdes cresceriam novamente, assim que voltasse a primavera e o verão. Assim recordavam que o deus Sol ressurgiria cheio de vida novamente.
Em alguns países, os povos acreditavam que os galhos simbolizavam a vida eterna e tinham a capacidade de afastar os maus espíritos e as doenças  - outra das razões pela qual se penduram galhos nas portas e até dentro de casa.
Os druidas Celtas, em épocas festivas, decoravam os carvalhos com maçãs douradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário