Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

SERMÕES 120 - A CAMA CURTA E O COBERTOR ESTREITO


A CAMA CURTA E O COBERTOR ESTREITO
Isaías 28

·      (vs. 1-4) Mensagem de juízo para Israel, o Reino do Norte, cuja capital era Samaria.
1 Ai de Samaria, orgulho e coroa dos bêbados de Israel ! Ai dessa bela cidade que fica acima de terras boas! Os seus moradores estão embriagados, e a beleza da cidade desaparece como uma flor que murcha. (Isaías 28.1)
Samaria se tornará o objeto de símbolo da arrogância e da insensatez do povo de Israel. Existem duas explicações para este estado de bebedeira de Israel.
·    A primeira era que os habitantes estavam embriagados com o vinho produzido pela própria cidade. Eles produziam um vinho de boa qualidade. A terra era muito fértil.
·    A segunda era que eles estavam bêbados espiritualmente devido a idolatria em que viviam. O rei Jeroboão I havia feito dois bezerros de ouro no território de Samaria. Ele colocou um em Dã e outro em Betel.
O povo prestava culto ao Deus de Abraão e Davi, mas também se orgulhavam dos seus bezerros de ouro, assim como se orgulhavam da fecundidade e da riqueza de sua terra. Neste sentido eram como bêbados, não conseguiam se firmar na aliança feita com Deus. Viviam cambaleando espiritualmente.  Por essa razão Deus anuncia o juízo sobre eles.

2 O Senhor vai enviar um homem forte e valente; ele virá como uma chuva de pedra, como uma tempestade destruidora, como violentas trombas-d'água. Ele arrasará tudo! 3 Samaria, orgulho e coroa dos bêbados de Israel, será pisada. 4 A bela cidade que fica acima de terras boas, cuja beleza desaparece como uma flor que murcha, será como o primeiro figo maduro do verão: logo que amadurece, alguém o apanha e come. (Isaías 28.2-4)
Deus está dizendo que enviará um homem forte e valente, Ele se refere ao rei da Assíria que pisará sobre a coroa de soberba dos bêbados de Efraim e tomará para si todo fruto do trabalho realizado por eles. Muito provavelmente Salmaneser V (727-722 AC), que sitiou a cidade por três anos (2 Rs 17: 5; 2 Rs 18: 9-11), ou seu filho Sargom II (722-705 AC), que a capturou no ano em que subiu ao trono (722 AC).
·      (vs. 5-6) Mensagem de esperança, para o povo fiel a Deus, em meio ao juízo.
5 Naquele dia, o Senhor Todo-Poderoso será como uma bela coroa de flores para a gente do seu povo que ficar com vida. 6 Aos juízes ele dará o desejo de fazer justiça; e aos que defendem a cidade contra o inimigo ele dará coragem. (Isaías 28.5,6)
Naquele dia, no dia do juízo, no dia que o rei da Assíria invadisse as terras de Efraim, a destruição seria devastadora, porém alguns remanescentes sobreviveriam. Essa minoria justa seria abençoada, apesar do julgamento severo de Deus.
·      (vs. 7-10) Mensagem de juízo para os líderes religiosos.
7 Mas há outros que também andam tontos por terem bebido muito vinho, que não podem ficar de pé por causa das bebidas: são os sacerdotes e os profetas, que vivem embriagados e tontos. Os profetas, quando recebem visões de Deus, estão bêbados (distorcem as visões), e os sacerdotes também, quando julgam os casos no tribunal (julgam mal). 8 As suas mesas estão cobertas de vômito, não há um só lugar que esteja limpo. 9 Eles falam mal de mim e perguntam: “A quem é que esse profeta está querendo ensinar? Será que ele pensa que vai explicar a mensagem para nós? Será que somos bebês desmamados há pouco tempo? 10 Ele está pensando que nós somos crianças e quer nos ensinar o beabá.” (Isaías 28.7-10)
Nestes versos Deus direciona suas palavras aos profetas e sacerdotes os quais não conseguem discernir a voz de Deus, não conseguem compreender Sua vontade, pois estão bêbados, e em sua arrogância são incapazes de aprender mesmo quando se fala como se fala a crianças, ensinando-os o beabá, regra sobre regra, ordem sobre ordem, eles são incapazes de aprender. Você quando ensina seu filho, sua filha você os ensina primeiro a não bater no amiguinho, depois com o passar dos anos os ensina que precisam respeitar o amiguinho e mais tarde que precisa amar seu amiguinho como a si mesmo.
·       (vs. 11-13) Deus anuncia a razão do castigo: “não quiseram ouvir”.
11 Se vocês não quiserem ouvir o que eu digo, então o Senhor falará com vocês por meio de estrangeiros (os assírios), que falam uma língua estranha. 12 Há tempo, eu disse a vocês: “Deus lhes dará descanso; ele lhes dará segurança. Aqui vocês estarão seguros (Deus está se referindo a suas ordenanças)”. Mas vocês não quiseram ouvir. 13 Por isso, o Senhor vai ensinar-lhes o beabá (regra sobre regra, ordem sobre ordem), como se vocês fossem crianças (através da disciplina, da vara, do exílio). Então vocês tentarão andar, mas cairão de costas; serão feridos, cairão em armadilhas e serão presos. (Isaías 28.11-13)
·      (vs. 14-15) Um aviso ao Reino de Judá – Não confiem suas vidas em alianças humanas.
14 Autoridades de Jerusalém, homens orgulhosos que governam esse povo, escutem a mensagem de Deus, o Senhor! 15 Vocês dizem: “Fizemos um acordo com a morte, já combinamos tudo com o mundo dos mortos. Portanto, quando vier a terrível desgraça, nós não sofreremos nada.” Mas vocês estão confiando em mentiras e pensam que a desonestidade os protegerá. (Isaías 28.14-15)
As autoridades de Judá estavam tentando encontrar descanso em alianças feitas com o Egito e outras nações, assim como fizera Israel com o Egito, mas este não os pôde livrar das mãos dos assírios – 2 Reis 17.23. As autoridades de Jerusalém acreditavam que as alianças feitas com os deuses de outras nações os livrariam da morte, mas tudo não passava de mentiras, pois só existe um Deus, o Deus de Israel, o Deus de Abraão, o Deus a quem eles não prestavam fidelidade.
·      (vs. 16-17) Deus anuncia o Messias, Jesus, através de quem iria exercer justiça.
16 Por isso, o Senhor Deus diz: “Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto: ‘Quem tem fé não tem medo’. 17 Como prumo, usarei a justiça, e a honestidade será a minha medida”. Os abrigos em que vocês confiam não são seguros; eles serão destruídos por chuvas de pedra, serão arrasados por trombas-d'água. (Isaías 28.16-17)
Jesus é a pedra principal do alicerce conforme podemos ler em At 4.11. Tudo subsiste Nele. Ele é a vida. Ele é a justiça de Deus. Ele é a verdade. Quem crê Nele não tem medo do julgamento de Deus, da morte, de nada, pois sabe que está seguro Nele. Todo aquele que Nele crê encontra descanso verdadeiro. Os que confiam em abrigos feitos por homens, em alianças baseadas nas palavras de homens, em deuses feitos por homens, serão destruídos e lançados no lago de fogo que arde com enxofre, esta é a segunda morte Ap 21.8. 
·       (vs. 18-22) A cama é curta e o cobertor é estreito para os que não creem em Jesus
18 O acordo que vocês fizeram com a morte será anulado (Egito), o que vocês combinaram com o mundo dos mortos será desfeito (aos deuses estranhos). E, quando chegar a terrível desgraça (o juízo), ela os arrastará como se fosse uma enchente. 19 Todas as vezes que chegar, ela os arrastará; chegará todos os dias, de manhã e de noite. Cada mensagem de Deus trará um novo pavor. 20 Vocês serão como o homem de que fala aquele provérbio: “A cama é tão curta, que ele não pode se deitar, o cobertor é tão estreito, que não dá para ele se cobrir.” 21 Pois o Senhor vai se levantar, como se levantou no monte Perazim; ele vai ficar irado, como ficou no vale de Gibeão. Ele vai realizar o seu plano misterioso; vai fazer o seu trabalho estranho. 22 Portanto, parem de zombar; se não, as correntes que os prendem serão apertadas ainda mais. Pois ouvi o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, ordenar a destruição do país inteiro. (Isaías 28.18-22)
O profeta está dizendo que chegará o dia em que não haverá como fugir da ira de Deus. Neste dia os que não se renderam em adoração a Jesus se sentirão desconfortáveis, tentarão cobrir um erro, mas descobrirão outro, tentarão encontrar descanso, mas só encontrarão culpa e agonia. A cama será curta e o cobertor estreito.
Em suma Israel vivia cambaleando por causa de seu orgulho, de sua confiança em si mesma e por causa de sua inconstância em guardar os mandamentos de Deus. Suas escolhas erradas os levaram a viver como quem dorme em cama curta e cobertor estreito. Tentam encontrar descanso e calor, mas por mais que se acomodem vivem lutando contra o desconforto e o frio.

APLICAÇÃO
Muitas vezes na vida essa é a sensação que sentimos, vivemos lutando para nos aquecer, mas a coberta nunca é suficiente. Pensamos que vamos descansar, mas não conseguimos encontrar descanso.
Este é o sentimento de todo aquele que vive distante de Deus. Você pode ter tudo, mas se não estiver deitado na cama que Jesus te preparou, na King Star celestial, sua alma jamais encontrará paz e descanso. Longe de Deus a cama sempre será mais curta e o cobertor mais estreito.
Isso acontece quando você vê que trabalha e prospera, mas na busca pelo dinheiro descobre que sua esposa está com o coração ferido, sentindo-se abandonada por você. Então você resolve dedicar-se a ela intensamente. Passa-se alguns meses você descobre que sua filha está se deitando com o namorado porque sente falta do abraço do pai e busca no namorado o abraço que já não tem do pai. Você então começa a se dedicar a sua filha intensamente, tentando dividir sua atenção com ela e com a esposa, mas logo descobre que seus negócios, seu trabalho já não está bem. Você descobre que a cama é curta e o cobertor é estreito.
Outros vivem este sentimento de desconforto quando buscam a saúde que já não tem mais. Tentando recuperar o que perdeu gastam seu dinheiro com mães de santos, com orixás, feitiçarias e no fim descobrem que não só perderam dinheiro, mas perderam também a alma. Descobrem na dor que a cama é curta e o cobertor é pequeno demais.
A vida é assim ela sempre exige mais de nós do que podemos oferecer. O que você oferece para sua esposa não é suficiente para suprir todas as suas necessidades. O que você oferece para sua filha não é suficiente para suprir os anseios dela. O que você oferece para seu patrão nunca é suficiente para suprir a ambição dele. Da mesma forma que aquilo que as pessoas oferecem para você não é suficiente para suprir todas suas necessidades. Nossa alma clama por algo maior do que qualquer ser humano possa nos oferecer. Nossa alma tem sede de Deus e só se sentirá confortável quando ela se deitar na King Star celestial, quando ela se cobrir com o cobertor celestial, o sangue de Jesus.
A cama da religião não é grande suficiente para nos deitarmos nela e descansarmos. O legalismo moral é estreito demais para cobrir nossas falhas, nos deixando descobertos para buscarmos lucros de forma imoral e muitas vezes opressora.
Sem Deus não temos força diante a ganância, a idolatria, o egoísmo, a lascívia, cedo ou tarde acabaremos cedendo à força do pecado que opera em nós; e acabaremos como Israel cambaleando, sem consistência em nossa fé.
Todas estas forças que citei (ganância, idolatria, egoísmo e lascívia) estão presentes nesta festa popular chamada carnaval, que acontecerá na próxima semana, palavra que se origina do latim medieval carnelevāre, que significa tirar a carne. O carnaval neste sentido era uma festa cristã católica com o fim de preparar os fiéis para o período da quaresma onde estes deveriam se abster da carne. A quaresma recebe este nome por se referir a um período de 40 dias, que se inicia na quarta-feira de cinzas e se encerra no domingo de ramos.
Entretanto esta festa cristã católica recebeu a influência de diversas outras festas pagãs, sofrendo um sincretismo religioso e se tornando uma festa onde a essência consiste em dar vasão a todos os desejos da carne. Carnaval se tornou uma festa carnal, por isso nós cristãos não devemos participar destas festas. Participar do carnaval é viver o mesmo erro de Israel. Não podemos agradar as paixões carnais do nosso ser e a Deus ao mesmo tempo. Ao cobrirmos uma coisa descobrimos outra e deitamos desta forma em uma cama pequena demais. Não podemos viver como bêbados, cambaleando espiritualmente, ora agradamos nossa carne, nossas paixões interiorizadas em nós e más, e ora agradamos a Deus.
Por isso Jesus disse sem mim nada podeis fazer. Precisamos de Jesus para vivermos uma vida de santidade! Somente quem descansa em Deus, através de seu Filho Jesus Cristo encontra cama grande e larga para se deitar e cobertor grande e largo, com sobra para se enrolar inteiro nele e se aquecer e não mais sentir desejo das obras da carne.
Qual é a cama em que você tem se deitado? Com qual coberta que você tem buscado se aquecer? A da religião? Da filosofia? Da autossuficiência? Da culpa? Da incredulidade? Das ideologias partidárias?
Só o cobertor do sangue de Jesus é suficiente para cobrir qualquer culpa e qualquer pecado que você possa carregar na sua alma. Só descansando na King Star Celestial de Jesus você encontrará força para sonhar o sonho de Deus de um mundo sem morte, sem pecado, sem ladrão, sem corrupção, sem injustiça e sem violência. Somente no cobertor do sangue de Jesus você conseguirá viver a vida com o equilíbrio necessário para que todas as dimensões dela sejam prospera.

REFLEXÃO
Não sei em que cama você tem deitado sua vida e nem sei com qual coberta você tem tentado aquecer sua vida. Contudo você precisa hoje sair daqui deitado na King Star Celestial oferecida por Jesus, você precisa sair envolvido com o cobertor do sangue de Jesus oferecido na cruz por você. Só Jesus pode te dar cama e cobertor suficiente para preencher sua vida. Se você tem Jesus, você não precisa de Maria, de Iemanjá, de Buda, de Maomé, de rituais, de patuás, pois quem tem Jesus tem cama e coberta suficiente para descansar eternamente.
Contudo só pode se deitar na cama de Jesus e se aquecer com seu cobertor aquele que primeiro reconhecer que sua cama é curta e que seu cobertor é estreito. Primeiro é preciso se arrepender de ter se deitado em camas estranhas a Deus e se aquecido com cobertas estranhas a Deus. Em segundo lugar reconhecer que só Jesus pode oferecer o descanso e o calor verdadeiro e eterno desejado por você, pois só Ele é o Salvador e Redentor de nossas almas. Se você deseja encontrar descanso eterno para sua vida se entregue a Jesus hoje.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
23/02/2020




·         (vs. 23-29) A sabedoria de Deus
23 Escutem o que vou dizer! Deem atenção à minha mensagem! 24 Um homem que está preparando o terreno para semear trigo não gasta todo o seu tempo arando a terra, cavando e remexendo nela. 25 Depois de ter aplanado a terra, ele semeia o endro e o cominho e planta o trigo, a cevada e outros cereais nos lugares certos. 26 Ele faz tudo direito porque Deus o ensinou. 27 E no tempo da colheita ele não usa um instrumento pesado para debulhar os grãos de endro e de cominho; pelo contrário, ele usa varas pequenas e leves. 28 Quando malha o trigo, ele não continua malhando até quebrar os grãos. Ele sabe passar a carreta por cima das espigas sem esmagar os grãos. 29 Esse conhecimento também vem do Senhor Todo-Poderoso. Os seus planos são maravilhosos, e ele é sábio em tudo o que faz. (Isaías 28.23-29)
Então Isaías usa uma ilustração da agricultura para reforçar o seu ponto. “É preciso moer o cereal para fazer pão; por isso ninguém o fica trilhando para sempre”. Existe o tempo de semear e o tempo de colher.  Da mesma forma, Deus não vai continuar semeando a Sua graça para sempre sem efetuar a colheita. Um dia o mal terá o seu fim e os bons terão a recompensa. Isaías louva o Senhor por Sua sabedoria e por essas revelações).



Nenhum comentário:

Postar um comentário