Translate

segunda-feira, 30 de março de 2020

SERMÕES 126 - O CORONAVÍRUS E O FIM DOS TEMPOS


O CORONAVÍRUS E O FIM DOS TEMPOS

Como vocês podem ver, hoje abri mão de prosseguir em nosso tema do mês “Trabalhando Com Deus” devido à crise mundial que estamos vivendo causado pelo COVID-19, o coronavírus. Tenho visto muitas pessoas se perguntando se estamos vivendo os últimos dias? Se o coronavírus é sinal de que Jesus já está voltando?
Na verdade desde o Pentecostes nós estamos vivendo neste período bíblico chamado de “os últimos dias”. O evento em que o Espírito de Deus foi derramado sobre toda carne, após a morte e ressurreição de Jesus, inaugurou este período que também corresponde ao período da graça, que é o tempo profetizado por Joel (Joel 2.28-31).
O apóstolo Pedro no dia do Pentecostes, quando o Espírito de Deus foi derramado sobre toda carne afirmou ter se cumprido a Palavra de Deus anunciada pelo profeta Joel, inaugurando desta forma o período que chamamos de “os últimos dias”, conforme Atos 2.

16 ..., isto é o que foi predito pelo profeta Joel: 17 Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. 18 Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. (Atos 2.16-18)
Portanto nós já vivemos “os últimos dias”, segundo o apóstolo Pedro.
Para compreendermos melhor estes eventos no tempo e como o coronavírus se encaixa nessa história, irei refletir com vocês no texto do Evangelho de Lucas, capítulo 21, onde Jesus faz um discurso escatológico com o fim de apresentar aos seus discípulos alguns sinais do final dos tempos.
O discurso de Jesus parece estar dividido em três seções. Uma seção trata do Princípio das dores (vs. 7-19), outra seção trata da destruição de Jerusalém (vs.20-24) e a última seção de sua segunda vinda (vs. 25-28).
Hoje nós só iremos destacar a passagem onde encontramos uma referência vaga ao coronavírus. Essa passagem se encontra dentro da primeira seção, quando Jesus trata do Princípio das dores. Essa primeira seção é chamada dessa forma, pois se refere a um período inicial de dores que antecede a Tribulação, período este governado pelo anticristo. O período chamado Princípio das dores abrange o tempo da primeira vinda de Jesus até a Tribulação e logo depois teremos a volta de Jesus em glória.
Todos os sinais citados por Jesus dos versos sete ao dezenove são sinais do período do Princípio das dores e estes sinais começaram acontecer logo após o Pentecostes e ainda continuam acontecendo em nossos dias e se estenderão com maior grau de sofrimento no período da Tribulação e da Grande Tribulação.
Vejamos então o verso que faz uma referência vaga ao coronavírus, na verdade o verso faz referência a pestes ou epidemias de forma generalizada, por isso podemos incluir o coronavírus no texto.  Jesus anuncia o surgimento de pestes ou epidemias.

1 – O ANÚNCIO DE PESTES OU EPIDEMIAS
11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu. (Lucas 21.11)
Neste verso onze temos o anúncio de diversos sinais dos últimos dias. Vamos olhar para cada um deles mais atentamente.
·     Terremotos ou catástrofes – o texto quer dizer que diversos acontecimento naturais iriam ocorrer trazendo destruição. Não demorou muito para que as catástrofes acontecessem. No ano 61 d.C. a cidade de Colosso e Laodicéia foram destruídas por terremotos. A cidade de Pompéia foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C. Recentemente assistimos assustados um Tsunami que devastou as Filipinas.
·     Fomes - Quando olhamos os registros históricos e o livro de Atos percebemos que essa fome citada por Jesus aconteceu nos tempos de Cláudio. Os historiadores romanos afirmam que apenas em Roma houve registro de trinta mil mortes relacionadas a fome. Tudo isso foi registrado na história por nomes como Tácito e Eusébio. Os registros mostram que ela foi muito severa em Jerusalém. Flávio Josefo também afirma que muitas pessoas morreram. A Judeia foi especialmente atingida e muitos discípulos enviaram ajuda aos irmãos da Judeia neste período conforme lemos em Atos 11:27-29. Tudo isso ocorreu conforme o texto bíblico no período do reinado de Cláudio de 41 a 54 d.C. A fome pode surgir como causa de um colapso financeiro. Sabemos que neste momento de nossa história isto poderá vir a acontecer se não agirmos com responsabilidade.
·     Pestes ou Epidemias – A história da humanidade é marcada por diversas epidemias. Acredito que a mais lembrada é a “Peste Negra” que na segunda metade do séc. XIV matou quase a metade da população europeia, e por coincidência ela se originou na China. Alguns anos atrás, em 1918, a “Gripe Espanhola” fez 21 milhões de vítimas. Atualmente vivemos em uma crise epidêmica. O mundo está paralisado diante o coronavírus. Mas assim como os demais sinais citados nesta primeira seção do Evangelho de Lucas precisamos compreender que novas epidemias poderão surgir no futuro.
·     Acontecimentos Terríveis e Grandes Sinais – Não se sabe ao certo que acontecimentos e grandes sinais sejam estes. Para alguns a bomba nuclear de Hiroshima se encaixa neste contexto. Outros afirmam que a ida do homem a lua. Ainda outros dizem que se refere ao grande avanço da economia Israelita, confirmando a profecia de que o deserto haveria de florescer.
Mas hoje nosso foco é compreendermos esta epidemia, o coronavírus, a luz da Bíblia e como devemos lidar com ele. Podemos afirmar que certamente o coronavírus é dos sinais dentre os muitos outros sinais que Jesus nos tem dado. Portanto...

2 – O CORONAVÍRUS É UM SINAL DA FIDELIDADE DE DEUS
Diante tudo que estudamos até aqui podemos afirmar que o coronavírus é só mais uma epidemia dentro desta linha de tempo da primeira vinda de Jesus e sua segunda vinda. O coronavírus é só mais um sinal entre muitos sinais de que a Palavra de Jesus permanece viva, de que Sua palavra é verdadeira e está se cumprindo em nossos dias. Não sabemos quando Jesus voltará, mas os sinais são confirmações de que ele voltará e de que os dias que ele falou estão se cumprindo.
Nós cristãos não devemos ficar alarmados com medo dos últimos dias, com medo de que o arrebatamento venha ou de que Jesus volte. A concretização do plano de Deus, significa para nós, entrarmos finalmente no Reino de nosso Pai e vivermos a vida abundante que Jesus nos prometeu. Vermos os sinais se cumprindo deveria provocar em nós maior confiança, pois só nos mostra que Deus está no controle da história e que Ele é fiel.
Jesus espera que compreendamos essa epidemia, como os demais sinais, um anúncio de que nossa redenção está próxima. Veja as palavras de Jesus para nós.
28 Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês". (Lucas 21.28)
Então não se entregue. Permaneça firme na fé. Não sabemos o dia, mas o Senhor virá para nos buscar.

3 – O QUE DEVEMOS FAZER NESTE TEMPO DE CORONAVÍRUS?
1.  Não julgue a Deus – 8 "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor. 9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos” (Isaías 55.8,9). Não diga que Deus é injusto por permitir esta epidemia. Não sabemos o que Deus esta escrevendo na história através dela. Não conseguimos compreender como Deus pode usá-la dentro do projeto de redenção da humanidade e do universo.
2.  Seja misericordioso – 7 Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia (Mateus 5.7). Neste momento você não pode ter contato com outras pessoas, mas você pode orar por elas. Ligue para alguém e ore por ela, entregue a ela uma palavra de esperança e amor.
3.  Não seja irresponsável16 O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável (Provérbios 14.16). Não pense que você é imune ao coronavírus. Siga todas as orientações de nossas autoridades para proteger você e as pessoas que estão próximas a você. Não desafie as ordens de nossas autoridades neste momento. Elas não estão contra nós e nem contra Deus.
4.  Não seja aproveitador1 A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro (Provérbios 22.1). Não use este momento para se enriquecer a custa da necessidade das demais pessoas. Não se faça também de vítima para ganhar cestas ou outros benefícios sendo que você não precisa. Lembre-se que a ajuda que chega a você desnecessariamente pode faltar para quem verdadeiramente precisa dela.
5.  Não entre em pânico20b Disse Jesus: Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos (Mateus 28.20b). Lembre-se que nossas vidas estão nas mãos de Deus. Confie no Senhor de todo o seu coração. Ele te guardará em todo tempo. Ainda que você seja pego por esta epidemia lembre-se que nenhum um fio de seu cabelo cai sem que Deus o saiba.
6.  Estreite seus relacionamentos – 8 Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente (1 Timóteo 5.8). Aproveite este tempo também para estreitar suas relações com seus familiares, amigos e irmãos. Como fazer isso? Se você tem relacionamentos que se encontram quebrados, esta é uma boa oportunidade para você enviar um pedido de perdão. Se você tem amigos que não vê há anos, ligue para ele.
7.  Evangelize2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 3a Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina (2 Timóteo 4.2,3a). Você pode evangelizar através da internet, do whatsapp. Talvez muitos de seus amigos estejam se sentido só, alguns podem estar em pânico com medo da morte e você pode falar para eles que Deus os ama muito e que independente do que venha acontecer no futuro Jesus Cristo quer fazê-los mais que vencedores. Diga que Jesus morreu por eles na cruz e que se eles crerem terão a vida eterna e a morte já não poderá mais vencê-los.

CONCLUSÃO
O coronavírus é somente um sinal que reafirma que Jesus é o Filho de Deus. Estes sinais foram anunciados por ele antes que viessem acontecer. Portanto o cumprimento destes sinais devem fortalecer em nós cristãos a fé e a esperança do novo céu e da nova terra.
Por isso digo a você: “Não temas! Não tenha medo! Jesus Cristo morreu numa cruz por amor a você, e por duvidar que Ele deseja o melhor para você? Confie no amor de Deus”.
Vamos enfrentar esta crise epidêmica como verdadeiros cristãos que somos! Vamos por em prática nossa fé, exercitando estes sete princípios que vimos hoje. Que Deus te fortaleça para que sua fé seja aprovada neste tempo de crise.    Deus te abençoe!

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
29/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário