Translate

segunda-feira, 25 de maio de 2020

SERMÕES 132 - SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS


ESPIRITUALIDADE CENTRADA NO OUTRO:
SUPORTAI-VOS UNS AOS OUTROS

 As sociedades humanas e suas instituições de maneira geral apresentam vários problemas no que diz respeito aos relacionamentos interpessoais: intrigas, inveja, amarguras, disputas por posições de destaque, mentiras, entre outras. Infelizmente o cenário nas igrejas não é tão diferente! Há uma crise nos relacionamentos também dentro das igrejas. Por isso, a relação entre os cristãos é um dos temas constantemente abordado na Bíblia.
Neste mês de maio estamos abordando o tema Espiritualidade Centrada no Outro. Compreendemos que para vivermos esta espiritualidade direcionada ao outro precisamos colocar em prática os mandamentos de mutualidade ensinados na Palavra de Deus. Os mandamentos de mutualidade são apresentados a nós pelo termo “uns aos outros”.
Viver o termo “uns aos outros” em um ambiente social onde imperam o egoísmo e o individualismo, caracteriza-se como um dos grandes desafios a serem enfrentados. Em meio a tanta diversidade de pessoas, é inevitável que os problemas surjam e, associado a estes problemas, a dificuldade de aceitação. É dentro deste conceito de dificuldade de aceitação do outro que se torna tão importante o mandamento de mutualidade “suportai-vos uns aos outros”.
A palavra suportar aparece diversas vezes na Bíblia e com os mais variados significados. Por exemplo: dar apoio, sustentar, aguentar, sofrer e outros. Para compreendermos sua importância dentro da prática da mutualidade analisaremos alguns versículos bíblicos. Primeiro veremos que suportar é esforçar-se para manter a unidade.


1 – SUPORTAR É ESFORÇAR-SE PARA MANTER A UNIDADE
Vejamos alguns versos onde suportar significa aguentar, tolerar, esforçar-se com o fim de manter a unidade do Corpo de Cristo.
12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13 Suportem-se (anechomenoi - ἀνεχόμενοι)  uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. (Colossenses 3.12-14)

1 Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. 2 Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando (anechomenoi - ἀνεχόμενοι) uns aos outros com amor. 3 Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. (Efésios 4.1-3)
Nestes dois versos escritos pelo apóstolo Paulo a ordem de suportar diz respeito ao dever que cada um de nós tem de aguentar, de tolerar com paciência aqueles que consideramos mais difíceis de nos relacionarmos no corpo de Cristo.
Essas dificuldades surgem por causa de nossas diferenças pessoais. Algumas pessoas são agitadas demais, outras lentas demais, algumas otimistas demais, outras pessimistas demais, algumas invejosas, outras orgulhosas e assim por diante. Todos nós conhecemos pessoas a quem consideramos chatas, pegajosas e desagradáveis seja por motivos do nosso coração ou pelas características da própria pessoa.
A verdade é que todos nós somos péssimas companhias às vezes. Todas as pessoas em um momento ou outro são difíceis. Portanto, lembre-se de que você não é uma pessoa agradável em todo o tempo e muitas vezes, se faz necessário que outras pessoas tenham paciência com você.
A ordem bíblica é que no corpo de Cristo devemos suportar uns aos outros em amor mesmo as mais difíceis, as mais complicadas. Suportar as debilidades de outra pessoa não é agradável, não é fácil, mas é abençoador e transformador tanto para quem suporta como para quem é suportado.
Nos dois versos Paulo da ênfase ao amor, pois toda ação que exercemos de mutualidade deve ser realizada permeada de amor. Sem amor nada do que fazemos tem sentido e validade para Deus. O amor é o elo que nos une e nos capacita a conservarmos a unidade do Espírito por meio da paz.
O verbo suportar, do grego “anechomenoi” tem o sentido de um esforço que se deve fazer para manter algo para cima. Dentro do contexto apresentado por Paulo a ideia é de nos esforçarmos para mantermos nossa relação saudável com nossos irmãos. Devemos suportar as atitudes que consideramos desagradáveis, ofensivas e até mesmo pecaminosas da parte de nossos irmãos na fé, e devemos fazer isso por amor a Cristo, a fim de mantermos a unidade do Corpo de Cristo.
Certamente Paulo não está dizendo que você deve ser conivente com o pecado das demais pessoas, mas que temos que aguentar pacientemente os nossos irmãos, e, em nossa jornada devemos caminhar perdoando-os até que eles possam vencer suas fraquezas.
Por outro lado podemos dar a estes irmãos o suporte, no sentido de apoio, de sustentação para que eles vençam suas fraquezas e permaneçam firmes na fé.  Esta é a segunda forma que podemos encontrar sentido na palavra suportar.

2 – SUPORTAR É ESFORÇAR-SE PARA RESTAURAR O IRMÃO NA FÉ
1 Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. 2 Levem (bastazete - βαστάζετε) os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. 3 Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. (Gálatas 6.1-3)
Embora a palavra “suportar” não aparece no texto, mas seu principio aparece através da palavra grega “bastazete” que significa levar ou carregar. Normalmente quando lemos “levem os fardos pesados uns dos outros” logo pensamos que o texto está falando de ajudarmos as pessoas em suas necessidades básicas, em suas necessidades materiais. Usamos muito este texto para o despertamento da ajuda social. Contudo precisamos ler o texto dentro do seu contexto.
Levar os fardos pesados aqui é dar suporte aos irmãos que precisam de restauração. Paulo está falando de irmãos que foram pegos em pecado, possivelmente foram pegos mentindo, adulterando, roubando, adorando falsos deuses, e outros pecados. Os mais espirituais deveriam ajudá-los em sua restauração, ajudá-los a se manterem firmes na fé para que eles não fossem vencidos pelo pecado. É dentro deste contexto que Paulo diz levem os fardos pesados uns dos outros. Ele está dizendo deem suporte uns aos outros para que possam lidar com as consequências de seus pecados, ao invés de julgá-los ou ficarem numa atitude de soberba, se considerando melhores que eles. O objetivo é aliviar o peso que o pecado causa no pecador. Este suporte será dado através da prática das outras ordens de mutualidade, como aconselhar, ensinar, exortar, tudo feito sempre por amor a Cristo, ao irmão e feito com amor.
Quando agimos desta forma cumprimos a lei de Cristo, diz Paulo. Ele se refere ao mandamento ordenado diretamente por Jesus aos seus discípulos.
34 Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. (João 13.34)
Jesus nos ensinou a suportarmos em amor as debilidades uns dos outros, por isso ele disse: “amem como eu os amei”.
No Evangelho de Lucas (7.36-50) encontramos a história de uma mulher pecadora que entra na casa de Simão, o fariseu, possivelmente para falar com Jesus. Quando esta mulher pecadora chegou na presença de Jesus, ela se colocou aos seus pés, chorando começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, logo em seguida beijou os pés de Jesus e depois os ungiu com perfume. O texto deixa bem claro que se trata de uma mulher pecadora. Jesus a tratou com ternura, declarou a ela que seus pecados foram perdoados e disse para ela ir em paz.
Preste atenção! Jesus não questionou seus pecados. Jesus não passou nenhuma lição de moral para ela. O que Jesus fez foi dar o suporte, levar a carga sentimental que o pecado causava sobre ela e que estava pesado para ela.  
Sempre que suportamos nossos irmãos tanto no sentido de aguentar pacientemente suas falhas, como também de darmos a eles suporte para vencerem suas falhas vivemos a pratica de uma espiritualidade centrada no outro.

REFLEXÃO FINAL
Quero concluir essa mensagem convidando você para uma reflexão pessoal e intima.
Lembro que tratamos de dois tipos de suporte, então você precisa responder a duas perguntas basicamente.
1.    Você tem suportado aqueles que têm ferido você? Às vezes te ferido simplesmente por você ser diferente dele. Às vezes te ferido por imaturidade. Às vezes até por maldade. Mas a questão não é a razão que tem levado eles a te ferirem. Isto não importa. E sim, se você tem suportado eles com o mesmo amor e paciência que Cristo tem suportado você?
2.    Você tem dado suporte para algum irmão ou irmã com o fim de aliviar o peso de sua carga?
Lembre-se sempre sua luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades. Todo ser humano é alvo do seu amor e compaixão e nunca deve ser alvo do ódio e do desprezo. Deus te abençoe sempre. Oremos


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
24/05/2020

Um comentário:

  1. Que maravilha de palavra. Estou no meu trabalho essa hora. E Deus trouxe forte a palavra, suportai uns aos outros, e fui buscar pesquisa e mim deparei com esse esboço maravilhoso. Aprendi em poucos minutos e alegrou_ se a minha alma.obrigado .Deus continue abençoando sua vida.
    Meu nome é Domingos Menezes.

    ResponderExcluir