Translate

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

SERMÕES 164 - ARREPENDIMENTO

 

ARREPENDIMENTO

 

Certa vez Deus manda um profeta ir até uma grande cidade e dizer a eles que em quarenta dias Ele (Deus) destruiria aquela cidade, porque a sua malícia havia subido até o seu trono.

Quando o povo ouviu essa mensagem do profeta eles creram em Deus e proclamaram jejum desde o maior até o menor. Vendo Deus que eles se arrependeram e se converteram do seu mau caminho. Deus se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria, e não o fez.

Nos dias do profeta Jonas a grande cidade de Nínive era a capital da Assíria. Os ninivitas ao ouvirem a mensagem do profeta se arrependeram dos seus maus caminhos, e se converteram, isto é, mudaram seu procedimento de tal forma que alcançaram a salvação. Deus não os destruiu, conforme havia dito.

Através do arrependimento eles alcançaram a salvação (Jn 3:1-10). A palavra arrependimento traduz uma atitude de abandono de um caminho considerado errado, e ao mesmo tempo, um engajamento com um novo caminho.

A Bíblia é um livro que foi escrito por homens inspirados por Deus, que no decorrer de suas páginas chama a humanidade para o arrependimento. Para um caminho contrário do que o homem fez no Éden. Um caminho de retorno, de reconhecimento de que não se pode viver fora de Deus.

O arrependimento é tão importante na obra da salvação que a Bíblia faz questão de mostra que o mesmo foi pregado por todos os grandes homens do Novo Testamento. Vejamos alguns pregadores do arrependimento no Novo Testamento.

 

1 – PREGADORES DO ARREPENDIMENTO NO N.T.

Nos dias de Jesus um homem chamado João Batista surge pregando arrependimento.

1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene; 2 Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.  (Lucas 3.1-3)

João Batista era filho de Zacarias e de Isabel, e primo de nosso Senhor Jesus. João Batista foi chamado e consagrado desde seu nascimento para ser o precursor de Cristo. Ele principiou a pregar o arrependimento na região do Jordão e empregava o batismo como um sinal de arrependimento.

Jesus Cristo ao saber que João fora preso, retirou-se para a Galiléia e deixando Nazaré foi morar em Cafarnaum, daí por diante passou a pregar e a dizer: Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos Céus (Mt 4:17).

Assim como ele fez, Jesus diz para os seus discípulos que em seu nome pregassem arrependimento para remissão dos pecados (Lc 24:47).

Em obediência a Jesus, Pedro convida os judeus e todos os habitantes de Jerusalém ao arrependimento (At 2:38).

O apóstolo Paulo pede aos presbíteros da Igreja de Éfeso que testificassem tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus cristo (At 20:21). Toda esta ênfase é dada ao arrependimento, pois sem ele não há salvação.

Jesus é o caminho para nossa salvação. Ele é o único que pode tirar o peso do pecado que carregamos, contudo sem arrependimento não há como chegar a cristo. Somente o Espírito Santo de Deus pode nos conduzir ao arrependimento que nos leva a vida. Minha oração é que o Espírito de Deus possa gerar em você hoje arrependimento. Por que arrependimento?

 

2 – PORQUE O ARREPENDIMENTO NOS LEVA A JESUS CRISTO

João Batista quando anunciava arrependimento, ele o fazia como precursor de Cristo. João Batista estava preparando o terreno, o coração daquele povo para a vinda do Messias, para a vinda do cordeiro de Deus, aquele que haveria de levar o pecado (do mundo), da humanidade.

João batista pregava arrependimento apontando a salvação para a pessoa de Cristo, o Messias que os profetas anunciavam. Se Jesus é a vida, então o arrependimento pregado por João Batista é o arrependimento que nos leva a Jesus e consequentemente a vida.

A palavra arrependimento vem do grego metanóia – que significa mudança de mente. O arrependimento é mais do que um entristecer somente. O arrependimento bíblico implica numa mudança de mente, implica numa mudança de posição, onde as pessoas que se encontravam no Império das Trevas são transportadas para o Reino do Filho amado, o Reino de Jesus.

O arrependimento genuíno sempre nos leva a Jesus. Este é o verdadeiro arrependimento, e este arrependimento é gerado em nós pelo Espírito de Deus.

Judas Iscariotes teve um arrependimento que o levou para a morte, não foi um arrependimento gerado pelo Espírito Santo. Este arrependimento foi gerado pelo diabo, pois é o diabo que deseja nos fazer sentir culpados, cheios de remorsos ao ponto de nos levar a loucura e até mesmo a um suicídio.

3 Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata. 4 E disse: "Pequei, pois traí sangue inocente". E eles retrucaram: "Que nos importa? A responsabilidade é sua". 5 Então Judas jogou o dinheiro dentro do templo, saindo, foi e enforcou-se. (Mateus 27.3-5)

Muitos hoje sofrem da síndrome de Judas, são consumidos pelo remorso. Assim como no arrependimento, no remorso nossa consciência nos faz perceber que erramos, que de alguma forma falhamos conosco ou com alguém. A diferença entre os dois é que o arrependimento nos aproxima de Jesus, onde encontramos acolhimento e perdão; no remorso não existe luz, não existe graça, perdão, apenas o sentimento de culpa, que nos oprime e nos esmaga até que nossa alma seja destruída.

Vejamos agora a relação entre o arrependimento e a salvação

 

3 – A RELAÇÃO ENTRE O ARREPENDIMENTO E A SALVAÇÃO

8 Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão. (Lucas 3.8)

A fé do povo judeu estava firmada na sua descendência. Consideravam–se salvos por serem descendentes de Abraão.

Jesus chegou afirmar aos judeus vós sois do diabo (Jo 8:44) que é o vosso pai, porque as obras deles manifestavam as obras do diabo. Jesus disse se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão (Jo 8:39).

A salvação não estava amarrada a descendência carnal de Abraão, mas a descendência espiritual. Abraão foi chamado o pai da fé. Em Gl 3:7 está escrito sabei, pois que os da fé é que são filhos de Abraão.

Não somos salvos porque nosso nome está arrolado como membros desta igreja visível; Não somos salvos porque nossos pais são cristãos, Não somos salvos porque um dia fomos batizados na igreja. Não somos salvos porque nos consideramos mais espirituais que os irmãos que estão ao nosso lado, Não somos salvos porque fazemos boas obras ou porque praticamos a caridade.

Somos salvos porque Deus nos amou a ponto de dar seu Filho por nós pecadores. Deus deu o seu Filho por mim e por você. Somos salvos porque Jesus há 2.000 anos levou sobre si as nossas transgressões. Somos salvos porque Jesus deu sua vida para pagar o salário do pecado que é a morte, isto é, porque Jesus Cristo morreu a nossa morte. Somos salvos porque Ele (Jesus Cristo) venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia, dando-nos vida juntamente com Ele.

A sua salvação está condicionada ao arrependimento. Somente quem percebe a si mesmo como pecador pode se arrepender. Somente quem reconhece a si mesmo como incapaz de salvar sua própria alma se lança por inteiro, num ato de fé, nas mãos de Jesus.

Não importa o que você fez, não importa sua situação atual. Talvez você seja um assassino, um homossexual, uma prostituta, um dependente de drogas, alcoólatra, ou um religioso cheio de orgulho, não importa quem você seja ou que fez. A única coisa que Deus quer de você é que se arrependa e abandone este caminho de pecado, de morte, pois ele o levará ao inferno.

Jesus está dizendo hoje a você: “Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo”. Ele, o Reino de Deus está ao seu alcance. Creia nestas palavras. Jesus disse: “Eu vim para que tenhais vida e vida em abundância”. Deixa Jesus entrar hoje na sua vida e receba Dele a salvação.

Quanto a você que está me ouvindo e que já entregou sua vida a Jesus produza frutos de arrependimento.

 

4 – PRODUZA FRUTOS DE ARREPENDIMENTO

10 "O que devemos fazer então?", perguntavam as multidões. 11 João respondia: "Quem tem duas túnicas reparta-as com quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo". 12 Alguns publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: "Mestre, o que devemos fazer?" 13 Ele respondeu: "Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado". 14 Então alguns soldados lhe perguntaram: "E nós, o que devemos fazer?" Ele respondeu: "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário". (Lucas 3.10-14)

Após João Batista ter pregado o arrependimento e ter apontado a Salvação para Jesus. Aqueles homens tocados pelas palavras de João perguntaram: O que devemos fazer? Ele respondeu: Aquele que tem duas túnicas reparta com o que não tem nenhuma, e aquele que tem alimentos, faça o mesmo. João estava dizendo sejam solidários com seu próximo, com os necessitados, com os marginalizados. Repartam o pão nosso de cada dia. Mas também disse: não cobrem nada além do que lhes foi estipulado. João estava dizendo não sejam gananciosos, corruptos, mentirosos. E depois disse João ainda: Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário.  E por fim João Batista diz aos soldados romanos, homens que detinham o poder do estado em suas mãos: “não sejam opressores sobre aqueles que lhes devem submissão, não usem do poder para prejudicar os mais frágeis e se sintam satisfeito com seus ganhos, de forma a não se venderem a outros”.

Uma vez arrependidos, uma vez que cremos neste evangelho e que chegamos a Jesus, devemos mudar nossas atitudes erradas. Não podemos mais nos comportarmos e agirmos segundo os valores ou a ética que rege nossa cultura secular.

Arrependimento na Bíblia esta ligado com mudança de mente, de direção. Devemos fazer morrer a nossa natureza terrena.

5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. 6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, 7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. 8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. (Colossenses 3.5-8)

Fazer morrer a sua natureza terrena é abandonar o pecado. É dizer não a tudo que fere a glória de Deus. Lembre-se que você O glorifica quando vive para Ele, sendo o ser humano criado por Ele no Éden, antes da queda.

Não se entregue ao pecado, não se entregue as obras da carne, pois elas te conduzirão a morte eterna, a uma existência eterna, que não pode ser chamada de vida, ausente de Deus.

19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas 5.19-21)

O machado esta posto a raiz não brinque com Deus, não brinque com sua própria vida (Lc 3:9). Talvez você esteja dizendo, mas eu creio em Deus, eu já estou salvo não preciso fazer mais nada. Realmente não precisamos fazer nada para ser salvo, pois Jesus pagou o preço do nosso pecado, levou sobre si as nossas iniquidades.

Contudo Jesus disse que aquele que está Nele e não produz fruto o Pai corta da videira (Jo 15:2). A ausência de frutos é a denuncia de que não há vida de Cristo. A nossa fé tem que ser viva, produtiva, senão ela não tem valor algum (Tg 2:17).

 

CONCLUSÃO

Se você ouviu esta palavra e se sente arrependido, faça uma oração onde está e entregue sua vida a Jesus. Saiba que este arrependimento que está sentido agora é para vida. Venha hoje para Jesus e deixe o Espírito Santo de Deus te conduzir a uma vida frutífera.

Se você já é crente há muito tempo e está se sentido arrependido por não ver na sua vida frutos, deixe o Espírito de Deus tocar na sua vida, deixe Ele entrar e tornar sua fé viva e ativa. Sua fé se tornará viva a partir do momento que você obedecer a Palavra de Deus, a partir do momento que você confinar na Palavra de Deus de todo seu coração. Deus te abençoe!  

  

                                                                             

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

10/01/2021 (manhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário