Translate

terça-feira, 9 de novembro de 2021

SERMÕES 140 - CONHECENDO NOSSA IGREJA

 CONHECENDO NOSSA IGREJA

Série: Identidade 2021

 

Estamos iniciando mais uma série Identidade. Todos os anos no mês de novembro nos dedicamos a essa série com o fim de firmarmos nossa identidade como igreja Batista e como a Primeira Igreja Batista de Itapevi.

Existem características que nos identificam como Batistas e também possuímos características peculiares a nossa igreja local. Precisamos trazer constantemente a nossa memória o que nos caracteriza e nos une como igreja Batista e também trazer a nossa memória o que Jesus Cristo deseja realizar através de nós, como igreja Batista em Itapevi.

Eu quero iniciar nossa reflexão apresentando o modelo de igreja que desejamos ser. Com isso eu quero que possamos juntos identificar para onde estamos caminhando como igreja.

 

1 – APRESENTAÇÃO DO MODELO DE IGREJA QUE DESEJAMOS SER

Quando decidi vir para a PIB de Itapevi perguntei a Deus: “Qual o tipo de igreja o Senhor quer que a PIB de Itapevi se torne?” e “Como o Senhor deseja que ela seja conhecida?”

Essas duas perguntas eram muito importantes para mim, pois eu precisava saber o que Deus desejava de mim como pastor dessa igreja. As respostas dessas perguntas dariam a mim a possibilidade de fazer um planejamento com o fim de nos conduzir a realização da vontade de Deus para nossa igreja.

Você consegue imaginar Moisés liderando o povo de Israel sem saber os planos de Deus para o povo? Você consegue imaginar Josué liderando o povo de Israel sem saber o que Deus desejava para o povo? Todo líder precisa saber o que está no coração de Deus com relação ao povo que ele irá liderar. Todo pastor precisa saber quais são os planos de Deus para a igreja que ele irá pastorear.

7 Disse o Senhor: "De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. 8 Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. 9 Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. 10 Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas". (Êxodo 3.7-10)

Deus disse a Moisés claramente o que ele deveria fazer. Ele deveria ir ao Egito e tirar o povo de lá, mas sua tarefa não terminava aí, era preciso levá-los a uma nova terra, a terra dos cananeus. A tarefa estava clara para Moisés. Sua liderança deveria conduzir o povo do Egito para a terra de Canaã. Sem esta orientação clara de Deus Moisés estaria perdido como líder.

Sem a revelação clara da vontade de Deus para nossa igreja, corremos o risco de nos perdermos dentro do propósito de Deus em Itapevi e de nos tornarmos uma igreja sem relevância para nossa cidade.

Muitos pastores optam em simplesmente copiar um modelo de pastoreio dado por Deus a uma outra igreja, a um outro ministério. Estes modelos podem servir de base, mas não como uma referência a ser copiada fielmente. Por essa razão busquei em Deus a resposta para estas duas perguntas. A primeira pergunta se refere a que tipo de igreja desejamos ser.

Ao longo dos meus vinte e três anos de ministério pastoral percebi a existência de três tipos de igrejas: Igreja na cidade, Igreja periódica na cidade e Igreja com a cidade.

·      Igreja na cidade – Vive em seu mundo e não se envolve com a cidade.

·      Igreja periódica na cidade – Vive em seu mundo e faz algumas coisas pontuais na cidade. Uma vez ao ano, no Natal, faz uma cantata na praça da cidade.

·      Igreja com a cidade – Vive na cidade e com a cidade. Ela se interage com a cidade.

Após um período de oração compreendi que Deus desejava que eu viesse para a PIB de Itapevi para construir aqui, juntos com os irmãos, uma IGREJA COM A CIDADE.

Ser uma igreja com a cidade significa que nós queremos nos envolver com a cidade. Não queremos nos envolver com políticos e partidos políticos. Não queremos fazer politica, mas queremos nos envolver com projetos que carreguem o DNA de Deus, mesmo não sendo projetos promovidos por cristãos. Mas se estes projetos têm o DNA de Deus, projetos que queiram dar dignidade a vidas, projetos de restauração de pessoas e de famílias, nós queremos abraçar e participar deles.

Assim como também queremos ser uma voz profética na cidade de Itapevi, uma igreja disposta apontar o caminho de Deus para aqueles que estão em trevas, uma igreja que possa estar fazendo a diferença na cidade colocando suas estruturas físicas e orgânicas a serviço da cidade. Abrindo nossos portões para cursos profissionalizantes e de alfabetização, por exemplo. Cursos que promovam o povo itapeviense a uma vida digna. Nós queremos ser uma igreja onde Deus possa demonstrar seu amor para todo povo itapeviense e aonde ele nos permitir chegar.

Nós queremos ser uma igreja que assim como o profeta Isaías diante o clamor de Deus “a quem enviarei?”, ele disse: “Eis-me aqui, envia-me a mim Senhor”! Nós somos uma igreja que está dizendo: “Eis-nos aqui, envia-nos a nós Senhor!”

Isso é viver igreja com a cidade. Não podemos ser uma igreja na cidade, nem uma igreja periódica na cidade. Precisamos criar projetos que atendam a necessidade de nossa cidade. Não podemos pensar em projetos só para nós. Precisamos ser sal e luz para o mundo, para o nosso mundo onde estamos inseridos como igreja.

Esta é a igreja que estamos construindo. Tudo que fazemos aqui, tudo o que temos ensinado através do púlpito desta igreja, visa nos levar a sermos uma igreja com a cidade.

Não podemos continuar sendo uma igreja na cidade. Uma igreja na cidade é um modelo de igreja baseada na velha aliança de Deus com Israel. Uma igreja na cidade é uma igreja que estabelece em lugar e espera prosperar neste lugar. Ela não vai às pessoas, ela espera as pessoas virem até ela. Uma igreja periódica é a mesma coisa, somente que às vezes ela se lembra de que precisa ir e se fazer vista.

A igreja do Novo Testamento é uma igreja que não espera as pessoas virem a ela, mas que vai ao encontro delas, uma igreja que obedece o “ide de Jesus”, que vai nos becos da cidade em busca dos perdidos, que se infiltra no mundo onde está estabelecida, na sociedade a fim de ser sal e luz. A igreja do Novo Testamento, a igreja de Jesus, é uma igreja com a cidade, que se envolve e interage com a cidade a fim de deixar as marcas do Evangelho de Cristo Jesus. Somos o fermento do Reino de Deus na cidade (Lc 13.20,21).

20 Mais uma vez ele perguntou: "A que compararei o Reino de Deus?
21 É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada". (Lucas 13.20,21)

Queremos ser uma igreja com a cidade, não em busca de prestigio ou poder político, nem também de favorecimento econômico ou qualquer tipo, mas para como fermento levedarmos toda a cidade com os valores e princípios do Reino de Deus. Deus nos abençoe para que sua vontade em nós se estabeleça. Deus te abençoe hoje e sempre. Amém!

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

07/11/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário