Translate

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

SERMÕES 143 - DEUS BUSCA HOMENS E MULHERES PARA O SERVIREM

 DEUS BUSCA HOMENS E MULHERES PARA O SERVIREM

 

Nossos dias têm sido marcados por um grande avanço, um enorme desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Em todas as áreas, em todos os setores as realizações da ciência e da tecnologia são realmente espetaculares. Conquistas espaciais imagináveis para o homem do século XIX. Cirurgias feitas à distância por meio de computadores. Correções de problemas congênitos em fetos ainda no útero materno. Clonagem, etc. São algumas evidências incontestáveis desse desenvolvimento.

Esse avanço, esse progresso da ciência e da tecnologia tem contribuído e tem gerado uma nova “Revolução Industrial”, chamada de a quarta revolução industrial. Cada vez mais temos visto as máquinas ocuparem o lugar do ser humano.

Esses novos tempos, marcados pela automação, pela ação da cibernética, estão produzindo uma nova linguagem e determinando novos modelos e novos comportamentos sociais no mundo todo.

Todavia, uma verdade permanece intocável. Enquanto o ser humano se desenvolve cientificamente e tecnologicamente, produzindo máquinas, métodos e organizações cada vez mais sofisticados, capazes de substituir o ser humano em muitas coisas, Deus continua usando homens e mulheres para O servirem como instrumento no estabelecimento de Seu reino em nosso mundo. Era assim no Antigo Testamento. Ele usou Moisés, Débora, Gideão, Ester, Davi e outros.

Deus continua ainda hoje buscando homens e mulheres que sejam expressão de Sua vida para manifestarem o Seu reino entre os homens. O método por excelência de Deus é usar o ser humano. Ele não derrama do seu Espírito sobre máquinas, mas sobre homens e mulheres capazes de crer e obedecerem a sua voz.

Deus busca...

 

1º - HOMENS E MULHERES INTEIRAMENTE CONSAGRADOS

O que significa homens e mulheres inteiramente consagrados? Significa que vivem 100% para Jesus. Vivem para realizar as vontades de Deus; vivem proclamando o evangelho de Deus; vivem longe do pecado, da idolatria, da adoração a imagens, vivem em santidade.

Vivem ocupadas com as coisas de Deus e com a motivação correta. Pessoas podem estar ocupadas com as coisas de Deus, mas com a motivação errada. É preciso guardar o coração, guardando a mente. Por isso Paulo adverte aos irmãos, em sua carta aos filipenses que cuidassem de sua mente (Filipenses 4.8).

8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Filipenses 4.8)

Homens e mulheres inteiramente consagrados não se misturam com falcatruas, não se associa com a imoralidade que reina em nosso mundo, não se vende em troca de favores desonestos, são homens que lutam contra a corrupção, lutam contra a injustiça, lutam pela paz, pela igualdade social, pelos direitos do ser humano seja qual for sua cor, sua classe social.

Homens e mulheres inteiramente consagrados não se entregam aos vícios que dominam o ser humano e o transforma em objeto de escárnio, de vergonha.

Homens e mulheres inteiramente consagrados vivem como Daniel, uma vida de oração e dedicação plena a Deus. Ainda que Daniel vivesse no meio da imoralidade e do paganismo, no meio de povos que adoravam a imagens de ouro; Daniel jamais deixou de orar a Deus e de viver em consagração. Foi por essa fidelidade a Deus, que Deus o libertou da cova dos leões, que Deus o exaltou sobre todos no reino da Babilônia e por causa de sua fidelidade a Deus, até mesmo diante situações terríveis onde Daniel teve que provar que estava pronto a morrer por Deus, foi diante uma situação desta que o rei da Babilônia mandou fazer um decreto onde todos deveriam adorar ao Deus de Daniel, pois Deus o havia livrado da morte.

Jesus foi um homem inteiramente consagrado, viveu 100% para fazer a vontade do Pai. Sua obediência e fidelidade a Deus Pai o levou a morrer numa cruz. Jesus Cristo morreu cruz, contudo Ele não merecia esta morte, pois Ele não pecou, Ele era inocente, mas morreu a nossa morte, pois morreu por nossos pecados, sofreu as nossas dores para que nós pudéssemos receber a vida eterna por meio da fé em Sua pessoa e em Sua obra.

Jesus foi um homem inteiramente consagrado viveu um amor altruísta, isto é, viveu para servir e não para ser servido. Ele viveu para cumprir a vontade do Pai e o Pai o exaltou de tal maneira que Jesus se tornou o único nome pelo qual o homem pode encontrar salvação, Jesus é o único intercessor, somente Ele pode interceder por nós pecadores diante o Pai e mais ninguém, segundo as palavras do apóstolo Paulo em 1 Timóteo 2:5.

5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, (1 Timóteo 2.5)

Jesus conseguiu viver inteiramente consagrado porque vivia uma vida de oração constante. Jesus sempre buscava durante as madrugadas se retirar para orar e era neste períodos de oração que Jesus buscava alinhar suas vontades a vontade do Pai e forças para cumprir a vontade do Pai.

Seja você um homem inteiramente consagrado a Deus, uma mulher inteiramente consagrada que vivem para fazer a vontade de Deus.

Deus busca...

             

2º - HOMENS E MULHERES OUSADOS

Deus busca homens e mulheres ousados. Ousadia aqui é sinônimo de coragem, homens e mulheres capazes de olhar para o inimigo e encará-los de frente. Homens e mulheres que não se intimidam pelo tamanho do inimigo, nem pelo número de soldados do seu exército. Homens e mulheres que confiam em Deus em qualquer momento da vida e que sabem que com Deus não há obstáculos insuperáveis. Homens e mulheres que não se conformam ao molde do mundo, que mantem suas mentes puras e não se rendem a concupiscência do mundo. Estes são mencionados na Bíblia como vencedores. A estes estão reservadas todas as bênçãos descritas neste livro sagrado, a Bíblia. Mas os covardes não herdarão o Reino de Deus, conforme lemos em Apocalipse 21.7,8.

7 O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. 8 Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte. (Apocalipse 21.7,8)

No A.T. encontramos vários homens ousados em Deus, entre eles se encontram Josué e Davi que foram grandes guerreiros, Ester e Débora, contudo irmãos eu quero destacar os profetas do A.T. que foram homens ousados que denunciaram a corrupção da nação, que denunciaram as injustiças feitas por Reis como o próprio Davi, Acabe e outros. Os profetas levantavam a sua voz em nome de Deus pelos pobres, pelos oprimidos e acabaram na maioria das vezes morrendo de formas cruéis, muitas vezes rejeitados até mesmo pelo povo que eles defendiam em nome de Deus.

No N.T. embora as lutas já não se travavam em um nível físico como foram as lutas travadas por Josué e Davi, elas continuavam a existir no nível espiritual e social. Podemos destacar no N.T. o apóstolo Pedro e Paulo.

Pedro e Paulo falaram ousadamente a homens revestidos de autoridades, repreendiam com ousadia aqueles que se manifestassem contra o evangelho, não se calavam diante as perseguições, lutaram pelos pobres (suas cartas evidenciam isto), repreendiam a demônios com autoridade e ousadia, ministravam curas em nome de Jesus com ousadia sobrenatural.

Jesus também era um homem ousado, Jesus desafiou a morte por diversas vezes ressuscitando várias pessoas entre elas seu amigo Lázaro; ele desafiou as estruturas religiosas de sua época trazendo um evangelho de poder e de libertação, tanto espiritual, como social. Jesus foi ousado ao desafiar os demônios; ele foi ousado ao ordenar que cegos enxergassem, surdos ouvissem, coxos e paralíticos andassem; Jesus foi ousado ao mandar que o mar se acalmasse, foi ousado ao dizer para figueira secar-se.

Jesus foi ousado porque sabia do poder e autoridade que o Pai tinha lhe confiado. Jesus foi ousado porque conhecia bem o Seu Pai, tinha uma comunhão intima com o Pai.

Ele disse que o Pai lhe deu todo poder e domínio, e, Ele (Jesus) nos disse que este poder é liberado quando usamos Seu nome. Jesus nos disse que podemos expulsar demônios no Seu Nome. O Nome de Jesus é nossa arma, é a nossa senha para liberarmos o agir de Deus. Contudo o nome de Jesus não é magico, ele é poderoso, mas só pode ser usados por aqueles que crêem em Sua pessoa, por aqueles que o reconhecem como Filho de Deus e Salvador.

Portanto irmãos, sejamos ousados no Espírito Santo para fazermos proezas em Nome de Jesus e o fazermos para a glória de Seu nome. Lembre-se, se você viver covardemente, timidamente neste mundo, não assumindo sua fé diante dos homens, você será rejeitado por Jesus.

8 Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. 9 Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. (Lucas 12.8,9)

Deus busca...

 

3º - HOMENS E MULHERES ABERTOS À AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Na Nova Aliança que foi feita pelo sangue de Jesus o Espírito Santo passa a habitar no homem, a fazer do homem sua morada. O livro de Atos nos relata, no capítulo dois, que os apóstolos ficaram cheios do Espírito com o derramar da promessa de Deus, anunciada pelo profeta Joel (Joel 2.28,29). O livro de Atos descreve o cumprimento dessa promessa da seguinte forma.

1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2.1-4)

 

  • Curiosidade – a mim parece que todos oravam ao mesmo tempo e cada um os ouvia na sua própria língua materna.

 

5 Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. 6 Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. 7 Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: "Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? 8 Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? (Atos 2.5-8)

No capítulo quatro eles voltaram a ficar cheios do Espírito Santo após um período de oração. Isto nos ensina que devemos sempre viver em oração, pois é dessa forma que conseguiremos nos manter sempre cheios do Espírito Santo. Embora o Espírito Santo habite em nós é por meio da oração, do quebrantamento causado pela oração e jejuns que conseguiremos nos tornar abertos para o Espírito Santo.

Quando você vive uma vida intensa de oração, você deixa aberto o canal para Deus manifestar Sua vida e Seu poder por meio de você. Se você deixar de orar se tornará vazio e logo deixará de ouvir a voz do Espírito de Deus, contudo se orar hora após hora, após hora, após hora, com certeza o Espírito Santo se manifestará com poder através de sua vida.

O apóstolo Paulo diz em sua carta aos corintios que devemos buscar os melhores dons espirituais, que não devemos ser ignorantes quanto aos dons espirituais, conforme podemos ler em sua primeira epístola aos corintíos.

1 Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes. (1 Coríntios 12.1)

31 Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente. (1 Coríntios 12.31)

Embora Paulo incentive a busca pelos dons, ele passa a mostrar um caminho ainda mais excelente que os dons, algo que eles deveriam buscar com mais fervor do que a própria busca pelos dons – Paulo estava se referindo ao amor.

Mas voltando aos dons espirituais, se você os deseja, eles devem ser buscados em oração e jejum, pois eles não são dados para te promover ou para uso próprio, mas para que Deus possa edificar a sua igreja.

Embora Paulo repreendia a igreja de Corinto pela forma desorganizada dos seus cultos, pelos pecados que se encontravam na igreja, não os repreendia de forma alguma quanto a busca dos dons espirituais. Paulo pelo contrário os incentivava a estarem abertos para o mover do Espírito Santo. Mas ele os orienta a buscarem de forma racional, sábia, pois o Espírito de Deus não é espirito de confusão.

Lembre-se que Deus não arrebenta nossa privacidade, mas caminha à medida que nós abrimos a porta para Ele entrar. Não seja um homem, nem uma mulher de portas fechadas para o Espírito Santo. Julgue as manifestações espirituais segundo a luz da Palavra de Deus, mas não se deixe fechar e desacreditar no poder que Deus concedeu a você por meio do Espírito Santo, por causa de erros de alguns dos nossos irmãos. Seja uma pessoa aberta para o Espírito Santo.

 

CONCLUSÃO

Nesses tempos de ciência e tecnologia os 'olhos do Senhor continuam passando sobre a terra', buscando homens e mulheres aos quais ele possa usar poderosamente em sua obra. Você meu querido irmão e irmã pode ser a pessoa que Deus está buscando.

Para isso seja inteiramente consagrado(a) a Deus, seja ousado(a) em Deus e aberto(a) para o agir do Espírito Santo.

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

12/12/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário