Translate

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

SERMÕES 145 - NOVO ANO! VIDA NOVA! VESTES NOVAS!

 NOVO ANO! VIDA NOVA! VESTES NOVAS!

 

21 De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. 22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Efésios 4.21-24)

Sempre que assistimos programas de TV que apresentam quadros de transformação de pessoas, ficamos impressionados com as mudanças sofridas por essas pessoas, principalmente quando nos é mostrado o antes e o depois.

Normalmente para estes quadros são escolhidas pessoas descuidadas com a aparência. Elas são levadas para fazerem tratamentos de pele, dentário, darem uma geral no cabeleireiro e ganham no final um ‘banho de loja’. Depois de todo este processo a pessoa é apresentada totalmente renovada, quase irreconhecível.

Quando nos convertemos a Jesus Cristo, algo semelhante acontece em nossas vidas. Existe uma transformação que acontece em nosso interior e que acaba por refletir em nosso exterior.

No texto que lemos o apóstolo Paulo parece descrever uma troca de roupa, nos despimos do velho homem e nos revestimos do novo homem. Paulo está descrevendo o processo da conversão na vida de quem aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

A conversão exige que joguemos fora tudo que se refere ao velho homem. Precisamos trocar nossa forma de compreender o mundo, a vida, os negócios, a família, a religião e a nós mesmos. Precisamos nos revestir do novo homem, criado para ser semelhante a Deus. Precisamos nos vestir da mente de Deus, nos tornarmos um com Jesus e dessa forma compreendermos o mundo, a vida, os negócios, a família, a religião e a nós mesmos a partir da cosmovisão de Jesus.

Muitas pessoas dizem terem se convertido a Jesus Cristo, mas continuam vestidas do velho homem. Continuam agindo e vivendo guiadas por seus próprios corações.

Hoje iremos refletir sobre a ‘mudança de roupa’ que acontece quando recebemos uma Nova Vida. Meu desejo é que você neste novo ano possa viver a nova vida de Cristo e se revestir de vestes novas. Comece tirando a roupa velha.

 

1 – TIRE A ROUPA VELHA

22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, (Efésios 4.22)

Quando uma pessoa passa por uma transformação, primeiro ela é levada a se desfazer das roupas velhas e cafonas, do penteado mal produzido, do sorriso acabado pelas caries, para entrar em um novo estilo de vida, para alcançar uma nova aparência. A transformação só é possível quando a pessoa decide abandonar a velha aparência. Começa então um processo de faxina abandonando antigas modas para se vestir do novo fashion.

Não é diferente no mundo espiritual. A primeira coisa que o apóstolo ensina àqueles que se convertem a Jesus Cristo é abandonar o velho homem, isto é, a abandonar os hábitos, os valores, os princípios, a cosmovisão que regia sua vida antes de conhecer a Jesus.

O que determinava cada passo, cada escolha de sua vida, eram seus sonhos pessoais, seus valores e princípios que foram sendo construídos ao longo de sua vida pela influência deste sistema que governa nosso mundo. A conversão exige que você deixe de ser guiado por seus sonhos pessoais, pelos valores e princípios que o mundo construiu em você. Você precisa se despir de tudo isso, se não continuará vivendo governado pelas concupiscências deste mundo.

16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. (1 João 2.16)

A parábola do semeador ilustra bem esta verdade. As sementes foram lançadas em quatro tipos de solos. Um destes solos representa aqueles que ouvem a Palavra de Deus, se alegram com a Palavra, mas são sufocados pelos espinhos, que representam o mundo com sua cultura, valores e princípios. Os homens são sufocados com as preocupações desta vida passageira. Sufocados com os desejos de se enriquecerem, de alcançarem melhores posições sociais e religiosas. Sufocadas pelos desejos da carne, correndo atrás de prazeres sexuais.

Diante disso eu pergunto a você: “Você já se despiu do velho homem?” Essa é a primeira decisão que você precisa tomar hoje para construir um novo ano e uma nova vida. Se despir do velho homem começa reconhecendo a si mesmo como pecador, como um ser humano que reconhece suas próprias fraquezas. Este é o momento de dizer: “Senhor estou arrependido de ter vivido a vida sem ti. Me perdoe!”

Uma vez decidida a mudar de vida, abandonando a velha vida, a pessoa a ser transformada passa por uma geral cuidando de seus dentes, cabelo, pele e saúde em geral. Esse é o segundo passo, onde a transformação dá inicio, chamaremos esse passo de renovação.

 

2 – INICIE A RENOVAÇÃO

23 a serem renovados no modo de pensar (Efésios 4.23)

O apóstolo Paulo ensina que além de desfazermos de tudo o que é velho, nós devemos renovar nossa vida interior, renovando nosso modo de pensar. Não adianta jogarmos fora o que é velho e mantermos as velhas práticas e os velhos sentimentos dentro de nosso coração e de nossa mente. Se não renovarmos nosso modo de pensar logo estaremos vestidos novamente com as velhas roupas que jogamos fora.

Paulo ensina essa mesma verdade aos irmãos de Roma (Romanos 12.2)

2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.2)

Como cristãos precisamos cuidar de nossa saúde mental. Nossa saúde física, emocional e espiritual são fortemente influenciadas pela nossa saúde mental, por isso o apóstolo Paulo enfatiza em suas cartas a renovação de nossas mentes.  

Por isso é necessário mantermos uma vida de oração, perdoarmos todas as pessoas para não carregarmos mágoas velhas em nosso interior e devemos resistir às mentiras do mundo propagadas pelas mídias, séries e outros meios de comunicação. Não podemos permitir que nada do maligno faça morada em nossos pensamentos. Nossa mente deve estar cheia da Palavra de Deus.

Estamos em meio a uma grande batalha espiritual. Nós a igreja de Cristo, somos as testemunhas do Cristo ressurreto, por isso não lutamos com armas carnais, humanas. Não lutamos contra pessoas, mas contra toda força espiritual que se levanta em oposição ao projeto de Deus.  É dentro deste contexto de guerra espiritual que Paulo diz que devemos levar cativo todo pensamento (entendimento), para torná-lo obediente a Cristo (2 Coríntios 10.4,5).

4 As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. 5 Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. (2 Coríntios 10.4,5)

A obra da conversão não apenas troca a roupa exterior por uma nova religiosidade aparente. A mudança real e definitiva acontece dentro da pessoa, sua cosmovisão, sua forma de pensar sobre o mundo, a vida e Deus são transformados e consequentemente essa transformação se mostra externamente, se tornando visível a todos.

Diante disso eu pergunto a você: “Você já renovou seu modo de pensar?”

Uma vez decidida a mudar de vida, a se despir do velho homem, o processo de renovação se inicia pelo modo de pensar, levando a pessoa ao estágio final, onde ela se vestirá do novo homem.

 

3 – VISTA A ROUPA NOVA

24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. (Efésios 4.24)

O texto nos ensina que depois de jogarmos fora a roupagem mundana e sermos renovados interiormente pelo poder regenerador da Palavra de Deus, precisamos nos revestir do novo homem.

Este novo homem não é semelhante ao ser humano projetado pelo mundo, ele não corresponde ao molde do mundo; pelo contrário, este novo homem é semelhante a Jesus Cristo que veio para nos ensinar como Deus quer que vivamos nossa humanidade.

Vestir uma nova roupa significa mudar a forma de viver, melhorando o vocabulário (abandonando os palavrões), tendo um comportamento exemplar (abandonando as atitudes imorais), dominando o temperamento, honrando a palavra dada (pagando as dívidas, cumprindo horários), sendo submisso a Palavra de Deus e as autoridades por Ele instituídas, sendo irrepreensível (não tendo do que as pessoas te acusarem), tendo caráter (sendo íntegro), amando os inimigos, perdoando os ofensores, fazendo todo o possível para manter a unidade do Corpo de Cristo, e assim vivendo até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, à medida da estatura completa de Cristo.

Diante disso eu te pergunto: “Você já vestiu a roupa nova dada por Jesus?”

 

REFLEXÃO FINAL

17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! (2 Coríntios 5.17)

Muitas pessoas começam uma dieta e não conseguem continuar até o fim. Começam a tomar um remédio ou fazer um tratamento, mas deixam pela metade. Iniciam um curso e param pelo caminho.

Quanto aos comportamentos, fazem juramentos de mudança e propósitos de recomeçar uma nova vida, deixando práticas e vícios, mas não conseguem abandoná-los.

Por que as pessoas não conseguem mudar? Porque só quem fez o homem pode mudar o homem. Assim como um aparelho que deve ser consertado por quem o fabricou, somente quem criou o ser humano tem o poder de transformá-lo.

Deus proveu para nós, em Cristo Jesus, um modelo de como devemos viver a vida. Jesus não só é o modelo que devemos copiar, mas é o nosso Salvador. Por meio do seu sangue pagou o preço dos nossos pecados. Dessa forma destruiu na cruz toda dívida que era contra nós, limpando toda sujeira causada pelo velho homem em nós.

Mas a obra de Deus não termina aí, para completar, o Espírito Santo veio para preencher e renovar completamente a vida de quem se entrega a Jesus, de maneira que este possa se revestir do novo homem e viver plenamente conectado com Jesus Cristo.

Um novo ano se iniciou! Que seja um novo ano de vida nova e novas vestes. Desfaça de tudo o que é velho e mal em sua vida, renove sua alma e coração e se revista da nova vida em Cristo. Deus te abençoe!

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

02/01/2022

 

Um comentário:

  1. Por favor, de uma olhada no meu blog
    SuperFast - pesquisa bíblica
    download de programa totalmente gratuito para Windows
    com textos completos em Português, Inglês, Espanhol, Italiano e Francês.

    https://superfastbiblia.blogspot.com/

    ResponderExcluir