Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

SERMÕES 146 - ENCURVADO! NUNCA MAIS

 ENCURVADO! NUNCA MAIS

 

INTRODUÇÃO: Vivemos hoje numa sociedade que imprime um senso de preocupação muito grande para com a estética corporal.

Proliferam as academias de ginástica, sempre muito concorridas, ampliando a possibilidade de corpos bem “sarados” e muita gente bonita de se ver. Proliferam também as clinicas de cirurgias estéticas, corrigindo o que não se consegue corrigir através de exercícios.

É raro cruzarmos hoje em dia com um ou uma ‘corcunda’ pelas ruas de nossas cidades. Mas existem muitas pessoas que se encontram corcundas e que talvez nem tenham a consciência de como estão. Estas pessoas estão encurvadas e não conseguem ver além dos seus próprios pés. Caminham às cegas, sem visão real por onde estão caminhando. Talvez você seja uma dessas pessoas.

Considerando o aspecto existencial, emocional e espiritual há muitas pessoas encurvadas, olhando somente para baixo. Passam pela vida sem ver o horizonte. Vivem sem esperança alguma, pois são negativas, possuidoras de uma estima baixa, estão sempre desanimadas.

Você que se encontra neste estado, desanimado, abatido, corcunda por falta de esperança. Quero dizer-lhe que Jesus pode mudar seu quadro hoje. Jesus é a sua esperança.  Jesus disse que veio para que você tenha vida e a tenha em abundância (João 10.10). Espero que você possa sair daqui hoje de cabeça erguida dizendo para si mesmo: “Encurvado! Nunca Mais”.

Eu quero apresentar a vocês, na Bíblia, algumas razões ou forças que levaram algumas pessoas a viverem por algum momento encurvadas. Meu objetivo é que se você identificar algumas dessas razões ou dessas forças agindo sobre sua vida, você possa por um fim nisso hoje e não mais viver encurvado, derrotado, olhando para o chão. Encurvado! Nunca mais!

 

1 – PRIMEIRA RAZÃO: DE ORDEM ESPIRITUAL                        

10 Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, 11 e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. 12 Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença". 13 Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus. 14 Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: "Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado". 15 O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? 16 Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?" 17 Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo. (Lucas 13.10-17)

Este texto nos apresenta uma mulher encurvada, corcunda. Tinha dificuldade em olhar para frente e para cima. Enxergava somente o chão. Por dezoito anos esteve assim. A razão dela ter vivido encurvada era espiritual. O texto nos diz no verso dezesseis que “Satanás a mantinha presa”. No verso onze lemos que um espírito de enfermidade, um mensageiro de Satanás, a mantinha encurvada, até este encontro dela com Jesus.

O problema dela não era físico, não era biológico e nem emocional. Ela não nasceu corcunda. Não foi uma queda na escada e nem qualquer outro acidente que a deixou encurvada. Nem tão pouco foi a perda de uma pessoa amada ou qualquer outro tipo de sofrimento. Ela estava encurvada por uma força espiritual que a oprimia há dezoito anos.

A Bíblia nos ensina que há uma força maligna atuando no mundo. O diabo! Ele não é uma figura mitológica, ele é real! Está vivo e ativo na terra por meio de seus demônios. Ele não é bonzinho, nem vitima de um Deus egocêntrico, como muitos filmes e desenhos de nossos dias querem ensinar. Ele é oposição a Deus e ao seu reino desde o princípio. Sua finalidade é somente “roubar, matar e destruir” (Jo 10:10). Ele quer ser como Deus.

Há dezoito anos aquela mulher só via o chão. Não conseguia enxergar o céu, as estrelas, quem sabe não conseguia ver nem o topo de uma árvore.

Quem sabe você não está conseguindo ver o horizonte, não consegue olhar para o céu, não consegue ter esperança, fé na transformação de seu casamento, na vida de seu filho, sua filha. Não consegue acreditar mais que Jesus pode fazer o impossível por você.

Há alguém que se alegra com sua derrota, com sua tristeza, ele trabalha para destruí-lo: o diabo. Ele deseja por fim em sua alegria, sua esperança, em sua fé. Não deixe ele dominar sua vida, dominando sua mente. Olhe para Jesus hoje e receba sua vitória.

O diabo tem possuído muitas vidas, às vezes a dominando plenamente, nos casos de possessão e às vezes dominando somente as mentes das pessoas, manipulando-as a fazerem o que ele deseja. Chamamos isso de montar a cavalo. Isso acontece quando demônios sobem nos ombros daqueles que o permitem e ficam assoprando em suas mentes palavras de desânimo, palavras negativas, com o fim de fazê-las se sentirem pequenas, fracas, não amadas e por fim cegas espiritualmente, impossibilitando-as de olharem para Jesus. No inicio andam cabisbaixo, perdem a coragem de olharem para cima e mais tarde estão encurvadas.

Mas diga hoje para o diabo, para o inferno: “Encurvado! Nunca mais!” Levante sua fronte, olhe para o céu, pois Deus diz a você (Lucas 10.19):

19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. (Lucas 10.19)

Não deixe o diabo dominar você. Deus te deu poder para vencer o diabo e seu exército. O nome de Jesus foi dado a você para usá-lo contra toda força do mal. Levante-se em nome de Jesus. Não se curve mais ao diabo e suas mentiras. Você é mais que vencedor em Cristo Jesus. Você é amado(a) de Deus!

A segunda razão que leva muitos a se encurvarem é de ordem emocional.

 

2 – SEGUNDA RAZÃO: DE ORDEM EMOCIONAL

15 Eli tinha noventa e oito anos de idade e seus olhos estavam imóveis, e ele já não conseguia enxergar. 16 O homem lhe disse: "Acabei de chegar da linha de batalha; fugi de lá hoje mesmo". Eli perguntou: "O que aconteceu, meu filho?" 17 O mensageiro respondeu: "Israel fugiu dos filisteus, e houve uma grande matança entre os soldados. Também os seus dois filhos, Hofni e Finéias, estão mortos, e a arca de Deus foi tomada". 18 Quando ele mencionou a arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado do portão, quebrou o pescoço, e morreu, pois era velho e pesado. Ele liderou Israel durante quarenta anos. 19 Sua nora, a mulher de Finéias, estava grávida e perto de dar à luz. Quando ouviu a notícia de que a arca de Deus havia sido tomada e que seu sogro e seu marido estavam mortos, entrou em trabalho de parto (verbo hebraico Kāra) e deu à luz, mas não resistiu às dores do parto. 20 Enquanto morria, as mulheres que a ajudavam disseram: "Não se desespere; você teve um menino". Mas ela não respondeu nem deu atenção. 21 Ela deu ao menino o nome de Icabode, e disse: "A glória se foi de Israel". Porque a arca foi tomada e por causa da morte do sogro e do marido. 22 E ainda acrescentou: "A glória se foi de Israel, pois a arca de Deus foi tomada". (1 Samuel 4.15-22)

O texto hebraico não diz que a mulher entrou em trabalho de parto, o verbo hebraico que descreve este acontecimento é o verbo Kāra‘, que significa dobrar, curvar, prostrar, por isso a tradução mais correta é que ela se encurvou e deu a luz.

O que levou a mulher de Finéias, filho de Eli, a se encurvar? As más notícias. O texto bíblico diz que ela se encurvou ao ouvir que a arca havia sido levada pelos filisteus e que seu sogro e seu marido haviam morrido.

Isso significa que as más notícias abalaram seu estado emocional. As notícias foram tão pesadas que a fez se contrair, se curvar e por estar próxima de dar a luz acabou gerando a criança.

Nós também podemos nos curvar diante más notícias. Talvez você esteja hoje encurvado por causa de uma má notícia. E você continuará assim se não dividir este fardo, esta dor com outros. Busque alguém de confiança e abra seu coração a ela.

Ser igreja é chorar com os que choram, é dividirmos os fardos uns com os outros. Isso é sermos irmãos em Cristo. Não julguemos uns aos outros, pelo contrário, que possamos dar suporte para que nossos irmãos possam vencer suas fraquezas, seus pecados, dividir suas dores conosco e assim amenizarem as más notícias para que não vivam encurvadas.

Diante as dificuldades da vida você pode se encontrar hoje encurvado, por ter descoberto que seu filho está perdido nas drogas ou na prostituição, por ter descoberto que sua filha está se deitando com o namorado, ou que seu filho está se deitando com a namorada, ou por ter descoberto que seu marido ou esposa te traiu, ou ainda abatido por ter recebido a notícia de sua demissão. Se você está encurvado(a), corre para Jesus.

28 "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. 29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11.28-30)

Não deixe que as más notícias prostrem seu emocional e te deixe encurvado. Entrega hoje seu fardo a Jesus, confie Nele. Diz para Jesus o que esta passando em sua cabeça, em sua casa e entrega para Ele o seu problema. Ele está dizendo para você: “Vinde a mim, e eu lhes darei descanso”. Levanta a cabeça e anda com fé. Jesus é contigo! Tende bom ânimo! Diga a você hoje: Encurvado! Nunca mais!

A terceira razão que leva muitos a se encurvarem é de ordem natural.

 

3 – TERCEIRA RAZÃO: DE ORDEM NATURAL

Ela é de ordem natural, pois estamos falando do pecado. Nós nascemos pecadores e por isso pecamos ao longo de nossas vidas. O pecado está intrínseco a nós seres humanos, ele faz parte de nossa natureza humana caída. Contudo não fomos criados para o pecado, pelo contrário fomos criados para a santidade, para sermos a imagem e semelhança do Criador. O apóstolo Paulo escreveu as seguintes palavras (Efésios 1.4).

4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. (Efésios 1.4)

Por termos sido criados para sermos santos e irrepreensíveis diante de Deus o pecado produz em nós um conflito interior que nos destrói interiormente. Ao pecarmos a culpa se aloja em nossas mentes nos encurvando. Essa foi à experiência vivida por Davi, conforme ele mesmo descreve no Salmo 38.6.

4 As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável. [...] 6 Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando. (Salmos 38.4,6)

Davi diz que as suas culpas são como um fardo pesado e insuportável, por isso ele estava encurvado. É claro que o sentimento de culpa, dentro da medida correta, é bom, pois nos indica que erramos e que ferimos a Deus. Nos indica que de alguma forma ferimos os princípios e os valores de Deus. Uma vez que a culpa nos acusa devemos voltar para Deus arrependidos, e nos reconciliarmos mediante a confissão de nossos erros.

Entretanto, o diabo, nosso acusador se aproveita dessa situação de culpa para tentar nos destruir totalmente. Ele lança setas venenosas em nossa mente nos fazendo nos sentir cada vez pior, até ao ponto de acharmos que Deus não nos ouve mais, nos levando a vivermos encurvados pela culpa e pelo remorso.

Quem sabe essa é a origem desse seu andar cabisbaixo? Quem sabe você está praticando algo aparentemente inocente, mas no fundo, sua alma se sente culpada? Você sabe que esta fazendo algo contra Deus e isto tem feito você ficar encurvado, abatido, deprimido. Contudo você não deve aceitar essa culpa, pois a Bíblia diz:

9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1.9)

Se você já se arrependeu, já confessou o seu pecado a Deus, não deixe o diabo subir em cima de você através dos sentimentos de culpa. Levanta a cabeça, pois você não deve mais nada a ninguém, nem ao diabo, nem a Deus, pois seus pecados foram todos perdoados. Levante e ande de cabeça erguida. Encurvado! Nunca mais.

A quarta razão que leva muitos a se encurvarem é de ordem material (mundana).

 

4 – QUARTA RAZÃO: DE ORDEM MATERIAL

1 Quando envelheceu, Samuel nomeou seus filhos como líderes de Israel. 2 Seu filho mais velho chamava-se Joel, o segundo, Abias. Eles eram líderes em Berseba. 3 Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles se tornaram gananciosos, aceitaram suborno e perverteram a justiça. (1 Samuel 8.1-3 - NVI)

No verso três onde está escrito “Eles se tornaram gananciosos”, na versão da Almeida Revista e Atualizada esta frase foi traduzida pela expressão “se inclinaram à avareza”.

3 Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito. (1 Samuel 8.3 – ARA)

Aqueles que são gananciosos, na prática estão inclinados, encurvados à avareza. Os gananciosos são adoradores de Mamom, o deus da riqueza. Vivem prostrados, encurvados ao dinheiro e tudo que o dinheiro pode lhes comprar, como: fama, poder, casas, carros, sexo, etc. Na busca dos benefícios que o dinheiro pode lhes dar se tornam escravos do dinheiro. Vivem correndo atrás da felicidade através das conquistas materiais e dos prazeres passageiros deste mundo. Contudo a felicidade oferecida neste tempo presente está sempre um passo na frente do que já foi conquistado, uma vez que ela nunca produzirá felicidade real, pois essa só é possível ser alcançada em Jesus Cristo.

Os filhos de Samuel se encurvaram a avareza. Se tornaram juizes corruptos, pessoas compradas pelo dinheiro. O que vemos aqui é o que acontece com todos que acabam se encurvando para a riqueza, para Mamom. Elas vendem seus princípios e valores por moedas.

Elas acabam não tendo tempo para a igreja, para a oração, e ainda transformam o seu sacerdócio, isto é, o seu ministério seja ele dentro ou fora da igreja em fonte de enriquecimento. Seu trabalho é visto como meio somente para ganhar dinheiro e não para honrar a Deus. Não estão preocupados com as pessoas, nem como servir a Deus por meio de seu trabalho, mas somente com o dinheiro que podem ganhar ou com o status que podem alcançar por meio do seu serviço.

Contudo a Palavra de Deus nos adverte a respeito disso (Mateus 16.26):

26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mateus 16.26)

Olhe para dentro de si mesmo, veja se você não esta encurvado(a) de tanto correr atrás da segurança, da estabilidade, de coisas materiais ou dos prazeres oferecidos por este mundo passageiro.

Não se deixe ser dominado pelo mundo. Não se encurve diante o que este mundo lhe oferece. Levante sua cabeça, olhe para Jesus! Viva desprendido(a) para que Jesus possa reinar de fato em sua vida. Jesus te libertou para que você seja verdadeiramente livre. Diga a você, diga ao mundo: Encurvado! Nunca mais!

 

REFLEXÃO FINAL

A mulher do texto que lemos hoje passou dezoito anos encurvada. Nunca é tarde para ser feliz, nunca é tarde para recomeçar uma caminhada aprumada, olhando para o horizonte e podendo levantar a cabeça para o céu.

Aquela mulher morreria encurvada se não desse ouvido a voz de Jesus. Ele a chamou primeiro e depois lhe tocou, conforme podemos ler em Lucas 13.12,13.

12 Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença". 13 Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus. (Lucas 13.12,13)

A mulher encurvada se expôs ao toque do Senhor. Ele a chamou e ela atendeu ao seu chamado. Ela deixou que Ele a tocasse. Ela decidiu ouvir sua voz e se abriu para seu toque.

Jesus está falando hoje com você, por meio dessa Palavra. Ele quer tocar em você, Ele quer fazer um milagre em sua vida, mas pare de correr Dele. Deixa Jesus tocar em você agora. Deixa Jesus te endireitar. Olhe nos olhos de Jesus e diga a ele: “Senhor não quero mais viver encurvado. Toque em mim e me liberte de tudo que tem me prostrado. Em teu nome Jesus eu me levanto para viver uma nova vida. Encurvado! Nunca mais! Em nome de Jesus”.

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

09/01/2022 (noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário