AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE (1 parte)
Série: Apocalipse (2
parte)
Hoje vamos iniciar
uma reflexão nas sete cartas enviadas por Jesus para as sete igrejas da
província da Ásia Menor. Iremos refletir nas quatro primeiras cartas. Lembro
que o livro do Apocalipse foi escrito em um período em que a Igreja de Cristo
sofria uma forte perseguição em todo o território do Império Romano.
O número sete
simboliza a plenitude, por isso, João usa por diversas vezes este número: sete
estrelas, sete espíritos, sete candelabros, sete igrejas e outros muitos setes.
Sete igrejas significa que estas cartas foram escritas primeiramente para as
sete igrejas literais que se reuniam, nos dias de João, nas cidades de Eféso, Esmirna,
Pérgamo, Tiatira, Sárdis, Filadélfia e Laodiceia; mas também foram escritas
para todas as demais igrejas de todas as eras.
Portanto elas
também foram escritas para nós hoje, por isso iremos procurar destacar ensinos
nestas cartas com o fim de desenvolvermos nossa fé e dessa forma desenvolvermos
nossa humanidade também, pois crescer é necessário.
Vou buscar ser muito objetivo na análise de todas estas cartas, pois daria para fazer um sermão baseado em cada uma delas.
1 – PRIMEIRA CARTA: ÉFESO
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreva:
Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e
anda entre os sete candelabros de ouro. 2 Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que
você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos
mas não são, e descobriu que eles eram impostores. 3 Você
tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem
desfalecido. 4 Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu
primeiro amor. 5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as
obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei
o seu candelabro do seu lugar. 6
Mas há uma coisa a seu favor: você odeia
as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. 7 Aquele
que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o
direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. (Apocalipse 2.1-7)
Jesus aponta
algumas coisas merecedoras de elogios por parte desta igreja e aponta um
problema muito sério que precisava ser corrigido, caso contrário ele colocaria
fim a esta igreja.
Ela é elogiada
por ser uma igreja atuante e perseverante em sua fé, mesmo em meio à
perseguição promovida pelo Império Romano. Também ela é elogiada por ser firme
em suas doutrinas não tolerando em seu meio homens maus e desmascarando os
falsos apóstolos com seus falsos ensinos, incluindo os nicolaítas com suas
práticas heréticas.
Os
nicolaítas combinaram filosofia grega, mitologia e elementos do judaísmo ao
cristianismo. Eles erravam ao afirmarem que, uma vez que Jesus os libertará de
toda lei, eram livres para viverem da forma que desejassem, na prática da
idolatria e da imoralidade, associando-se com as imundícias de uma sociedade
pagã e corrupta, pois afirmavam que todo mal residia na carne e essa no
entender deles não participaria da redenção.
Por outro lado a
Igreja de Éfeso é repreendida por ter abandonado o seu primeiro amor.
O que aconteceu
com a Igreja de Éfeso acontece comumente em nossos dias, em nossas igrejas. Na
busca de preservarmos nossas doutrinas, nossa fé de forma pura e santa,
acabamos nos tornando justiceiros da fé. Neste processo em que vamos tentando
preservar nossas doutrinas intactas de todo o mal e mentiras procedentes do
mundo, começamos a nos fechar e a desconfiar de todos, quando menos percebemos
estamos fazendo o que fazemos sem nos doarmos ao outro, sem estarmos
vulneráveis ao outro, sem amor. Fazemos o que fazemos com um coração duro e
fechado para o outro.
Os homens maus,
as pessoas más vão petrificando nossos corações. Na medida em que elas nos
colocam em posição de defesa, iniciamos um processo de fechamento do nosso ser
ao outro. Começamos a nos esfriar e nos distanciarmos do outro. Passamos a
fazer nossas tarefas sejam elas em nossa casa, no trabalho e até na igreja pelo
resultado e não mais pelas vidas, pelas pessoas. Mas a vida é baseada em
relacionamentos. O cristianismo é viver em unidade com o outro. Por isso Jesus
chama esta igreja ao arrependimento. A frieza dessa igreja, a ausência do amor
a impedia de ser igreja.
Portanto se você
se encontra assim e deseja crescer, Jesus está dizendo volta para o primeiro
amor. O que ele está dizendo é volte para aquele ponto onde você começou a
desacreditar nas pessoas. Volte para aquele lugar onde você se frustrou com o
ser humano e recomece novamente sua caminhada. Redescubra o amor, pois quem não
ama o seu semelhante, não ama a Deus que não vê.
2 – SEGUNDA CARTA: ESMIRNA
8 Ao anjo da igreja em Esmirna
escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu
e tornou a viver. 9 Conheço
as suas aflições e a sua pobreza; mas
você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo
antes sinagoga de Satanás. 10 Não tenha medo do que você está prestes a sofrer.
Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prova-los, e vocês
sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a
coroa da vida. 11 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às
igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte. (Apocalipse 2.8-11)
Esta é uma carta
para uma igreja sofredora, uma igreja pobre socialmente, mas rica aos olhos de
Jesus. Diferente da igreja de Laodiceia, uma igreja rica, mas pobre aos olhos
de Jesus. Os irmãos de Esmirna enfrentavam a oposição dos judeus que frequentemente se empenhavam em acusar os
crentes diante dos tribunais romanos. Embora eles se considerassem “sinagoga de
Deus”, Jesus afirma que eles eram, na realidade, “sinagoga de Satanás”. Ao
acusarem os cristãos eles se levantavam contra o próprio Cristo.
A carta é
escrita com o fim de animar a Igreja de Esmirna em meio ao sofrimento maior que
ainda teria que enfrentar devido à perseguição do imperador romano Domiciano
aos cristãos daqueles dias. Dez dias é um numero simbólico nesta carta, que
figura um prazo para que eles alcancem a vitória, faz referência aos dez dias
que Daniel e seus amigos precisaram permanecer fiel a Deus não se alimentando
das iguarias da Babilônia.
A carta não
promete livramento para os cristãos de Esmirna, mas pede que eles permaneçam
fiéis até a morte, pois depois de passarem pela morte receberiam a coroa da
vida. A vitória alcançada pela fidelidade não é uma vida prospera, mas o
livramento da segunda morte.
Martin Luther
King Jr. disse que “quem não encontrou uma boa razão para morrer, não encontrou
uma boa razão para viver”.
O que dá sentido
para nossas vidas não é o conjunto de posses acumuladas, não é o conjunto de diplomas
recebidos, de viagens realizadas. Estas coisas os irmãos de Esmirna não tinham,
eles eram pobres. Mas o que dá sentido a nossa existência é a experiência de
encontrarmos algo tão valioso que nos leva abrir mão de nossas próprias vidas,
que nos leva a sacrificarmos tudo o que nos prende a essa vida. Os irmãos de
Esmirna encontraram essa pérola de valor, por isso eram ricos.
Quem encontra
com Jesus, encontra a pérola de valor e estão prontos a sacrificar tudo e a
própria vida para receberem daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu,
mas ressuscitou a coroa da vida.
Se você deseja
crescer você precisa ter um encontro com Jesus. Sua vida não deve ser avaliada
pelas circunstâncias, pela pobreza ou riqueza, pelas conquistas ou derrotas que
este mundo possa proporcionar a você. No fim sua vida só terá dado certo se
você encontrou a razão pela qual você se tornou disposto a morrer, a perder
tudo por essa causa. Somente em Jesus você irá descobrir o verdadeiro sentido
de sua existência. Somente em Jesus você descobrirá a causa pela qual vale a
pena morrer.
Martin Luther
King descobriu na luta contra o racismo a sua causa que valia a pena morrer.
Ele sabia que era por essa causa que Jesus o chamou. Talvez essa seja a sua
causa também. O apóstolo Paulo sabia que valia a pena morrer por causa da
pregação do evangelho aos gentios; essa era a causa dele. Talvez a sua seja cuidar
da terceira idade, lutar pela justiça aos desfavorecidos. Talvez seja ser mãe,
ser pai. Talvez um empresário, médico, advogado, vereador, etc., mas certamente
Deus tem um propósito para você. Cresça e descubra qual é o propósito que Deus
te deu que vale a pena morrer por isso. Este propósito está em Cristo. Todos nós
no fim morremos e vivemos para Cristo, pois Ele é o Principio e o Fim. Tudo o
que fizer faça como para Cristo, pois não existe propósito para nossa
existência fora dele.
3 – TERCEIRA CARTA: PÉRGAMO
12 Ao anjo da igreja em Pérgamo
escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes. 13 Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você
permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando
Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.
14 No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se
apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os
israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar
imoralidade sexual. 15 De igual modo você tem também os que se apegam aos
ensinos dos nicolaítas. 16 Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até
você e lutarei contra eles com a espada da minha boca. 17 Aquele
que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná
escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito,
conhecido apenas por aquele que o recebe. (Apocalipse
2.12-17)
Pérgamo
era a capital da província da Ásia no Império Romano. Era uma cidade
importante, com grandes edifícios, boa acessibilidade e com uma economia muito
ativa. Lá havia diversos templos aos deuses greco-romanos, mas havia um templo
dedicado a César, um centro de adoração ao imperador romano, onde os habitantes
proclamavam que “César era o Senhor”. Por isso Pérgamo era a cidade onde estava
o trono de Satanás. O imperador de Roma é descrito nesta carta como um servo do
próprio Satanás.
Evidentemente
esse ambiente causava sérios problemas aos cristãos de Pérgamo, uma vez que
eles declaravam que “Jesus era o Senhor”. Eles eram duramente perseguidos ao
não aderirem aos festivais religiosos da cidade, eram excluídos da vida social
e econômica da cidade. Essa exclusão os levava a perda de seus bens e de
qualquer prestigio social. Eles são elogiados por Jesus, porque mesmo diante a
perseguição e a perda financeira e social que sofriam, eles se mantinham fiéis
a Ele.
Diferentemente
dos irmãos de Éfeso que foram elogiados por preservar a sã doutrina e afastar
os homens maus; os irmãos de Pérgamo foram repreendidos por tolerarem no meio
deles homens com ensinos pervertidos. Homens apegados aos ensinos de Balaão,
que simboliza todos os homens que pervertem os ensinamentos de Deus induzindo o
seu povo ao pecado, e, homens que promoviam os ensinos dos nicolaitas, que
simbolizam todos os homens que levam o povo de Deus ao pecado da imoralidade
sexual, da libertinagem.
A tolerância com
estes homens e com seus ensinos eram tão prejudiciais à igreja, que o próprio
Senhor Jesus disse que se eles não resolvessem este problema, ele mesmo viria e
julgaria estes homens.
Se desejamos
crescer não podemos tolerar falsos mestres entre nós! Os falsos mestres nos
induzem ao erro. Eles querem que vivamos no pecado, porque o pecado nos separa
de Deus. Satanás não pode nos separar do amor de Deus, por isso ele tenta fazer
com que nós pequemos e assim nos afastemos de Deus. Cuidado com o pecado!
Afaste-se do pecado!
Mansamente os
falsos mestres vão introduzindo em nós uma compreensão errada a respeito de
Jesus e de seus ensinos, nos levando ao pecado. Estes falsos mestres estão
espalhados hoje pelas mídias sociais e outros meios de comunicação. Cuidado com
o que você ouve. Avalie quem você está ouvindo.
A Igreja Cristã viveu
em trevas por muitos anos. A Reforma Protestante corrigiu em parte algumas
coisas, mas ainda hoje a igreja traz em suas práticas marcas causadas pelo desvio
do período em que viveu em densas trevas. Por isso não podemos permitir que a
Igreja se desvie novamente da verdade. Não abra a porta da sua casa por meio
das mídias sociais para qualquer pregador, para qualquer profeta ou profetiza.
Avalie os espíritos.
Fechar a porta para
muitos pregadores significa crescimento. Só quem cresce assume a
responsabilidade de sua própria vida. Só quem cresce avalia tudo o que ouve e retém
só o que é bom. Só quem cresce não terceiriza sua fé. Cresça!
4 – QUARTA CARTA: TIATIRA
18 Ao anjo da igreja em Tiatira
escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de
fogo e os pés como bronze reluzente. 19 Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua
perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
20 No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher
que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à
imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. 21 Dei-lhe
tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se
arrepender. 22 Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande
sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das
obras que ela pratica. 23 Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as
igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a
cada um de vocês de acordo com as suas obras. 24 Aos demais que estão
em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles
dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre
vocês; 25 tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm,
até que eu venha. 26 Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim
darei autoridade sobre as nações. 27 "Ele as governará com
cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro" 28 Eu
lhes darei a mesma autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe
darei a estrela da manhã. 29 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às
igrejas. (Apocalipse 2.18-29)
A vida econômica
e social de Tiatira era semelhante à de Pérgamo. Os cristãos de Tiatira
enfrentavam as mesmas dificuldades dos irmãos de Pérgamo. A realidade
espiritual da igreja de Tiatira também era muito parecida com a de Pérgamo. Ambas
as igrejas toleravam ensinos que levavam os cristãos a imoralidade sexual e a
participarem de cultos comendo alimentos sacrificados a ídolos.
A diferença
dessas duas igrejas se encontra na forma como elas foram induzidas ao pecado.
Enquanto a igreja de Pérgamo tolerou falsos mestres e seus ensinos corrompidos,
a igreja de Tiatira dava ouvidos a uma mulher que se autodenominava profeta.
Ela é chamada
por Jesus de Jezabel, muito provavelmente esse não era o seu nome, mas assim
foi chamada pela intenção do Senhor em compará-la a Jezabel, esposa do rei
Acabe. Assim como Jezabel seduziu Acabe e todo o povo de Israel, ela estava
seduzindo os crentes de Tiatira a comerem dos banquetes sacrificados aos ídolos
e a praticarem a prostituição religiosa. Ela pregava que os crentes tinham que
conhecer “as coisas profundas de Satanás”.
Embora Tiatira
fosse uma igreja atuante, amorosa, que estava crescendo mesmo em meio à
perseguição, muitos estavam se deixando levar por Jezabel. Possivelmente porque
Jezabel oferecia para eles um evangelho liberal, sem regras, sem proibições,
sem leis. Um evangelho que abraçava o mundo e que podia se relacionar com a
imoralidade e com os cultos aos demais deuses. O cristianismo oferecido por
Jezabel contemplava uma prática ecumênica com o paganismo e o pecado. Dessa
forma os crentes de Tiatira podiam continuar negociando e vivendo em paz com os
demais comerciantes da cidade.
Se desejamos
crescer em nossa fé e em nossa identidade como ser humano não podemos nos
moldar ao mundo. Não existe crescimento de nosso ser como indivíduos dentro da
cultura emergente de nossos dias. A cultura de nossos dias tem destruído nossa
identidade como ser humano. Ela vem revestida de uma roupagem enganosa,
relativizando a verdade, promovendo a imoralidade sexual, discursando respeito
a todos e a todas as religiões com o fim de destruir todos os símbolos
cristãos.
Não podemos
viver um cristianismo aliançado com o mundo. Não somos mais do mundo. Estamos
no mundo para sermos sal e luz.
Jezabel
representa a voz do diabo dentro da igreja. Ela é uma figura influente na
igreja, mas que trabalha para o diabo. Ela une o discurso do mundo com o
discurso da igreja. Aqueles que dão ouvidos a voz de Jezabel sofrerão o juízo
de Jesus. Aqueles que abandonam os princípios do Reino de Deus anunciados por
Jesus e seus apóstolos para conseguirem sucesso profissional, familiar,
relacional ou ministerial sofreram as consequências dessa escolha errada. Mas
os que fizerem a vontade de Jesus até o fim, ainda que vivendo miseravelmente neste
mundo receberão autoridade sobre as nações.
Jezabel, a
mulher de Acabe é caracterizada pela forte influência sobre Acabe e sobre o
povo de Israel. Jezabel pode simbolizar aquela irmã ou irmão que te induz a
julgar o outro, que te induz sempre a olhar o outro como o problema, que te
induz a viver armado contra os irmãos na igreja, que te coloca contra os
pastores, que te induz a não acreditar na igreja de Cristo.
Se você deseja
crescer afaste-se da Jezabel. Pare de ouvir as pessoas que estão sempre
apontando problemas na vida do seu irmão, da sua irmã, dos pastores, dos
líderes ministeriais. Pare de ouvir as pessoas que estão sempre insatisfeitas
com a igreja de Cristo. Não se deixe ser influenciado por fofocas, por
sentimentos de terceiros. Cresça!
Vivemos em um
mundo imperfeito, cheio de seres humanos imperfeitos, a começar por nós, por
você. Precisamos aprender a amarmos e caminharmos com pessoas imperfeitas ao
nosso lado. Devemos crescer a ponto de fazermos tudo para vivermos bem com as
pessoas imperfeitas que nos cercam. Precisamos ensinar uns aos outros a não mais
cobrar a perfeição do outro, mas a tolerar as falhas e ajudá-las a alcançar
aquilo que Deus tem para elas e para a igreja como um todo. Não é aceitar a
mediocridade, o relaxo com a obra de Deus, mas aceitar o outro com o fim de
ajuda-lo a se desenvolver.
Pare de ouvir
Jezabel! Pare de viver influenciada pelas vozes do passado e pelas experiências
de outros. Crescer é necessário! Comece a ouvir a voz de Jesus e daqueles que
verdadeiramente o servem. Enquanto você ouvir Jezabel, você não receberá
autoridade para governar, pois crianças não governam, são governadas.
REFLEXÃO FINAL
Eu quero
terminar essa mensagem de hoje lendo as palavras de vitória para aqueles que
permanecerem fiéis até o fim.
7 Aquele que tem ouvidos ouça o
que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore
da vida, que está no paraíso de Deus. (Apocalipse 2.7)
Você é vencedor? Ou você deixou seu coração se
endurecer. Se isso aconteceu volta ao lugar onde seu coração perdeu o amor e
redescubra o amor e o perdão.
11 Aquele que tem ouvidos ouça o
que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda
morte. (Apocalipse 2.11)
Você é vencedor? Você encontrou uma razão pela qual vale
a pena morrer? Você encontrou Jesus e Nele o propósito de sua vida? Deus tem um
propósito para você.
17 Aquele que tem ouvidos ouça o
que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe
darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por
aquele que o recebe. (Apocalipse 2.17)
Você é vencedor? Ou você tem se distanciado de Deus
vivendo no pecado? Se você encontra abraçado com o pecado. Arrependa-se!
Abandone o pecado e volte para Deus.
26 Àquele que vencer e fizer a
minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. 27 "Ele as governará com cetro de ferro e as
despedaçará a um vaso de barro" 28 Eu lhes darei a mesma
autoridade que recebi autoridade de meu Pai. Também lhe darei a estrela da
manhã. 29 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às
igrejas. (Apocalipse 2.26-29)
Se você quer ser
um vencedor, você precisa crescer. Você precisa conhecer a Jesus profundamente
e se tornar o ser humano que ele deseja. Deus te abençoe!
Pr. Cornélio
Póvoa de Oliveira
10/04/2022
(noite)
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