CAVALOS E CAVALEIROS
Série: Apocalipse (6
parte)
O tema de nossa
mensagem de hoje é “Cavalos e Cavaleiros”.
Quero iniciar
lembrando que os cristãos nos dias em que o livro do Apocalipse foi escrito
estavam sendo perseguidos ferozmente pelo império romano, por não prestarem
culto ao imperador de Roma.
A igreja se
encontrava amedrontada, muitos cristãos estavam se envolvendo com heresias,
imoralidade sexual e se deixando influenciar por pessoas de dentro da igreja
que os incentiva a se amoldarem ao mundo de seus dias, com o fim de não mais
serem perseguidos e poderem prosperar financeiramente.
Em meio a isso o
livro do Apocalipse, que é uma carta para as igrejas daqueles dias, buscava
encorajar os cristãos para permanecerem fiéis até o fim e alcançarem a
felicidade prometida por Jesus.
No capítulo
cinco, Jesus é apresentando como Leão e Cordeiro, aquele que tem autoridade
para julgar a humanidade, e por isso, o livro da história lhe foi entregue pelo
Pai.
O capítulo seis
descreve o inicio do que Jesus chama “Principio das Dores” ou “Inicio das
Dores”, conforme podemos ler no Evangelho de Mateus 24.6-8.
6 Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. 7 Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. 8 Tudo isso será o início das dores. (Mateus 24.6-8)
O início das
dores começa com a abertura do primeiro selo. Os selos tratam das ações de
Jesus na história a partir de seu coroamento até a sua segunda vinda. Estes
selos são representações de fatos na história a partir da coroação de Jesus. Tendo
este contexto em nossa mente vamos iniciar nossa leitura do capítulo seis (Ap 6.1,2).
1 Observei quando o Cordeiro
abriu o primeiro dos sete selos. Então ouvi um dos seres viventes dizer com voz
de trovão: "Venha!"
2 Olhei,
e diante de mim estava um cavalo branco! Seu cavaleiro empunhava um arco, e
foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer. (Apocalipse 6.1,2)
Estamos diante
de uma linguagem apocalíptica e por isso de difícil compreensão. Alguns
teólogos identificam este cavaleiro como um agente da luz e outros o
identificam como um agente das trevas, se apresentando como um agente da luz.
Eu vou apresentá-lo a vocês da forma que eu creio. Respeito às demais posições,
mas vou ser coerente com o que creio.
A cor branca do
cavalo simboliza pureza. Este cavaleiro simboliza o Evangelho de Cristo. As
boas novas de Cristo é o anúncio daquele que venceu e está determinado a
vencer. Este cavaleiro simbolizava para João e para a igreja de seus dias que a
mensagem por eles proclamada não seria vencida pelo Império Romano. Que o
sangue derramado por causa do testemunho deles não seria em vão.
Esta mensagem
deve nos inspirar também, porque o Evangelho testemunhado por eles chegou até
nós. O Evangelho de Cristo cavalga na história como vencedor, apesar de ter
enfrentado diversos inimigos. O nosso testemunho hoje continuará vencendo e
fazendo novos discípulos para Cristo.
Depois desta visão, o segundo selo é aberto (Ap 6.3,4).
3 Quando o Cordeiro abriu o
segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizer: "Venha!" 4 Então saiu outro cavalo; e este era vermelho. Seu
cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se
matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada. (Apocalipse 6.3,4)
O segundo
cavaleiro recebeu poder para causar a guerra, tirando a paz da terra – não
somente da igreja, de toda terra – e recebeu poder também para tirar a paz entre
os homens – não somente dos cristãos, mas de todos os homens. Estou dando esta
ênfase porque muitos entendem que este cavalo vermelho e seu cavaleiro foram
enviados contra a igreja somente.
A cor vermelha
deste cavalo apresenta seu cavaleiro como àquele que fere, fazendo com que os
homens viessem a sangrar.
A igreja nos
dias de João viveu rumores de guerra. Os povos germânicos chamados de bárbaros
iniciaram guerra contra o Império Romano e no ano 476 d.C. puseram fim a este
império.
Este cavalo e
seu cavaleiro atuam através das diversas instituições estabelecidas pelos
homens. Como se dão as guerras? Elas se iniciam a partir daqueles que possuem o
poder. Vladimir Putin começou uma guerra porque ele tem o poder do Estado da
nação russa em suas mãos. Muitos outros no passado fizeram o que ele fez
motivados por suas ambições egoístas e infantis. Não levaram em conta as vidas
humanas para poderem aumentar suas fronteiras ou deixarem seus nomes na
história.
Guerras
religiosas já produziram muito derramamento de sangue na história. Nós cristãos
também matamos vidas inocentes motivados não pelo amor de Deus, não pela
expansão do Evangelho, mas por uma ambição egoísta, orgulhosa e infantil.
Famílias se
destroem e guerreiam psicologicamente e fisicamente pelos mais diversos motivos.
Clubes de futebol têm seus nomes atrelados a constantes guerras de torcidas
organizadas. Guerras políticas são travadas por causa das diferenças
ideológicas. As redes sociais são instrumentos de guerra e de destruição de
seres humanos. Por meio delas o bulling é praticado; pessoas tem sua paz
roubada, e, algumas chegam a se cortar, a se odiar e até a tirar a própria
vida.
Este cavalo vermelho
e seu cavaleiro sem dúvida foram à causa do sofrimento e da morte de muitos
cristãos. Muitos foram torturados e violentados ao longo da história da igreja
de Cristo.
O terceiro selo
é aberto (Ap 6.5,6).
5 Quando o Cordeiro abriu o
terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: "Venha!" Olhei, e
diante de mim estava um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha na mão uma balança. 6 Então ouvi o que parecia uma voz entre os quatro seres
viventes, dizendo: "Um quilo de trigo por um denário, e três quilos de
cevada por um denário, e não danifique o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6.5,6)
O cavalo preto e
seu cavaleiro representam a fome, a pobreza, a exploração e a injustiça que são
subprodutos da guerra. Um
quilo de trigo por um denário, e três quilos de cevada por um denário é a
representação da injustiça social e econômica. Um denário era o salário de um
dia de trabalho. O trigo e a cevada são grãos básicos usados na alimentação que
aqui são vendidos por um preço altíssimo para mostrar a opressão sobre os
pobres. A cevada era inclusive alimento para os animais domésticos.
A balança aqui significa época de escassez e de
injustiça. Contudo a fome trazida por este cavalo preto e seu cavaleiro não era
para os ricos. Quando o texto diz “não danifique o azeite e o vinho” ele está
falando do alimento que somente os ricos podiam desfrutar.
Naqueles dias o Império Romano era um instrumento de
opressão. O império impunha altos impostos sobre o povo e somente os ricos eram
favorecidos pelo império. Os cristãos por não proclamarem “César o Senhor” não
conseguiam prosperar, não conseguiam fazer negócios. Quando conseguiam algo
eram explorados.
Não diferente daqueles dias, hoje as grandes nações
oprimem e exploram as mais pobres. Os grandes empresários oprimem e exploram as
pequenas empresas. Os patrões oprimem e exploram seus empregados. As donas de
casa oprimem e exploram suas empregadas. E como nós cristãos, nos encontramos
diante este mercado capitalista injusto e opressor? Quem é você neste mercado,
o oprimido ou o opressor?
O quarto selo foi aberto (Ap 6.7,8).
7 Quando o Cordeiro abriu o
quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: "Venha!" 8 Olhei, e diante de mim estava um cavalo amarelo. Seu
cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades o seguia de perto. Foi-lhes dado poder
sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome, por pragas e por
meio dos animais selvagens da terra. (Apocalipse 6.7,8)
Este cavalo não
é amarelo, a melhor tradução seria algo como um amarelo esverdeado, um tom
pálido. A cor deste cavalo é a cor da morte. Este cavalo e seu cavaleiro são
seguidos pelo Hades, que significa inferno. Onde a morte está o inferno está
perto tentando tragar a vida colhida pela morte.
Foi lhes dado
poder, porque a morte e o inferno não tem poder sobre a vida. A morte e o
inferno só podem agir debaixo da autoridade de Jesus. O poder que lhes foi dado
era limitado a 25% por cento de toda terra, a um quarto da terra. Jesus colocou
este limite de número e de instrumento. A morte podia agir por meio da espada,
da fome, de pragas e por meio das feras.
Em meio a este
quadro de morte e sofrimento da humanidade, os cristãos não estavam isentos.
Possivelmente sofreram mais até do que os demais seres humanos porque eram
vistos como rebeldes e insubmissos as autoridades estabelecidas pelo Império
Romano. O quinto selo vem nos mostrar a situação daqueles que morreram em
Cristo, que não cultuaram o imperador romano, que não apostatarão da fé em
Jesus Cristo, que foram fiéis ao Senhor até a morte (Ap 6.9-11).
9 Quando ele abriu o quinto selo,
vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da
palavra de Deus e do testemunho que deram. 10 Eles clamavam em alta voz: "Até quando, ó
Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e
vingar o nosso sangue?" (Apocalipse 6.9,10)
As almas dos
crentes estão debaixo do altar, isto é, debaixo do sangue de Cristo. Elas estão
remidas e justificadas por isso se encontram debaixo do altar.
Segundo a visão
de João, as almas dos crentes não estão inconscientes, estão no céu clamando
pela justiça. Clamar pela justiça é clamar pela concretização da promessa do
Reino de Deus. Não é um clamor de um desejo de vingança pessoal. É o anseio
puro do desejo de ver o Reino de Deus estabelecido no universo. Esse clamor
“Até quando?” foi respondido por Jesus com uma resposta surpreendente a nós (Ap 6.11).
11 Então cada um deles recebeu uma
veste branca, e foi-lhes dito que esperassem um pouco mais, até que se
completasse o número dos seus conservos e irmãos, que deveriam ser mortos como
eles. (Apocalipse 6.11)
A veste branca
não significa que as almas receberam literalmente vestes, mas que foram
purificadas através do sangue do cordeiro. O surpreendente está na resposta que
Jesus deu para os mártires - “que
esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus conservos e
irmãos, que deveriam ser mortos como eles”.
Jesus está
dizendo que ainda há cristãos que precisam morrer como mártires. Estamos diante
uma medida de Deus que não sabemos quando se completará. O número de mártires
ainda não se completou. Talvez falte a minha morte ou a sua morte como mártires
para que a medida se complete. Você está pronto para morrer por Cristo?
Se ainda há
cristãos que precisam morrer como mártires isto significa que a ira de Deus não
transbordou, mas a qualquer momento ela pode transbordar e Deus se levantar
furioso e gritar nos céus: “Basta! Chega!” Quando isto acontecer o sexto selo
se cumprirá (Ap 6.12-17).
12 Observei quando ele abriu o
sexto selo. Houve um grande terremoto. O sol ficou escuro como tecido de crina
negra, toda a lua tornou-se vermelha como sangue, 13 e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos
verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte. 14 O
céu foi se recolhendo como se enrola um pergaminho, e todas as montanhas e
ilhas foram removidas de seus lugares. 15 Então os reis da
terra, os príncipes, os generais, os ricos, os poderosos — todos os homens,
quer escravos, quer livres, esconderam-se em cavernas e entre as rochas das
montanhas. 16 Eles gritavam às montanhas e às rochas: "Caiam
sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira
do Cordeiro! 17 Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá
suportar?" (Apocalipse 6.12-17)
Estes versos
descrevem o quadro que acontecerá quando a ira do Cordeiro, a ira de Deus
transbordar. As almas dos mártires, dos que morreram por causa do nome de Jesus
em toda a história da igreja será vingada no dia do Senhor. O sexto selo se
refere a um futuro breve que eu acredito que logo veremos se cumprir.
Este será um dia
de caos total – terremotos, o sol se tornará escuro, a lua vermelha, as
estrelas do céu cairão, os reis da terra, os príncipes, os generais, os ricos,
os poderosos, todo ser humano se esconderá neste dia e pedirá para que as
montanhas caiam sobre eles, eles pedirão a morte. Um dia terrível! O julgamento
chegou! A casa caiu para os ímpios e incrédulos!
REFLEXÃO FINAL
Eu quero
terminar essa mensagem perguntando a você: “Em quais destes cavaleiros você se
enxerga? Com quais destes cavaleiros você se identifica?”. Pense bem em sua
resposta. Você se vê no cavaleiro branco que anuncia o evangelho de Jesus
Cristo com palavras e com ações de bondade para com os seus semelhantes? Ou
você se vê em dos outros cavaleiros passando por cima de seus semelhantes,
fazendo com que eles sangrem, explorando-os financeiramente, oprimindo-os
psicologicamente e levando-os a morte de sua humanidade.
Sansão foi um
homem extremamente forte que abusou da paciência de Deus. Mas um dia a casa
caiu para Sansão. Deus deixou que os seus inimigos o derrotassem e o
humilhassem. Sodoma foi uma cidade que abusou da paciência de Deus. Mas um dia
a casa caiu para Sodoma. A ira de Deus transbordou contra ela e a cidade foi
destruída.
Se você está do
lado de Cristo, saiba que está próximo o dia em que o Senhor irá vingar você
por todas as feridas e por todas as lágrimas que os ímpios e os governos deste
mundo tenebroso fizeram você derramar.
Mas se você é um
destes cavaleiros que tem feito os filhos de Deus sangrar e derramar lágrimas,
ou é um destes que tem passado por cima de seus semelhantes com seu cavalo,
fazendo-os sangrar, usando de seu poder financeiro para oprimi-los e abusar
deles, destruindo a humanidade deles. Saiba que sua casa vai cair a qualquer
momento.
Deus vê todas as
coisas. Ele viu quando alguém passou por cima de você, quando foram injustos
com você, te fazendo sangrar. Mas não faça justiça com suas mãos. Lembre-se
você deve ser cordeiro e não leão aqui na terra. Se você é o cavaleiro que está
passando por cima dos outros e que pratica a injustiça, se arrependa! Ainda está
em tempo de você mudar de lado. Clame o sangue do cordeiro sobre sua vida. Se
coloque debaixo do altar do cordeiro de Deus e descanse até que se complete o
número dos que morrerão por Jesus. Deus te abençoe!
Pr. Cornélio
Póvoa de Oliveira
22/05/2022
(noite)
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