QUEM PODE RESISTIR A IRA DE DEUS?
Série: Apocalipse (7
parte)
O tema de nossa mensagem de hoje é “Quem Pode Resistir a Ira de Deus?”.
O capítulo seis
que refletimos no último domingo termina com a revelação do juízo de Deus. O texto
nos apresenta o desespero total das pessoas castigadas – dos poderosos e ricos e
também dos pobres e escravos, de todos aqueles que viveram em rebeldia a Deus.
Diante tamanho
horror anunciado sobre os homens uma pergunta é levantada no final do capítulo
seis: “Quem pode resistir à ira de Deus?”.
Antes que o
sétimo selo seja aberto, Deus responde a esta pergunta que foi levantada no
final do capítulo seis. De tal forma que
se cria um intervalo entre o sexto e o sétimo selo. Este intervalo busca
apresentar encorajamento e consolo aos fiéis. Deus vai mostrar que não se esqueceu
e nem abandonou os seus servos. Ele já havia providenciado uma maneira de proteger
aqueles que lhe pertenciam de sua ira, conforme podemos ler Apocalipse 7.1-8.
1 Depois disso vi quatro anjos de pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore. 2 Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar: 3 "Não danifiquem nem a terra, nem o mar nem as árvores, até que selemos as testas dos servos do nosso Deus". 4 Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel. 5 Da tribo de Judá foram selados doze mil, da tribo de Rúben, doze mil, da tribo de Gade, doze mil, 6 da tribo de Aser, doze mil, da tribo de Naftali, doze mil, da tribo de Manassés, doze mil, 7 da tribo de Simeão, doze mil, da tribo de Levi, doze mil, da tribo de Issacar, doze mil, 8 da tribo de Zebulom, doze mil, da tribo de José, doze mil, da tribo de Benjamim, doze mil. (Apocalipse 7.1-8)
O texto nos
mostra que quatro anjos estão nos quatro cantos da terra retendo os quatro
ventos impedindo o juízo descrito no capítulo seis. Quatro é o número usado na Bíblia para se
referir à totalidade da criação. É uma forma figurada para mostrar que Jesus
antes de liberar o juízo sobre toda a humanidade, ele selou os seus para que
estes fossem protegidos de sua ira. Os quatro anjos estão aguardando a ordem de
Jesus para trazerem o juízo de Deus sobre a terra.
Enquanto os
quatro anjos seguram os ventos, um anjo surge na história tendo o selo do Deus
vivo. Muitos comentaristas acreditam que este anjo seja o próprio Senhor Jesus,
pois ele dá ordem aos demais anjos e também tem o selo do Deus vivo. Eu penso
que é um anjo como os outros que saiu em nome de Jesus selando os servos do
nosso Deus.
O selo nesta
passagem identifica aquele que foi selado como pertencente ao dono do selo.
Aquele que foi selado por Deus é propriedade exclusiva Dele e por isso seriam
protegidos. É como a marca feita no gado. A marca identifica quem é o dono do
gado. O selo do Espírito Santo nos identifica que somos servos do Deus vivo,
filhos de Deus.
A resposta à
pergunta quem pode resistir à ira de Deus é: “os servos de Deus”. Não
resistimos ao juízo por causa de nossa força ou de nossas boas obras, mas
porque o Senhor nos remiu com seu sangue e nos selou com seu Espírito e este
nos protege e nos faz vencedor.
Temos neste
texto um grande mistério: “Quem são os 144.000 mil que foram selados?”. Existe
quase uma unanimidade entre os estudiosos de Apocalipse que o número não é
literal, isto é, não se refere a 144.000 pessoas somente, mas a totalidade dos
que creram em Jesus. O número 12 é usado na Bíblia para descrever o povo de
Deus, os seus servos, 12 tribos e 12 apóstolos.
O
número 12 tem o sentido na Bíblia do governo de Deus sobre seu povo, por isso
Israel foi organizado em doze tribos, e por isso, Jesus também organizou seu
grupo contendo doze discípulos. Neste sentido o número 144.000 se refere que a todo
o povo de Deus, que se encontrava na terra e que foi selado para salvação.
Nos deparamos
neste texto com uma outra questão problemática: Essa multidão, os 144.000
selados se referem somente aos israelitas ou inclui os gentios convertidos
também? Não existe uma unanimidade na resposta desta pergunta. Muitos acreditam
que a Igreja é arrebatada neste período, esta é a posição dos
pré-tribulacionistas. Portanto para eles a Igreja não passa pelas tribulações
que agora virão com maior força sobre toda terra. Esta tese é defendida por
eles tendo o verso nove deste mesmo capítulo como fundamento.
Ø
Gráfico: Linha do tempo
– saber onde se encontra o texto dentro da história.
Aos meus olhos o
livro do Apocalipse parece querer unir o povo do Antigo Testamento e do Novo
Testamento, tratando-os como um só povo e uma só igreja. Isto dificulta a
distinção entre o povo da Antiga Aliança e da Nova Aliança.
Se nos basearmos
em textos do Antigo Testamento parece que Deus vai tratar de forma especial com
os israelitas, antes do juízo. Alguns teólogos entendem que sim. Por isso acreditam
que este texto está falando literalmente dos filhos de Israel. Outros teólogos
acreditam que este capítulo se refere a Israel espiritual formada pelo povo de
Israel e pela Igreja de Cristo. Particularmente acredito que os 144.000 se
refere a todo povo de Deus: Israelitas e gentios. Se você pensa diferente,
acredita que se trata somente dos israelitas não tem problema. Lembro que
estamos refletindo num livro cheio de simbolismo, o que nos deixa sem certezas
absolutas em muitas questões.
Voltemos ao
texto. Depois de João ver o número contável dos salvos na terra, ele tira os
olhos da terra e volta os olhos novamente para a sala do trono, e vê uma grande
multidão que ninguém podia contar (Apocalipse
7.9-17).
9 Depois disso olhei, e diante de
mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações,
tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes
brancas e segurando palmas.
10 E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se
assenta no trono, e ao Cordeiro". 11 Todos os anjos
estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles
se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, 12 dizendo:
"Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força
sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!" 13 Então
um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco,
e de onde vieram?" 14 Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse:
"Estes são os que vieram da grande tribulação
e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por
isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu
santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu
tabernáculo. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não
cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, 17 pois o Cordeiro que
está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água
viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". (Apocalipse 7.9-17)
Enquanto o povo
de Deus que se encontrava na terra é simbolicamente contável, o povo de Deus
nos céus, proveniente de todas as nações são incontáveis. O texto parece querer
nos mostrar este contraste. Ele nos provoca no bom sentido, primeiro nos
fazendo olhar para um número simbólico da totalidade do povo de Deus e
imediatamente depois nos dizendo que a multidão vinda de todas as nações, raças
e línguas são incontáveis. Podendo querer mostrar a grande misericórdia de Deus
para com seu povo.
Esta
multidão incontável está vestida de branco, como símbolo de santidade e seguram
ramos de palmeira que é uma forma de celebrar alegria por vitórias alcançadas. Eles
estão louvando a Deus por sua grande salvação.
Um
ancião pergunta a João: “Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde
vieram?” É uma pergunta com o fim de identificar de onde os remidos vêm, mas
também ressaltar o que tornou suas vestes brancas.
João
não soube responder ao ancião. Então o próprio ancião respondeu para ele -
“estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as
branquearam no sangue do Cordeiro”.
Nós
temos um problema de tradução neste verso da expressão “estes são os que vieram
da grande tribulação”. A forma do verbo grego, erchomenoi, é um particípio presente, portanto deveria ser
traduzida como “estes são os que estão vindo da grande tribulação ou vindo de
grande tribulação”. O particípio presente no grego é a nossa forma nominal
gerúndio, que caracteriza uma ação em curso e contínua.
Se
traduzirmos que eles “estão vindo da grande tribulação”, estaremos afirmando
que os cristãos passam pela grande tribulação ou pelo menos por um período
dela. Se traduzirmos que eles “estão vindo de grande tribulação”, estaremos
afirmando que os cristãos de todas as eras passam por grandes tribulações, como
os cristãos nos dias de João estavam passando.
Este
texto de Apocalipse é insuficiente para afirmar que a igreja não irá passar
pela Grande Tribulação, assim também é insuficiente para afirmar que ela irá
passar. Portanto qualquer que seja a sua posição com relação a este assunto
você precisará se fundamentar a partir de outros textos bíblicos.
João
estava preso. Os cristãos daqueles dias estavam sendo perseguidos duramente
pelo Império Romano. Muitos eram lançados nas arenas onde eram mortos pelas
espadas dos gladiadores ou cruelmente devorados pelos leões, outros eram
pendurados em cruzes, vivendo em grande tribulação, alguns serrados ao meio.
Este livro, que era uma carta primeiramente para as igrejas daqueles dias, os
confortava e os encorajava ao saber que os que morreram em tribulação se
encontravam agora na presença e debaixo da proteção de Jesus Cristo.
É
muito provável que a expressão “grande tribulação” se refere a todos os
cristãos que têm experimentado opressão e perseguição por toda parte ao longo
da história. Era uma resposta para os cristãos daqueles dias que estavam
abatidos, mas é também uma expressão universal e coletiva que abarca todos os
santos ao longo das eras. Se você hoje está sofrendo por causa de sua fé, esta
visão é para você. Olhe para essa visão e se veja junto com esta multidão
adorando o Cordeiro.
Esta
é uma multidão de vencedores. Uma multidão de homens e mulheres que venceram
por causa do sangue do Cordeiro. Uma multidão que não foi destruída pela ira do
Cordeiro, mas que foram acolhidas por Ele em seu reino.
REFLEXÃO FINAL
Eu quero
concluir esta mensagem respondendo de forma mais objetiva a pergunta do tema
dessa mensagem: “Quem pode resistir à ira de Deus?”.
O capítulo sete
que lemos hoje nos mostra que ninguém pode resistir à ira de Deus. O texto
começa nos mostrando que Jesus deu ordem a quatro anjos para segurar os quatro
ventos. Se Jesus não fosse misericordioso não existiria hoje história humana
para ser contada.
Ninguém
pode resistir à ira do Cordeiro e do nosso Deus. Eu e você não podemos resistir
à ira do Cordeiro. Que força temos nós contra aquele que rege o universo? O que
podemos fazer diante daquele que com uma palavra pode trazer a existência o que
não existe? Como podemos nos defender diante daquele que dá nome a cada uma das
estrelas celestes? O que dizer ao justo juiz que conhece nossas intenções e
pensamentos mais sombrios?
Contudo
este capítulo de Apocalipse nos mostra que existe um povo que pode sobreviver à
ira de Deus. Este povo sobreviveu não porque tinha força para resistir à ira do
Cordeiro; sobreviveu não porque tinha argumentos para justificar a sua
existência e seus atos na história. Este povo sobreviveu porque tinha na testa o
selo do Deus do vivo, a marca do Cordeiro.
Preste
atenção no que vou te dizer agora. Só vence o caos que atormenta a existência
hoje, só vence o inferno instaurado por este mundo injusto, só vence as trevas
da alma encharcada por uma cultura infernal, só vence o medo da morte
assombrada pelo fantasma da não existência; aqueles que têm na testa o selo do
Deus Vivo, a marca do Cordeiro, o Espírito Santo de Deus.
Só
quem tem o Espírito de Deus, tem a mente de Jesus para discernir o bem e o mal.
Só tem o Espírito de Deus aquele que crê em Jesus Cristo como seu único e
suficiente Salvador. Deus te abençoe!
Pr. Cornélio Póvoa
de Oliveira
29/05/2022
(noite)
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