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terça-feira, 31 de maio de 2022

SERMÕES 161 - APOCALIPSE 7: QUEM PODE RESISTIR A IRA DE DEUS?

 

QUEM PODE RESISTIR A IRA DE DEUS?

Série: Apocalipse (7 parte)

 

O tema de nossa mensagem de hoje é “Quem Pode Resistir a Ira de Deus?”.

O capítulo seis que refletimos no último domingo termina com a revelação do juízo de Deus. O texto nos apresenta o desespero total das pessoas castigadas – dos poderosos e ricos e também dos pobres e escravos, de todos aqueles que viveram em rebeldia a Deus.

Diante tamanho horror anunciado sobre os homens uma pergunta é levantada no final do capítulo seis: “Quem pode resistir à ira de Deus?”.

Antes que o sétimo selo seja aberto, Deus responde a esta pergunta que foi levantada no final do capítulo seis.  De tal forma que se cria um intervalo entre o sexto e o sétimo selo. Este intervalo busca apresentar encorajamento e consolo aos fiéis. Deus vai mostrar que não se esqueceu e nem abandonou os seus servos. Ele já havia providenciado uma maneira de proteger aqueles que lhe pertenciam de sua ira, conforme podemos ler Apocalipse 7.1-8.

1 Depois disso vi quatro anjos de pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore. 2 Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar: 3 "Não danifiquem nem a terra, nem o mar nem as árvores, até que selemos as testas dos servos do nosso Deus". 4 Então ouvi o número dos que foram selados: cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos de Israel. 5 Da tribo de Judá foram selados doze mil, da tribo de Rúben, doze mil, da tribo de Gade, doze mil, 6 da tribo de Aser, doze mil, da tribo de Naftali, doze mil, da tribo de Manassés, doze mil, 7 da tribo de Simeão, doze mil, da tribo de Levi, doze mil, da tribo de Issacar, doze mil, 8 da tribo de Zebulom, doze mil, da tribo de José, doze mil, da tribo de Benjamim, doze mil. (Apocalipse 7.1-8)

O texto nos mostra que quatro anjos estão nos quatro cantos da terra retendo os quatro ventos impedindo o juízo descrito no capítulo seis.  Quatro é o número usado na Bíblia para se referir à totalidade da criação. É uma forma figurada para mostrar que Jesus antes de liberar o juízo sobre toda a humanidade, ele selou os seus para que estes fossem protegidos de sua ira. Os quatro anjos estão aguardando a ordem de Jesus para trazerem o juízo de Deus sobre a terra.

Enquanto os quatro anjos seguram os ventos, um anjo surge na história tendo o selo do Deus vivo. Muitos comentaristas acreditam que este anjo seja o próprio Senhor Jesus, pois ele dá ordem aos demais anjos e também tem o selo do Deus vivo. Eu penso que é um anjo como os outros que saiu em nome de Jesus selando os servos do nosso Deus.

O selo nesta passagem identifica aquele que foi selado como pertencente ao dono do selo. Aquele que foi selado por Deus é propriedade exclusiva Dele e por isso seriam protegidos. É como a marca feita no gado. A marca identifica quem é o dono do gado. O selo do Espírito Santo nos identifica que somos servos do Deus vivo, filhos de Deus.

A resposta à pergunta quem pode resistir à ira de Deus é: “os servos de Deus”. Não resistimos ao juízo por causa de nossa força ou de nossas boas obras, mas porque o Senhor nos remiu com seu sangue e nos selou com seu Espírito e este nos protege e nos faz vencedor.

Temos neste texto um grande mistério: “Quem são os 144.000 mil que foram selados?”. Existe quase uma unanimidade entre os estudiosos de Apocalipse que o número não é literal, isto é, não se refere a 144.000 pessoas somente, mas a totalidade dos que creram em Jesus. O número 12 é usado na Bíblia para descrever o povo de Deus, os seus servos, 12 tribos e 12 apóstolos.

O número 12 tem o sentido na Bíblia do governo de Deus sobre seu povo, por isso Israel foi organizado em doze tribos, e por isso, Jesus também organizou seu grupo contendo doze discípulos. Neste sentido o número 144.000 se refere que a todo o povo de Deus, que se encontrava na terra e que foi selado para salvação.

Nos deparamos neste texto com uma outra questão problemática: Essa multidão, os 144.000 selados se referem somente aos israelitas ou inclui os gentios convertidos também? Não existe uma unanimidade na resposta desta pergunta. Muitos acreditam que a Igreja é arrebatada neste período, esta é a posição dos pré-tribulacionistas. Portanto para eles a Igreja não passa pelas tribulações que agora virão com maior força sobre toda terra. Esta tese é defendida por eles tendo o verso nove deste mesmo capítulo como fundamento.

 

Ø  Gráfico: Linha do tempo – saber onde se encontra o texto dentro da história.

 

Aos meus olhos o livro do Apocalipse parece querer unir o povo do Antigo Testamento e do Novo Testamento, tratando-os como um só povo e uma só igreja. Isto dificulta a distinção entre o povo da Antiga Aliança e da Nova Aliança.

Se nos basearmos em textos do Antigo Testamento parece que Deus vai tratar de forma especial com os israelitas, antes do juízo. Alguns teólogos entendem que sim. Por isso acreditam que este texto está falando literalmente dos filhos de Israel. Outros teólogos acreditam que este capítulo se refere a Israel espiritual formada pelo povo de Israel e pela Igreja de Cristo. Particularmente acredito que os 144.000 se refere a todo povo de Deus: Israelitas e gentios. Se você pensa diferente, acredita que se trata somente dos israelitas não tem problema. Lembro que estamos refletindo num livro cheio de simbolismo, o que nos deixa sem certezas absolutas em muitas questões.

Voltemos ao texto. Depois de João ver o número contável dos salvos na terra, ele tira os olhos da terra e volta os olhos novamente para a sala do trono, e vê uma grande multidão que ninguém podia contar (Apocalipse 7.9-17).

9 Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. 10 E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". 11 Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, 12 dizendo: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém!" 13 Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?" 14 Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 15 Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. 16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, 17 pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". (Apocalipse 7.9-17)

Enquanto o povo de Deus que se encontrava na terra é simbolicamente contável, o povo de Deus nos céus, proveniente de todas as nações são incontáveis. O texto parece querer nos mostrar este contraste. Ele nos provoca no bom sentido, primeiro nos fazendo olhar para um número simbólico da totalidade do povo de Deus e imediatamente depois nos dizendo que a multidão vinda de todas as nações, raças e línguas são incontáveis. Podendo querer mostrar a grande misericórdia de Deus para com seu povo.

Esta multidão incontável está vestida de branco, como símbolo de santidade e seguram ramos de palmeira que é uma forma de celebrar alegria por vitórias alcançadas. Eles estão louvando a Deus por sua grande salvação.

Um ancião pergunta a João: “Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram?” É uma pergunta com o fim de identificar de onde os remidos vêm, mas também ressaltar o que tornou suas vestes brancas.

João não soube responder ao ancião. Então o próprio ancião respondeu para ele - “estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro”.

Nós temos um problema de tradução neste verso da expressão “estes são os que vieram da grande tribulação”. A forma do verbo grego, erchomenoi, é um particípio presente, portanto deveria ser traduzida como “estes são os que estão vindo da grande tribulação ou vindo de grande tribulação”. O particípio presente no grego é a nossa forma nominal gerúndio, que caracteriza uma ação em curso e contínua.

Se traduzirmos que eles “estão vindo da grande tribulação”, estaremos afirmando que os cristãos passam pela grande tribulação ou pelo menos por um período dela. Se traduzirmos que eles “estão vindo de grande tribulação”, estaremos afirmando que os cristãos de todas as eras passam por grandes tribulações, como os cristãos nos dias de João estavam passando.

Este texto de Apocalipse é insuficiente para afirmar que a igreja não irá passar pela Grande Tribulação, assim também é insuficiente para afirmar que ela irá passar. Portanto qualquer que seja a sua posição com relação a este assunto você precisará se fundamentar a partir de outros textos bíblicos.

João estava preso. Os cristãos daqueles dias estavam sendo perseguidos duramente pelo Império Romano. Muitos eram lançados nas arenas onde eram mortos pelas espadas dos gladiadores ou cruelmente devorados pelos leões, outros eram pendurados em cruzes, vivendo em grande tribulação, alguns serrados ao meio. Este livro, que era uma carta primeiramente para as igrejas daqueles dias, os confortava e os encorajava ao saber que os que morreram em tribulação se encontravam agora na presença e debaixo da proteção de Jesus Cristo.

É muito provável que a expressão “grande tribulação” se refere a todos os cristãos que têm experimentado opressão e perseguição por toda parte ao longo da história. Era uma resposta para os cristãos daqueles dias que estavam abatidos, mas é também uma expressão universal e coletiva que abarca todos os santos ao longo das eras. Se você hoje está sofrendo por causa de sua fé, esta visão é para você. Olhe para essa visão e se veja junto com esta multidão adorando o Cordeiro.

Esta é uma multidão de vencedores. Uma multidão de homens e mulheres que venceram por causa do sangue do Cordeiro. Uma multidão que não foi destruída pela ira do Cordeiro, mas que foram acolhidas por Ele em seu reino. 

 

REFLEXÃO FINAL

Eu quero concluir esta mensagem respondendo de forma mais objetiva a pergunta do tema dessa mensagem: “Quem pode resistir à ira de Deus?”.

O capítulo sete que lemos hoje nos mostra que ninguém pode resistir à ira de Deus. O texto começa nos mostrando que Jesus deu ordem a quatro anjos para segurar os quatro ventos. Se Jesus não fosse misericordioso não existiria hoje história humana para ser contada.

Ninguém pode resistir à ira do Cordeiro e do nosso Deus. Eu e você não podemos resistir à ira do Cordeiro. Que força temos nós contra aquele que rege o universo? O que podemos fazer diante daquele que com uma palavra pode trazer a existência o que não existe? Como podemos nos defender diante daquele que dá nome a cada uma das estrelas celestes? O que dizer ao justo juiz que conhece nossas intenções e pensamentos mais sombrios?

Contudo este capítulo de Apocalipse nos mostra que existe um povo que pode sobreviver à ira de Deus. Este povo sobreviveu não porque tinha força para resistir à ira do Cordeiro; sobreviveu não porque tinha argumentos para justificar a sua existência e seus atos na história. Este povo sobreviveu porque tinha na testa o selo do Deus do vivo, a marca do Cordeiro.  

Preste atenção no que vou te dizer agora. Só vence o caos que atormenta a existência hoje, só vence o inferno instaurado por este mundo injusto, só vence as trevas da alma encharcada por uma cultura infernal, só vence o medo da morte assombrada pelo fantasma da não existência; aqueles que têm na testa o selo do Deus Vivo, a marca do Cordeiro, o Espírito Santo de Deus.

Só quem tem o Espírito de Deus, tem a mente de Jesus para discernir o bem e o mal. Só tem o Espírito de Deus aquele que crê em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Deus te abençoe!

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

29/05/2022 (noite)

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