Translate

terça-feira, 7 de junho de 2022

SERMÕES 162 - APOCALIPSE 8: ARREPENDIMENTO: AINDA É TEMPO!

 ARREPENDIMENTO: AINDA É TEMPO!

Série: Apocalipse (8 parte)

 

O tema de nossa mensagem de hoje é “Arrependimento: Ainda é Tempo!”. Estaremos refletindo nos capítulos oito e nove do livro do Apocalipse.

Vimos anteriormente que a abertura do sexto selo descrevia os ímpios rogando aos montes e as rochas que os cobrissem da ira de Deus e do Cordeiro.

O capítulo oito relata os acontecimentos resultantes quando os anjos tocam as primeiras quatro de sete trombetas e o capítulo nove relata os acontecimentos derivados do toque da quinta e sexta trombetas.

A abertura do sétimo selo não descreve uma sequência cronológica em relação ao sexto selo. A mensagem do sétimo selo e dos demais selos que foram abertos anteriormente se relacionam com o mesmo evento: o julgamento dos ímpios ao longo da história.

O sétimo selo apresenta sete trombetas que indicam séries de calamidades ao longo da presente era, que visam punir os ímpios por sua perseguição aos cristãos e por terem escolhido viverem no pecado. Essa série de calamidades culmina com um grande juízo, assim como o juízo do sexto selo. Portanto o sétimo selo apresenta as sete trombetas que são juízos que ocorrem paralelos às calamidades descritas pelos seis selos, mas vistos por um aspecto diferente. Selos e trombetas tratam do mesmo período e de uma visitação crescente do juízo de Deus.

Enquanto os selos afirmavam a autoridade do Cordeiro sobre a história, as trombetas serviam para soar o alarme no caso de guerra, e para convocar a multidão ao santuário de Deus. As sete trombetas vão anunciar guerras divinas contra os ímpios, conforme podemos ler Apocalipse 8.1,2,6-12.

1 Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu por volta de meia hora. 2 Vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus; a eles foram dadas sete trombetas. [...] 6 Então os sete anjos, que tinham as sete trombetas, prepararam-se para tocá-las. 7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e granizo e fogo misturado com sangue foram lançados sobre a terra. Foi queimado um terço da terra, um terço das árvores e toda a planta verde. 8 O segundo anjo tocou a sua trombeta, e algo como um grande monte em chamas foi lançado ao mar. Um terço do mar transformou-se em sangue, 9 morreu um terço das criaturas vivas do mar e foi destruído um terço das embarcações. 10 O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, queimando como tocha, sobre um terço dos rios e das fontes de águas; 11 o nome da estrela é Absinto. Tornou-se amargo um terço das águas, e muitos morreram pela ação das águas que se tornaram amargas. 12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferido um terço do sol, um terço da lua e um terço das estrelas, de forma que um terço deles escureceu. Um terço do dia ficou sem luz, e também um terço da noite. (Apocalipse 8.1,2,6-12)

Os anjos estão anunciando através das trombetas os juízos iniciais. Os selos eram juízos iniciais que atingiam diretamente os seres humanos. As trombetas são juízos iniciais que atingem a natureza e consequentemente os seres humanos.

A repetição nos versos do termo “a terça parte” é para destacar uma destruição extensa, mas não plena. É uma forma de mostrar que ainda não é o juízo final, anunciando que ainda dá tempo para se arrepender.

As quatro primeiras trombetas anunciam os quatro primeiro juízos. O Senhor, inicialmente, ataca o meio ambiente. O alimento é destruído; a distribuição de mercadorias é enfraquecida; o suprimento de água é severamente limitado e a produção é cortada drasticamente. A destruição da natureza e de seus recursos naturais para o ser humano, também promove a morte do mesmo pela falta de alimento e de doenças surgidas através destes desastres ecológicos.

Absinto é uma planta encontrada no Oriente Médio conhecida por seu gosto amargo. O texto quer mostrar que as águas se tornarão amargas, isso está acontecendo através da poluição. As calamidades descritas fazem referência às pragas do Egito.

Este capítulo nos ensina que Deus usa de desastres naturais com o fim de despertar o ser humano para a realidade de que precisam se arrepender. Tsunamis, tempestades, secas, inundações, pandemias são formas de Deus mostrar a nós seres humanos que não temos o controle da história nas mãos. Estas coisas são trombetas anunciando que o dia do juízo final está próximo, mas mesmo assim o homem não se arrepende.

O verso treze mostra que as coisas ainda irão piorar para os ímpios (Apocalipse 8.13).

13 Enquanto eu olhava, ouvi uma águia que voava pelo meio do céu e dizia em alta voz: "Ai, ai, ai dos que habitam na terra, por causa do toque das trombetas que está prestes a ser dado pelos três outros anjos!" (Apocalipse 8.13)

As quatro primeiras trombetas ferem os ímpios em seu “físico” e as outras três, trazem “angústia espiritual”. O capítulo nove nos mostra que o inferno em si é afrouxado para entrar em ação contra os ímpios (Apocalipse 9.1-12).

1 O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que havia caído do céu sobre a terra. À estrela foi dada a chave do poço do Abismo. 2 Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaça como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o céu escureceram com a fumaça que saía do abismo. 3 Da fumaça saíram gafanhotos que vieram sobre a terra, e lhes foi dado poder como o dos escorpiões da terra. 4 Eles receberam ordens para não causar dano nem à relva da terra nem a qualquer planta ou árvore, mas apenas àqueles que não tinham o selo de Deus na testa. 5 Não lhes foi dado poder para matá-los, mas sim para causar-lhes tormento durante cinco meses. A agonia que eles sofreram era como a da picada do escorpião. 6 Naqueles dias os homens procurarão a morte, mas não a encontrarão; desejarão morrer, mas a morte fugirá deles. 7 Os gafanhotos pareciam cavalos preparados para a batalha. Tinham sobre a cabeça algo como coroas de ouro, e o rosto deles parecia rosto humano. 8 Os cabelos deles eram como os de mulheres e os dentes como os de leão. 9 Tinham couraças como couraças de ferro, e o som das suas asas era como o barulho de muitos cavalos e carruagens correndo para a batalha. 10 Tinham caudas e ferrões como de escorpiões, e na cauda tinham poder para causar tormento aos homens durante cinco meses. 11 Tinham um rei sobre eles, o anjo do Abismo, cujo nome, em hebraico, é Abadom, e, em grego, Apoliom. 12 O primeiro ai passou; dois outros ais ainda estão por vir. (Apocalipse 9.1-12)

Estamos diante uma linguagem apocalíptica. O texto é escrito de forma a nos impressionar e provocar em nós uma imagem que não saia de nossa mente. João está dizendo que Satanás foi liberado para enviar seus piores soldados a terra. Os gafanhotos se referem a demônios que virão com o fim de atormentar os ímpios. Eles não poderão tocar naqueles que possuem o selo de Deus. Estes serão dias de grande agonia de forma que os homens procurarão a morte, mas não a encontrarão. João descreve que serão dias de grande destruição, fazendo referência a um rei, cujo nome em Hebraico é Abadom e em grego Apoliom. Ambos os nomes significam destruição. Mas o verso doze anuncia que ainda virão coisas piores.

No verso quatro lemos que os gafanhotos receberam ordem para não tocarem na relva da terra e em nenhuma árvore e nem nos que foram selados na testa com o selo de Deus. Eles podiam tocar somente naqueles que não tinham o selo; e não podiam matá-los, somente atormentá-los. Os selados como selo de Deus na testa pertencem a Igreja de Cristo. Portanto a igreja está vivendo no período da grande tribulação. Neste período que será dado ao diabo liberdade para expressar toda sua fúria sobre a terra.

Lemos em seguida que o sexto anjo tocou sua trombeta (Apocalipse 9.13-21).

13 O sexto anjo tocou a sua trombeta, e ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de Deus. 14 Ela disse ao sexto anjo que tinha a trombeta: "Solte os quatro anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates". 15 Os quatro anjos, que estavam preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade. 16 O número dos cavaleiros que compunham os exércitos era de duzentos milhões; eu ouvi o seu número. 17 Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azul-escuras, e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre. 18 Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas de fogo, fumaça e enxofre que saíam das suas bocas. 19 O poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois as suas caudas eram como cobras; tinham cabeças com as quais feriam as pessoas. 20 O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar. 21 Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos. (Apocalipse 9.13-21)

Agora quatro anjos são liberados para trazer juízo sobre os homens perversos de toda terra. Tudo isso é resposta ao clamor dos justos. Todo este juízo progressivo que está acontecendo é demonstração de que Deus saciará nosso desejo de justiça. O fogo, a fumaça e o enxofre são pragas usadas para castigar.

Mais uma vez encontramos um juízo extenso, mas não pleno, somente um terço da humanidade é morta, porque ainda é dada a humanidade tempo para se arrepender. Entretanto o texto nos mostra que mesmo diante este anúncio das trombetas, mesmo diante tanta dor, o ser humano continua desprezando a Deus e vivendo no pecado, conforme lemos Apocalipse 9.20,21.

20 O restante da humanidade que não morreu por essas pragas, nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar. 21 Também não se arrependeram dos seus assassinatos, das suas feitiçarias, da sua imoralidade sexual e dos seus roubos. (Apocalipse 9.20,21)

O triste desta leitura é constatarmos a verdade descrita nestes dois últimos versos que lemos. Catástrofes são cada vez mais frequentes em nosso mundo. Pestes como a pandemia, H1N1, dengue e muitos outros não são suficientes para despertar o ser humano da realidade de que a vida é mais do que conseguem compreender. As trombetas estão soando, mas o ser humano não as ouve. A casa está caindo, mas a humanidade não consegue parar de destruí-la. A humanidade não consegue perceber que a casa está caindo por causa de seus pecados.

O capitalismo, o socialismo, as formas de governos humanos são controladas pelo deus Mamom que domina os corações dos homens e de suas instituições. Mamom estabeleceu um sistema que já colonizou até mesmo as igrejas cristãs. Ser cristão hoje pode significar para muitos, ser manipulados por este sistema corrupto instalado dentro das igrejas cristãs. Nós cristãos fomos transformados em mercadoria. Você não pode deixar que Mamom te manipule. Se liberte deste poder que colonizou as igrejas cristãs. Jesus te libertou, não deixe o dinheiro, as riquezas, a cobiça e a ostentação deste mundo te aprisionar.

Cuidado com as igrejas modelo Laodicéia. Elas fazem muito institucionalmente, mas os crentes praticamente não fazem nada. Se limitam a assistir cultos e contribuir financeiramente. Obras sem relacionamento, sem entrega pessoal de amor, não tem valor.

(Ser cristão não é agir somente onde seu dom é mais evidente. É certo que você deve trabalhar e fazer mais pelo corpo de Cristo, onde seu dom é mais notório. É natural isso! Entretanto ser cristão é evangelizar, é orar, é cantar, é estender as mãos ao próximo, é consolar, é se alegrar com os que se alegram; é viver plenamente todas as dimensões dos ensinos de Jesus. Você tem que se envolver com todos os ministérios da igreja. Onde você não tem o dom, você serve submisso e ajuda a liderança. Onde você tem o dom, você lidera ou ajuda o líder a liderar e orientar as demais pessoas. Você tem que participar não de todas as programações, mas se envolver pessoalmente em todos os ministérios possíveis para que você se envolva com as pessoas. Se envolver com as pessoas e não somente com a instituição. Isso é ser igreja. Você não pode achar que é um cristão fazendo e atuando somente onde o seu dom o torna indispensável; e nas demais dimensões da vida cristã você terceiriza para outros a tarefa.

Se você tem o dom para cantar, não significa que Jesus espera que você cante somente. Você deve orar junto com os que oram, você deve abraçar os que precisam de abraço, você deve ensinar os que precisam de ensino. Você tem que sem envolver com vidas; e vidas esperam de você mais do que cantar somente. O mesmo se aplica aos demais dons).

Vivemos dias de violência desenfreada. Há um mês uma idosa foi arrastada por aproximadamente 900 metros, por bandidos que roubaram seu carro. Ela ficou presa no cinto de segurança e não conseguindo se libertar foi arrastada. Os bandidos não pararam, ela só se libertou porque o cinto acabou se rompendo. Como um ser humano pode fazer isso com outro ser humano?

Neste momento que eu estou falando é muito provável que em algum lugar alguém esteja fazendo um trabalho em uma encruzilhada com o fim de reconquistar um amor, de alcançar uma promoção; agora alguém está em uma cachoeira entregando uma oferenda a uma entidade que ele ou ela julga ser um espírito bom; em algum lugar desta cidade alguém está invocando um espírito de um falecido, acreditando poder se comunicar com ele. Todas estas coisas não passam de abominações aos olhos de Deus. Invocar mortos, falar com espíritos, se tornar cavalos para espíritos, oferecer oferendas a Exu é adorar a demônios, é praticar feitiçarias.

Abandone estas práticas, ouça o toque da trombeta hoje. Arrependa-se e volte os seus olhos, o seu coração para o Deus Vivo, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Não existe outro Deus além dele. Não existe salvação fora de Jesus Cristo. Não existe outro nome que possa te levar a Deus o Criador do céu e da terra.

 

REFLEXÃO FINAL

Eu quero terminar esta mensagem desafiando você a uma reflexão pessoal. Talvez a sua casa esteja caindo, mas você não está conseguindo parar de destruí-la. Embora a queda de sua casa te cause dor e também dor a todos que moram com você, ainda assim você continua praticando o mal. A casa caindo é a trombeta tocando, em uma tentativa de despertar você para um arrependimento que deve culminar com uma mudança de vida. A casa está caindo porque tem pecado em sua casa, em sua vida. O seu mundo está desmoronando, a sua alma está apodrecendo e mesmo assim você não consegue enxergar que tudo isso é devido a sua postura errada, a suas condutas erradas.

Até quando você continuará flertando com o pecado? Até quando você continuará vivendo no adultério? Até quando você continuará vivendo na mentira? Até quando você continuará desafiando as autoridades estabelecidas por Deus? Até quando você irá priorizar o seu nome, a sua glória ao invés de priorizar o nome de Jesus e a glória de Jesus? Até quando você irá alimentar o ódio ao invés do perdão?

O caos se instalou na sua vida. O seu mundo está em conflito. Você está entrando em colapso. Você não percebe que é você quem está fazendo isso? Você está sofrendo e fazendo pessoas sofrerem. Você está somando perdas dia após dia. Volte para Deus. Recomece sua caminhada, mas recomece com Jesus. Ainda está em tempo de se arrepender. Esta é a mensagem do livro do Apocalipse para você.

O pior é você saber que é por sua causa que tudo está desmoronando em sua vida e na vida de sua família, e mesmo assim você decidir continuar sustentando amizades infrutíferas, que corrompem seu coração. Mesmo vendo o seu coração sangrando ainda preferir cultivar o ódio e a ira, ao invés de ouvir Jesus, e perdoar e amar os que te feriram. Se você não se arrepender, não tiver uma experiência verdadeira com Deus; pois quem vive assim ainda não conheceu a Deus. Pode ter conhecido doutrinas, mas não a Deus. Desperta! A sua trombeta final pode estar muito perto de tocar, talvez ainda hoje! O inferno está ansioso para te abraçar. Arrependa-se ainda é tempo. O céu ainda está aberto para você. Deus te abençoe!

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

05/06/2022 (noite)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário