Translate

terça-feira, 5 de julho de 2022

SERMÕES 166 - A HORA É AGORA!

 A HORA É AGORA!

 

Penso que não é difícil reconhecermos que vivemos num mundo caótico. Acredito que todas as pessoas consideram nosso mundo maligno. Embora muitas pessoas se esforçam para ver a bondade nos seres humanos, o mal acaba sempre predominando sobre toda tentativa de bondade por parte de alguns.

Até mesmo o bem defendido por muitos grupos, tem por trás de suas falas e ações marcas de nossas almas corruptas. É comum, por exemplo, gritarmos por liberdade ou direitos, desrespeitando a liberdade e os direitos de outros. É legitimo que os oprimidos lutem por mais liberdade e direitos, entretanto é muito comum que eles acabem ultrapassando limites e se tornando os novos opressores.

Vivemos um conflito individual, o conflito de nos encontrarmos como seres humanos e termos paz com nosso “eu”. Também vivemos um conflito social, reflexo do nosso conflito individual, o conflito de nos transformarmos em uma sociedade justa.  Nos encontramos neste conflito entre respeitarmos e amarmos nossa individualidade e ao mesmo tempo nos tornarmos justo com os nossos semelhantes respeitando suas individualidades.

Essa dificuldade que vivemos não se origina do berço em que nascemos. Ela não se origina das estruturas sociais que pertencemos. Essa dificuldade ela está intrínseca em nós. Ele faz parte de nossa natureza humana caída. Herdamos do primeiro casal criado por Deus. Nascemos com essa força, chamado pecado, que nos conduz para a morte de nosso ser. O pecado produz um caos em todo nosso ser e nos impede de termos comunhão com Deus e de vivermos em paz uns com os outros. Todos nós nascemos pecadores e por isso Deus enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar.

 

1 – DEUS ENVIOU SEU FILHO PARA SALVAR O MUNDO

17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (João 3.17, 18)

·         Salvar o mundo do quê? Da condenação.

·         Que condenação? Da condenação eterna.

Se os homens não se arrependerem de seus pecados serão condenados por Deus ao castigo eterno. Se os homens não se conscientizarem de que são pecadores por natureza e que necessitam de Deus para viverem a vida projetada pelo próprio Deus serão condenados à segunda morte.

Jesus veio ao mundo, enviado pelo Pai, para dar a nós a oportunidade de sermos salvos da ira de Seu Pai. Quando falamos da ira de Deus estamos falando do sentimento que move Deus a estabelecer a justiça sobre todos e sobre tudo.

Nós não conseguimos estabelecer a justiça por nós mesmos, pois o pecado nos tornou incapazes de nos amarmos uns aos outros da forma correta. Também não conseguimos nos salvar da condenação eterna, pois não existe nenhum homem justo, por isso Deus enviou seu Filho, Jesus Cristo.

Jesus se fez homem, habitou entre nós, morreu a nossa morte pagando preço dos nossos pecados e restaurando nossa paz com Deus. Em Cristo temos paz com Deus.

 

2 – EXISTE SOMENTE DOIS DESTINOS TRAÇADOS PARA TODOS OS HOMENS

·         Salvação – Novo Céu e Nova Terra.

·         Condenação – Lago de fogo e enxofre – sofrimento eterno.

Todos nós nascemos destinados à condenação eterna. Entretanto Deus proveu na cruz, por meio de Jesus, um novo caminho, um caminho de salvação, um caminho de vida eterna, um caminho que nos leva ao novo céu e a nova terra, conforme lemos em 1 Timóteo 2.5.

5 Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, (1 Timóteo 2.5)

Jesus se tornou por meio do seu sacrifício este caminho que nos leva ao céu, a salvação. Somente Jesus é este caminho, não existe outro caminho de salvação para nós homens.

A morte de Jesus estabeleceu a paz entre nós e Deus. Jesus propiciou a reconciliação entre nós, seres humanos e Deus. Jesus assumiu o nosso pecado e por meio do seu sangue nos justificou, pagando o preço de morte exigido pela lei do pecado (Romanos 5.17,18).

17 Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. 18 Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. (Romanos 5.17,18)

Na cruz Jesus sofreu a nossa condenação, recebendo sobre seu corpo o castigo que era para nós, transferindo sua justiça a nós pecadores.

 

3 – MISSÕES ESTÁ ONDE VOCÊ ESTIVER!

Certo dia quando o apóstolo Paulo estava indo para um lugar de oração com Silas, seu companheiro, na cidade de Filipos, que era uma colônia do Império Romano, uma mulher escrava o seguiam gritando: “Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação”.

Incomodado com aquela situação, Paulo expulsou o espírito de adivinhação que havia se apoderado daquela mulher. Entretanto o senhor daquela mulher ganhava muito dinheiro fazendo uso do espírito de adivinhação que dominava a mulher. Vendo ele que não teria mais lucros com a escrava denunciou Paulo e Silas dizendo que eles estavam perturbando a cidade propagando costumes e praticas que não eram permitidos por Roma.

23 Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. 24 Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. 26 De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. 27 O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. 28 Mas Paulo gritou: "Não faça isso! Estamos todos aqui!" 29 O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30 Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" 31 Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". 32 E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. (Atos 16.23-32)

Paulo e Silas tinham sido presos, após receberem açoites. Durante a escuridão da noite um terremoto tornou possível a fuga deles. Era de se esperar que eles, assim também os demais presos fugissem. Entretanto por alguma razão, acredito que por uma ação do Espírito Santo, ninguém fugiu. Todos permaneceram onde estavam. Paulo e Silas não entenderam aquele terremoto como uma ação de Deus para fugir, mas compreenderam como uma oportunidade para evangelizarem as vidas que lá se encontravam.

Eu penso que teria fugido e dado testemunho nas igrejas da grande libertação que Deus havia me dado. Mas provavelmente eu nunca viesse que a minha fuga levou o carcereiro a se matar por medo do julgamento que receberia dos magistrados do Império Romano.

As pessoas no mundo não sabem que Jesus morreu na cruz para que elas sejam salvas da condenação eterna. Muitas sequer sabem que elas estão condenadas ao sofrimento eterno. Hoje em dia as pessoas não acreditam no sofrimento eterno.

Você é a pessoa que Deus tem para fazer com que elas tenham conhecimento dessa verdade. Como elas crerão se não há quem pregue? Missões está onde você estiver. Missões não é algo que se faz em outro país. Missões não é algo para algumas pessoas especiais. Todos nós recebemos a ordem: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.

Missões começa na sua casa e deve se estender a todos os seus relacionamentos. As pessoas que estão próximas de você que não conhecem a Jesus estão condenadas a segunda morte, a um sofrimento eterno. Você é a esperança para estas pessoas, ainda que elas não saibam. Você é a voz de Deus para elas. Proclame o Evangelho a todas as pessoas de seu relacionamento. Proclame com amor. A hora é agora!

Como diz o hino “A Última Hora”:

 

Ao findar o labor desta vida

Quando a morte ao teu lado chegar

Que destino há de ter tua alma?

Qual será no futuro o teu lar?

 

Meu amigo, hoje tu tens a escolha

Vida ou morte, qual vais aceitar?

Amanhã pode ser muito tarde

Hoje Cristo te quer libertar

 

A paz desejada por todos nós, somente a viveremos no novo céu e na nova terra, onde o pecado já não existirá mais. Só entraremos neste novo céu e nessa nova terra, se nos rendermos ao Senhorio de Jesus.

Não sabemos quando partiremos deste mundo, não sabemos quando nossos amigos partirão deste mundo. Portanto anuncie em tempo e fora de tempo. A hora é agora! Amanhã pode ser muito tarde.

 

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

29/06/2022

Um comentário:

  1. 1 – DEUS ENVIOU SEU FILHO PARA SALVAR O MUNDO

    17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (João 3.17, 18)

    AMEM!

    ResponderExcluir