Translate

terça-feira, 4 de outubro de 2022

SERMÕES 174 - EU E VOCÊ FOMOS CONVOCADOS

 EU E VOCÊ FOMOS CONVOCADOS

Série: A-gente em Campo

 

Durante este ano estamos trabalhando na série Crê-Ser. Nossa intenção é que possamos crescer em nossa fé, no conhecimento bíblico e crescermos em nossa humanidade, em nossa identidade como seres humanos.

Neste mês de outubro estamos iniciando a série “Agente em Campo”. A escolha deste tema surgiu devido à aproximação da Copa do Mundo que acontecerá no próximo mês. Nossa intenção durante esta série é percebermos que nós, eu e você, somos aqueles a quem Deus convocou para jogar no seu time. Nós, os que cremos em Jesus Cristo, fomos escalados para vestirmos a camisa do Reino de Deus e triunfarmos sobre todos os adversários do Reino de Deus. Você foi convocado por Deus quer você tenha consciência disso ou não.

O jogo já está sendo jogado. Mas talvez você ainda esteja se perguntando: “Quando este jogo começou?”

 

1 – QUANDO ESTE JOGO COMEÇOU?

Sabemos que a copa do mundo começará em Novembro. Os atletas que participarão da copa já estão se preparando para este grande evento. O mundo todo estará olhando para os jogos que acontecerão nestes dias. Contudo o jogo entre o reino de Deus e o reino das trevas já está sendo jogado há muito tempo e muitos ainda não se despertaram para este jogo.

14 Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. 15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". (Gênesis 3.14,15)

O jogo começou quando Deus declarou a serpente, isto é, a Satanás que iria lhe ferir através do descendente da mulher. Deus estava declarando nesse momento que a partida entre o reino de Deus e o reino das trevas estava oficialmente aberto.

Desde esta declaração feita por Deus no Éden, o mundo se transformou em um grande campo de batalha entre o reino de Deus e o reino das trevas.

O apóstolo Paulo descreve esta batalha da seguinte forma (Efésios 6.11-13).

11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, 12 pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. (Efésios 6.11,12)

Desta batalha, não temos como fugir. Ou você veste a camisa do reino de Deus ou você veste a camisa do reino das trevas. Não existe um campo neutro, pois toda criação de Deus está inserida nesta batalha. Você foi convocado por Deus em Cristo Jesus para jogar no time Dele. A escolha é sua! Negar a Jesus é vestir a camisa das trevas. Ficar em cima do muro é vestir a camisa das trevas. Portanto tome uma decisão hoje. Se renda a Jesus e vista a camisa do reino de Deus, pois qualquer outra decisão e mesmo a ausência de uma decisão significa vestir a camisa do reino das trevas.

O jogo já está sendo jogado, e pelo que jogamos?

 

2 – PELO QUE JOGAMOS?

As seleções que disputarão a Copa do mundo estarão travando uma batalha por um troféu, por premiações em dinheiro e pelo reconhecimento dos demais homens. Eles lutarão em campo por coisas passageiras, que não ecoam na eternidade, que não se contabilizam em recompensa no reino de Deus. Contudo nós fomos convocados por Deus para jogarmos por algo muito mais valioso. Não fomos convocados para conquistarmos sonhos pessoais, mas para buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça.

Ao vestirmos a camisa do reino de Deus nos tornamos embaixadores de Cristo, agentes do reino nesse campo, chamado mundo. Aqui é o lugar onde jogamos! E jogamos para reconciliar com Deus aqueles que estão em trevas, que estão vestindo o outro uniforme, conforme lemos em 2 Coríntios 5.18-20.

18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. 20 Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. (2 Coríntios 5.18-20)

Nós que fomos convocados por Deus em Jesus Cristo não jogamos por um troféu, nem por dinheiro e tão pouco pelo reconhecimento das pessoas que nos cercam; nós jogamos pelas almas que estão ao nosso alcance. Nós jogamos pelas almas dos nossos colegas de trabalho, vizinhos, parentes e de todo aquele que Deus colocar em nosso caminho.

A ordem já nos foi dada por nosso Pai e por nosso técnico, Jesus Cristo, conforme lemos em Mateus 28.18-20.

18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mateus 28.18-20)

Ao buscarmos ganhar neste jogo, não estamos buscando uma vitória pessoal, mas levar as almas perdidas a se reconciliarem com Deus, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.

O vencedor neste jogo não é aquele que chega primeiro no céu, nem aquele que alcança mais almas para Jesus, pois no time de Deus não se joga competindo uns com os outros, mas se joga tendo solidariedade uns com os outros. Portanto o vencedor é aquele que mais serve, que mais abre mão de si mesmo em prol do outro, para que o corpo de Cristo se torne forte.

O jogo já está sendo jogado e por que este jogo é tão importante?

 

3 – POR QUE ESTE JOGO É TÃO IMPORTANTE?

Diferentemente dos jogos da Copa do Mundo que não produzem nada duradouro as consequências deste jogo espiritual são eternas. As conquistas e as frustrações produzidas pela Copa do Mundo terão o seu fim juntamente com o fim desta era presente. Entretanto o jogo travado entre o reino de Deus e o reino das trevas tem implicações para toda eternidade e por isso é tão importante.

O destino da humanidade depende do quão sério levamos este jogo. Preste atenção nas palavras de Jesus que se encontram no Evangelho de João (João 3.17,18).

17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. (João 3.17,18)

Todos nós iremos nos deparar com a morte e tudo o que conquistamos, fizemos e falamos nesta era presente será julgado por Deus. As verdadeiras intenções de todas as nossas ações serão trazidas a luz. Neste dia todos nós veremos o quão perversos somos e reconheceremos que merecemos ser condenados a segunda morte.

Entretanto nem todos nós seremos condenados à segunda morte, embora todos nós sejamos merecedores desta condenação. Contudo Jesus afirmou que “quem nele crê não é condenado”.

Não sendo nós merecedores de salvação, não sendo nós capazes de prover um caminho de salvação, Deus por Sua imensa graça proveu um caminho de salvação para nós pecadores.

Na cruz, Jesus morreu a nossa morte, pagando o preço dos nossos pecados e nos justificando por meio do seu precioso sangue. Jesus fez expiação por todos nós, homens e mulheres de todas as raças, de todos os povos, de todos os tempos para que por meio Dele fossemos reconciliados com o Pai e libertos de toda condenação. Como afirmou Jesus “quem nele crê não é condenado”, mas ele também afirmou “quem não crê já está condenado”, por isso é importante você vestir a camisa do reino de Deus e levar este jogo a sério, pois muitas vidas dependem do seu testemunho tanto em palavras, quanto em ações para que possam crer em Jesus Cristo e receberem, por meio da fé, a salvação da condenação eterna. Você e eu fomos escalados para este jogo!

 

REFLEXÃO FINAL

A Copa do Mundo é só mais um entretenimento criado pelos homens para promover uma alegria passageira. Ao longo da Copa alguns vencerão, outros se frustrarão; alguns ganharão muito dinheiro, outros perderão muito dinheiro; alguns se promoverão, outros serão esquecidos; mas no fim tudo que este jogo promover não ecoará na eternidade, não irá produzir a ninguém recompensas celestiais; a não ser que aqueles que dela participarem, participem não buscando a glória de homens, mas a glória de Deus. Participem reconhecendo que estão convocados para um jogo maior e mais importante, um jogo espiritual, mas real, entre o reino de Deus e das trevas.

Você está escalado para este jogo. Portanto considere as orientações de nosso técnico e Senhor Jesus Cristo:

·  Ide – Você é o missionário de Jesus. Você está no mundo para reconciliar vidas com Deus. Se você não está fazendo isso, você perdeu sua essência e propósito como cristão. Olhe para si mesmo e cuide-se para não se tornar sal sem sabor, insípido.

·   Faça discípulos – Não só reconcilie vidas com Deus, mas ajude-as a se tornarem como Cristo. Ajude-as a viverem o amor, como Jesus nos amou.

·    Ensine os novos discípulos para que possam obedecer – Sem aprendizado os novos discípulos não se tornarão verdadeiros discípulos de Jesus. Ensine-os a obedecer movidos pelo amor para que não se tornem religiosos. A obediência tornará visível a regeneração do Espírito Santo e colocará ordem aonde havia desordem na vida dos novos discípulos.

Lembrem-se de que Jesus te convocou para jogar em seu time, não porque você merecia, mas por Sua imensa graça. Portanto jogue com raça. Valorize o que Deus fez por você na cruz. Vista a camisa do reino de Deus e jogue disposto a dar sua própria vida por esse time.

A igreja é um organismo que funciona como um memorial para nos lembrar de que não estamos jogando sozinhos. A missão não é feita sozinha e nem por nossas forças, ela é realizada pelo Espírito de Deus que opera em nós. Ele trabalha através de todo o time e não apenas de um jogador. Você é importante neste jogo. Portanto saia do banco de reservas e venha atuar em campo! Precisamos de você.

A cada um o Espírito concedeu um dom. Seja você o goleiro, um defensor, um meia, um atacante ou o auxiliar técnico, faça o seu melhor para Deus! Jogue junto com o time, pois este jogo não é para ser jogado sozinho. Respeite seus próprios companheiros de time. Respeite os dons de cada um deles. Respeite suas próprias limitações, pois nosso objetivo neste jogo é que somente Cristo seja glorificado.

Vamos marcar muitos gols juntos, levando vida a Jesus. Deus te abençoe!

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

02/10/2022 (manhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário