Translate

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

SERMÕES 214 - A EXPERIÊNCIA DA VIDA IMERSA NO ESPÍRITO DE DEUS (3 parte)

 A EXPERIÊNCIA DA VIDA IMERSA NO ESPÍRITO DE DEUS (3 parte)

Série: Identidade 2023

 

Estamos na série “Identidade 2023”. O tema de nossa mensagem de hoje é: “A Experiência da Vida no Espírito de Deus (3 parte)”.

Dividimos nossas reflexões em três partes a fim de termos uma melhor compreensão do significado prático e das implicações ao sermos imersos na vida do Espírito. Vimos na primeira reflexão que ao sermos imersos na vida do Espírito, ele pneumatiza nossas vidas. Na segunda reflexão vimos que ao sermos imersos na vida do Espírito, ele nos liberta da Lei de Moisés. Hoje veremos que ao sermos imersos na vida do Espírito, ele nos torna uma comunidade de crentes. Este será o nosso primeiro ponto.

 

1 – O ESPÍRITO NOS TORNA UMA COMUNIDADE DE CRENTES

O que mais me fascina na vida do Espírito é que ele nos transforma numa comunidade. Ele pega uma porção de indivíduos das mais diferentes raças, línguas, classes sociais, idades, ideologias políticas, opções sexuais, religiões e as transforma em um só povo, com uma só mente, um só coração.

O Espírito Santo começa a trabalhar em cada um de nós, de forma particular, fazendo com que cada um de nós comecemos a nos despojarmos de nossas ideologias políticas, de nossos preconceitos, de nossas imoralidades e de todos os valores e princípios que o mundo plantou em nosso ser em desconformidade com os valores e princípios de Deus.

Ao mesmo tempo em que o Espírito trabalha em nós nos levando a nos despojarmos de nosso velho homem, ele trabalha também nos levando a nos revestirmos da nova vida em Cristo. O Espírito começa a remover a nossa cosmovisão do mundo e de Deus plantada pela cultura que nos cerca e começa a introduzir a cosmovisão do mundo e de Deus da perspectiva do próprio Deus.

Essa foi à realidade experimentada por aqueles que foram imersos na vida do Espírito no inicio da igreja, conforme podemos ler em Atos 2.1-6,9-11. 

1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. 5 Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. 6 Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. [...] 9 Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, Ponto e da província da Ásia, 10 Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, 11 tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua! (Atos 2.1-6,9-11)

Temos aqui a descrição do momento em que seu cumpriu a profecia a respeito do derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne, sobre todos os povos. A promessa de Jesus se cumpriu, o outro Conselheiro veio habitar em nós, nos fazendo habitar na sua vida, na vida de Cristo.

As pessoas das mais diferentes línguas, raças, culturas, ideologias políticas estavam lá, e ao ouvirem o barulho que veio do céu, foram onde estavam os discípulos de Jesus e ficaram extasiados ouvindo aqueles galileus falando em suas próprias línguas.

Eles sem entenderem o que estava acontecendo passaram a perguntar aos discípulos. Como podemos cada um de nós estar ouvindo vocês em nossa própria língua natal. Pedro se levantou e disse que o que estava acontecendo era o cumprimento da promessa de Deus entregue pelo profeta Joel (2.28,29). E passou a pregar o Evangelho de Jesus Cristo para eles. Diz o texto bíblico que naquele dia houve aproximadamente três mil vidas que foram imersas na vida do Espírito de Deus.

O fato mais extraordinário para mim naquele dia não foi o fato dos discípulos terem falado em línguas estranhas e nem das pessoas das mais variadas línguas que lá estavam os ouvirem falando em suas línguas natais, mas o fato mais extraordinário para mim se deu diante a realidade daquelas pessoas das mais diversas línguas e culturas, das mais diferentes individualidades se tornarem uma comunidade de amor, onde todos passaram a cuidarem umas das outras, a ensinarem umas as outras, a orarem umas pelas outras, a abrirem mãos de seus próprios bens para suprirem a necessidade uns dos outros, de fazerem tudo isso de forma espontânea, sem nenhum tipo de constrangimento, conforme podemos ler em Atos 2.44,45.

44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. (Atos 2.44,45)

Essa comunidade tinha tudo para dar errado, mas ela deu certo, porque verdadeiramente eles foram imersos na vida do Espírito. Eles não só viviam no Espírito, mas andavam no Espírito. A vida no Espírito para eles não era somente um conceito abstrato, vago. Eles realmente eram guiados, ensinados e orientados pelo Espírito de Deus.

Não basta apenas termos o conhecimento de que o Espírito de Deus habita em nós e que ele nos vivifica. Paulo escreve aos Gálatas as seguintes palavras (Gálatas 5.25):

25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. (Gálatas 5.25)

Acredito que diante tudo que já estudamos sobre a vida imersa no Espírito Santo, você já compreendeu que o significado da expressão “se vivemos pelo Espírito” usada por Paulo, se refere ao fato do Espírito Santo ser a fonte de nossas vidas, aquele que nos vivifica, que nos pneumatiza. Nesta primeira parte do versículo “se vivemos pelo Espírito” Paulo está falando do estado que nos encontramos em Cristo, de nossa situação espiritual em Cristo.

A ênfase nesse verso (v.25) não está na expressão “Se vivemos pelo Espírito”, mas na expressão “andemos também pelo Espírito”. Nesta segunda parte do versículo Paulo está falando do modo como devemos viver. O que Paulo está dizendo é que se a fonte de nossas vidas é o Espírito de Deus, é Ele quem deve dirigir nossos passos, guiar as nossas vidas, de maneira que cresçamos até atingirmos a estatura de Cristo Jesus.

Nós a PIB de Itapevi só conseguiremos ser uma comunidade de amor e vivermos a liberdade do Espírito se verdadeiramente cada um de nós nos deixarmos ser guiados, ensinados e orientados pelo Espírito Santo de Deus, isto é, se andarmos no Espírito, sem a muleta das leis, confiando plenamente na voz do Espírito de Deus.

Em busca de ajudá-los como pastor, aqui colocado por Cristo, eu vou compartilhar hoje com vocês ensinos bíblicos e experiências pessoais com o fim único de despertar um desejo profundo em vocês, de buscarem um relacionamento mais íntimo com o Espírito Santo, para que Ele possa tornar Cristo mais visível e real em suas vidas. Não quero com isso aparentar que sou mais espiritual, até porque tenho certeza de que em nossa igreja existem pessoas que têm experiências maiores com Deus do que as minhas. Existem pessoas aqui que falam em línguas estranhas, que experimentaram milagres de Deus e viveram outras experiências com Deus. Sendo eu o menor entre vocês, oro para que o Espírito Santo possa a partir de agora através do ensino por meio da Palavra e do compartilhamento destas experiências despertar em vocês o desejo de conhecê-Lo melhor.

Eu quero iniciar essa conversa mais pessoal enfatizando que o Espírito Santo deseja te guiar nas verdades gerais e também nas verdades particulares. Esse será o nosso segundo ponto dessa reflexão.

 

2 – O ESPÍRITO NOS GUIA NAS VERDADES GERAIS E PARTICULARES

13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. (João 16.13)

No início desta série de reflexões eu disse que este texto não se refere a toda verdade de forma generalizada. Ele não irá revelar a verdade que está nos pensamentos e nas intenções das pessoas a você. Também disse que o texto se refere à verdade a respeito da revelação de Jesus Cristo e de sua obra redentora.

Precisamos entender que o Espírito Santo revela as verdades bíblicas a respeito de Cristo e de sua obra redentora, mas também revela as verdades e intenções de Jesus a nosso respeito, tanto no que se refere às ações determinadas a todos nós cristãos de forma geral, e que já estão reveladas na Bíblia, como revelará os planos de Deus determinados somente a você.

O Espírito Santo não falará de si mesmo, mas falará do que ouvir de Jesus. Existem coisas para você que são para todos nós. Por exemplo: Todos nós somos chamados para sermos missionários, pregadores da Palavra de Deus, testemunhas de Jesus Cristo onde estivermos. O Espírito Santo irá falar esta verdade a você, seja através da pregação da Palavra ou em seu momento a sós com ele.

Entretanto existem coisas para você que é só para você. Por exemplo: Eu me lembro de estar em um grupo de oração, com aproximadamente umas 10 pessoas e começamos a cantar um cântico que dizia: “Venho Senhor minha vida oferecer como oferta viva em teu altar...”. Quando eu estava ali cantando baixinho, para que ninguém percebesse que eu não sei cantar, o Espírito começou a falar para mim que eu iria ser um pregador da Palavra de Deus. Eu não consegui me conter, me prostrei enquanto os irmãos cantavam e chorei num misto de alegria e de euforia, sem entender como ele me transformaria num pregador da Palavra de Deus. Eu era tímido, não conhecia nada da bíblia. Mas aqui estou hoje pregando a Palavra.

O Espírito quer te falar o que Deus tem para você em particular. Ele quer te guiar as verdades de Deus que são exclusivas para você. Ele deseja fazer isso porque na medida em que você se alinha ao plano de Deus, o corpo de Cristo é edificado, você é edificado. Você faz parte do plano redentor de Cristo para os dias de hoje.

No livro de Atos lemos a seguinte história (Atos 16.6-10).

6 Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. 7 Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8 Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade. 9 Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: "Passe à Macedônia e ajude-nos". 10 Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho. (Atos 16.6-10)

Paulo e seus companheiros estavam fazendo o que Jesus havia ordenado de forma geral, pregando a Palavra. Entretanto o Espírito Santo os impediu de irem pregar na província da Ásia. Deus não fez isso porque não desejava salvar os da Ásia.

Paulo e seus companheiros não entendendo o que estava acontecendo tentaram dar a volta e entrarem na Ásia pela Bitínia, mas o Espírito os impediu novamente. Então eles acabaram descendo a Trôade.

Durante a noite o Espírito deu uma visão a Paulo, através da qual lhe foi revelado que deveria ir para a Macedônia. Deus desejava naquele momento que eles fossem em direção a Europa e não mais a província da Ásia, lugar que Paulo já havia pregado a Palavra.

O Espírito Santo falou a eles através de uma visão. Embora eles estivessem caminhando corretamente, Deus desejou dar a eles uma tarefa especifica naquele momento e o Espírito lhes revelou através de uma visão a vontade do Pai.

O Espírito continua fazendo isso conosco. Ele nos guia para que possamos viver alinhados com os planos de Jesus e do nosso Pai celestial. Ele fala conosco através do testemunho interior, falando ao nosso espírito, como também fala através de visões, sonhos ou de profetas.

No início de minha jornada com Cristo, quando eu ainda nem era convertido, fui levado por uma amiga à casa de uma serva de Deus, naquela época eu ainda não a conhecia. Não tivemos nenhuma conversa neste primeiro encontro. Retornei a casa desta serva alguns dias depois, sozinho. Ela me reconheceu e pediu que eu entrasse. Me sentei no sofá e disparei a chorar. Ela sentou-se ao meu lado no sofá onde eu estava e começou a orar por mim. Ela começou a orar em línguas estranhas, naquele momento eu ainda não sabia nada sobre línguas estranhas e nunca tinha visto nada parecido. Então ela começou a falar comigo em sua oração me chamando de filho e num determinado momento de sua oração, ela disse: “Eu te coloquei sob tutela naquela casa...”. Imediatamente arregalei meus olhos e ela continuava orando, estava com seus olhos fechados, e uma pergunta começou a me intrigar: “Como ela sabia que eu era tutelado e não adotado”? Eu nunca contei isto para ninguém. E ninguém normalmente trata outra pessoa como tutelada. É muito comum alguém dizer: “eu adotei ela”; mas não dizer: “eu tutelei ela”. Como ela sabia essa informação? Fiquei prestando atenção a partir daquele momento em tudo que ela dizia. Mas assim que terminou de orar perguntei: “Como você sabia que eu era tutelado e não adotado”? Ela me disse: “não sei”. Retruquei: “Mas você disse em sua oração”. Sua resposta foi a seguinte: “Quando eu estava orando, só falei o que o Espírito de Deus colocou em minha mente. Contudo eu não sei te explicar, mas Deus te conhece e tem um plano muito especial para sua vida”. Aquela experiência mudou minha vida. Deus passou a ser real para mim a partir daquele dia.

Certa vez, eu estava orando por um irmão que já estava há um ano aproximadamente desempregado. Ele estava tenso com isso, pois as dividas começavam a se acumular. Quando eu estava orando ouvi uma voz em meu interior dizendo diga para ele ir até a concessionária Marajó. Eu estava com medo daquilo ser coisa da minha cabeça, do meu desejo de vê-lo empregado; mas pensei comigo: “eu nunca iria pensar nesta empresa, então disse para ele: ‘Deus está te mandando ir para a Concessionária Marajó’”. Dois dias depois ele me visitou e me informou: “Cornélio, estou trabalhando. Eu fui para a Marajó conforme você falou e fui contratado”.

Há experiências que o Espírito Santo quer viver conosco. Ele quer te guiar também nas pequenas coisas e nas grandes coisas que Deus tem para você. Mas você precisa viver uma relação de interação, de ação mútua com ele.

O Espírito é uma pessoa que habita em você. Ele não é uma energia, não é um poder que você libera no momento em que desejar. É uma pessoa que deseja se relacionar com você. Falar das coisas de Jesus, te ajudar a viver os planos de Jesus para sua vida, te reorientar quando for necessário. Mas você precisa alimentar essa relação com ele. Ela é alimentada na interação com ele, na obediência a sua voz.

 

REFLEXÃO FINAL

É muito comum pessoas virem a nós pastores e perguntarem como ouvimos a voz do Espírito? Vamos falar sobre isso no próximo domingo à noite.

Mas agora eu quero orar por você que deseja viver uma vida de profunda intimidade com o Espírito Santo, que deseja ser guiado por Ele. Que não quer somente viver no Espírito, mas que deseja andar no Espírito, ouvindo a sua voz. Quero orar por você que quer viver a experiência de viver imerso na vida do Espírito de Deus.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

03/12/2023 (noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário