Translate

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

SERMÕES 215 - A EXPERIÊNCIA DA VIDA IMERSA NO ESPÍRITO DE DEUS (4 parte)

 A EXPERIÊNCIA DA VIDA IMERSA NO ESPÍRITO DE DEUS (4 parte)

Série: Identidade 2023

 

Estamos na série “Identidade 2023”. O tema de nossa mensagem de hoje é: “A Experiência da Vida Imersa no Espírito de Deus (4 parte)”.

No último domingo falamos que ao sermos imersos na vida do Espírito, ele nos torna uma comunidade de crentes. Dissemos que ele alcança pessoas muito diferentes umas das outras, em todos os sentidos da vida que você pensar, e as une no corpo de Cristo. Também vimos que o Espírito Santo guia cada uma destas pessoas, levando-as a viverem os sonhos de Deus para elas de forma geral e também os sonhos reservados por Deus somente para elas.

Para vivermos em harmonia com os sonhos de Deus e seus planos precisamos ouvir a voz do Espírito que nos guia a toda verdade de Deus em Cristo para nós. É muito comum pessoas virem até nós pastores e nos perguntarem como ouvimos a voz do Espírito Santo? Vamos tentar responder a esta pergunta. Este será o foco do nosso primeiro ponto: Ouvindo a voz do Espírito Santo.

 

1 – OUVINDO A VOZ DO ESPÍRITO SANTO

A primeira coisa que precisamos fazer é desmistificar a ideia que temos da voz de Deus ou da voz do Espírito Santo. Todas às vezes que falamos em ouvir a voz de Deus, logo pensamos, numa voz alta e forte, contudo normalmente o Espírito testifica ou testemunha ao nosso espírito. A voz não vem de fora, mas de dentro, do nosso homem interior.

Paulo nos ensina sobre essa verdade, Romanos 8.14-16.

14 porque todos os que são guiados (ἄγονται - agontai) pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". 16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8.14-16)

A palavra “guiados” usada por Paulo, no verso (v.14), do grego (agontai) significa ser conduzido. Este não é um privilégio dado a todas as pessoas. Nós os que cremos em Jesus Cristo como nosso redentor fomos feitos filhos de Deus e recebemos o privilégio de sermos guiados pelo Espírito Santo de Deus. Ele nos conduz durante toda nossa jornada da vida a fim de nos entregar ao nosso destino final, Cristo Jesus. Como Ele faz isso?

A relação do Espírito de Deus conosco é por meio do nosso espírito. O Espírito Santo fala (testemunha, testifica) ao nosso espírito que traz a fala de Deus a nossa mente. A voz de Deus surge em nós assim como surgem os nossos pensamentos.

Contudo na medida em que damos ouvido a voz de Deus, que obedecemos Sua voz, começamos a ficar mais sensíveis a ela. As experiências com a voz de Deus com o passar do tempo nos ajudarão a discernirmos melhor a voz de Deus da nossa própria voz.

Eu me lembro de uma vez que eu tinha um alto valor para receber de uma empresa, mas por alguma razão eles estavam retendo aquele valor. Já haviam passado uns dois ou três meses, e a empresa nada de me pagar o valor que me devia.  Neste período fui a uma Conferência Missionária da JOCUM. O preletor, Pr. Jim Stier falou em sua palestra de um missionário que precisava de uma alta quantia para ir a um determinado país. Ele orou naquela noite para que Deus pudesse levantar o dinheiro.

Quando eu já estava saindo da Conferência uma voz me disse, como um pensamento que surge do nada: “Cornélio dá um cheque com este valor para o missionário”. Quem você acha que trouxe este pensamento em minha mente? Eu jamais teria me disposto a isto. Sempre fui muito controlado financeiramente, para não dizer pão duro. Então pensei comigo deve ser Deus que está me falando isso. 

Respondi: “Senhor se essa é a Tua vontade, eu não tenho esse dinheiro para dar”. Imediatamente surgiu um novo pensamento em minha mente. “Entrega o dinheiro que a empresa está te devendo”.  Como eu já disse a vocês a empresa não me pagava, eu já estava sem esperança de receber.

Diante disso respondi para aquela voz: “Se a empresa me pagar, eu entrego tudo o que eu receber deles”. Era mais do que o missionário precisava. No outro dia fui chamado na tesouraria da empresa. Eles me deram um cheque com todo o valor que me deviam. Era um valor muito bom. Eu nem acreditei que eu tinha recebido tudo aquilo.

À noite ao chegar em casa olhei para o cheque e disse comigo: “Eu vou dar somente o valor que o missionário solicitou”. Novamente aquela voz como um pensamento veio em minha mente: “Você não disse que ia dar o cheque todo”?

De quem você acha que era essa voz? Do diabo? Certamente que não. O diabo não quer investir no Reino de Deus. Ele não se converteu e nem se converterá. Era minha voz? Também não, eu estava relutando para entregar aquele valor. Aquela voz me direcionando a fazer a coisa correta e prometida por mim era a voz do Espírito Santo.

Muitos ouvem a voz do Espírito Santo. João escreveu as seguintes palavras (1 João 2.27).

27 Quanto a vocês, a unção (Espírito Santo) que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele (em Jesus) como ele os ensinou. (1 João 2.27)

João está dizendo que a unção que recebemos dele, de Jesus, se referindo ao Espírito Santo, o Espírito da verdade, nos ensinará acerca de todas as coisas. Ele está dizendo que o Espírito Santo nos ensinará tudo o que precisarmos para vivermos e realizarmos a vontade de Deus, a fim de santificá-lo por meio de nossas vidas. 

Ele não está dizendo que não precisamos de pastores, do ensino dos apóstolos, mas que tudo que precisamos na pratica para vivermos o cristianismo puro de Jesus, não o cristianismo institucionalizados pelas diversas denominações, mas o cristianismo puro de Jesus, ele nos ensinará.

Quem vocês acham que estava segurando o meu pagamento? O diabo? Claro que não. Ele jamais seguraria aquele dinheiro para dar para o missionário. Vocês acham que era o dono da empresa? Também não. Ele apenas era um instrumento para Deus usá-lo para liberar o dinheiro no momento certo. Certamente Deus estava planejando o uso desse dinheiro, a fim de abençoar o missionário, mas também me abençoar. Eu tive a oportunidade de ouvir Deus falar comigo, de ser instrumento de Deus para prover o recurso financeiro para aquele projeto missionário.

Deus não estava querendo o meu dinheiro, ele não precisava do meu dinheiro, Ele tem muitos filhos e filhas, mas Ele sabia do meu desejo de conhecê-lo profundamente, de ter uma vida guiada pelo Espírito Santo, por isso, ele criou toda esta situação para que eu pudesse viver a experiência de ouvir sua voz, de ser guiado pelo seu Espírito e de vencer a avareza que me consumia, sendo generoso. Eu fui ricamente abençoado através dessa experiência.

Este tipo de experiência você não tem através da leitura da Palavra de Deus. Você não vai encontrar um versículo escrito: “Entrega este cheque ao missionário da Jocum”. Este tipo de experiência é muito particular, você só viverá ouvindo a voz do Espírito Santo, o testemunho Dele em você. Esse é um plano personalizado. Era para mim e não para os demais filhos que estavam naquela noite na Conferência. A Bíblia fala das coisas genéricas que é para todos os filhos, mas existem coisas que o Espírito tem só para você.

Outra questão a respeito do Espírito Santo que precisamos saber é que podemos resistir a sua voz, ao seu comando. Portanto nosso segundo ponto de hoje é: “Não Resista a Voz do Espírito Santo”.


2 – NÃO RESISTA A VOZ DO ESPÍRITO SANTO

Uma coisa que precisamos entender do Espírito Santo de Deus é que ele nos dá liberdade para fazermos escolhas em nossas vidas. O Espírito Santo não irá te forçar a realização de algo que você não queira fazer. Você pode resistir a sua voz e viver em desobediência a Ele.

O povo de Israel não ouviu a voz de Deus, foram resistentes a Sua voz. Estevão o primeiro mártir da igreja cristã menciona esta resistência em sua fala ao Sumo sacerdote e aos que se encontravam no sinédrio, antes de ser apedrejado, dizendo que eles igualmente estavam resistindo ao Espírito Santo (Atos 7.51).

51 "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! (Atos 7.51)

Embora Deus seja soberano, Ele não age sem interagir conosco. Deus não nos violenta em nossa liberdade. Ele está no controle da história, mas ao mesmo tempo nos permite nos movermos na história com liberdade.

O Espírito Santo deseja interagir com você, ajudando-o a discernir os caminhos da vida. Todos nós que somos filhos de Deus ouvimos a voz de Deus, o que precisamos é aprender a discernir essa voz.

A voz do Espírito jamais contrariará as Escrituras e jamais te violentará. O Espírito não nos força a nada, tudo que Ele faz é interagindo conosco, até mesmo nas manifestações espirituais. Ele sempre irá esperar sua rendição a Ele. Você precisa se deixar ser liderado por Ele.

O Espírito Santo não irá tomar controle de seu ser, de seu corpo, de sua boca, sem que você se entregue a Ele para isso. Ele não te forçará, por exemplo, você a falar em línguas estranhas se você não desejar. Você só experimentará este dom ou qualquer outro dom se buscar, se mostrar desejo de viver esta experiência com Ele.

O autor de Hebreus escreve as seguintes palavras de advertência aos irmãos judeus de seus dias. Estas palavras também servem para todos os cristãos de todas as épocas (Hebreus 3.7-12).

7 Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto, (Hebreus 3.7,8)

O autor de Hebreus afirma que o Espírito Santo estava dizendo aos seus contemporâneos que eles não deveriam endurecer seus corações como fizeram seus antepassados no deserto. Este é mais um texto bíblico que nos mostra claramente que podemos resistir à voz do Espírito de Deus. Sim, podemos resistir à vontade do Espírito Santo em nossas vidas.

Portanto eu digo a você: “Não resista à liderança do Espírito Santo”. Ele quer ensinar a você todas as coisas que Jesus ensinou. Ele quer te ensinar tudo o que diz respeito à comunidade dos crentes, mas também quer revelar a você, coisas pessoais, que só dizem respeito a você. Ele quer te ajudar a fazer boas escolhas. A escolher bem o seu marido, a sua esposa, o seu emprego. Ele não vai determinar com quem você deve casar, mas irá te ajudar a escolher bem seu cônjuge e às vezes até te ajudar colocando ele ou ela em seu caminho.

Muitas de nossas escolhas erradas na vida são consequências de nossa resistência à voz do Espírito Santo. Muito dos sofrimentos que experimentamos na vida é fruto de nossa resistência à voz do Espírito de Deus. Uma coisa é sofrer por causa do nome de Jesus, outra coisa completamente diferente é você sofrer por não ouvir a voz de Deus.

Diante disso irei apresentar caminhos que o ajudarão a se tornar mais sensível a voz do Espírito Santo. Este é o assunto do nosso terceiro ponto: “Me Tornando Mais Sensível a Voz do Espírito Santo”.

 

3 – ME TORNANDO MAIS SENSÍVEL A VOZ DO ESPÍRITO SANTO

Existem algumas práticas espirituais que nos ajudam a nos tornarmos mais sensíveis a voz do Espírito de Deus. Entre elas destacamos:

·      A Leitura da Palavra de Deus – Através dela Deus nos orienta e nos ensina sobre si mesmo. A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus por isso ela é útil para o nosso ensino, correção, repreensão e instrução na justiça. Por meio dela nos tornamos aptos para toda boa obra. O Espírito Santo vai usar o que você leu e aprendeu através da leitura para te guiar nos caminhos de Deus.

A bíblia é suficiente para nos conduzir nos caminhos de Deus. Não necessitamos hoje de profecias e revelações para vivermos a vontade de Deus. Contudo não devemos desprezá-las. (Falarei um pouco sobre profecias e revelações mais adiante).

·      Jejum – Esta prática nos ajuda muito a nos tornarmos mais sensíveis à voz de Deus, na medida em que nos dispomos a disciplinarmos nossa carne para buscarmos Deus. Através dessa prática mais o Espírito Santo nos domina, uma vez que o jejum é uma rendição de nosso ser a Deus. Precisa ser feito com os cuidados devidos e às vezes com orientações médicas, principalmente aqueles que são diabéticos ou possuem outras doenças crônicas.

·      Oração – Muitos dizem que orar é falar com Deus. É verdade, mas não é toda a verdade. Orar também é escutar Deus. Orar também é contemplar Deus. Orar é uma prática fundamental para a vida de todo cristão. A oração é um lugar onde no secreto Deus me vê, mas também é o lugar onde Ele se revela de forma mais pessoal a nós seus filhos. Enquanto eu oro, o Espírito Santo alinha minha vida, meus pensamentos, meu coração e planos aos planos de Deus.

 

Existe outra prática espiritual que nos torna mais sensíveis à voz do Espírito de Deus e que é muito desprezada e rejeitada por nós cristãos reformados, cristãos de uma linha mais tradicional. Estou falando do orar em línguas estranhas.

Eu quero hoje dedicar um pouco mais de tempo a esta prática, pois como eu disse, ela nos torna mais sensíveis a voz de Deus.

Vejamos o que o apóstolo Paulo nos ensina sobre este dom em 1 Coríntios 14.1-4.

1 Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia. 2 Pois quem fala em língua não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios. 3 Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens. 4 Quem fala em língua a si mesmo se edifica, mas quem profetiza edifica a igreja. (1 Coríntios 14.1-4)

Eu vou pontuar alguns ensinos que se encontram nestes versos.

·      Verso 1

Primeiro ensino: Sigam o caminho do amor. Paulo estava dizendo que eles deveriam viver no caminho de Cristo. Já aprendemos que Jesus nos libertou de toda lei e que a única lei que deve reger nossas vidas é o amor. Esta é a lei de Cristo. Esta é a única lei que rege a vida daqueles que estão imersos na vida do Espírito de Deus.

Segundo ensino: Busquem com dedicação os dons espirituais. Paulo ensinou a eles que deveriam buscar os dons espirituais, mas não de qualquer forma, buscar com dedicação. Estas palavras confirmam que existe uma interação entre nós e o Espírito Santo. Ele quer dar os dons espirituais, mas Ele vai dar para quem buscar com dedicação. Existe uma parte nossa nesse processo.

Terceiro ensino: Principalmente o dom de profecia. Entre todas as manifestações espirituais, Paulo enfatizou a profecia. No verso (v.3) ele apresenta o porquê devemos buscar principalmente a profecia. Porque ela edifica, encoraja e consola a pessoa a quem foi dirigida ou a igreja a quem foi dirigida.

Precisamos ressaltar que no exercício deste dom não é permitido ao profeta acrescentar novas doutrinas, além das que já foram lançadas por Jesus e seus apóstolos. Sua fala tem que estar fundamentada nos ensinos de Jesus e dos apóstolos.

Também está incluso neste dom a capacidade de trazer revelações específicas a uma igreja ou a uma pessoa como lemos em Atos 21.10-14.

10 Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo. 11 Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: "Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’". 12 Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém. 13 Então Paulo respondeu: "Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus". 14 Como não pudemos dissuadi-lo, desistimos e dissemos: "Seja feita a vontade do Senhor". (Atos 21.10-14)

Ágabo profetizou que Paulo iria sofrer muito em Jerusalém, sem saber que o cinto pertencia a Paulo. Eu destaquei o verso quatorze, por considerá-lo extremamente importante no que se refere a revelações proféticas.

Paulo não deixou que a revelação profética guiasse sua vida. Ele foi para Jerusalém, sofreu como havia dito o profeta. Entretanto seguiu o que o Espírito Santo havia colocado em seu coração e não na boca do profeta.

Este é o grande erro cometido por muitos cristãos de nossos dias. Eles seguem o que os profetas dizem e não o que o Espírito Santo diz em particular a eles. A bíblia nos ensina que devemos avaliar as profecias (1 Tessalonicenses 5.20,21 e 1 João 4.1).

20 Não tratem com desprezo as profecias (os pronunciamentos proféticos), 21 mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. (1 Tessalonicenses 5.20,21)

Nunca baseia suas decisões a partir de uma profecia. Ouça e Ore. Depois de muita oração, tome uma decisão confiado na voz do Espírito Santo que fala com você.

Aproveito esta oportunidade para deixar claro que não desejamos impedir a ação do Espírito Santo através de pronunciamentos proféticos, não queremos tratar com desprezo um dom tão relevante e dado por Jesus a sua igreja; entretanto como pastor desta igreja, exorto aos irmãos que ninguém faça qualquer pronunciamento profético à igreja sem autorização dos pastores desta igreja.

Queremos com isso preservar a igreja e os irmãos para não cometerem os mesmos erros que frequentemente vemos nas igrejas pentecostais e neopentecostais.

Destaco também que embora Paulo soubesse que nem todos falam em línguas estranhas, nem todos profetizam, pois sabia que os dons são distribuídos como o Espírito Santo desejar, ele diz para todos que buscassem os dons, de preferência o dom de profecia, dando a entender que todos que buscassem diligentemente os dons poderiam vê-los manifestos em suas vidas. O mesmo vale para nós hoje.

 

Verso 2

Primeiro ensino: Pois quem fala em línguas não fala aos homens. Creio que está frase já deixa claro para nós, que Paulo está dizendo que aquele que fala em línguas fala em um idioma que não é conhecido pelos homens. Ele vai dizer neste mesmo verso: “ninguém o entende, em espírito fala mistérios”. Portanto é língua estranha mesmo. Ninguém entende a não ser através da manifestação do dom de interpretação.

Segundo ensino: Mas fala a Deus. Essa afirmação é muito importante, pois fica claro que quem fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus. É uma conversa direta com Deus, embora aquele que fala não sabe o que fala. Ele vive neste momento algo extraordinário. Lindo demais.

Entenda o processo que está acontecendo quando o crente ora em línguas. O Espírito Santo está falando ao espírito do crente, O Espírito Santo está falando palavras estranhas para nós homens, e quando este crente abre sua boca livremente e libera as palavras que o Espírito Santo está falando ao seu espírito, este crente se torna o canal de um diálogo entre o Espírito Santo e Deus Pai. Isso é mistério puro.

 

·      Verso 4

Primeiro ensino: Quem fala em línguas a si mesmo se edifica. Assim como a profecia edifica a igreja ou a pessoa a quem foi direcionada, línguas edifica o indivíduo que ora. Este dom dá ao indivíduo a capacitação de crescer espiritualmente na vida do Espírito, mesmo quando este está a sós com Deus.

Não poderia ser diferente! Quem ora em línguas experimenta o poder de Deus correndo por seu ser. Isto acontece enquanto o Espírito Santo está te usando para falar coisas espirituais com o Pai através de sua boca. De alguma forma isto produzirá crescimento espiritual a você.

 

Diante disso eu quero hoje incentivar você a orar em línguas. Se você não tem este dom peça a Deus, busque com dedicação. Viva esta experiência do Espírito. Deixe o Espírito Santo falar com Deus Pai através de sua boca. Deixe este poder correr por dentro do seu ser. Isto é sobrenatural. É divino. Você pode orar se buscar com dedicação. Jogue seus preconceitos fora. Se for necessário jogue sua teologia fora. Faça como o apóstolo Paulo, considere tudo esterco para começar uma nova caminha com o Espírito Santo. Se lance na vida do Espírito. Nossos irmãos pentecostais eles desfrutam disso porque buscam com dedicação os dons espirituais.

Agora eu preciso fazer uma advertência a todos nós. Eu não quero, por meio desta advertência, que você diminua o desejo que está no seu coração de viver esta experiência com Deus e que certamente te conduzirá a se tornar mais sensível a voz do Espírito de Deus, contudo não queremos a manifestação destes dons em nossos cultos públicos, pois este não é o lugar para a manifestação deste dom. O apóstolo Paulo nos ensina esta verdade em 1 Coríntios 14.6.

6 Agora, irmãos, se eu for visitá-los e falar em línguas, em que lhes serei útil, a não ser que lhes leve alguma revelação, ou conhecimento, ou profecia, ou doutrina? (1 Coríntios 14.6)

Paulo nos ensina através deste verso que o falar em línguas em nossos encontros é inútil, pois não produz ensino, edificação para todo o corpo. Ele faz o contraponto quando diz “a não ser”, eu serei útil se eu lhes falar algo que possam compreender, seja uma revelação, uma palavra de conhecimento, ou profecia, ou ainda se eu lhes falar de doutrina.

O ensino de Paulo é que quando estamos juntos precisamos falar de modo que todos entendam e sejam edificados.

 

REFLEXÃO FINAL

Eu quero concluir esta série de mensagens desafiando você a buscar insistentemente, com dedicação os dons espirituais e o dom de línguas a fim de que você possa se edificar e imergir cada vez mais na vida do Espírito.

O Espírito Santo quer te guiar, te conduzir a viver a liberdade que Cristo conquistou para você na cruz e também te conduzir a viver debaixo da lei de Cristo, sujeito a lei do amor, pois a vida do Espírito é vivida no amor e na liberdade.

Ouça a voz do Espírito nesta noite e se lance em seu mar. Navegue sem medo nas muitas águas do Espírito. Ele está falando com você agora. Este pensamento que brota em você te despertando para Ele, não é seu, é a voz do Espírito Santo. Não resista a voz do Espírito. Venha aqui à frente, eu quero orar por você.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

10/12/2023 (noite)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário