Translate

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

SERMÕES 216 - NOVO ANO! NOVOS SONHOS!

 NOVO ANO! NOVOS SONHOS!

 

Daqui a pouco estaremos virando mais uma vez à folhinha de nossos calendários, contudo essa última folhinha dos nossos calendários é diferente das demais, pois traz a todos nós a perspectiva de que ao virarmos esta folha, tudo irá se renovar a partir do inicio do novo ano. Mas será que tudo irá se transformar simplesmente ao virarmos a folhinha de nosso calendário e começarmos um novo ano?

Sem dúvida que a perspectiva do inicio de um novo ano é uma grande oportunidade de voltarmos a esperançar, a sonharmos novos projetos, pois com o novo ano, psicologicamente zeramos nossas realizações passadas e iniciamos uma nova contagem cronológica, e isso é suficiente para nos esperançar. É como se tudo pudesse ter uma segunda chance. É como se o tempo dissesse para nós tente outra vez, os seus sonhos ainda podem se realizar. Essa é a beleza do ano novo. Por isso o mundo inteiro, todas as nações comemoram a virada do ano.

Contudo para que nossas esperanças e sonhos não sejam apenas ideais distantes precisamos dar alguns passos na direção correta da vida para que nossos sonhos se alinhem aos sonhos de Deus e o novo ano seja de transformação profunda de nosso ser.

Para isso eu quero ler com vocês o texto de Êxodo 12.1-7.

1 O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: 2 "Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. 3 Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa. 4 Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer. 5 O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito. 6 Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol. 7 Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. (Êxodo 12.1-7)

Este capítulo do livro de Êxodo narra o momento histórico da instituição da páscoa judaica. No verso dois (v.2) lemos que devido ao acontecimento da páscoa o calendário judaico sofreu uma alteração. O ano comum ou civil seguia o seu curso ordinário, quando o Senhor o interrompeu por causa do Seu povo, deste acontecimento quero destacar alguns passos necessários para vivermos na direção correta da vida e assim vivermos uma esperança ser real, não apenas uma ilusão vendida pelo sistema que governa nosso mundo.

O primeiro passo que aprendemos com a mudança do calendário judaico, ao ser instituída a páscoa é que devemos viver a vida em comunhão plena com Deus.

 

PRIMEIRO PASSO: VIVER A VIDA EM COMUNHÃO PLENA COM DEUS

1 O Senhor falou a Moisés: "Vá ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor: Deixe o meu povo ir para que me preste culto. (Êxodo 8.1)

 

20 Depois o Senhor disse a Moisés: "Levante-se bem cedo e apresente-se ao faraó, quando ele estiver indo às águas. Diga-lhe que assim diz o Senhor: Deixe o meu povo ir para que me preste culto. (Êxodo 8.20)

 

1 O Senhor falou a Moisés: "Vá ao faraó e diga-lhe que assim diz o Senhor: Deixe o meu povo ir para que me preste culto. (Êxodo 8.1)

 

Lemos nestes versos a insistência de Deus diante o Faraó para que libertasse o seu povo, Israel, a fim de que eles pudessem prestar culto a Ele, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Na medida em que o Faraó resistia ao apelo de Deus, todo o Egito era atormentado por pragas enviadas por Deus. Assim foi! Até a décima praga e última, quando Deus feriu todos os primogênitos do Egito, levando-os a morte. Somente quando o Faraó perdeu o seu filho primogênito, ele libertou o povo de Israel da escravidão para que pudessem ir e prestar culto ao Deus de seus antepassados.

A insistência de Deus pelo culto, não era pelo ato de adoração em si mesmo. Deus não precisa de pessoas que ficam adorando-O para que Ele se sinta bem ou se encha de orgulho. Não! A Bíblia nos mostra que os Anjos no céu O adoram.

O ato de adoração a Deus entregue por nós seres humanos, não está tanto em expressarmos palavras de exaltação ao nosso Deus, embora isto faça parte do ato da adoração, contudo a adoração genuína está em vivermos com Ele em comunhão plena.

 Quando Deus diz para Israel que a partir daquele dia se iniciar um novo calendário para eles, estava ensinando que deviam começar uma nova era em Sua companhia. A história anterior de Israel não devia ser doravante tomada em conta. A redenção tinha de constituir o primeiro passo na vida real para que pudessem viver a mais plena comunhão com Deus.

Aquele cordeiro sacrificado no Egito era apenas um símbolo de que um dia Deus daria um cordeiro para ser sacrificado e assim restabelecer a verdadeira comunhão com seu povo. Este cordeiro já foi sacrificado. Jesus é o cordeiro que foi morto numa cruz e que a partir de sua vida um novo calendário foi instituído na história.

A verdadeira mudança de sua vida, não começa com a virada da folhinha que acontecerá hoje, mas com a rendição de sua vida a Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, pois ao se render a Jesus, o Espírito Santo fará morada em seu homem interior e vida divina surgirá no seu viver, e somente assim, você viverá em plena comunhão com Deus.

 

SEGUNDO PASSO: VIVER NA LIBERDADE DE DEUS

31 Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: "Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram. (Êxodo 12.31)

O povo de Israel não foi liberto com o fim de ser feito novamente escravos, mas para desfrutarem da liberdade da vida em Deus.

Antes da interferência de Deus na vida do povo israelita, eles eram prisioneiros das vontades dos egípcios. Eles serviam nos palácios, nas pedreiras, na agricultura, em fim eram escravos daqueles que detinham o poder econômico e social de seus dias. Suas vidas eram um grande vazio, sem a possiblidade de desfrutarem do seu próprio trabalho. A esperança sobrevivia amargamente em meio ao sofrimento.  Os sonhos eram sufocados em meio ao muito trabalho. Toda a história deste povo não era mais que um espaço vazio em meio às muitas atividades de seus dias.

Será que não vivemos também escravos deste sistema que governa o nosso mundo? Será que todo nosso esforço não é somente para construir e atender as demandas que são impostas pelo mundo a nós?

Da mesma forma que aconteceu com Israel, no Egito, Deus hoje nos liberta de nossos pecados, por meio do sangue do Cordeiro Jesus derramado na cruz, como também deseja nos libertar desta vida escravizante implantada pelos governantes deste mundo.

Muitos vivem para consumir e não percebem que se tornam prisioneiras de seus desejos e paixões. Outros vivem para construir palácios para si mesmos, esquecendo-se que seus irmãos muitas vezes não tem o pão para comer.

Tudo aquilo que o mundo oferece e que desperta a nossa atenção, as riquezas, os prazeres, os atrativos da vida; todas estas coisas, quando examinadas à luz do juízo de Deus e pesadas na balança do santuário, não são mais que um vazio horrível, um espaço inútil, indigno de ocupar lugar nos registros de Deus.

Falamos de desfrutar da vida nos lançando no mundo, viajando de um lado para o outro, vendo tudo que é digno e belo de se ver; porém muitos se esquecem de que o único meio verdadeiro e real de desfrutar a vida é viver na liberdade de Deus, guiado pelo Seu Espírito.

Não estou condenando o viajar ou construir uma casa para si, mas o viver aprisionado pelo que a cultura de nossos dias afirma ser necessário possuir para ser feliz. Essa é a nova forma do Egito impor escravidão sobre o povo de Deus. Só encontramos felicidade quando vivemos imersos na vida do Espírito de Deus e desfrutamos da liberdade conquistada por Cristo na cruz.

Não se deixe ser escravizado pelas mídias sociais, pelas ideologias partidárias, pelas bandeiras revolucionárias de nossos dias, em fim não se deixe ser escravizado pela cultura emergente de nossos dias.

 

TERCEIRO PASSO: VIVER OS SONHOS DE DEUS

Se você já decidiu viver o próximo ano em plena comunhão com Deus, por meio de Seu Filho, Jesus Cristo e agora que descobriu que Jesus o libertou da condenação do pecado e do poder exercido pelo mundo sobre você, eu quero apresentar a você os desafios de Jesus para seu novo viver.

Jesus deseja que você viva sua liberdade para realizar os sonhos do Pai Celestial. Viva o novo ano em busca de realizar os sonhos de Deus. Você foi libertado do pecado e da escravidão deste mundo para viver na libertinagem, no bel prazer. Você foi libertada para servir a Deus e ao seu próximo.

O apóstolo Paulo escreveu as seguintes palavras (Gálatas 5.13).

13 Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. (Gálatas 5.13)

 Jesus também nos chamou para renunciarmos a nós mesmos a fim de que vivêssemos os sonhos de Deus. Está escrito no Evangelho de Mateus 16.24-26.

24 Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. 26 Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mateus 16.24-26)

Talvez você esteja se perguntando, mas qual é a vontade de Deus para mim? Qual é o sonho de Deus para mim? Existem sonhos de Deus anunciados por toda a Bíblia. Quando falo de sonhos de Deus, estou falando dos desejos de Deus com relação a nós homens enquanto vivemos neste mundo tenebroso.

Por exemplo: É sonho de Deus que preguemos o Evangelho a todas as pessoas. É sonho de Deus que nos tratemos todos com respeito e gentileza. É sonho de Deus que cuidemos da natureza com responsabilidade. É sonho de Deus que não deixemos de nos reunir e nos fortalecer uns aos outros. É sonho de Deus que não deixemos faltar pão na mesa de nossos irmãos. É sonho de Deus que perdoemos quem nos ofendeu. Estes sonhos de Deus são suas vontades para mim e para você hoje.

Existem também sonhos de Deus muito particulares, muito pessoal. Estes sonhos você deve buscar saber em oração. No secreto Deus te revelará.

 

REFLEXÃO FINAL

O novo ano já chegou, a mudança da folhinha do calendário não trará mudanças para sua vida, se você não decidir viver em plena comunhão com Deus. Faça do novo ano, um ano de adoração ao Senhor, o Criador.

Se entregue a Deus e verdadeiramente serás livre para poder viver os sonhos Dele em sua vida. Não há liberdade real fora de Deus. Sem Deus há somente um vazio existencial e que nos torna facilmente prisioneiro do sistema maligno que governa nosso mundo.

Viva a liberdade que Cristo comprou para você na cruz. Não deixe que sua mente seja moldada pela cultura emergente de nossos dias. Se apegue aos ensinos de Jesus e busque viver os sonhos de Deus enquanto aqui estiver para servir. Na medida em que você viver os sonhos de Deus, você irá produzir esperança não só para si mesmo, mas para todos ao seu redor.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

31/12/2023 (manhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário