Translate

quarta-feira, 6 de março de 2024

SERMÕES 221 - REINICIANDO A VIDA

 REINICIANDO A VIDA

Série: Reset

 

A palavra reset do inglês significa reiniciar. Esta palavra se popularizou no mundo nos últimos anos.  Muitos livros têm sido escrito a partir deste conceito de que o mundo em que vivemos precisa de um reset.

No FORUM ECONÔMICO MUNDIAL ocorrido no ano de 2022, em Davos, na Suíça, se discutiu a necessidade de que o mundo em que vivemos precisa de um reset, de um reinicio. Essa discussão foi despertada devido à crise do Covid-19 e seus diversos efeitos na vida do ser humano.

As potências que se reuniram naquele FORUM reconheceram que o mundo atual vive uma crise econômica, política, climática e uma crise de recursos naturais. Esta ideia de um reinicio mundial vinha sendo gradativamente discutida desde 2010 com o lançamento do livro “The Great Reset” (O Grande Reset) de Richard Florida.

Ø Imagem do Livro “The Great Reset”.

O livro surge da crise econômica de 2008 iniciada nos Estados Unidos da América. Ele propõe que aquela crise fosse à oportunidade para dar um reset em toda sistema econômico mundial.

Ø Imagem do Livro “Covid-19 The Great Reset”.

Outro livro importante é o dos autores Klaus Schwab e Thierry Malleret que afirma que a COVID-19 iniciou um reset mundial transformando a economia, a vida social e política da humanidade.

Ø Imagens de diversos livros

Este conceito de reset se espalhou levando muito outros a escreverem livros seculares e cristãos a partir desta temática. Hoje não só se fala de um grande reset mundial, como também, de um reset pessoal, individual. Precisamos resetar, reiniciar nossas vidas diante as muitas mudanças culturais de nossos dias.

Estamos diante de um mundo em plena transformação onde discussões de temas como racismo, xenofobismo, homofobismo, genocídio, estão na pauta em meio a uma crise da própria identidade humana.

Este é o grande problema dessa discussão do grande reset mundial. Como o homem pode resetar a vida se ele não consegue nem reconhecer mais a si mesmo como ser humano? Como reiniciar o mundo de forma correta se não existe uma verdade que sustente este reinicio? Porventura o homem tem poder em si mesmo para resetar o mundo e torná-lo melhor?

Eu quero propor uma reflexão sobre este tema reset a partir do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. A primeira afirmação que eu gostaria de fazer é que o mundo precisa de um reset, de uma reinicialização.

 

1 – O MUNDO PRECISA DE UM RESET

A percepção daqueles que governam o mundo, dos que participam dos debates do FORUM ECONÔMICO MUNDIAL, não está errada, de fato, o mundo precisa ser reiniciado.

O grande erro daqueles que governam e daqueles que têm debatido esta questão é que eles querem reiniciar o mundo confiados que o ser humano pode tomar as rédeas da história e escrever uma história mais justa, conduzindo a humanidade a um futuro melhor. Eles acreditam no ser humano como instrumento para reiniciar um mundo melhor. Esta proposta é a mesma que muitos já tentaram ao longo dos anos.

Ora o mundo está em caos por causa do ser humano. A bíblia diz que a terra se tornou maldita por causa do homem, conforme lemos em Gênesis 3.17.

17 E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida". (Gênesis 3.17)

Paulo afirma que a natureza criada, se referindo a toda criação de forma ampla, foi submetida à inutilidade ou a futilidade, conforme lemos em Romanos 8.19-21. 

19 A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. 20 Pois ela foi submetida à futilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança 21 de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. (Romanos 8.19-21)

Ele está dizendo que a criação se tornou inútil ou fútil, não porque ela assim desejou, mas porque Deus a sujeitou ao homem. Portanto podemos afirmar que o problema do mundo está no ser humano.

A inutilidade da criação é resultado da futilidade da vida humana. Tiago levanta esta questão, conforme podemos ler em Tiago 4.1.

1 De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês? (Tiago 4.1)

O problema do ser humano está em seu coração, em sua natureza humana. O caos do mundo é resultado do caos interior de cada um de nós seres humanos.

O mundo precisa de redenção, precisa se reiniciar, contudo a redenção do mundo passa pela redenção do ser humano, e passa pela redenção de cada um de nós. Um novo mundo só será possível com novos seres humanos. A verdade é que nós seres humanos precisamos ser reiniciados, por isso a natureza criada aguarda com grande expectativa a nossa reinicialização em Cristo Jesus.

A segunda afirmação que eu gostaria de fazer sobre este tema reset, olhando a partir do Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador é que o mundo irá passar por um reset na segunda vinda de Jesus.

 

2 – O MUNDO IRÁ PASSAR POR UM RESET NA SEGUNDA VINDA DE JESUS

Quando lemos o livro de Apocalipse encontramos referências de um novo mundo, surge uma nova ordem a partir da segunda vinda de Jesus a terra, conforme lemos em Apocalipse 21.1-4.

1 Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia (a concepção que temos hoje do céu e da terra já não será igual – surgirá um novo céu e uma nova terra). 2 Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido (o texto está falando dos seres humanos que foram reiniciados em Jesus pelo poder do Espírito Santo). 3 Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus (neste novo céu e nova terra se iniciará uma nova relação entre nós homens e Deus). 4 Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou (Estas palavras do verso 4 confirmam que o mundo foi reiniciado. Tudo que o pecado trouxe de consequência aos seres humanos deixou de existir)". (Apocalipse 21.1-4)

Este texto do Apocalipse nos deixa claro que Deus irá reiniciar a criação em Cristo Jesus. Tudo novo se fará.

O problema das propostas de reinicialização dos governantes mundiais é que Deus está fora das soluções propostas por eles. Eles apresentam soluções que são na verdade consequências do real problema do ser humano.

Não existirá um mundo melhor sem que o ser humano seja reinicializado em Jesus Cristo. O problema de nossas instituições, de nossas ideologias políticas, da escassez de recursos naturais, da crise climática, das guerras entre nós, está no coração do homem, está em nossa natureza. Somos pecadores, nascemos pecadores e por causa do pecado destruímos qualquer paraíso que esteja ao nosso alcance.

A terceira afirmação que eu gostaria de fazer sobre este tema reset, olhando a partir do Evangelho de Jesus Cristo é que Deus já iniciou o reset em Cristo Jesus.

 

3 – DEUS JÁ INICIOU O RESET EM CRISTO JESUS

O reset promovido pelo Evangelho de Cristo é o único que consegue resolver o verdadeiro problema do mundo, porque não conseguimos superar o racismo, a cobiça, a vaidade, o orgulho, o egoísmo, a idolatria, a imoralidade, a avareza apenas com educação e boas propostas sociais.

O problema do ser humano é o pecado inerente em sua natureza. O caos econômico, político, social, ecológico e tantos outros caos são apenas consequências da natureza pecaminosa do homem.

Somente o Evangelho de Cristo trata do pecado. Somente o Evangelho de Cristo concede a nós o poder do Espírito Santo para vencermos o pecado que opera em nós. Somente o Evangelho de Cristo nos reinicia em nossa relação com o Criador.

Quando Jesus morreu na cruz, segundo a bíblia, ele atraiu todos para ele mesmo, a fim de que todos pudessem reiniciar suas vidas a partir Dele, conforme lemos em João 12.32.

32 Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim (João 12.32)

A expressão “levantado da terra” se referia ao tipo de morte que ele teria e a expressão “atrairei todos a mim”, se refere a toda humanidade, gentios e judeus. A morte de Jesus abriu as portas para que todo ser humano possa ser salvo. Todo aquele que Nele crê, diz a bíblia, será salvo.

A reinicialização da humanidade começou na cruz com Jesus. Na cruz Jesus pagou o preço dos nossos pecados e nos justificou. Ao ressuscitar no terceiro dia, ele inaugurou o surgimento de uma nova raça adâmica, uma raça espiritual.

Essa reinicialização ela começa em sua vida a partir do momento que você se rende ao senhorio de Jesus Cristo. Começa quando você se entrega a Jesus e deixa o Espírito de Deus guiar sua vida a partir da bíblia. Isso se dá somente quando você se arrepende não somente dos pecados cometidos, mas do fato de ser pecador e não viver segundo a vontade de Deus Pai.

Por meio do Espírito Santo, Jesus irá reiniciar sua vida financeira, espiritual, seu casamento, sua relação com seus filhos, com seus amigos, sua relação profissional, seu chamado ministerial. Todas as dimensões de sua vida irá reiniciar a partir do momento que Cristo reinar o seu coração e terminará quando você ressuscitar num corpo espiritual para morar no novo céu e na nova terra.

 

REFLEXÃO FINAL

Ao longo deste mês estaremos refletindo nas mais diversas áreas de nossas vidas que precisamos reiniciar. Ao resetarmos nossas vidas precisamos compreender que este processo de reiniciar tem que ser feito fundamentado na Palavra de Deus, do contrário voltaremos a construir uma vida desordenada.

Não existe reinicio verdadeiro se não reiniciar com Jesus. Não existe reiniciou verdadeiro se não começar com arrependimento genuíno diante da cruz de Cristo.

Que Deus possa conduzir você a reinícios nas mais diversas áreas de sua vida que possa estar em caos. Que Deus em Cristo Jesus te leve a experimentar a nova vida hoje.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

03/03/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário