Translate

terça-feira, 2 de abril de 2024

SERMÕES 224 - A MORTE NÃO É O FIM DE TUDO

 A MORTE NÃO É O FIM DE TUDO

Série: Páscoa

 

INTRODUÇÃO: Muitos têm medo da morte por não saberem o que vêm depois dela, outros pensam que a morte é o fim de toda existência. No entanto a morte não é o fim de tudo, podemos até dizer que a morte é a porta para uma nova vida. Essa nova vida pode ser uma vida de bênção eterna ou uma vida de tormentos eternos, tudo depende da escolha que fazemos hoje, neste mundo presente.

Para que possamos compreender a importância de nossa escolha com relação a vida após a morte eu quero refletir com vocês dois versos que se encontram na carta aos Hebreus 9.27,28.

27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, 28 assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. (Hebreus 9.27,28)

Estes dois versos da carta aos Hebreus nos ensinam algumas coisas muito importantes. Primeiro ensino que aprendemos está no verso 27: não existe reencarnação.

 

1 – NÃO EXISTE REENCARNAÇÃO

27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, (Hebreus 9.27)

A afirmação de que “o homem está destinado a morrer uma só vez” ou conforme a tradução Revista Atualizada “aos homens está ordenado morrerem uma só vez” coloca fim a toda pregação sobre reencarnação.

O evangelho segundo Alan Kardec, e outras seitas que ensinam reencarnação são mentiras demoníacas, são enganos para desviarem as pessoas do sacrifício de Cristo. As pessoas que crêem na reencarnação pensam que alcançarão o céu, que alcançarão um espírito perfeito na medida que passam pelo processo da reencarnação.

Só teremos um corpo espiritual perfeito quando ressuscitarmos no soar da última trombeta  conforme lemos em 1 Co 15.51-54.

51 Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 53 Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. 54 Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". (1 Coríntios 15.51-54)

Esta ressurreição descrita pelo apóstolo Paulo só acontecerá àqueles que creram e que crêem em Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor.

A ideia da reencarnação é uma furada que leva as pessoas a pensarem que podem alcançar a salvação ou perfeição através de boas obras. No entanto a Bíblia diz em Efésios 2.8,9:

8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2.8,9)

O segundo ensino que aprendemos também está no verso 27 de Hebreus 9: todos nós passaremos por um julgamento.

 

2 – TODOS NÓS PASSAREMOS POR UM JULGAMENTO

27 Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, (Hebreus 9.27)

Todos nós seres humanos iremos ser julgados por Deus. Nós os cristãos seremos julgados, mas não com a finalidade de sermos julgados a respeito de nossa salvação, conforme lemos em Apocalipse 20.4-6.

4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. 5 (O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6 Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos. (Apocalipse 20.4-6)

Este texto apresenta um elemento de controvérsias entre as diversas linhas escatológicas. A primeira ressurreição citada pelo texto pode ser compreendida de formas diferentes pelos cristãos. Se você é amilenista, crê que já estamos vivendo o milênio, a primeira ressurreição se refere ao momento em que você nasceu de novo, é espiritual. Caso você seja milenista, crê que viveremos o milênio de forma literal, a primeira ressurreição ainda acontecerá e se dará após o arrebatamento da igreja.

Só o fato de sermos ressuscitados na primeira ressurreição implica que já estamos salvos. Jesus disse que aquele que cresse nele não seria julgado (Jo 3:18) ou como diz o apóstolo Paulo não há condenação para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1).

Todos morrem uma só vez e depois ressuscitarão para o juízo, os que morrem em Cristo, ressuscitarão para a Glória de Deus e os que morrem sem Cristo ressuscitarão para receberem a condenação da morte eterna, o que significa tormento eterno, conforme lemos em Apocalipse 20.11-15.

11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. 12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. 13 O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. 14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 15 Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20.11-15)

O terceiro ensino que quero destacar está na primeira parte do verso 28 de Hebreus 9: Cristo foi oferecido em sacrifício.

 

3 – CRISTO FOI OFERECIDO EM SACRIFÍCIO

28a assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos;... (Hebreus 9.28a)

Este terceiro ensino é a verdade e o centro da Páscoa. Hoje quando nós cristãos comemoramos a Páscoa estamos celebrando a vida eterna que nos foi dada por meio do sacrifício de Jesus Cristo.

Sobre nós hoje não pesa mais o julgamento divino, isto é, não seremos condenados por Deus Pai porque Jesus na cruz tirou os pecados que pesavam contra nós, conforme lemos em Colossenses 2.13-15.

13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, 15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. (Colossenses 2.13-15)

O texto está dizendo que quando eu e você ainda servíamos ao pecado, vivíamos para os prazeres de nossa carne, Deus Filho, na cruz nos atraiu para morrer com ele e sermos vivificados com ele pelo Pai, e assim recebermos o perdão, por meio do sangue de Jesus derramado na cruz.

Outro texto bíblico que nos ensina que Jesus foi sacrificado por causa de nossos pecados é o texto de Isaías 53. Este texto foi escrito aproximadamente 700 anos antes de Jesus nascer. Vejamos o que diz o texto de Isaías 53.5.

5 Mas ele (Jesus) foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaías 53.5)

O apóstolo Pedro também escreveu sofre o sacrifício de Jesus que tira o pecado do mundo, conforme podemos ler em 1 Pedro 1.17-21.

17 Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. 18 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito (o apóstolo está fazendo referência ao sacrifício de Jesus), 20 conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. 21 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus. (1 Pedro 1.17-21)

Todos estes textos apontam que Cristo foi oferecido como sacrifício por você e por mim, para que os nossos pecados fossem perdoados e a ira de Deus não recaísse sobre nós. Jesus por isso recebeu esse nome que significa Salvador.

A Páscoa é a celebração desta maravilhosa salvação por meio de Jesus, o Cordeiro de Deus, que através do derramamento de seu sangue nos justificou e nos purificou de todo pecado, nos libertando da condenação eterna que pesava sobre nós e nos tornando por meio do seu poder filhos e filhas de Deus Pai.

Todo o sofrimento que Jesus passou antes da cruz e na cruz foi por você e o que você está fazendo por Ele?

 

REFLEXÃO FINAL

Eu quero concluir retornando novamente ao verso de Hebreus 9.28, destacando a afirmação que Jesus aparecerá segunda vez, na parte final do verso:

28b ...e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam. (Hebreus 9.28b)

A afirmação que Jesus aparecerá segunda vez significa que Ele está vivo, que ressuscitou, e hoje comemoramos não somente a morte de Jesus, mas também sua ressurreição. Ele vive para sempre e a Ele toda honra, glória e poder.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

31/03/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário