Translate

terça-feira, 16 de abril de 2024

SERMÕES 225 - PENTECOSTE E A CURA DO MENDIGO ALEIJADO

 PENTECOSTE E A CURA DO MENDIGO ALEIJADO

Série: Atos de Transformação

 

No último domingo, no culto da manhã, o Pr. Hélio deu início à série “Atos de Transformação”. Esta série esta pautada no Livro do Novo Testamento “Atos dos Apóstolos”.

Como o nome da série já nos indica, estaremos lendo este livro “Atos dos Apóstolos” buscando perceber as diversas transformações que a pregação dos apóstolos causaram na vida das pessoas, na sua individualidade e também na sociedade das quais elas faziam parte.

Nós iremos refletir a partir do capítulo 2, onde temos a narrativa do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus, passaremos pelo capítulo 3 onde nos é narrado a cura de um mendigo aleijado e iremos encerrar nossa reflexão no capítulo 4, verso 22, onde temos o desfecho das consequências da cura do mendigo aleijado.

Não irei ler todo o texto contido em nossa mensagem de hoje, pois isso demandaria um tempo muito grande, mas eu os exorto em amor a fazerem esta leitura em casa. Diante o tempo que temos para nossa reflexão irei pinçar aquilo que considerei importante dentro do tema proposto de nossa série.

Vamos começar pelo capítulo dois. As primeiras transformações que eu quero destacar se originam a partir do evento de Pentecoste. Nosso primeiro ponto é: “Pentecoste e as transformações decorrentes deste evento”.

 

1 – PENTECOSTE E AS TRANSFORMAÇÕES DECORRENTES DESTE EVENTO

1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. (Atos 2.1)

O que é o Pentecoste? A palavra “pentecoste” significa quinquagésimo, se referindo a uma festa celebrada 50 dias depois da páscoa. Esta festa judaica era chamada “festa da colheita” e marcava o inicio da colheita dos cereais. A festa de Pentecoste era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita de cereais.

Neste dia de Pentecoste estavam todos (o texto está se referindo aos 120 discípulos aproximadamente, descritos no capítulo 1.15 deste livro), estavam todos reunidos num só lugar em Jerusalém, conforme Jesus havia ordenado, quando são surpreendidos por um evento que transformariam suas vidas para sempre, o derramamento do Espírito Santo, conforme lemos em Atos 2.2-4.

2  De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3  E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4  Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2.2-4)

A descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste marca o início da grande colheita espiritual, não mais de cereais, mas de vidas para Deus. Eu vou pontuar algumas transformações ocorridas na história por causa deste evento do derramamento do Espírito Santo.

 

·      PRIMEIRA TRANSFORMAÇÃO: Fim do Ministério Terreno de Jesus e Inicio do Ministério do Espírito Santo.

4  Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. (Atos 2.4)

A ascensão de Jesus (subida de Jesus ao céu) encerra seu ministério terreno e dá inicio ao ministério do Espírito Santo. É claro que o Espírito Santo esteve atuando na antiga aliança e atuou no ministério terreno de Jesus, contudo com o encerramento do ministério terreno de Jesus, a atuação do Espírito Santo sobre a humanidade de maneira geral se tornou muito mais ampla.

O Espírito Santo antes contido e limitado a alguns poucos judeus na história, é derramado sobre todos os povos, raças e línguas por meio do Evangelho de Cristo. O Espírito Santo é quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo. O Espírito Santo é quem nos ensina todas as coisas que Jesus nos ensinou. O Espírito é quem nos capacita para sermos testemunhas de Jesus. O Espírito Santo é quem nos une e nos molda com o fim de que Jesus seja glorificado através de nós. O Espírito Santo é quem torna Jesus presente em nós e por meio de nós.

APLICAÇÃO: A obra do Espírito Santo se tornou mais notória e imprescindível para nós. Diante desta verdade bíblica não podemos ignorar a pessoa do Espírito Santo. O Espírito de Deus trabalha para que Jesus seja glorificado por meio de nós, mas trabalha em uma relação de amor conosco. Ele não nos violenta, pelo contrário, nos respeita. Ele ministra a nós por meio da bíblia, dos profetas (os pregadores da Palavra), mas também fala conosco por meio do nosso homem interior. Precisamos cultivar por meio da oração, do jejum e da leitura da Palavra de Deus um espírito sensível à voz do Espírito Santo.

 

·      SEGUNDA TRANSFORMAÇÃO: Confirmação da Transição da Velha Aliança Para a Nova Aliança.

Por mais que muitos não compreendam ou tenham muita dificuldade em lidar com a realidade de que a Velha Aliança cessou, se encerrou em Cristo, essa é uma verdade irrefutável da Bíblia.

25 Da mesma forma, depois da ceia ele (Jesus) tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". (1 Coríntios 11.25)

O sangue de Jesus é o marco do inicio de uma nova aliança. Jesus encerrou toda e qualquer obrigação com relação à Lei de Moisés. Isto não significa que eu possa viver na libertinagem. Pelo contrário, uma vez que compreendo o Evangelho de Cristo e experimento o novo nascimento, o Espírito de Deus em mim não me deixa viver no pecado, pois em Cristo sou chamado a amar o meu próximo, como Ele me amou.

Eu não vivo mais para cumprir a Lei de Moisés, estou liberto dessa lei, mas vivo preso a Lei de Cristo. Ao cumprir a Lei de Cristo eu cumpro a Lei de Moisés. Todo o ensino de Jesus é o ensino de como devemos viver o amor. Somente no amor há liberdade, na lei o que existe é a obrigação entre o servo e o Senhor. Jesus disse já não vos chamo de servo. Somos desafiados pelo Evangelho a servirmos e vivermos movidos pelo amor.

A descida do Espírito Santo sobre todos os que professam a Jesus Cristo como Senhor é a confirmação de que o período da nova aliança foi inaugurado com a morte e ressurreição de Cristo, a promessa do Pai declarada pelos profetas Ezequiel e Joel se cumpriu. A Lei não está mais nas tabuas ou escrita nos livros, mas em nossos corações.

APLICAÇÃO: Uma vez que vivemos no Espírito e na Lei do Espírito é inaceitável ainda procedermos segundo as obras da carne. É inaceitável vivermos no adultério, na fornicação, na prostituição, na imoralidade, na idolatria, na bebedeira, na glutonaria, na fofoca, na difamação de terceiros, na avareza, na soberba, promovendo discórdias e divisões, provocando a ira dos outros, fazendo juízo das pessoas, dando lado à inveja, se vestindo de forma indecente, falando palavrões e coisas que não edificam, etc. Estas coisas não podem mais fazer parte do nosso viver; e não é uma questão de cumprir leis, mas de natureza. Se somos filhos de Deus precisamos manifestar as obras do Espírito e não da carne.

 

·      TERCEIRA TRANSFORMAÇÃO: Transição da Morada de Deus do Templo Físico em Jerusalém Para o Templo Espiritual.

De fato Deus nunca morou num templo físico. Deus é Espírito. Entretanto Deus fez uma aliança com Salomão na inauguração do templo em Jerusalém. Em 2 Crônicas 7.16 lemos as seguintes palavras de Deus para Salomão:

16 Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão. (2 Crônicas 7.16)

É claro que olhos e coração aqui é figurativo. Isto significa que Deus estava comprometido a se manifestar e atender ao povo naquele lugar.

Contudo Jesus predisse, em um diálogo com uma mulher samaritana antes de sua morte, que chegaria o dia em que não mais adoraríamos a Deus em Jerusalém, se referindo ao templo, e sim O adoraríamos em espírito e em verdade. Jesus estava se referindo a realidade de que Deus estaria sendo adorado fora do templo, no ajuntamento do seu povo. No novo testamento este povo é chamado de igreja.

A igreja pode estar reunida em um templo, em uma casa, em um estádio, no hospital e até mesmo na prisão. Com a descida do Espírito Santo, Deus deixou de estar associado a um espaço geográfico físico e passou a estar associado na vida daqueles que recebem Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Estes são feitos filhos de Deus, nascidos do Espírito.

APLICAÇÃO: Onde um filho de Deus está; Deus está. Onde você estiver; Deus está ali por meio de você. Estamos espiritualmente conectados com Deus, não dependemos mais de um templo físico para nos conectarmos com Deus.

A igreja, o povo de Deus, eu e você, não só não dependemos mais de um espaço físico, como não dependemos mais de sacerdotes e ritos sacrificiais para nos relacionarmos com Deus. Você tem acesso direto a Deus em Cristo Jesus.

 

·      QUARTA TRANSFORMAÇÃO: Deixamos de Ser Indivíduos Independentes e Nos Tornamos Indivíduos Interdependentes.

44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. (Atos 2.44)

Viver em Cristo é viver em comunidade. Viver em comunidade é viver numa relação de interdependência com os demais membros da comunidade. Nenhum de nós é suficiente em si mesmo.

APLICAÇÃO: Precisamos reconhecer a necessidade que temos do outro para amá-lo, servi-lo e por ele sermos amados e servidos, dessa forma prestamos nosso culto a Deus por meio do outro e o outro por meio de nós. Tal culto a Deus deve ser prestado em amor e não como obrigação e nem em busca de glória pessoal. O outro é você, é continuidade de sua existência, amar o próximo é amar a si mesmo.

Assim como o Pai é contido e contém Jesus, e o Filho Jesus é contido e contém o Espírito Santo, e o Espírito Santo é contido e contém o Pai, sendo os três um; Deus em Jesus e por meio do Espírito Santo nos chama para sermos um.

 

Quero agora destacar uma transformação visível manifestada durante e depois da cura do mendigo aleijado que se encontrava na frente da porta do templo chamada formosa. Esta transformação está descrita no capítulo 3 e 4. Nosso segundo ponto é: “A cura do mendigo aleijado de nascença e a transformação visível dos discípulos de Jesus”.

 

2 – A CURA DO MENDIGO ALEIJADO DE NASCENÇA E A TRANSFORMAÇÃO VISÍVEL DOS DISCÍPULOS DE JESUS

Lembrando o que já foi pavimentado pelo Pr. Hélio, Jesus ascendeu, isto é, subiu para o céu, o Espírito Santo desceu no dia de Pentecoste e a expansão da igreja se iniciou a partir da pregação do apóstolo Pedro registrada em Atos 2.

O capítulo 3 começa narrando esta expansão da igreja através de um milagre na vida de um mendigo aleijado de nascença. Estou tomando o cuidado de deixar claro que ele era aleijado de nascença porque os judeus acreditavam que somente o messias poderia curar alguém que sofria de doenças de nascença. Aleijados, cegos, surdos e outras doenças de nascença só poderiam ser curadas pelo messias, segundo a tradição judaica.

A cura deste homem comprovava que Jesus realmente era o Messias esperado pelo povo, pois foi em seu nome que ele fora curado, por isso muitos vieram a crer após este milagre. Este milagre tornou visível a transformação ocorrida na vida dos discípulos de Jesus. Uma visível ousadia espiritual surgiu na vida dos Discípulos de Jesus.

Devemos nos lembrar que os discípulos de Jesus logo após a sua morte, se esconderam com medo dos religiosos que poderiam julgá-los e matá-los.

Acredito que dois eventos foram cruciais para que o medo deles fosse substituído por uma ousadia espiritual extraordinária. O primeiro evento foi à aparição de Jesus ressurreto a eles e o segundo evento a descida do Espírito Santo.

Tal ousadia espiritual se vê em Atos 3.6-8, quando Pedro diz ao aleijado de nascença “não tenho prata nem ouro, mas o que tenho isto lhe dou. Levanta e anda em nome de Jesus”. O texto nos diz que de um salto, ele se pôs em pé e começou a andar. Esta é a primeira demonstração de ousadia deste texto. Temos aqui uma ousadia para agir em nome de Jesus. A ordem “levanta e anda” exigiu muita fé e ousadia da parte de Pedro.

Por quarenta anos este homem não andou. Certamente seus músculos estavam todos atrofiados e endurecidos. Sem fisioterapia, seus ossos e músculos instantaneamente se tornaram prontos para ele levantar e andar.

A cura deste homem deixou todo o povo que lá estava perplexo. Pedro, conforme descreve os versos 12-26 ousadamente aproveitou aquela oportunidade e começou a pregar para eles, como já havia feito no dia do Pentecoste. Temos aqui a segunda manifestação de ousadia por parte de Pedro, uma ousadia para pregar o Evangelho a todos que lá se encontravam.

Pedro e João não só demonstraram ousadia para agirem em nome de Jesus e pregarem o Evangelho de Jesus, como também demonstraram ousadia diante das autoridades e dos religiosos quando questionados a respeito da cura do aleijado de nascença, conforme lemos em Atos 4.5-7.  

5 No dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém. 6 Estavam ali Anás, o sumo sacerdote, bem como Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da família do sumo sacerdote. 7 Mandaram trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: "Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?" (Atos 4.5-7)

Anteriormente, logo após a crucificação de Jesus, eles estavam com medo destas autoridades, entretanto agora cheios do Espírito e certos da ressurreição de Jesus estavam diante deles cheios de coragem e ousadamente pregaram para as autoridades que lá estavam no sinédrio. Esta é a terceira manifestação de ousadia de Pedro e João. Eles se posicionaram diante as autoridades que os repreendiam. Depois de serem ameaçados pelas autoridades e pelo sumo-sacerdote que lá estavam foram dispensados.

APLICAÇÃO: A capacitação e a ousadia que Pedro e João demonstraram diante do mendigo aleijado de nascença, diante o povo que viu o milagre e também diante as autoridades governamentais e religiosas foram dadas pelo Espírito Santo de Deus.

Este poder, esta capacitação e ousadia que os apóstolos viveram foram dadas a você também quando você creu em Cristo. Ouse abrir a boca e falar das maravilhas de Deus e você verá que coisas extraordinárias acontecerão a partir de sua vida. Não tenha medo. Creia em Deus e Ele realizará coisas ainda maiores através de sua vida.

Ore a Deus para que você tenha a oportunidade de evangelizar, de ver vidas se conectando a Jesus por meio de sua pregação, do seu testemunho. Deus te deu um espírito de coragem e não de covardia. Levante e ande em direção aos perdidos em nome de Jesus. Deus te abençoe.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

14/04/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário