Translate

terça-feira, 22 de outubro de 2024

SERMÕES 238 - QUAL É A MELHOR IDADE?

 QUAL É A MELHOR IDADE?

     Costumamos tratar as pessoas da terceira idade como aqueles que alcançaram “a melhor idade”. Mas de fato qual é a melhor idade? Se eu pedisse para vocês responderem esta pergunta acredito que teríamos respostas diferentes para ela. Que tal fazermos esta experiência entre nós?

Penso que a melhor idade é a que vivemos. A idade que passou pode ter tido momentos maravilhosos. Talvez você tenha vivido uma infância linda, onde seus pais te amaram e cuidaram de você ou talvez você tenha tido uma infância ruim, marcada por perdas, abandono, pais ausentes e omissos a sua dor. Quem sabe sua juventude foi deliciosa cercada por amigos leais, onde você desfrutou de muita alegria ou talvez em sua juventude você se isolou e perdeu a oportunidade de construir boas amizades, de se aventurar em grandes projetos. Seja o que você tenha vivido no seu passado, seja bom ou ruim, é passado.

O importante neste momento de sua vida é as escolhas que você faz agora, por isso a melhor idade é sempre o hoje, pois o passado o tempo levou, mas o amanhã você está construindo hoje, a partir de cada escolha que você faz.

Talvez uma boa escolha que você pode fazer agora é seguir o conselho do apóstolo Paulo (Filipenses 3.10-14)

10 Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte 11 para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos. 12 Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,  14 prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3.10-14)

Paulo está falando nestes versos sobre o desejo dele alcançar a ressurreição dentre os mortos. Embora o apóstolo já conhecia Jesus Cristo, ele está afirmando que ainda não O conhecia plenamente, nem o poder pleno de sua ressurreição, assim como também não participava plenamente do sofrimento de Cristo. Ele afirma que está caminhando em direção a isto, como alvo de sua vida, pois ele entende que foi alcançado por Jesus para isso. Nesta jornada ele diz que vai se esquecendo das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante. Este é um bom conselho para nós hoje!

 

·      Vamos esquecer das coisas que ficaram para trás – Paulo não está falando para você jogar fora as memórias boas e que te dão esperança. Não é para você esquecer os amigos, a data de aniversário da esposa, as coisas boas que a vida lhe proporcionou. Ele está falando de se libertar das coisas que te amarram e te impendem de prosseguir para frente, de ver a beleza da vida presente e do futuro que você pode construir.

O que está te amarrando? O que está impedindo você de ver a beleza da vida?

Talvez o que esteja te amarrando seja um ressentimento por alguém? Ressentimento é o sentimento que você fica revivendo constantemente. Você foi ferido por alguém a quem depositou confiança? Foi enganado, traído e está carregando agora está mágoa, mas quando você carrega a mágoa você carrega a pessoa que te feriu para todo lugar, tornando a sua vida pesada. Você fica revivendo aquele sentimento que te faz mal. Podemos dizer que você está trazendo seu inimigo para dormir com você todas as noites e a vida está passando. Tome a decisão de perdoar para que seu inimigo vá dormir em outra cama e você descanse em paz.

Perdoar não é fácil, mas é uma decisão necessária para que você possa viver. Caso contrário o ressentimento irá te destruir, tornando você uma pessoa amarga e seca.

Talvez o que está te amarrando seja as expectativas erradas que você estabeleceu como alvo para você ou para seus filhos e netos. Em vez de você desfrutar de bons momentos com eles, você acaba se tornando um velho rabugento e chato que só crítica e cobra eles o tempo todo. Mude suas expectativas e deixe eles viverem e construírem a vida deles. Sorria para seus filhos e netos, abrace-os e os ajude a fazerem boas escolhas, sem cobrar, sem pressioná-los.

Se torne para sua família e amigos um lugar onde eles possam encontrar acolhimento, conforto e sabedoria.

Talvez seu ressentimento é com Deus. Quem sabe você condena Deus por ter levado seu cônjuge ou um filho, uma filha. Você sabe que não pode culpar Deus, então culpa a si mesmo. Guarda dentro de si a dor, sem saber o que fazer com ela, e a vida está passando os demais filhos querem desfrutar de sua presença, os netos querem brincar com você. Olhe para as novas oportunidades de vida que Deus te dá todos os dias e não fique preso no passado, olhe para frente e não para trás.  Deixa para trás aquilo que você não entende, que você não pode mudar. Confie em Deus de todo seu coração. Ele sabe o que é melhor para todos nós. Seus planos são insondáveis e sua bondade dura para sempre.  Se lance nos braços do Pai Celestial como uma criança que se lança nos braços de seu pai na certeza de que ele a segurará e a protegerá.

Uma vez que você decidiu deixar para trás aquilo que estava te amarrando e agora que está mais leve é preciso seguir o próximo conselho de Paulo.

 

·      Vamos avançar para as que estão adiante – O apóstolo Paulo está dizendo para não parar de sonhar, de acreditar, de amar... de viver. É para continuar andando até completarmos nossos dias neste mundo ou até Jesus voltar, olhando firmemente para Jesus o alvo e referência de nossas vidas.

Quando éramos jovens e também adultos a grande maioria de nós sonhávamos com um futuro seguro, trabalhávamos para fazermos uma poupança (um pé de meia) que desse a nós tranquilidade em nossa velhice. Talvez muitos aqui tenham conseguido esse objetivo. Outros talvez não.

Mas agora que já estamos na terceira idade precisamos redirecionar nossos sonhos e nossos objetivos. Esta é uma grande oportunidade que temos para ajudar nossos filhos e netos e também para desfrutarmos de todo trabalho que realizamos ao longo de nossas vidas. 

É tempo de você viajar, de passear com seus filhos e netos, de cuidar de sua saúde, administrando bem os recursos que adquiriu. Não é mais tempo de ajuntar, a vida está se acabando... é tempo de semear para deixar marcas da bondade de Deus na vida de seus familiares e amigos.

12 Descobri que não há nada melhor para o homem do que ser feliz e praticar o bem enquanto vive.13 Descobri também que poder comer, beber e ser recompensado pelo seu trabalho, é um presente de Deus. (Eclesiastes 3.12,13)

Faça isso com sabedoria! Termine bem sua vida deixando marcas boas na vida de todos que se relacionam com você. Viva hoje, amanhã pode ser tarde demais.

 

REFLEXÃO FINAL

·       Moisés tinha 80 anos quando o Senhor o chamou para uma das tarefas mais monumentais da história bíblica: libertar o povo de Deus dos egípcios.

·  Abraão estava na terceira idade quando ele e o Senhor começaram suas grandes aventuras. Quando ele tinha 100 anos que Deus cumpriu a promessa tão esperada para ele: torná-lo pai de muitas nações.

·       Calebe era jovem quando respondeu ao chamado de Deus, mas envelheceu no deserto. Quando entrou na terra prometida e foi lutar pelas suas terras ele estava com 85 anos.

·     Paulo e João viveram para servir a igreja do Novo Testamento em seus anos grisalhos. Deus usou os dois para escrever grandes porções das Escrituras na velhice.

 

Diante destes testemunhos bíblicos, para de se jugar velho e acabado. Deus pode realizar grandes coisas através de sua vida ainda. Enquanto a vida em você... Há vida em seu ser para você compartilhar com outros. Hoje é a sua melhor idade.

Viva desprendido do passado que te impede de viver o presente e construir um futuro melhor. Viva avançando sem tirar os olhos de Jesus Cristo. Deus te abençoe grandemente. Viva a sua melhor idade.

 

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

30/09/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário