Translate

sexta-feira, 23 de julho de 2010

LIDERANÇA 9 - MOISÉS UM LÍDER MODELO

MOISÉS UM LÍDER MODELO
Ex 18:13-24

Moisés foi criado e educado sob um sistema de governo civil e eclesiástico
totalitários, onde um grande líder domina todos, sua palavra é acima de
todos e inquestionável, e os auxiliares são meros figurantes. O líder faz tudo, decide tudo, tudo tem que passar por ele.
Esse sistema gera um trabalho estressante, cansativo, com profundo esgotamento tanto ao líder quanto ao povo.
No caso do líder com posição eclesiástica, tudo o que ele faz tem sentido de aparência
espiritual. O líder entende que é exatamente aquilo que Deus quer que ele faça e do jeito com que faz.
Quando questionado por seu sogro Jetro, sobre o modo como conduzia o trabalho e o povo. Moisés disse que ele era responsável por levar a voz de Deus ao povo e por isso o povo o buscava.
Moisés não havia ainda percebido que tal sistema o esgotaria e também ao povo, que acabava sofrendo pela demora das soluções de seus problemas.

1. MOISÉS E A NOVA VISÃO
Sair de uma visão de trabalho e passar a outra, não é simples e nem fácil.
Algum princípio é necessário para que isso aconteça e a mudança seja feita.
Lembrando que toda mudança gera dor, dificuldade, tempo de adaptação ao novo, talvez alguma perda, etc.
No caso de Moisés alguns princípios foram básicos na mudança para a nova visão.
Capacidade de ouvir as ponderações de outras pessoas: Moisés mostrou toda a sua excelência e nobreza, ao parar e ouvir.
Ele poderia ter resistido, questionado a autoridade do interlocutor de orientá-lo, e outras atitudes de quem não interessa em dar uma olhada critica no que faz.
Humildade para mudar e reconhecimento da necessidade de mudanças são fatores fundamentais para que haja mudança.
Jetro disse a Moisés: “O que fazes não é bom”. Êx: 18.17 - Que palavra difícil para um líder ouvir.
Você está trabalhando para Deus com maior dedicação e sofrimento, e alguém chega para você e diz que o que você está fazendo não é bom. Que crise? Que raiva? Alguns reagiriam negativamente a uma situação como essa. No entanto, Moisés engoliu (no bom sentido) aquelas palavras e as digeriu, meditou e as aceitou, tomou um novo rumo em seu ministério.
RENUNCIAR ao antigo sistema nunca é fácil. Sempre temos medo de mudanças. Moisés até este momento trabalhava sozinho, exercia o poder pastoral sozinho. Entretanto era chegada a hora dele aprender a dividir este poder, para o seu próprio bem e para o bem do povo. Moisés precisava reconhecer que precisava de ajuda, de equipe, de companheiros, de discípulos. A história é realizada por um grupo unido pelo mesmo objetivo. Os grandes projetos não são construídos por apenas um indivíduo, assim como uma andorinha sozinha não faz verão.
RECONHECER publicamente a mudança de estilo. Isto não é algo que se faz na surdina, nos bastidores, as escondidas. Tem que ser publico, tem que ser visto, tem que mostrar a cara e dizer a que veio. Tem que abrir, descortinar, lançar luz, para que todos vejam e entendam o novo momento. Tem que dar a satisfação, tem que explicar, tem que prestar contas. Para mudar tem que ter coragem.

2. CARACTERÍSTICAS DOS NOVOS LIDERES (Êx. 18.21-22)
Vejamos quatro (4) características que deveriam possuir os novos lideres.
1) HOMENS CAPAZES: pessoas eficientes; dedicadas sérias que não deixam inacabadas o que começam; que vão até o fim de tudo.
2) HOMENS TEMENTES A DEUS: pessoas que respeitem a Deus e sua obra; reconheçam seu Senhorio. O honrem e sejam verdadeiros adoradores; homens de fé.
3) HOMENS DE VERDADE: Pessoas íntegras, serenas, de fibra, boa índole, honestas, verossímeis. Homens que aborreçam a avareza, isto é, homens que não se deixam controlar ou se corromper por MAMOM (dinheiro). Gente que confia e dependa de Deus para suprir suas necessidades e prosperidade.
4) HOMENS SUBMISSOS E OBEDIENTES: Pessoas que aprendam para ensinar, que são comandadas e que comandam, líderes que obedecem para serem obedecidos, para manter os demônios de rebelião, divisão, acorrentados e vencido. Sejam um Josué e Calebe. Sejam submissos e obedientes ao líder geral, desde que este não caminhe contra a Palavra de Deus. Aceite os desafios levantados por ele, marche mesmo que pareça difícil, pois às vezes os lideres nos fazem caminhar por estradas difíceis, antes de entrarmos na terra prometida.
Estes homens com as características descritas acima estariam ao lado dele (Moisés) prontos para liderarem. Estes homens são pessoas que estariam dispostas a pagarem preço da liderança e do trabalho integral (Todo tempo). Que abram mão de si em favor dos outros no dia e hora em que dele necessitarem. Como Paulo disse a seu discípulo. A tempo e fora de tempo. Qualquer hora é hora conveniente para atender alguém que de nós necessite (1 Tm 4.2).

3. AÇÕES ESPERADAS DE UM LÍDER
Espera-se de um líder um envolvimento total no trabalho, como se diz popularmente mergulhar de cabeça, pois a seara continua grande e poucos os trabalhadores.
O líder não deve pensar em recompensa que poderá advir de seus esforços e sim o quanto tem para dar, oferecer, ofertar. Pois isso são algumas coisas básicas que se espera de um líder comprometido com o Senhor Jesus, e sua obra.
1- Que invista tempo no trabalho, Nada acontece da noite para o dia. Exige-se tempo e muito tempo árduo, perseverança e às vezes sacrificial.
2- Que invista recursos no trabalho. Recursos Humanos: seu trabalho, sua capacidade, habilidade, eficiência, conhecimentos, inteligência. Recursos materiais: Seus bens, carros, moto, casa, e outros para serem usados e doados para a obra. Recursos financeiros: Tudo que possui de valor e podem ser transformados em investimentos monetários, uma vez que quase tudo que se faz precisa ser pago com dinheiro vivo. Lembre-se você é o maior investimento
na obra de Deus e mordomo das riquezas por Ele conferido.

4. RESPONSABILIDADE DO LIDER MAIOR (vv.19-22)
1) Representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus (a intercessão é a principal responsabilidade do líder);
2) Ensina-lhes os estatutos e as leis... (preparar ensinamentos básicos);
3) ... faze-lhes saber o caminho em que devem andar... (passar-lhes uma visão a longo prazo – visão/missão);
4) ... e a obra que devem fazer (dar-lhes um plano de ação: mostrar como se atinge o objetivo – metas);
5) Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus... (indicar líderes);
6) ... toda causa grave trarão a ti... (poupar suas energias, Moisés, para resolver as questões que realmente são importantes).


CONCLUSÃO: Que Deus possa levantar entre nós lideres. Homens e mulheres com o coração de líder, com a visão de um líder. Homens e mulheres prontos para se doarem, prontos para obedecer a tudo quanto Deus deles exigir. Que Deus possa levantar você como um líder, pois ele busca entre nós homens e mulheres dispostos a pagar o preço.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

4 comentários: