É NECESSÁRIO NASCER DE NOVO
João 3.1-10
Introdução: O texto que lemos fala de Nicodemos e seu encontro com Jesus. Gostaria de destacar algumas coisas a respeito de Nicodemos.
1 – Quem era Nicodemos? – Jo 3.1
• Nicodemos era um fariseu – isto significa que era um estudioso das Escrituras. Homem que buscava cumprir a lei de Deus rigorosamente. Um religioso dedicado.
• Nicodemos era um dos principais dos judeus – isto significa que tinha um papel importante dentro do Sinédrio. O Sinédrio era composto de mais ou menos 70 anciões que decidiam sobre as questões religiosas e legais do povo judeu. Ele estava contado entre estes 70 anciões. Nicodemos era um homem importante na vida política de Israel, um homem de grande influência social.
• Nicodemos tinha uma dúvida com respeito ao Reino de Deus. Ele não sabia como entrar no Reino de Deus, embora fosse um religioso fervoroso. A religião não conseguiu lhe trazer paz com relação ao seu futuro eterno.
• Nicodemos queria respostas para sua dúvida e pensou que talvez Jesus pudesse trazer luz sobre suas dúvidas.
Aplicação: Não importa sua posição social ou religiosa. Não importa se você nasceu dentro da igreja, se é filho de crentes ou se nunca se preocupou com religião. Não importa se você é um homem bem sucedido na vida social ou se considera um Zé-ninguém. Não importa se você é um doutor ou um ladrão. Você precisa marcar um encontro com Jesus. Até quando você vai viver em dúvida com respeito à vida eterna, com respeito ao seu futuro eterno. Você tem certeza de sua salvação? Você tem certeza de que se morresse hoje, Jesus o receberia no céu? Você sabe o que precisa fazer para entrar no céu?
2 – Nicodemos vai ao encontro de Jesus – Jo 3.2
Nicodemos não suportou viver com essa dúvida. Será que vou ser aceito no céu por Deus? Será que vou para o céu ou para o inferno? Acredito que ninguém que tenha um pouco de sabedoria consegue viver com essa dúvida, pois está em jogo não um dia de sua vida, mas a sua eternidade. A questão que está em jogo é eterna, sem fim, para sempre, portanto é imprescindível que tomemos a decisão correta a respeito da vida eterna.
Muitos dizem que Nicodemos foi procurar Jesus durante a noite para não ser visto pelos seus companheiros fariseus ou mesmo pela sociedade que o tinha como alguém de muita importância.
Contudo Nicodemos foi ao encontro de Jesus, colocou em risco sua reputação para obter uma resposta que poderia lhe dar a vida eterna.
Aplicação: Jesus está aqui hoje neste lugar. Ele não está fisicamente, mas se encontra espiritualmente, se encontra presente por meio de Sua Igreja. Hoje é o dia para você abrir seu coração e ouvir o que Jesus tem a dizer a respeito de sua salvação. Jesus quer lhe falar de como você poderá entrar no Reino de Deus. Abra seu coração e ouça o que Jesus disse para Nicodemos, pois Ele quer falar a você também.
Não se preocupe com o que os outros podem pensar de você. Faça como Nicodemos deixe sua reputação de lado e ouça as palavras de Jesus nesta noite.
3 – Nicodemos reconhece que Jesus era Mestre e profeta vindo da parte de Deus – Jo 3.2
Nicodemos reconhece que Jesus era um mestre, alguém que conhecia as escrituras com profundidade. Nicodemos era um estudioso profundo das Escrituras e reconhecer Jesus como um Mestre, significava que tinha um respeito pelos ensinos de Jesus.
Nicodemos não só reconhecia Jesus como um mestre, mas também o reconhecia como sendo enviado da parte de Deus, isto significa, que Nicodemos o reconhecia como um profeta, àquele que fala em nome de Deus.
Então Nicodemos tinha uma dúvida, e porque não dizer medo a respeito de seu futuro eterno, e procurou Jesus, porque sabia que Jesus era um mestre e um enviado de Deus. Nicodemos procurou Jesus consciente de que Jesus era digno de ouvi-lo.
Aplicação: Você reconhece Jesus como um mestre? Reconhece que Ele tem muito a te ensinar? Reconhece Jesus como um profeta enviado da parte de Deus?
Nicodemos estava certo. Jesus realmente é um mestre; Ele é o mestre dos mestres. Jesus realmente era um profeta enviado por Deus. Contudo Jesus é muito mais que um mestre e um profeta. Jesus é o próprio Deus encarnado. Jesus é o autor da vida. Portanto se você tem alguma dúvida sobre seu destino eterno, Jesus é a pessoa certa para você procurar e ouvir.
Nicodemos procurou a pessoa certa. Você que veio a igreja hoje, você veio no lugar certo!
4 – Jesus responde a dúvida de Nicodemos – Jo 3.3
O que me chama a atenção é que Nicodemos, ainda não tinha perguntado a Jesus, mas o texto diz que Jesus respondeu. Isto porque Jesus é o próprio Deus encarnado e nada está oculto para Ele. Ele conhecia cada dúvida de Nicodemos, como conhece cada dúvida de seu coração.
A resposta de Jesus a Nicodemos é “se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”.
Nicodemos não entendeu o que Jesus queria dizer com nascer de novo. Talvez você esteja aqui e também não entenda o que Jesus está querendo dizer. Contudo é necessário que você nasça de novo se quiser entrar no Reino de Deus, se quiser viver no céu para sempre.
Vamos esclarecer o que é nascer de novo.
• Nascer de novo não é voltar para o ventre de nossa mãe e nem reencarnação (Hb 9.27 – “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo”).
• Nascer de novo não é nascer da carne, não é físico, mas é ato espiritual, é um nascer do Espírito (Jo 3.5 e 6).
• Isto se deve porque todos somos pecadores e estamos todos destituídos da glória de Deus. O pecado nos separou de Deus. Não do seu amor, mas de Sua presença. Deus te ama e quer viver a eternidade com você.
• Mas o pecado não permite que você chegue em Sua presença. Se isto acontecesse Deus teria que matá-lo para que o preço do pecado fosse pago (Rm 6.23), e você estaria condenado a viver eternamente no inferno.
• Portanto todos os homens precisam nascer de novo se quiserem entrar no Reino de Deus. Se você não nascer de novo, você irá para o inferno.
• Para que você pudesse entrar na presença de Deus, Jesus morreu em seu lugar. É isso mesmo, Jesus morreu por você, desta forma o justificou, mesmo sendo você um pecador. O Sangue de Jesus abriu as portas para que você seja recebido no céu. Você é salvo por causa do sangue de Jesus que foi vertido na cruz e não por causa de boas obras, de sua fidelidade religiosa, etc.
• Você nasce de novo quando compreende esta verdade e crê que Jesus é o seu Salvador. Quando isto acontece, o Espírito de Deus passa a morar em seu coração, a isso chamamos nascer de novo, nascer do Espírito. Você estava espiritualmente morte, afastado de Deus por causa do pecado, mas o preço foi pago para que você pudesse se apresentar na presença de Deus e receber por meio de Cristo a vida eterna.
Conclusão: Você chegou aqui neste lugar como Nicodemos? Chegou cheio de dúvidas quanto ao seu futuro eterno? Você tem dúvidas para onde vai depois que morrer? Você quer ir para o céu? Você quer nascer de novo? Se você deseja morar para sempre no céu ao lado de Jesus, você precisa reconhecê-lo hoje como seu Salvador. Você precisa aceitá-lo como Senhor de sua vida e aceitar o sacrifício que Ele fez por você na cruz. Para que você seja salvo basta apenas crer em Jesus e confiar em Seu sacrifício na cruz para que seu nome seja escrito no livro da vida.
Se você quer hoje orar entregando sua vida a Jesus e declarando sua fé em Seu sacrifício, gostaria que levantasse sua mão para que eu possa orar por você.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Este blog foi feito para você que deseja semear a boa semente. Espero através dele proporcionar a você ferramentas que o ajude a pregar a Palavra de Deus. Neste site você encontrará vídeos (diversos fins), imagens bíblicas, mapas bíblicos, mensagens em forma de estudos, apostilas de cunho teológico e muitos mais para que você possa investir em seu ministério e conduzir vidas a Cristo.
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
HOMENS FORTES EM TEMPOS DE CRISE Juízes – Gideão O que significa o termo “homens fortes”? R.: Homens fortes são àqueles que mesmo ao ...
-
NOIVADO Estamos reunidos aqui hoje para celebrar o noivado de Rogério Silvestrin e Priscilla Sequalini. Movidos por este sentimento d...
-
O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE - UNIDADE Gn 11:1-9 Assim como Jesus fazia, queremos lançar mão de algumas parábolas para mostrar a necessi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário