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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

SERVO 1 - O SERVO DE DEUS É A ESPERANÇA DO MUNDO

O SERVO DE DEUS É A ESPERANÇA DO MUNDO
Mateus 12:15-21

Introdução
Uma reportagem da Folha de Londrina de 7/12/2002 é reveladora da miséria e da desgraça da humanidade. O primeiro comércio a gerar riqueza no mundo é o tráfico de drogas; o segundo é o tráfico de armas e o terceiro é o tráfico de gente, gerando perto de 7 bilhões de dólares ao ano. Ficamos pasmados!
O que é que leva alguém chamado de “ser” humano a fazer tais coisas com o seu próximo?

Transição
Quando olhamos para este mundo, religioso e não-religioso que sentimentos nutrimos em nossos corações? Muitas vezes de desânimo e descrédito. Mesmo em meio a tantas incertezas e tantas situações insolúveis, que apresentar nesta oportunidade aquele que pode e tem condições de reverter o caos instalado no mundo.

1. Quem é o servo de Deus?
O significado de servo na passagem? O termo usado não é nem doulos e nem diakonos. O termo usado é “pais - pais” que significa: Uma criança, um infante. Este termo é originário da palavra “paio” que significa ferroar, causar um ferimento com um ferrão; bater; dar uma pancada.
Um servo, um escravo – um atendente, especialmente designado para atender ao rei, ministrar a alguém.

2. A descrição do servo na passagem
2.1. Escolhido por Deus – Este verbo aparece apenas esta vez no Novo Testamento. Escolher, pertencer. Sua raiz: tomar para si próprio, eleger.
2.2. Amado por Deus - Amado, estimado, querido, favorito e merecedor de ser amado – raiz: ágape. Favorável aos olhos de Deus – em Cristo está todo o deleite de Deus que se inclina favoravelmente a ele.
2.3. Cheio do Espírito de Deus - Pneuma: O Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, é oferecido para habitar em Cristo.
2.4. Mensageiro de Deus - Trará notícias de uma pessoa, trará palavras. Proclamar, tornar conhecido publicamente
2.5. Submisso ao querer de Deus - Não fará a sua própria vontade, pois como servo está submisso ao querer do seu Senhor

3. Qual a missão do servo de Deus?
3.1. Negativamente (O que não deve ser feito na missão)
• Não discutirá, Não gritará, Não fará ouvir sua voz nas ruas, Não quebrará o caniço rachado (não esmagará a cana quebrada), Não apagará o pavio fumegante.
• Estes termos mostram que Cristo não veio para discutir religião com os Fariseus e de maneira mansa e humilde os silenciou por completo.
• Não esmagara o caniço rachado (a cana quebrada) e nem apagará o pavio fumegante.
• A imperfeição da fibra do pavio fazia com que a chama se apagasse e isto irritava as pessoas. Pacientemente o Servo suportará os fracos.

3.2. Positivamente
3.2.1 Levar à vitória a justiça (até que faça triunfar o juízo).
• Este tema já foi mencionado no verso 18 – anunciará justiça aos povos.
• O termo hebraico mispat é um conceito importante no Antigo Testamento. É o processo pelo qual o veredicto é alcançado ou significa o próprio veredicto.
• Deus é o Deus da justiça – faz parte da essência do Ser divino a prática da justiça tanto no presente como no futuro.
• Todavia, este termo é muito mais associado ao futuro: “...do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade (Salmo 96.13).
• No Novo Testamento a dimensão do presente e futuro continuam, todavia, a justiça, o julgamento estão associados com Cristo e especialmente com a sua cruz.
• Deus, em Cristo, julgará a todos com justiça e com fidelidade.
• A justiça de Deus será conduzida ao triunfo, a vitória.
• Vitória de Cristo sobre os seus adversários e contra todos os cínicos e céticos.
• Vitória dos cristãos que mantiveram a fé mesmo em face da morte e do escárnio em meio a tentações e perseguições.
3.2.2 Levar a esperança para os povos
• O nome de Cristo é a base da esperança.
• O nome na cultura palestina designava o que a pessoa era ou fazia.
• As deidades benevolentes revelam seus nomes para proteger ou ajudar os seres humanos; enquanto que a entidades malignas relutavam em revelar seus nomes.
• É a revelação do nome de Cristo aos povos que constitui a base da esperança: o Messias, Ungido, Salvador, Senhor, Justo Juiz e tantos outros.
• A esperança é para todos os povos.
• Metade das vezes em que a palavra “nações” aparece no Antigo Testamento é para depreciar os povos em relação a Israel.
• Colocar a esperança significa esperar pela salvação com alegria e total confiança.

Conclusão
Neste natal deixe brilhar a sua luz, pois você é a luz do mundo.
Neste natal permita que o seu sal salgue aquilo que está sem sabor neste mundo, você é o sal da terra.
O nosso compromisso com este Cristo, Servo de Deus, é a esperança para este mundo. Pense neste momento numa situação específica e o que é que você poder fazer em o nome de Cristo.

Antonio Carlos Barro

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