O QUE DEUS REALMENTE DESEJA DE VOCÊ
Mc 10:17-22 / Mt 19:16-22 / Lc 18:13-23
INTRODUÇÃO: Muitos de nós, principalmente os jovens, vivem atormentados por uma sensação de não conseguir viver de forma agradável a Deus. Creio que de certa maneira todos nós temos um sentimento de frustração com relação a vida espiritual.
Eu mesmo experimentei esse sentimento em minha vida quando tinha aproximadamente 23 anos. Me converti com 22 anos e sempre tentei agradar a Deus. Mas por diversas vezes fracassei, por diversas vezes cedi ao pecado que tanto me atormentava. Depois arrependido, dizia a Deus que não o cometeria mais, contudo em meu interior a sensação de fracasso me atormentava. Com o passar do tempo comecei a pensar que Deus já não tinha mais prazer em mim e nem em minhas orações. Afastei-me da igreja por 1 ano e só retornei quando Jesus me deu um belo puxão de orelha.
Talvez você esteja aqui na igreja se sentindo perdido, não sabe o que fazer para agradar a Deus. Possivelmente você está dizendo já fiz de tudo para agradar a Deus; o que está errado comigo? Por que os mandamentos de Deus para mim são tão pesados? O que Deus realmente deseja de mim? Vamos tentar responder a estas perguntas analisando a narrativa deste jovem rico.
1 – Um coração perturbado (Mc 10:17)
A Bíblia diz que este homem que se aproximou de Jesus era um jovem. Sua pergunta demonstra uma profunda perturbação quanto a sua salvação. Sua alma estava inquieta, seu espírito abalado.
Também podemos observar através das Escrituras que este jovem cumpria todos os mandamentos de Deus (Mc 10:20), entretanto não tinha paz em seu interior. Ele era um bom religioso, mas não conseguia com isso satisfazer a sede de sua alma, não conseguia trazer tranqüilidade para seu coração.
Sendo ele um jovem judeu, possivelmente desde pequeno aprenderá todos os mandamentos, guardava-os em seu coração, e segundo suas próprias palavras os cumpria. Por que então estava perturbado quanto ao seu futuro? Por que não tinha certeza de sua salvação?
Muitos de nós somos como este jovem, guardamos os mandamentos de Deus, segundo o pastor tem nos ensinado, segundo nossos pais nos exigem. Deixamos de freqüentar as boates, não fumamos, não usamos roupas sexy, não bebemos, não isso... não aquilo. Vivemos tentando não pecar, o que por si só já é um grande sofrimento. Muitos de nós guardamos os mandamentos porque não queremos envergonhar nossos pais, não queremos desapontar o pastor, não queremos ser mal visto em nossa igreja; pelo contrario queremos deixar a igreja feliz.
Entretanto dentro de nós há um grande vulcão querendo explodir, um grito sufocado querendo sair a todo custo. Sim, muitos de nós estamos querendo gritar “não agüento mais, ir todo os domingos na igreja, ouvir o que é certo e praticar o que é errado, viver me sentindo culpado. Eu quero Deus, mas não consigo satisfazê-lo... me ajudem”.
Como é difícil ser transparente na igreja, tentamos passar sempre a idéia de que somos santos, irrepreensíveis, notáveis, e por fim chegamos em casa e voltamos a realidade de nossa vida, com nossos sentimentos atordoados, confusos.
Espero que isso possa mudar hoje em sua vida!
2 – O que Deus realmente deseja de nós (Mc 10:21)
A resposta de Jesus não agradou ao jovem. O que Jesus pediu para ele era muito.
Para uma melhor compreensão vejamos toda a resposta de Jesus a este jovem rico.
Primeiramente Jesus respondeu a indagação do jovem lhe apontando (Mc 10:19) o caminho que deveria percorrer. Guardar os mandamentos é algo maravilhoso. Jesus disse certa vez: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama...” (Jo 14:21). Guardar os mandamentos significa fidelidade a Deus; e Deus exige de nós fidelidade. Deus não aceita adoração de pessoas que vivem divididas entre dois deuses, entre dois mundos. Deus rejeita quem vive em cima do muro. Deus compreende que aquele que lhe obedece O ama.
A principio essa não era a resposta que ele buscava, uma vez, que ele era fiel, contudo sentia-se perturbado, confuso, não tinha paz interior. Seus sentimentos quanto a Deus não eram satisfatórios. Sua vida espiritual era um “inferno”. Não satisfeito ele diz para Jesus: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude” (Mc 10:20).
Ao ver que o jovem demonstrava um desejo profundo de realmente conhecer a Deus, Jesus, o amou e lhe revelou o que Deus realmente desejava dele (Mc 10:21).
A revelação da vontade de Deus para ele, foi um choque, lhe causou grande tristeza, pois o que Deus queria dele era muito, além do que ele podia oferecer.
Jesus também te ama, não importa sua cor, se é pobre ou rico, se é feio ou bonito. Ele te ama. Você é a pessoa mais importante para Deus. Você com suas lutas, com seus fracassos, com duas dúvidas, com suas deformações de caráter, com seu temperamento irascível, você é o objeto de todo Seu amor e carinho. Não importa o que você pensa de você, o que os outros pensem de você, para Deus você é importante.
Deus quer te revelar algo hoje maravilhoso, da mesma forma que ele amou aquele jovem e lhe mostrou o caminho para salvação, Deus quer hoje abrir seu entendimento para que você possa viver em paz.
Jesus disse ao jovem: “você está disposto a guardar meus mandamentos, mas não quer me entregar seu coração”. Não adianta guardar os mandamentos, cumprir normas, obedecer ao estatuto da igreja, e não amar a Deus de todo o seu coração. Deus quer seu coração. Entenda essa verdade: Deus quer você e não apenas sua obediência.
O problema desse jovem não era o dinheiro em si, mas era onde seu coração estava. O problema não era o dinheiro em si.Na verdade o problema é que o dinheiro ocupava o trono de seu coração. Alguns amam mais a doutrina de sua igreja, os pais, os filhos, o trabalho, o time do seu coração do que a Jesus.
A sensação de fracasso, de vazio brota porque o coração não está centrado em Deus. O jovem estava pronto a guardar os mandamentos, mas não a se entregar totalmente ao Senhorio de Jesus Cristo.
Deus não deseja obediência por obediência. Não adianta dar o dízimo, fazer caridade, obedecer sem amá-lo.
Escreva o que vou lhe dizer agora: é possível cumprir normas sem amar Jesus, mas é impossível amar Jesus e deixar de cumprir normas.
3 – A cura é o amor
Sabe qual é o nosso grande drama na vida espiritual? Sabe por que não somos felizes na igreja? Sabe por que nos sentimos fracassados espiritualmente? Falta-nos amor por Cristo.
Caímos em dois erros: Primeiro: vivemos na busca do poder, do êxtase. Acreditamos que isso saciará nossa sede de Deus. Nós não precisamos do poder de Deus, precisamos é de Deus. Quando encontrarmos Deus o poder se manifestará. Segundo: Acreditamos que fazendo obras teremos crédito com Deus. Cumprimos normas, leis, discutimos de formas intensa o que fazer pela igreja como instituição, mas não lutamos com mesma intensidade pelas causas reais da Igreja de Cristo. Amamos a igreja instituição, com suas doutrinas, dogmas, mas não suamos em oração pela igreja invisível. Falta amor verdadeiro por Jesus. Amamos placas, tijolos e pensamos que amamos a Deus.
Você já ouviu falar de algum casal que vive sem amor? Eu já conheci uma pessoa. Certa vez ela me disse: “Cornélio não tenho prazer no meu marido. Sinto nojo quando ele se aproxima de mim. Mas eu sei que Deus não se agradaria que eu me separasse. Espero que Deus um dia mude meu coração e eu venha amá-lo”. Eu também espero que Deus já tenha feito isso. Ela não era feliz. Como ser feliz ao lado de quem não se ama.
Como ser feliz em um curso se você não amar o que faz? Tudo precisa de amor. Pode-se aprender a viver, mas nunca será plenamente feliz se não houver amor.
Se você deseja ser feliz com Deus aprenda amá-lo. Busque conhecer a Deus e você o amará. Não busque apenas cumprir ordens, não busque apenas poder, busque a Deus. Você não será feliz na igreja porque nasceu nela, ou por causa de pressão social, religiosa ou familiar. Você será feliz se abrir seu coração para Deus, se estiver disposto a obedece-lo por amá-lo, por desejá-lo. Tudo só se torna prazeroso quando há amor.
CONCLUSÃO: Ore para que Deus lhe de amor por Ele. Ore para que Deus se revele a você de maneira intensa, intima, profunda. Quando você compreender o amor de Deus com profundidade, você o amará com profundidade.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Este blog foi feito para você que deseja semear a boa semente. Espero através dele proporcionar a você ferramentas que o ajude a pregar a Palavra de Deus. Neste site você encontrará vídeos (diversos fins), imagens bíblicas, mapas bíblicos, mensagens em forma de estudos, apostilas de cunho teológico e muitos mais para que você possa investir em seu ministério e conduzir vidas a Cristo.
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
HOMENS FORTES EM TEMPOS DE CRISE Juízes – Gideão O que significa o termo “homens fortes”? R.: Homens fortes são àqueles que mesmo ao ...
-
O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE - UNIDADE Gn 11:1-9 Assim como Jesus fazia, queremos lançar mão de algumas parábolas para mostrar a necessi...
-
NOIVADO Estamos reunidos aqui hoje para celebrar o noivado de Rogério Silvestrin e Priscilla Sequalini. Movidos por este sentimento d...
Nenhum comentário:
Postar um comentário