Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FINANÇAS 2 - A VISÃO BÍBLICA DE PROSPERIDADE

A VISÃO BIBLICA DE PROSPERIDADE

A palavra “prosperidade” embora seja muito agradável de se ouvir, tem assustado muitas pessoas devido à forma como tem sido usada pelas igrejas.
Gostaria de dizer que “prosperidade” na Bíblia significa ausência de necessidade, isto é, falta de necessidade. A sociedade tem uma visão errada de sucesso. Deus deseja que sejamos bem-sucedidos, que tenhamos sucesso. Nosso sucesso irá glorificar a Deus, abrirá portas para que missionários sejam sustentados, igrejas sejam implantadas, Bíblias sejam distribuídas. Tudo isso precisa de dinheiro. Deus deseja o seu sucesso para que você invista em Seu Reino.
Embora creio que Deus deseje a prosperidade de seus filhos, isto não significa que seus filhos não possam passar por momentos na vida de privações. Jó embora fosse um homem temente a Deus, justo, foi posto a prova. Jó que era rico perdeu todo seus bens, perdeu todos seus filhos e perdeu sua saúde. Sua perseverança em Deus, sua fé na justiça de Deus levaram-no a recompensa. Ao término de sua provação Jó veio a ter o dobro do que tinha antes, recebeu uma nova família e viveu feliz para sempre.
O apóstolo Paulo em sua carta a Igreja de Filipos diz ter aprendido a viver contente em qualquer circunstância tanto na pobreza, na fome, na escassez, como na fartura, na abundância. Paulo está nos dizendo que viveu tanto momentos de escassez como de fartura, mas que em tudo, Deus sempre o fortaleceu, e, diante desta realidade ele venceu todas elas sem sucumbir para o pecado.
A Palavra de Deus nos diz que Jesus veio para nos dar vida e vida em abundância (Jo 10:10). Nosso Deus não é Deus de migalhas, não é Deus mesquinho, pelo contrário é Deus da abundância. Embora possamos ser provados e passar momentos de privações à vontade de Deus é que vivamos na abundância, na prosperidade, na ausência de necessidade. Nos tornaremos mais prospero na medida em que vivermos cada vez mais nos princípios de Deus.
Gostaria de deixar cinco erros que devemos evitar para que sejamos prósperos.1 – Pv 22:7 – Tomar dinheiro emprestado – Não tome dinheiro emprestado de ninguém. Não entre em financiamento. A Bíblia diz que devemos ficar devendo apenas o amor (Rm 13:8). Não coloque sua vida na mão de outro. Com exceção de pequenas parcelas e que você sabe que poderá paga-la dentro do seu orçamento. Mas procure sempre evitar colocar sua vida na mão de outro. Quando você fica devendo para alguém, sua vida está amarrada aquele a quem você deve. Você tem um acerto que precisa ser honrado. É uma vergonha um crente não pagar suas contas, não cumprir com sua palavra.
2 – Lc 19:11-26 – Não investir no Reino de Deus – Invista o que ganha no Reino de Deus. Onde você tem investido as minas que Deus lhe deu? Minas é dinheiro (equivalente a 100 dracmas). Deus dá a todos a mesma oportunidade (v.13). O primeiro investiu e dobrou o valor que recebera. Deus o elogiou e por ter sido ele fiel no pouco, Deus o honrou dando-lhe dez cidades para governar. O segundo investiu, não foi tão eficaz quanto o primeiro, mas investiu. Deus lhe confiou cinco cidades para governar. O terceiro embrulhou o dinheiro e devolveu ao Senhor quando este veio lhe pedir contas do que fizera. A mina deste foi tirada e dado para o que melhor aplicou o dinheiro, para o que tinha dez. Não devemos ter medo de investir o dinheiro que Deus nos dá. O melhor investimento para Deus é o investimento que estenda o Seu Reino, é investir nos seus filhos que proclamam a Palavra de Deus, investir em Igreja Missionárias, pois estas farão com que as minas se multipliquem em almas. Aquele que é fiel no pouco receberá mais para investir mais (Pv 11:24).
3 – Lc 12:15 – Amar o dinheiro – “Guardai-vos de toda e qualquer avareza”. O sucesso não pode subir a sua cabeça, a prosperidade ela é perigosa, é preciso ter consciência de que tudo quanto vier a sua mão pertence ao Senhor e deve ser investido a Deus. Lembre-se a verdadeira prosperidade é ausência de necessidade, uma vez que minha necessidade foi saciada devo estar pronto a investir o resto no Reino de Deus.
Devemos sujeitar o dinheiro a nós. Ter dinheiro não é mau. Quem não gosta de ter dinheiro? Só um louco diria não ao dinheiro. Nós oramos constantemente a Deus para termos dinheiro. Entretanto não podemos permitir que o dinheiro nos possua.
4 – Pv 28:20,22 – Desejo de ficar rico depressa – Ficar rico não é pecado, mas todo desejo de ficar rico depressa coloca o sujeito a um maior risco de pecar. Aquele que deseja enriquecimento instantâneo normalmente quebra os princípios de Deus. 1o) Aplica o dinheiro de Deus de forma a buscar seus próprios interesses; 2o) O dinheiro torna-se a razão de seu viver, seu guia e senhor. 3o) Vive dominado pela cobiça e inveja; 4o) Se torna alvo fácil dos estelionatários (enganadores). Ex. O som que eu deseja comprar.
Despreze todo dinheiro fácil. Tudo que vem fácil vai embora da mesma forma (Pv 13:11).
5 – At 20:35 – Não praticar o princípio do dar – Nosso trabalho deve proporcionar a nós a oportunidade de darmos (Ef 4:28). Dar é melhor do que receber. Alguns irmãos entre nós podem estar em necessidades, podem estar vivendo momentos de provação como o de Jó ou Paulo. Estes momentos são para nós oportunidade de mostrarmos nosso amor, repartindo o que temos. Quem sabe na verdade não sejam eles que estejam sendo provados, mas nós (Pv 14:31; 19:17).

TRÊS PRINCIPIOS QUE NOS LEVAM A PROSPERIDADE
1 – Sl 24:1 – Reconhecer Deus como dono de tudo – Deus é dono de todas as coisas, portanto tudo que temos pertence a Deus. Ele é o dono da terra e não poderemos levar nada quando morrermos. Precisamos reconhecer que somos mordomos de Deus e que teremos que prestar conta um dia a Ele de como usamos nossos recursos. Nosso coração não pode estar no dinheiro, deve estar sempre em Deus. O dinheiro é uma necessidade para a realização da obra de Deus, mas não pode ocupar o lugar de Deus em nossas vidas (Pv 11:28). Não podemos servir a dois senhores, não podemos servir a Deus e a riqueza. O dinheiro é um meio de Deus nos usar para providenciar os recursos necessários aos seus filhos. O dinheiro que temos não é nosso.
2 – Ml 3:10-12 – Fazer o seguro celestial (Dízimos) – Para onde vai o meu dinheiro? Para onde vai o seu dinheiro? Quando não fazemos nosso seguro, muito de nossos recursos vão embora em farmácias, em contas extras que não estavam em nosso orçamento. Dinheiro se perde. O devorador está livre para agir contra nosso bolso. Entregue seu seguro todo mês. O dízimo pertence ao Senhor, é a devolução de 10% do que Deus tem dado a você.
Gostaria de deixar muito claro que você não está pagando para que Deus trabalhe por você. Deus não pode ser comprado por ninguém. A repreensão de Deus sobre o devorador é um ato do Seu amor e de Sua graça àqueles que são fiéis a Ele.
3 – 2 Co 9:6-10 – Aplicar a lei da semeadura – O dízimo é nosso devolução do que Deus nos pede para o sustento de sua casa. Neste texto a Igreja de Corinto estava ofertando aos que tinham necessidades. A oferta é sementes que lançamos na vida de outros, quanto mais sementes lançamos mais colheremos. Podemos colher na forma de dinheiro, na forma de portas abertas para melhores negócios, de aumento salarial, etc, ou simplesmente colheremos na eternidade. Deus sabe como suprir nossas necessidades. A melhor forma de semearmos é investir em missionários. Você quer ser prospero invista em missionários.

CONCLUSÃO: Deus deseja nossa prosperidade para que tenhamos cada vez mais para aplicarmos em Seu Reino. A prosperidade não deve ser usada para satisfação somente de nossas necessidades. Lembre-se tudo pertence a Deus inclusive seu dinheiro. Deus é soberano sobre tudo. Deus o abençoe para que você possa abençoar outros.

Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Um comentário:

  1. Devemos estar atentos a essa "neo-prosperidade" inferida por alguns figurões dos meios de comunição.. na verdade esse conceito deturpado da prosperidade virou meio que um modismo nesses nos ultimos tempos.. mais um motivo para estarmos sempre em sintonia com o Senhor..

    eh isso aee amigo.. abraaaasss

    ResponderExcluir