CULPA NUNCA MAIS!
INTRODUÇÃO: A culpa é um dos inimigos do homem, acusações do passado têm assolado a vida de homens e mulheres a cada dia, até mesmo aqueles que já entregaram a sua vida ao Senhor Jesus.
Alguns pregadores e palestrantes ainda batem na tecla da maldição hereditária para os cristãos, é a parcela de culpa pelo passado dos seus familiares ou até gerações passadas. Já não bastava o passado de alguém ser talvez trágico, agora a culpa é também do que até a quarta geração fez! Este não é uma bate papo sobre Maldição Hereditária. O meu objetivo é levar até você a paz que excede o entendimento, não aquela que o homem pode dar, mas aquela que Cristo oferece a todos os que o aceitam como Senhor e Salvador.
O que você precisa entender é que Cristo se sacrificou para que você tenha a salvação e o alivio de seus pecados.
Mas o que é a culpa?
A culpa é um sentimento causado por algum ato feito que trouxe uma certa inquietação na alma.Talvez um ato de vingança, um ato de violência verbal ou até física, palavras jogadas ao vento sem pensar que ainda incomodam a sua vida.Quero dizer a você que todos nós um dia fizemos algo que nos trouxe culpa.
Alguns pregadores dizem que Pilatos até hoje não cansa de lavar as suas mãos no Hades pelo sentimento de culpa porque negou um ato a favor do filho de Deus. Em certos sermões, pregadores dizem que o fogo literal não será maior castigo para o morador eterno do inferno, mas o que vai infernizar a sua vida é a culpa de não ter atendido a voz de Deus quando ele foi chamado para aceitar a Cristo. Uma culpa irreparável!
Quantos não são ermitões (solitários) em suas próprias casas, quantos não abrem a sua boca com medo de ocasionar outra atitudes que possam trazer a culpa. Vidas solitárias pela culpa.
A culpa pode levar ao suicídio, acabar um relacionamento, a culpa de não ter estudado, de não ter se casado, a culpa de não poder ser prestativo a sociedade e a sua própria família, estes são somente algumas culpas que pode estar fazendo parte da sua vida. Mas deixe agora a sua culpa e receba do trono de Deus uma palavra que pode mudar a sua vida, infalível contra qualquer tipo de culpa.
Como vencer a culpa?
A prioridade de quem sofre com a culpa é ser entendido por alguém que não o julgue naquele momento, mas o entenda e o ajude a vence-la.
Como vencer a culpa que trazemos pelos atos cometidos no passado?
Eu quero apresentar a você três pessoas que podem te ajudar a resolver este problema: Deus, Jesus e o Espírito Santo.
Você já conhece? Então porque ainda sofre com este mal?
Deus te amou tanto que colocou a sua disposição o seu Filho Jesus, o Espírito Santo e ainda uma palavra Fiel e verdadeira a seu dispor, basta você conhecer estas armas e entender que você não precisa se escravizar pelo seu passado.
Para que você fique livre da culpa é preciso você pedir perdão a Deus do que você fez! Basta você entender que quem se arrepende de seus erros, confessa e deixa, Deus é fiel para perdoar qualquer tipo de ato (Pv 28:13).
Detecte o seu problema, aquele que tem feito você de escravo, converse com Deus sobre ele, desabafe com o Senhor dos Senhores o seu sentimento, diga o porque você fez aquilo, abra o seu coração a Deus e peça que ele perdoe a sua vida. Não fique com medo de dizer ao Senhor o que fez por vergonha, porque ele sabe muito bem o que você fez pela sua onisciência. Peça ao Senhor o que o Salmo 139:23-24 diz: “Sonda-me o Deus, conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se existe em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.
Este deve ser o seu pedido, sincero diante do Senhor, e após você reconhecer que errou, e o arrependimento bater forte ai no seu coraçãozinho, sinta o refrigério do perdão de Deus na sua vida.
O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, não aceite acusações do inimigo, porque a palavra de Deus diz: “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8:1).
“Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o que está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Rm 8:34).
Como vencer a culpa que trazemos pelos atos cometidos no presente?
Você já parou para pensar que o diabo te acusa a cada dia, por outro lado você possui um advogado que nunca perdeu uma audiência que é Jesus! Ele (Jesus Cristo) intercede por nós diante do pai. O que as acusações de homens podem te afetar se diante do Criador você está perdoado?
A Palavra de Deus nos ensina que não devemos cometer pecados, mas se cairmos devemos confessar os nossos pecados e a bênção do perdão será imediata em nossas vidas. Veja o que escreve o apóstolo João em sua primeira epístola (1 Jo 1:9-2:2).
Como vencer a culpa pelos atos cometidos dos nossos antepassados?
Pecados dos antepassados? Ora a palavra me diz em Ezequiel 18:20: “A alma que pecar, esta morrerá. O filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”.
Não podemos nos esquecer que a Palavra de Deus diz que toda maldição que estava sobre nós foi levada por Jesus na cruz (Gl 3:13-14; Cl 2:13-14). Creia não há maldição mais sobre sua vida, pelo contrário há bênção sobre sua vida, não há mais pecado para ser cobrado, Jesus removeu inteiramente a divida que existia sobre sua vida.
Culpa nunca mais!
Quem sabe o diabo tem usado pessoas para tacar o seu passado na sua cara, mas lembre o que a palavra diz: “Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7).
Resista as acusações do inimigo, se existe aquela voz que vem aos seus ouvidos a acusar a sua vida, se você já se arrependeu e pediu perdão ao Senhor em nome de Jesus, isto não é de Deus. Resista a acusação do inimigo e diga a ele: “Os meus pecados foram lavados no sangue do cordeiro, sou livre deles pelo sangue de Cristo, mas se você quiser lembrar o meu passado vou lembra-lo do seu futuro, Inimigo você será lançado no inferno com seus anjos caídos e eu estarei na glória com o meu Senhor porque ele já me deu perdão dos meus erros. A culpa não faz parte da minha vida!”.
O profeta Isaias escreveu assim: “Eu (Deus), Eu mesmo , sou aquele que apaga as tuas transgressões por amor de mim e teus pecados não me lembro” (Is 43:25).
“Desfaço as tuas transgressões como nevoa e os teus pecados, como nuvem.Torna-te para mim , porque eu te remi” (Is 43:22).
CONCLUSÃO: Não sofra com a culpa, se você é cristão. Agora se você sofre com a culpa, se volte a Jesus, reconheça o seu sacrifício na cruz e receba o perdão dos seus pecados e fique livre da culpa.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Este blog foi feito para você que deseja semear a boa semente. Espero através dele proporcionar a você ferramentas que o ajude a pregar a Palavra de Deus. Neste site você encontrará vídeos (diversos fins), imagens bíblicas, mapas bíblicos, mensagens em forma de estudos, apostilas de cunho teológico e muitos mais para que você possa investir em seu ministério e conduzir vidas a Cristo.
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
HOMENS FORTES EM TEMPOS DE CRISE Juízes – Gideão O que significa o termo “homens fortes”? R.: Homens fortes são àqueles que mesmo ao ...
-
NOIVADO Estamos reunidos aqui hoje para celebrar o noivado de Rogério Silvestrin e Priscilla Sequalini. Movidos por este sentimento d...
-
O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE - UNIDADE Gn 11:1-9 Assim como Jesus fazia, queremos lançar mão de algumas parábolas para mostrar a necessi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário