Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AUTORIDADE 2 - AUTORIDADE

AUTORIDADE
Mt 8:5-10

INTRODUÇÃO: Neste texto o que mais nos chama a atenção é o reconhecimento do centurião na autoridade de Jesus. Ele reconheceu Jesus como Messias, aquele que tem autoridade delegada de Deus para mandar sobre todas as coisas.
Gostaria de falar hoje com vocês sobre autoridade. A Igreja tem padecido porque não reconhece a autoridade que lhe foi dada, talvez porque não consegue reconhecer de forma clara e prática o que representa a autoridade de Jesus. Temos um bom conceito da autoridade de Jesus no campo teológico, mas não na prática de vida como igreja, temos muito para aprender.

1 – Fomos investidos de autoridade (Lc 10:19 - exousia)
Autoridade (grego – exousia) significa o poder legítimo, real e desimpedido de agir, um poder legal.
Satanás está neste mundo matando pessoas, destruindo famílias, roubando a vida digna de diversos cidadãos, espalhando doenças e miséria sobre os seres humanos. Como ele faz isso? O apóstolo Paulo nos deixou claro que nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso (Ef 6:12). Paulo está nos mostrando que existem forças espirituais agindo sobre nosso mundo, forças malignas que levam o homem, que o induz a exercitar, com grande potencial, o mal que está dentro de si.
O surpreendente não está no fato de Satanás atacar o ser humano com tamanha ira, levando-os a destruir seu semelhante, por meio de políticas-econômicas-sociais adotada pelas nações ou por meio da religião, onde cada povo mata em nome de seu deus, julgam aqueles que devem ser salvos. As ações de Satanás contra a humanidade eram previsíveis, pois já nos tinha sido avisada por Jesus: “O ladrão vem somente para matar, roubar e destruir...” (Jo 10:10).
O surpreendente está no fato de que assistimos constantemente estas ações malignas destruindo os lares de nossos vizinhos, amigos e muitas vezes nossos próprios lares e não reagimos. Nos sentimos sem capacidade para fazer algo.
Amados eu quero dizer para você nesta noite: Você está investido de autoridade. Você tem poder/autoridade sobre Satanás, sobre o inferno. Nós temos o poder/autoridade por meio do Nome de Jesus de impedir as ações dos poderes das trevas neste mundo. A nós foi delegado poder.
Vamos ler novamente o que disse Jesus (Lc 10:19). Aleluia! Diga hoje: Satanás você não tem poder sobre minha vida, sobre minha mente, sobre meu espírito, sobre meu corpo, porque pertenço exclusivamente a Jesus. Saia da minha vida, saia dos meus negócios, saia da minha casa em Nome de Jesus!
Jesus tem todo o poder (Mt 28:18 - exousia) e ele te autorizou a pisar serpentes e escorpiões, ele te autorizou a pisar sobre todo o poder do maligno e te garantiu que se fizer no nome Dele nada vos causará dano. Jesus transferiu seu poder e autoridade à igreja, a você que é Sua igreja, que é Seu corpo na terra. Use esse poder, ele te foi dado.

2 – Nossa autoridade está baseada em nossa nova posição em Cristo
Ao entregarmos nossas vidas a Jesus deixamos de ser filhos da desobediência, deixamos de ser filhos das trevas e nos tornamos filhos de Deus (Jo 1:12). A palavra de Deus nos diz que fomos adotados por meio do sacrifício de Jesus cristo. Jesus nos colocou numa nova posição diante de Deus, não somos apenas criaturas, somos agora filhos. Como filhos nos tornamos co-herdeiros de Cristo (Rm 8:17). Somos participantes da herança de Cristo, suas vitórias são nossas vitórias, somos espiritualmente participantes de seu reinado (Ef 2:6). Jesus nos transformou em embaixadores do seu reino (2 Co 5:20).
Diante dessa realidade precisamos aprender a orar pelos enfermos e pelos endemoniadas (pessoas oprimidas por satanás). Precisamos aprender a usar da autoridade que nos foi dada em nome de Jesus.

3 – Os primeiros cristãos exerceram a autoridade que Jesus lhes confiou
Vejamos como os apóstolos oravam pelos enfermos (At 3:1-8; At 9:37-40; At 14:8-10). Todas estas passagens nos mostram que eles ordenaram o milagre. Ordenaram a cura sobre os enfermos e até sobre os mortos.
A Palavra de Deus descreve que muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo, pelas mãos dos apóstolos (At 5:12).
Outro texto diz que pelas mãos de Paulo, Deus operava milagres extraordinários, a ponto de pessoas serem curadas pelos lenços e aventais de uso pessoal de Paulo (At 19:11-12).
Será que a palavra “mãos” não é significativa? Será que está escrito isto por acaso? O que disse Jesus a seus discípulos? “Aqueles que crêem, em meu nome imporão as mãos sobre os enfermos e serão curados” (Mc 16:18). O que vocês acham que os discípulos faziam; tudo nos leva a crer que colocavam as mãos sobre os enfermos. E podemos dizer mais, pelo que nos mostra o Livro de Atos, eles não pediam para que Deus curasse, eles ordenavam cura sobre os enfermos. Pedro nem Paulo disseram: “Senhor cura este paralítico”; pelo contrário eles disseram: “Levanta-te e anda”. Isso é para quem crê no Nome de Jesus. Você crê no nome de Jesus? Sim, então faça o mesmo que Pedro e Paulo e você verá curas acontecerem diante dos seus olhos.
Olhe para sua mão e diga: “minhas mãos é a mão de Jesus”. Quando você colocar suas mãos sobre alguém é como se o próprio Jesus estivesse colocando. Lembre-se você é membro do corpo de Cristo.
O erro de muitos hoje é que querem ordenar a Deus, exigir de Deus. Isto é um erro gravíssimo. Devemos ordenar aos espíritos malignos, pois estes nos estão sujeitos em Cristo, devemos ordenar sobre toda enfermidade, pois em Cristo temos todo poder e autoridade, mas não podemos governar sobre o próprio Deus.

4 – Recebemos uma ordem (Mt 10:7-8)
Quando Jesus enviou seus discípulos ele os estava ensinando-os, preparando-os para o que deveriam fazer quando ele já não estivesse mais com eles. Estes ensinamentos, as mesmas ordens valem para nós hoje que somos seus discípulos.
Use a autoridade, o poder que lhe foi dado. Tome posse de sua posição como filho de Deus, como embaixador do Reino de Deus. Pedro e Paulo foram obedientes a esta ordem de Jesus, por isso curaram enfermos, ressuscitaram mortos; eles estavam obedecendo à ordem de Jesus.
Obedeça também, Jesus nos ordenou a curar os enfermos, purificar os leprosos, ressuscitar os mortos, fazei isto em nome Dele. Os que crêem em Seu Nome, diz a Bíblia, estes sinais o seguirão (Mc 16:17-18). Você precisa crer e precisa colocar as mãos, dar ordens sobre os demônios para que eles vão embora.
Você já parou para pensar o que faria no lugar de Pedro diante do paralítico que se encontrava no templo? Será que ele seria paralítico até hoje? Jesus te deu uma ordem creia Nele, faça crendo na Palavra Dele, não tenha medo dos resultados, apenas cumpra o que Jesus disse crendo na autoridade que ele te deu para fazer. Jesus também não curou todas as pessoas porque não creram Nele.

OBSERVAÇÃO: Não estou dizendo que ninguém pode ficar doente. Estou dizendo que temos autoridade para orarmos pelos enfermos e eles serem curados, estou dizendo que se crermos e agirmos na autoridade de Jesus, que nos foi outorgada por ele, faremos obras maiores do que Jesus fez.

CONCLUSÃO: A ordem já lhe foi dada. O poder já lhe foi dado. O nome de Jesus lhe pertence. O que está esperando, ponha sua fé em prática. Pregue o evangelho e na medida que enfermos e endemoniadas aparecerem diante de ti, use a autoridade que Jesus lhe deu.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário