EM BUSCA DOS MILAGRES DE DEUS
2 Rs 4:1-7
INTRODUÇÃO: Certa mulher das mulheres dos discípulos dos profetas, isto significa, que uma mulher que andava junto com o profeta Eliseu, isso porque seu marido era discípulo de Eliseu, freqüentava a escola de profeta de Eliseu, assim como Eliseu foi discípulo de Elias.
O texto nos mostra que o marido desta certa mulher morreu e após algum tempo que não é mencionado no texto começaram a aparecer os credores, cobrando as dividas que a família acumulará. Sem o marido para prover as necessidades à família provavelmente se empobreceu demais e como era costume daquele tempo, quando alguém não tinha dinheiro para pagar suas dividas, pagavam com serviços prestados. O devedor se tornava escravo até pagar suas dividas.
Dentro deste contexto de miséria, de tristeza ao ver que seus filhos estavam condenado a uma vida de escravidão, é que essa mãe procura o profeta de Deus. Esta mãe foi em busca de um milagre e veremos que passos ela deu em busca deste milagre.
1 – Apresentou sua credencial (2 Rs 4:1)
Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao Senhor.
Ela foi atrás do profeta de Deus – o profeta é o homem que fala por Deus – ela foi em busca de um milagre da parte de Deus. Ao chegar ao profeta ela se apresenta. Você se lembra de mim, sou a esposa do teu servo. Meu marido que agora é falecido te servia, e tu sabes que ele era um homem temente ao Senhor, ele te serviu a vida inteira, se dedicou ao serviço do Senhor. Agora estamos com um problema: você pode nos ajudar? Com a morte de meu marido ficamos muito pobres e agora os credores querem tomar meus filhos para serem seus escravos.
Quando você chega a Deus você tem credencial? Você tem acesso a Deus? Sem credencial você não terá acesso ao Santo dos Santos. Talvez você esteja se perguntando: Qual credencial que devo apresentar a Deus? As minhas obras? A minha conta bancaria? Meu sobrenome? Não! A única credencial que nos permite entrar no Santos dos Santos é o sangue de Jesus nosso Senhor. Você já foi lavado pelo sangue de Jesus? Você já passou pela cruz? Você já morreu para que Cristo viva, em você, por meio do Espírito Santo? Você já se entregou a Jesus Cristo completamente? Você já orou reconhecendo a Jesus Cristo como único Senhor de sua vida? Se você não fez isto, você não tem acesso a sala do trono de Deus.
Você pode dizer: “Senhor meu, ouve minha oração, sou teu servo, desde que me entreguei ao teu serviço busco viver uma vida integra, justa, reta diante de ti. Ouve minha oração, ouve meu clamor, não sou nada diante de ti, mas atende minha oração, encontre eu graça diante de ti meu Salvador”.
Quando Deus olhar para ti, Ele verá o sangue de Seu Filho Jesus sobre sua vida? Se Deus não ver o sangue de Jesus Seu Filho sobre ti, a Sua ira virá ao sobre ti. Lembre-se o cordeiro foi morto para que aonde o sangue fosse aspergido o anjo da destruição, da morte, passasse por cima.
Também se faz necessário lembrar-nos que o pecado nos faz separação de Deus (Is 59:1-2), é necessário que abandonemos o pecado, não adianta apenas reconhecer o pecado, é preciso deixa-lo. Você não pode se apresentar a Deus com mãos sujas – tem que abandonar seus vícios, deixar para trás todas atitudes indecorosas, deixar a roda dos escarnecedores. Suas orações não serão ouvidas se não confessar os seus pecados e abandona-los. O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia (Pv 28:13).
(Is 38:1-5) O rei Ezequias apresenta a Deus suas credencias ao clamar por Sua misericórdia.
Quem serve a Deus, tem argumento para ir à Sua presença, você pode ir, Deus conhece a sua vida, Ele sabe quem você é, conhece os seus caminhos, a sua entrada, a sua saída, os seus pensamentos, as suas atitudes. Você pode dizer a Deus, com humildade: “o Senhor sabe quem sou; sabe que te sirvo, e que por amor a ti, deixei os vícios, pratico a justiça, atenta a minha aflição, pois tu dizer: Buscai em primeiro lugar o meu Reino e todas as outras coisas vos serão acrescentadas. Eu tenho buscado e te peço agora...”.
2 – Crer na Palavra de Deus com toda intensidade (v.3)
Então disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas.
A ordem que foi dada à viúva era sair e buscar o maior número de vasilhas possíveis. O que o profeta colocou em cheque com este pedido? O profeta abriu-lhe uma porta para resolver seu problema, entretanto sua fé foi colocada em cheque. A mulher poderia ter ido para casa ter chamado seus filhos e desanimada ter dito para eles: “Vai na casa do Zé, da Maria, do João pega umas vasilhas vazias e traga aqui para casa”.
Os filhos perguntariam como todos os filhos fazem: “Mãe para que isso?”. Ela teria respondido: “Não sei o profeta mandou colocar o azeite que tenho em casa nelas, mas eu nem tenho azeite para nada, pega as vasilhas e vamos ver o que vai acontecer”.
Nós não agimos assim muitas vezes. Deus nos fala por meio da palavra, nos fala por meio de seus profetas e nós ficamos duvidando, muitas vezes fazemos o que nos foi orientado, mas o fazemos com desconfiança, com incredulidade, com má vontade.
Você precisa acreditar na Palavra de Deus por mais que ela pareça sem sentido. Tinha sentido Josafá ir para uma guerra com seu exercito sem levar armas? Tinha sentido Pedro descer do barco para ir ao encontro de Jesus sobre as águas? Tinha sentido Jesus dar a 50.000 pessoas dois peixes e cinco pães. Fé meu irmão nem sempre tem sentido. A razão da fé muitas vezes está na própria palavra Fé, é crer no que não se vê, confiar em Deus acima de qualquer coisa.
A Bíblia não relata, mas ela provavelmente saiu de casa em casa pedindo vasilhas vazias. À medida que ela batia em uma casa sua fé estava sendo provada. Alguém poderia lhe negar outro emprestar até duas. Quando alguém lhe dava uma vasilha possivelmente criava animo para continuar prosseguindo em sua missão. Quando alguém lhe negava uma vasilha se abatia e desanimava.
Você já não experimentou isso em sua vida? Você tem sonhos e projetos na Igreja, na sua vida profissional, escolar e na medida que tenta realiza-los sua determinação e sua vontade oscilam. Variam conforme as palavras que você recebe: palavras de incentivo te levam a lutar ainda mais por aquilo que sonha, e por outro lado, muitas vezes surge o desejo de largar todo seu sonho, seus planos quando alguém lhe apresenta palavras de critica, de condenação.
Precisamos transformar as palavras negativas, as vaias em força para continuarmos.
Muitas vezes em minha vida eu fazia algo e meu pai me criticava. Lembro-me quando comprei meu primeiro fusca, ele pingava óleo na garagem e meu pai vivia reclamando. Ele não me elogiou pelo meu esforço, pela minha determinação e pelo que consegui comprar. Pelo contrário, ele apenas dizia: “Tira esta lata velha daqui. Está sujando minha garagem. Compra um carro que preste.” Estas palavras me machucavam naquele momento, contudo me incentiva a continuar provando que eu podia chegar lá.
Não importa o que as pessoas nos façam nossa fé não pode ser abalada pela atitude dos outros. Precisamos crer na Palavra de Deus. Se Deus colocou um sonho no teu coração, não o deixe morrer por causa das circunstâncias, por causa de palavras negativas, de inveja, etc. Acredite na Palavra de Deus e prossiga em frente que a vitória virá.
Não sabemos quantas vasilhas aquela mulher pegou, eu acredito que ela encheu sua casa de vasilhas, pegou o quanto pode e um pouco mais. A bênção dela dependia do quanto ela cria, do quanto ela se esforçou para pegar de vasilhas. Uma vez fechada a porta de sua casa estava determinada o quanto seria abençoada. O profeta avisou a ela para pegar não poucas.
A mulher fez o que o profeta mandou e que surpresa, ela encheu uma vasilha com o pouco do azeite que tinha, depois encheu outra e mais outras e quando as vasilhas se acabaram parou o azeite. Que milagre maravilhoso, você já pensou chegar em casa pegar um pacote de 1 quilo de feijão, arroz ou de qualquer outro produto, e encher uma vasilha de 3 quilos, depois outra de 2 quilos, depois outra de 5 quilos, outra de ½ quilo e outras com apenas 1 quilo de feijão. Não seria maravilhoso foi o que aconteceu com essa viúva.
Se ela te fé nas palavras do profeta, persistência diante as palavras de desanimo, diante os obstáculos para carregar as vasilhas, vontade em cumprir as palavras de Deus mesmo sem compreender, ela transformou sua casa em uma industria de azeite. Ela precisava de dinheiro, agora tinha azeite que não acabava era só preciso vende-lo, conforme lhe ordenou o profeta (2 Rs 4:7).
3 – Deus opera através dos nossos recursos (v.2)
Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Essa mulher pobre, endividada, vai ao profeta e diz para ele: Não tenho nada e o pouco que tinha de azeite, para ela não significava nada.
Você não se sente algumas vezes sem recursos, sem nada. Pensamos que não podemos fazer a obra de Deus, que não podemos ver milagres em nossas vidas ou através de nossas vidas porque não temos a fé que alguns grandes homens tem.
Acreditamos que Deus age na vida de algumas pessoas de forma mais significativa porque estas são especiais ou porque Deus assim quer. No fundo não nos sentimos capazes de nos aproximarmos de Deus. Nos escondemos nas lutas do dia-a-dia para justificarmos a nossa falta de vontade de consagração a Deus, a nossa incapacidade de abrirmos mão de algo para busca-lo com mais fervor.
O que estou querendo dizer é que nos sentimos fracos, pequenos, incapazes de chegar a Deus e de ser usados como canais de bênçãos.
Amado aprenda isso: sua fraqueza pode ser o recurso nas mãos de Deus para operação de um milagre em sua vida.
Você já não orou assim: “Senhor eu gostaria de fazer isso, aquilo, mas eu não sei falar, não tenho dom para evangelizar, não sei orar, etc.”
Aquela mulher se via sem nada, pensava que já estava perdida, entretanto ela tinha mais do que podia imaginar. Vejamos os recursos que ela tinha:
• TINHA ESPERANÇA: Aquela mulher ao procurar o profeta o fez porque tinha esperança. Ela esperava que o profeta pudesse transformar sua vida. Ela esperava que o profeta pudesse apresentar a ela um meio para livrar seus filhos da escravidão. Quando você vem a Deus, procura o pastor para orar é porque você tem esperança de uma transformação. Este já é o primeiro grande passo para o milagre acontecer. Você precisa ter esperança – Deus usa sua esperança. Ana mãe de Samuel orou a Deus pedindo um filho, quando esta sabia que não podia ter filhos, ela fez porque tinha esperança de ser ouvida por Deus e assim aconteceu. A esperança é o primeiro passo para o milagre.
• TINHA CONHECIMENTO DO SEU ESTADO: Este é o segundo grande passo para o milagre acontecer. A mulher sabia que não tinha como resolver o problema. Apresentou seu problema sem vergonha, sem tentar encobri-lo, abriu-se diante do profeta. Sou devedora, o credor vem buscar meus filhos. Precisamos assumir nossas falhas, reconhecermos que somos pecadores, que somos fracos sem Deus, que nada podemos fazer sem Jesus. O cego foi curado porque sabia que era cego, o coxo porque sabia que era coxo. Os fariseus eram cegos e não reconheciam, eram coxos e não sabiam. O Deus vivo esteve no meio deles e não perceberam. Precisamos olhar no mais fundo de nossos corações para conseguirmos ver quem somos e desta forma encontrarmos com Deus sem nada escondermos, sem mascarás, sem hipocrisia, pois somente assim alcançaremos os milagres que desejamos.
• TINHA AZEITE (ÓLEO NATURAL): O azeite é o óleo produzido da Oliva. Em Israel este era produto econômico de especial valor para o povo. O azeite não somente era usado em alimentos, como também até em casos medicinais e ainda tinha um valor espiritual, pois era constantemente citado pelos profetas. Esta mulher possuía em sua casa um produto que poderia ser comercializado e não tinha conhecimento disto ou simplesmente ignorava este fato por ter muito pouco azeite. O profeta usa exatamente o recurso que ela possuía para levá-la a libertação daquilo que tanto a atormentava. Muitas vezes Deus faz uso dos nossos recursos naturais, nossos conhecimentos, nossas condições financeiras, nossos talentos para nos proporcionar a libertação que desejamos. Você ora a Deus para que Ele te cure, algumas vezes Deus usa os recursos que você tem, que a medicina tem para cura-lo. Talvez você ore a Deus para que Ele te de condições financeiras melhor, Ele pode usar do seu trabalho, do conhecimento que você tem para proporcionar a você melhor uso e melhor ganho do seu rendimento. Jesus usou 5 pães e 2 peixinhos para alimentar uma multidão. Ele não criou do nada, ele operou o milagre através do recurso que já existia. O milagre que você deseja pode vir através do recurso que você tenha.
• TINHA AZEITE (ÓLEO ESPIRITUAL): O azeite simboliza o Espírito de Deus na Bíblia. Simboliza a unção de Deus sobre os seus. Esta mulher tinha pouco azeite. O azeite estava se acabando, quando ela veio ao profeta. Sua fé estava se enfraquecendo. Após o encontro com Deus, por meio do profeta, o azeite se multiplica, triplica. Através do azeite a alegria foi restaurada a ela. Você tem o óleo sobre ti? Você pensa que não tem nada, mas tem tudo quando tem azeite sobre sua cabeça. O Espírito do Deus Todo Poderoso está sobre ti, habita em ti. Todo recurso que você necessita está em você. Deixe este azeite se multiplicar em sua vida. Abra seu coração, deixa Deus encher sua casa de azeite, sua vida, seu ser do precioso bálsamo que vem do céu. Esvazie-se (lembre-se vasilhas vazias) para ser enchido com o óleo do Espírito. O profeta criou um meio para que a mulher visse que o azeite que provém de Deus é inesgotável e que é derramado na medida de sua fé. Os recursos de Deus são inesgotáveis e só depende de quantas vasilhas você tem. Busque mais vasilhas, ore, jejue na busca do azeite – e ore pelos enfermos, expulse demônios, liberte os cativos e oprimidos e verás que o azeite estará sempre sendo derramado sobre sua vida.
CONCLUSÃO: Deus quer operar milagres em sua vida. Não tenha medo de chegar a Deus, creia em Jesus Cristo, Ele é a sua credencial para entrar no Santos dos Santos. Apresente-se a Deus sem pecado, com mãos limpas e Ele te ouvirá. Creia na Palavra de Deus, aplique a Palavra em sua vida, não se importe com o que digam. Creia em Deus e em Sua Palavra. Você tem os recursos necessários quando o Espírito de Deus habita em você. Deixe Deus agir em você, esvazie-se de você mesmo e verás muitos milagres.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Este blog foi feito para você que deseja semear a boa semente. Espero através dele proporcionar a você ferramentas que o ajude a pregar a Palavra de Deus. Neste site você encontrará vídeos (diversos fins), imagens bíblicas, mapas bíblicos, mensagens em forma de estudos, apostilas de cunho teológico e muitos mais para que você possa investir em seu ministério e conduzir vidas a Cristo.
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
HOMENS FORTES EM TEMPOS DE CRISE Juízes – Gideão O que significa o termo “homens fortes”? R.: Homens fortes são àqueles que mesmo ao ...
-
NOIVADO Estamos reunidos aqui hoje para celebrar o noivado de Rogério Silvestrin e Priscilla Sequalini. Movidos por este sentimento d...
-
O VALOR DO TRABALHO EM EQUIPE - UNIDADE Gn 11:1-9 Assim como Jesus fazia, queremos lançar mão de algumas parábolas para mostrar a necessi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário