Translate

terça-feira, 23 de novembro de 2010

MISSÕES 2 - ENVIADOS, SIM! MAS NÃO DE QUALQUER MANEIRA

ENVIADOS, SIM! MAS NÃO DE QUALQUER MANEIRA
Lc 10:1-20

Jesus envia 70 discípulos para o campo missionário. Este envio era a primeira aula prática para seus discípulos. Mas ao enviar Jesus faz algumas recomendações para eles. Estes não são enviados de qualquer maneira.
Nós sabemos que Missões não é algo secundário na vida da Igreja. Missões é a razão da Igreja e tudo que ela produza deve ser pensando em Missões. Também sabemos que missões não é apenas em outro país, não é missionário somente aquele que é enviado pela Igreja a algum lugar especifico. Todos somos missionários e todos os lugares que freqüentamos é campo missionário para nós. Diante disso gostaria de ver algumas recomendações de Jesus para nós seus missionários.

1 – Dois a Dois (v.1)
A obra de Deus não é feita sozinha, é realizada em equipe. A obra de Deus exige solidariedade e não solidão. Não devemos pensar que podemos fazer a obra sozinhos, não devemos ser egoístas ou pensarmos que as coisas só vão se sair bem se nós a fizermos (Ec 4:9-12).
É muito importante sempre termos no mínimo uma pessoa na retaguarda, alguém que esteja intercedendo enquanto você fala, que esteja confirmando e ajudando-o em suas palavras.

2 – Precisamos depender totalmente de Deus (vv.3-4)
Sair para realização da obra de Deus exige de nós abandono de todos os nossos recursos. Precisamos nos tornar totalmente dependentes de Deus. Fazer a obra de Deus exige de nós fé. Enquanto estivermos baseados em nossos recursos não agimos por fé. O que é a fé (Hb 11:1)? Todo homem ou mulher convocados para viver integralmente na obra precisará aprender a confiar plenamente em Jesus. Com certeza Deus o colocará em situações das quais ele terá que esperar somente em Deus.
Depender de Deus significa estar completamente debaixo de sua orientação. O pastor que pensa ser sustentado pela Igreja, vive para agradar a Igreja e não a Deus. Tem medo de ser mandado embora, afinal quem o sustentaria?
O não ter nada pode significar ter tudo em Deus. Deus pode usar seu pai, sua mãe, sua família, amigos para te sustentar ou mesmo a Igreja, mas é importante saber que é Ele que te sustenta e não os instrumentos que Ele usa.

3 – Levar Paz (v.5)
O servo de Deus sempre deverá levar paz por onde for. Não importa a situação em que ele vive, não importa se está vivendo período de escassez ou de fartura, mas terá que anunciar a paz, levar paz a todos que abrirem suas portas para eles. O homem de Deus deve sempre manter uma atitude positiva, demonstrando desta forma a paz que anuncia.
Ilustração: O vendedor da nova marca de graxa – seus sapatos não estão brilhando mais do que o meu.
O enviado de Deus não foi chamado para julgar, mas para anunciar a salvação em Cristo Jesus, assim como Jesus não veio para julgar, mas para salvar (Jo 12:47).

4 – Curar os enfermos (v.9)
Jesus não está falando de cura espiritual. Jesus está falando de enfermidades físicas, de realidade palpável. Muitos de nós aceitamos bem os versos anteriores, mas ao chegar aqui, tentamos espiritualizar as palavras de Jesus, tentamos dar nova dimensão a essas palavras, isto porque nos falta fé par orarmos pelos enfermos, nos falta ousadia, nos coragem. Não fomos ensinados a colocar nossa fé em prática.
Marcos escreve em seu evangelho que todos os cressem no nome de Jesus colocariam as mãos sobre os enfermos e eles seriam curados, expeliriam demônios e falariam novas línguas (Mc 16:17-18). A Palavra de Deus que nos diz, precisamos crer, e quem crê orar pelos enfermos, expulsa os demônios em Nome de Jesus.
Lucas descreve que os discípulos ficaram maravilhados porque os demônios os obedeciam ao usarem o nome de Jesus. O mestre os adverte que não ficassem feliz por isso, mas porque os nomes deles estava arrolados no Livro da Vida, essa era a razão de poderem usar o Nome de Jesus.
Ao olharmos os ministérios de Pedro, João, Paulo estes obedeceram esta ordem de Jesus. Muitos homens e mulheres de Deus ainda hoje obedecem e por causa disto tem visto muitas curas e milagres. E nós o que fazemos como igreja diante dessa verdade? O que você tem feito? Quantas pessoas foram curadas por você em Nome de Jesus? Quantos demônios você já expeliu?
Estes sinais acompanharam os que crêem no Nome de Jesus. Estes sinais tem se manifestado em sua vida? Na vida de nossa Igreja?

CONCLUSÃO: Não fomos enviados para o campo missionário de qualquer forma. O mundo é nosso campo missionário, nossa cidade é nosso campo missionário, nossa escola é nosso campo missionário, nosso local de trabalho é nosso campo missionário, nosso prédio é nosso campo missionário. Faça a obra no mínimo em dois, em equipe, tendo sempre um na retaguarda. Lembre-se tudo que fizer para Deus deve ser debaixo da orientação Dele. Dependa de Deus em tudo. Esteja sempre pronto a anunciar paz, salvação; não julgue a ninguém. Creia no poder de Deus ore pelos enfermos e com certeza você terá experiência maravilhosas.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário