SINAIS DA VINDA DO FILHO DO HOMEM
Mt 24:3-14
INTRODUÇÃO: Desde os tempos de Jesus seus discípulos se preocupavam em saber quando Jesus voltaria e reinaria como o Messias, o Ungido de Deus. Jesus nunca respondeu a seus discípulos quando, nunca definiu o tempo. Entretanto Jesus deixou aos seus discípulos alguns sinais que prenunciariam sua vinda.
Hoje gostaria de refletir junto com vocês alguns destes sinais.
1 – Virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo (vv.4-5)
Desde o primeiro século muitos tem vindo e dito que é Cristo. Recentemente temos o Henri-Crist (diz ser Cristo), temos o Rev. Moon (diz ser Cristo), e outros de menor popularidade.
O que quero mostrar com isso é que este sinal já está cumprido e continua se cumprindo.
2 – Guerras e rumores de guerra (vv.6-7)
Descrever todas as guerras que houveram depois de Cristo seria um trabalho muito árduo. Pensemos nas maiores a 1a. Guerra Mundial, 2a. Guerra mundial e porque não incluirmos as Guerras contra os países Islâmicos, a Guerra na Palestina que já dura anos.
Este sinal já se cumpriu também e continua se cumprindo.
3 – Fome e Terremotos (v.7)
Basta assistirmos os noticiários e veremos que fome não é um problema exclusivamente brasileiro. Nosso presidente em sua posse disse que se acabasse com a fome do país estaria satisfeito. As coisas parecem não andar muito bem para ele.
A fome é um problema mundial.
Terremoto acontece todos os anos nos U.S.A., no Japão, até no Brasil já tem aparecido alguns casos. Semana passada tivemos um Ciclone (p/os estudiosos deste fenômeno nos U.S.A. foi um furacão) em Santa Catarina.
Este sinal já se cumpriu também e continua se cumprindo.
4 – Perseguições e mortes por causa do Nome de Jesus (v.9-10)
Poderíamos citar os próprios personagens bíblicos que foram mortos por causa do Nome de Jesus (Estevão – At 7:59-60; Tiago – At 12:1-2) . Você já leu os testemunhos de missionários que se encontram em outros paises. Certa vez li a respeito de um grupo de pessoas que foram incendiadas, pelo grupo dos luzeiros luminosos no Chile, porque adoravam a Jesus. Histórias como essas ainda acontecem em muitos países que são fechados ao Evangelho.
5 – Falsos profetas (v.11)
Hoje temos muitos. Alguns se intitulam apóstolos e trazem ensinos que não são Bíblicos, entretanto atraem multidões (1 Tm 4:1-3). Outros fizeram da Fé objeto para enriquecimento e distorcem as verdades de Deus (2 Tm 4:3-4). Outros exigem obras para que se alcancem a salvação. Há muitos falsos profetas com falsos ensinos conduzindo os seus rebanhos para pastos que não são os de Deus.
A Palavra de Deus diz que “muitos serão chamados e poucos os escolhidos”. Aqueles que vencerem, que não se apostatarem de sua fé, serão escolhidos. Diz a Palavra de Deus: “Ao vencedor dar-lhe-ei a coroa da vida”.
6 – Multiplicará a iniqüidade e o amor se esfriará (v.12)
Todos os dias nossos lares são invadidos com notícias de violência, morte. Pais que matam os filhos, filhos que matam os pais. Netos violentam seus avós. Bebes são jogados no lixo.
O amor se esfriará de quase todos, mas não de todos. O amor não pode se esfriar na Igreja, pelo contrário tem que crescer. A Palavra de Deus diz que o amor de Deus é derramado em nossos corações (Rm 5:5).
Entretanto parece que o amor tem se esfriado em nossas igrejas. Nossos relacionamentos são tantas vezes superficiais, precisamos nos doar mais ao nosso próximo. Quando falo em nos doar, não é ficar abraçando a todo o momento, não é ficar falando palavras carinhosas ao seu próximo, porque isto pode se tornar perigoso. Cuidados jovens com os excessos de abraços e toques. Esses excessos podem levar a perdição, a desejos errados. Amar, ser mais próximo é ajudar o seu irmão quando souber que ele está doente, necessitado. Amar é socorrer sua irmã viúva ou órfã.
7 – Quem será salvo (v.13)
Jesus disse: “Aquele, porém, que perseverar até o fim”. Em outras palavras, aquele não seguir os falsos mestres, que não for atrás dos falsos Cristos, que não abandonar a fé nem o amor. Aqueles que mesmo diante as dificuldades do mundo estarão prontos para morrer por Cristo.
8 – Será pregado este evangelho do reino por todo o mundo (v.14)
Para muitos este é o sinal que faltava para o fim. Embora eu discordo dessa posição, acredito que este sinal será completado em poucos dias. Gostaria de destacar aqui algo que creio ser importante.
Jesus disse que será pregado o Evangelho do Reino e não os ensino presbiterianos, batistas, assembleianos, adventistas, congregacionalista. O Evangelho do Reino é o Evangelho puro sem acréscimos, sem interpretações dos homens, sem influencias de cultura. O Evangelho do Reino pode ser resumido pelos seguintes itens: Deus veio em Carne, na pessoa de Jesus, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para que tenhamos vida eterna (1 Co 15:1-5).
Recentemente foi produzido o filme “Paixão de Cristo”, por Mel Gibson. Este filme é o Evangelho do Reino. Acredito que este filme chegará a todas as nações da terra.
CONCLUSÃO: Ao analisar todos estes sinais devemos nos perguntar: “Estamos prontos para a vinda do Filho do homem?” (Mt 16:27). Quando Ele vier retribuirá a cada um segundo suas obras. O que você tem para apresentar a ele? Mãos puras? Muitas vidas convertidas por meio de seu testemunho (Jo 15:8)? Que tesouros você está acumulando: Espirituais ou materiais?
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário