DEUS ESTÁ ACIMA DE NOSSOS PROBLEMAS
Is 40:12-31
INTRODUÇÃO: Uma das armadilhas de se viver neste nosso mundo conturbado é que acabamos nos concentrando nos problemas e não em Deus. Quando isso acontece, perdemos a perspectiva correta. Gradualmente, nossos problemas começam a parecer enormes e a força do Deus Todo-Poderoso parece pequena. Em vez de movermos montanhas pela fé, nos tornamos constantemente preocupados, criando montanhas de pressões desnecessárias sobre os outros e sobre nós mesmos.
TRANSIÇÃO: Isaías 40 é uma indicação eficaz para aqueles para quem Deus parece pequeno. Deus nos lembra através de Isaías que Ele é muito maior do que o mundo que Ele criou. Isaías nos faz ver que Deus está acima de nossos problemas.
Todos estes versos nos fazem ver o quanto Deus é grandioso, o quanto Deus é Poderoso. O profeta se preocupou em mostrar para o povo a Grandeza de Deus, de trazer a memória do povo que Deus não é um ser limitado, pelo contrario é ilimitado e insondável para nós homens.
Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos?... (v.12)
Quem guiou o Espírito do Senhor?Ou, como seu conselheiro, o ensinou? (v.13).
Eis que as nações são consideradas por Ele como um pingo que cai dum balde e como um grão de pó na balança... (v. 15).
Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos... (v. 22).
Estas palavras não são para nos diminuir, mas sim para nos encorajar a olharmos para Deus, que está acima de nossos problemas. Estas palavras servem para nos fazer compreender que Deus é maior que nossos problemas. Servem para nos lembrar que Deus é Deus e não é falho como nós, não é fraco como nós, mas é poderoso para nos salvar, para nos curar, porque está acima de nossos problemas. Aleluia!
2 – O profeta nos chama a olhar para Deus (v.26)
Uma vez que o povo foi chamado a reflexão e desta forma são encorajados a olhar para Deus, o profeta os chama, agora, para olhar para Deus.
Olhar, aqui não é mais apenas ficar refletindo: “Puxa Deus é tão poderoso”. “Deus é tão grande”. “Deus é tão bom”.
O profeta quando chama Israel para olhar para Deus, ele agora os chama para sair da reflexão, sair da teologia, para sair do nível de conhecimento apenas, para o nível prático. Olhar é um convite a crer em Deus, a descansar em sua força, em sua grandeza.
Não adianta você saber que Deus é o Deus do impossível, mas não crê que Ele pode fazer o impossível por você.
Embora Israel cresse em Deus, suas palavras confirmavam sua incredulidade. Sua fé não passava de palavras ao vento (v.27). Diante todas as dificuldades que Israel vivia, eles pensavam que Deus já não os ouvia mais, que Deus já não os amava mais, que já não se importava mais com eles. Muitos de nós somos assim cremos em Deus, ou pelo menos achamos que cremos em Deus. No entanto diante as dificuldades, ficamos desesperados como se Deus não existisse, como se Deus estivesse cansado, afadigado de nós e não nos pudesse atender. Falamos que cremos Nele, mas nossas ações demonstram que temos duvida quanto ao seu poder, quanto ao seu amor.
O profeta está dizendo para Israel: “Levanta ao alto os vossos olhos... não sabes que o Eterno Deus, o Senhor, o Criador não se cansa nem se fadiga?” (vv.26,28).
Que maravilha, como profeta de Deus, como pregador da Palavra Viva de Deus, eu digo hoje para você: “Deus não se cansou de você, Ele te ama e quer te ajudar e te abençoar todos os dias de sua vida. Olhe para Jesus, pois Ele morreu por você naquela cruz, e ressuscitou ao terceiro dia para que você receba de Sua vida, de sua vitória. Olhe para Jesus, creia Nele, creia em Seu poder”.
3 – O profeta os encoraja a esperar em Deus (v.31)
Por fim o profeta os encoraja a esperar em Deus. Ele afirma que: Deus faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. (v.29).
Receba essa palavra na sua vida. Você está cansado, cansada de lutar pela salvação de seu casamento, de seu filho(a), de sua empresa. Levante a cabeça, olhe para Deus, creia em Sua Palavra , tome possa de Sua promessa. Declare esta palavra: “O Senhor me faz forte e multiplica as minhas forças”. Aleluia!
Então você pode dizer: “Sou forte no Senhor; tudo posso naquele que me fortalece”.
Os jovens, os moços, os velhos, todos que se apóiam em suas próprias forças, em seus próprios recursos se cansam, se tornam exaustos nesta vida. Mas os que esperam no Senhor, renovam suas forças (v.31).
Deus está acima de nossos problemas, portanto podemos esperar Nele, pois com certeza Ele pode fazer infinitamente mais do que pedimos, do que cremos.
Creia no Senhor e espere Nele e verás a tua vitória. Tome posse de sua vitória antes mesmo de vê-la concretizada. Declare a vitória todos os dias de sua vida. Esperar em Deus é crer que já ganhou a benção antes de possuí-la.
CONCLUSÃO: Na verdade Deus nos oferece mais do uma nova perspectiva. Ele nos oferece condições de vivermos nessa nova perspectiva. Precisamos crer em suas promessas, precisamos crer que Ele é poderoso para fazer tudo quanto prometeu. Precisamos crer que Deus está acima de nossos problemas.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário