DEUS É NOSSO GRANDE PAI
Dt 1:31
INTRODUÇÃO: Carla era uma menina que gostava muito de histórias. Certo dia seu pai estava lendo para ela, como fazia quase todas as noites, antes de dormir. Ela pegou seu livro sobre zoológico e em sua mente fértil, era como se ela e seu pai realmente estivessem lá, passeando. Ela olhou alegremente as paginas com girafas, zebras e elefantes, mas quando chegaram na página do grande urso pardo, ela disse: “Pai, você vai ter de me carregar no colo”. Ela falou a mesma coisa quando viu os gorilas na pagina seguinte. Curioso, o pai perguntou por que deveria carrega-la. Ela respondeu prontamente: “Porque eu tenho medo”.
TRANSIÇÃO: Moisés estava reunido com seu povo preparando-os para entrar na terra prometida. O livro de Deuteronômio (Segunda lei) é composto pelos discursos de Moisés durante os últimos meses de sua vida, quando os israelitas estavam acampados nas planícies de Moabe, antes de sua entrada na terra prometida. No início desse discurso que encontramos estas belas palavras de Moisés que descreve Deus como nosso grande Pai. Como Pai:
1 – Deus nos protege (Êx 14:5-8,13-14,19-30)
Que coisa maravilhosa aconteceu no Mar Vermelho. Deus permitiu que o Faraó e seu exército seguissem os israelitas até dentro do mar, para dar a vitória final sobre seus inimigos.
Muitas vezes Deus permite que sejamos perseguidos por Satanás e seu exercito, por homens arrogantes, no entanto, Deus está preparando o dia da vitória final. Quando Jesus voltar com seu exército, Ele destruirá para sempre o nosso grande inimigo.
Êx 14:15 – “Disse o Senhor a Moisés: Por que clamais a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”. Muitas vezes o inimigo parece tão perto de nós e tão grande que ficamos paralisado. Moisés sabia para onde deveria ir, diante o obstáculo que era o mar (as dificuldades) e o inimigo que o ameaçava, ele parou para buscar orientação de Deus. Deus mandou que ele continuasse a marchar.
Não pare diante os obstáculos e nem se assuste com a aparência do inimigo, continue fazendo o que Deus mandou você fazer. Deus abrirá o mar para você, fará com que os carros de seus inimigos venham a enguiçar. Não pare, não desanime, marche confiante em seu general que é Cristo.
Deus nos libertou da escravidão do pecado, através de Seu Filho Jesus Cristo, como havia libertado o povo de Israel da escravidão do Egito. Embora já tenha sido derrotado, Satanás, continua atuando neste mundo, com limites, mas continua agindo, usando homens para realizar seus propósitos, mas o dia da vitória final de Jesus Cristo está chegando e assim como as águas do mar colocaram fim ao Faraó e seu exercito, Jesus esmagará Satanás e seu exercito. Aleluia!
2 – Deus supre nossas necessidades (Êx 15:22-25; 16:1-3,11-13; 17:1-7)
Como Pai Deus supre nossas necessidades. Deus supre as pequenas como as grandes. O povo por diversas vezes se viu em situações difíceis no deserto, no entanto, Deus sempre supriu suas necessidades, até mesmo aquelas que eles não pediram ou que pelo menos não está citado na Bíblia que eles tenham pedido (Neemias 9:21 – “...e nada lhes faltou; as suas vestes não envelheceram, e os seus pés não se incharam”).
Nessa peregrinação Deus irá suprir suas necessidades também, no entanto, é necessário que você esteja caminhando com Ele, seguindo seus passos. O povo no deserto caminhava debaixo da orientação da nuvem pela manhã, e do fogo pela noite, e, só paravam quando a coluna de nuvem ou fogo parava.
Fp 4:19 – “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus , cada uma de vossas necessidades”.
CONCLUSÃO: Faça como Carla, peça para que Deus te pegue no colo neste momento. Com os braços de nosso Pai ao nosso redor, não precisamos temer o que está diante de nós.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário