O VALOR DE NOSSAS CRIANÇAS
Mt 19:13-15
INTRODUÇÃO: Crianças abandonadas que vagueiam pelas ruas das grandes cidades do mundo são, muitas vezes chamadas de “vermes”. São chamadas assim porque mendigam, roubam, vendem seus corpos e, quando sobrevivem, crescem e tornam-se criminosos. Para eliminar esse câncer social, inescrupulosos líderes do setor empresarial de algumas cidades, têm até mesmo empregados pessoas para matá-las. Imagine! Matar crianças de rua porque são um problema social!
Como uma criança, feita a imagem de Deus, pode ser considerada um verme? Essas crianças de rua, ao nascerem possuíam a mesma inocência que nossos filhos, no entanto, nós somos culpados pela transformação que as levaram a se tornarem marginais. Portanto precisamos dar valor a estas crianças e trabalharmos para mudar a história de cada uma delas e das futuras crianças de rua.
TRANSIÇÃO: Toda criança tem um grande valor á vista de Deus. Jesus Cristo repreendeu seus discípulos por impedirem que as crianças chegassem até Ele. Será que não temos impedidos que crianças cheguem a Jesus. O que temos feito para que nossos filhos, para que as crianças das favelas, para que as crianças de rua cheguem a Jesus? Nosso silencio não é uma forma de impedir que as crianças cheguem a Jesus?
Cristo sofreu e morreu por elas no calvário e elas precisam ouvir as boas novas da graça de Deus! Portanto quero desafia-los a valorizar nossas crianças, os filhos de nossa pátria:
1 – Valorize nossas crianças orando por elas
· Colocar fotos de crianças de rua no retroprojetor.
Devemos fazer mais do que sentir pena. Devemos começar pela oração. Orar é algo que todos podemos fazer. Você não precisa sair de casa para orar. A oração transpõe todos as fronteiras, língua, espaço físico, raça. Orar é falar diretamente com Deus, por isso Tiago diz: “Muito pode, por sua eficácia, a suplica do justo” (Tg 5:16).
Precisamos pedir a Deus que proteja nossas crianças, nossos filhos, e também as crianças que não possuem pais.
A verdadeira religião se preocupa com os órfãos e com as viúvas (Tg 1:27). Mas deixemos as viúvas de lado hoje, somente hoje! Quem são os órfãos? Hoje algumas crianças são órfãs porque seus pais morreram, outras são órfãs porque abandonaram seus lares. Muitas crianças deixam seus lares porque seus pais as maltratam, as usam apenas para ganharem dinheiro, não dão a elas amor. Estas crianças são vitimas da sociedade. Devemos orar por elas, orar para que Deus de a elas oportunidades de serem alguém nesta vida.
Devemos orar pelas instituições que cuidam de crianças abandonadas, orar pare que tenham bom êxito, orar para que estas instituições possam mostrar também o amor de Cristo. E porque não orarmos a Deus para que nos de condições de criarmos um orfanato, para criarmos uma instituição evangélica que tire as crianças da rua, que de a elas educação escolar e cristã. Não poderíamos ser instrumento de Deus para isto? Você gostaria de contribuir para um trabalho assim. Comece a orar a Deus e se você sentir em seu coração amor por este trabalho, me procure, procure o conselho de nossa igreja, traga sua idéia. Oremos por nossas crianças.
2 – Valorize nossas crianças sendo voluntário num ministério local ou abrigo de menores
Orar é fundamental. Contudo não podemos ficar apenas na oração. Não podemos ficar de braços cruzados. É fácil dizer estou orando. Contudo em nossas orações devemos nos colocar diante de Deus de coração aberto para que Ele possa usar-nos para abençoar nossas crianças. Devemos ser como Isaías: “Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim” (Is 6:8).
Quando Tiago diz visitar os órfãos (Tg 1:27) isso implica em socorre-los. Vai além de uma visita fraternal, é uma visita de assistência, de socorro.
Talvez você não possa dar o tempo integral a serviço dos menores, mas quem sabe pode dar uma hora por dia, ou três vezes por semana, ou quem sabe pode simplesmente doar um real, dois reais, dez reais por mês a uma instituição que cuide dos meninos de rua.
Participe da mudança de seu país. Participe da construção do Reino de Deus ajudando a mudar nossas crianças. Dê valor as outras crianças como você dá aos seus filhos. “Ame o teu próximo como a ti mesmo”(Mc 12:31) disse Jesus.
Valorize nossas crianças sendo voluntário fisicamente ou financeiramente, mas seja voluntário para glória de Deus.
3 – Valorize nossas crianças adotando uma criança
Gl 4:5; Ef 1:5 – Estes textos nos mostra que Deus sempre desejou nos adotar. Jesus é o único Filho legitimo de Deus, o único herdeiro verdadeiro de Deus. Nós fomos adotados mediante o sangue de Cristo derramado na cruz. Deus nos adotou em Cristo, e desta forma nos tornamos co-herdeiro em Cristo da herança que pertence a Jesus. Deus nos ensinou o valor da adoção. Por que não adotamos também?
Devemos aceitar como nossos filhos crianças que não possuem características físicas como a nossa, que não possuem o mesmo DNA que o nosso, mas que possuem a mesma imagem e semelhança de Deus que nós possuímos, que são tão amadas por Deus como você é amado.
Sei que muitas pessoas se prendem a velha frase: “carne da minha carne, sangue do meu sangue”, o fato de você adotar não impede que você continue tentando ter filhos, ou quem sabe você já até tenha filhos.
Adote uma criança e você já estará contribuindo para minimizar o problema de nosso país. Incentive as famílias a adotarem uma criança. Tenho tentando convencer minha esposa, no entanto, ainda não consegui êxito em minha casa; espero que você seja mais feliz do que eu.
Eu fui adotado e dou graças a Deus, porque não sei que futuro teria caso não fosse adotado. Quantas crianças poderiam ter uma família se cada lar brasileiro adotasse uma criança.
CONCLUSÃO: Jesus jamais olhou as crianças como vermes. Ele as via como almas imortais de valor incalculável. Ele disse: “E quem receber uma criança em meu nome, a mim me recebe” (Mt 18:5). Vamos valorizar nossas crianças orando por elas, sendo voluntários ou adotando um criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário