Translate

sexta-feira, 11 de março de 2011

JESUS 6 - JESUS GERADOR DE UMA NOVA RAÇA

JESUS GERA UMA NOVA RAÇA DE SERES HUMANOS

2 Tm 1:10


INTRODUÇÃO: Qual o fundamento da nossa fé cristã? Um tumulo vazio! Sim a pedra angular do Evangelho é tumba sem o corpo de Jesus nela, naquela primeira manhã da ressurreição. A ressurreição é a noticia do surgimento de um novo mundo, de uma nova vida, de uma nova raça que se inicia a partir de Jesus Cristo e de sua vitória sobre a morte.

1 – Jesus destruiu a morte (v.10)
            Em toda a história da humanidade nunca houve nenhum relato, antes de Cristo nem depois de Cristo, de alguém que morreu e ressuscitou por conta própria. A Bíblia relata algumas pessoas que ressuscitaram, mas estas ressuscitaram através da oração de homens de Deus. Contudo estas pessoas morreram mais tarde, portanto não podem ser consideradas vencedoras sobre a morte.
Jesus é o único homem que venceu a morte. Sua morte possui aspectos diferentes dos demais mortais (Mt 27:45-56).  Jesus (v.50) entrega seu espírito, o que faz sua morte ser diferente uma vez que ele mesmo se entrega a morte. A morte não o venceu, os homens não o venceram, ele voluntariamente se entregou por nós (Jo 10:17-18).
A morte é conseqüência do pecado, Jesus não tinha pecado, entretanto entregou sua vida para pagar o preço dos nossos pecados (2 Co 5:21; 1 Jo 2:2). Se Jesus não tinha pecado, e pagou o preço do pecado de todos nós, de todo o mundo, portanto na cruz Jesus destruiu a morte. Na cruz a morte morreu. A cruz é a morte da morte.
Talvez você pergunte: Por que ainda morremos? Por que ainda sofremos os efeitos do pecado? Porque embora Jesus Cristo venceu na cruz a morte, a Satanás; embora a vitória foi consumada através do seu sangue e de sua ressurreição. Ele consumará esta vitória em sua segunda vinda a terra. Enquanto Jesus não voltar e por fim a esta era, nós vivemos um período intermediário, chamado pelos teólogos de “já” e “ainda não”. Embora não morreremos mais (Jo 11:26), porque temos a vida eterna, passaremos pela morte física até a volta de Cristo. Embora nos aguarda um novo reino de justiça e paz, vivemos como peregrinos neste reino injusto e cheio de guerras. Entretanto devemos continuar crendo que Jesus venceu a morte e vivo está para sempre e voltará para consumar sua vitória e levar seus filhos para a Nova Jerusalém. Amém!
Jesus ao vencer a morte gerou uma nova raça de seres humanos, seres humanos que passarão pela morte, mas que em Cristo triunfarão sobre ela.

2 – Jesus trouxe luz a vida (v.10)
Jesus trouxe a vida luz. A idéia desta frase é que Jesus trouxe vida. O mundo estava ausente de vida. Vida espiritual, vida familiar, vida emocional, o mundo sem Deus se encontrava morto em decomposição. Jesus traz a vida para o mundo.
Mt 4:16 – “O povo que jazia em trevas viu grande luz...”. O povo estava em trevas devido primeiramente à falta de espiritualidade, uma falta de compromisso com Deus que trazia como conseqüência: a ausência de profetas, uma religiosidade cega e inútil, uma vida social-economica subjugada pelo Império Romano. Israel vivia em trevas. Para ele o Messias era a esperança de uma mudança de vida.
           Jesus surge trazendo luz e esperança para este povo, curando os enfermos, libertando os endemoniados. Jesus traz uma nova visão de vida e conduta ética. Jesus traz à luz a vida.
Jesus surge para libertar não só Israel da escravidão do pecado, mas também a todos os homens da terra, a toda terra. Jesus traz luz para o mundo. A luz de Jesus conduz todos a vida eterna.
           Jo 3:19 – “...a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque suas obras eram más”. Interessante que Jesus é a própria luz e a própria fonte de vida, por isso mesmo sua luz irradiava ao mundo vida,. No entanto muitos desprezaram sua luz, seus ensinamentos, suas obras, porque eram maus.
          Você já percebeu que algumas pessoas são tão más que não conseguem ver as qualidades de outras pessoas, e quando as vê passa a odiar aquela pessoa que possui qualidade. Isso acontece porque sua incapacidade somada a amargura de seu coração e a inveja a tornam incapaz de aceitar as qualidades do outro. Muitos fariseus eram assim, viam Jesus como um grande mestre, um grande profeta e sua incapacidade de ser como Jesus, somada com sua inveja os faziam odiarem a Jesus.
          A luz de Jesus está manifestada no mundo através de seu Corpo, sua Igreja, de cada membro de seu Corpo. Muitas pessoas que te odeiam por ser cristã, te odeiam porque no fundo você irradia a vida de Cristo. Você traz a luz à vida de Jesus, e ela percebe que não consegue ser como você, que não consegue perdoar como você, não consegue ser paciente como você, e passa a te odiar. No fundo ela tem inveja de sua simplicidade de vida, de sua paz, de sua vida.

Rm 13:12-13 – Se tua vida não tem brilhado a luz de Jesus, não tem incomodado a ninguém por causa de seu compromisso com o evangelho é preciso rever sua conduta de vida.

Cl 1:13 – Jesus nos tirou do império das trevas e nos levou para seu reino, portanto devemos viver como filhos do reino da luz (1 Ts 5:5).
Jesus gerou uma raça de seres humanos que devem brilhar, que devem praticar boas obras, que devem fazer com que o amor de Deus seja conhecido em todos os lugares.

3 – Jesus trouxe a imortalidade (v.10)
Precisamos cuidar ao dizer que Jesus nos tornou imortais.
Primeiro: não somos imortais por capacidade própria. Isto significa dizermos que não temos vida própria. Sem Jesus secaremos (Jo 15:6). Jesus é a videira verdadeira, Ele possuí vida própria e compartilha sua vida conosco. Ele é a fonte de vida.
Segundo: Não somos deuses e nem seremos deuses como alguns afirmam por aí. Nossa existência só será possível na eternidade na medida que estamos ligados com Deus. Sem Jesus nada podemos fazer.
A imortalidade põe fim as despedidas dolorosas (At 20:37-38). Você já deve ter sofrido por perder alguém que você amava muito. Às vezes me entristeço quando lembro de meu amigo Homero que morreu tão jovem. Você já deve ter derramado lagrimas por causa de alguém que se foi deste mundo. A imortalidade coloca fim a este sofrimento. Não nos despediremos mais de ninguém. A morte já não existirá mais.
Não sofreremos por causa do amor. Você também já deve ter sofrido por amar uma pessoa e não ser correspondida. Você sonhou tanto com ele ou ela; orou para que Deus desse uma oportunidade para você ama-la. E algum dia você já deve ter dito: “também não vou mais amar a ninguém”. Quando me se espera já está amando novamente. Quando recebermos o novo corpo imortal, não teremos mais este sentimento. Jesus disse que no céu não haverá casamentos (Mc 12:25). Seremos todos irmãos, então ninguém vai sofrer por paixão, este sentimento humano maravilhoso será totalmente canalizado para o amor fraternal, amor de irmãos e irmãs.
Jesus gerou uma nova espécie de seres humanos ou poderíamos dizer trouxe de volta a verdadeira humanidade que o Pai havia dado aos homens antes da queda.

CONCLUSÃO: A vida com Cristo esta repleta de esperança. Estas benções são manifestação da nova raça gerada por Cristo. A morte foi vencida, a vida foi manifestada e aqueles que crerem em Jesus Cristo como salvador viverão para todo sempre.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário