A LIDERANÇA VISTA A PARTIR DO MINISTÉRIO SACERDOTAL DE SAMUEL
1 – SAMUEL UM PRESENTE DE DEUS (1 Sm 1:.2,5-8,10-11,18-20)
Samuel significa “Nome de Deus” e serve como contínua lembrança da misericórdia de Deus para com os que invocam o seu nome.
Samuel foi um presente de Deus para Ana, sua mãe. Esta mulher não podia ter filho, sua rival a provocava por isso. Quanta humilhação viveu Ana por causa da outra esposa de Elcana.
Samuel não só foi um presente para Ana, mas para todo o povo que não tinha um líder. Samuel desde pequeno tinha uma intimidade com Deus profunda e já profetiza coisas pesadas até para Eli (1 Sm 3:11-14).
Acredito que os seminários e as faculdades teológicas são muito importante para formação do líder e até mesmo imprescindíveis. Entretanto acredito que os lideres que Deus usa, me refiro exclusivamente a liderança eclesial, não são feitos em porão de seminários ou faculdades. Os grandes lideres da história surgiram por um chamado de Deus. Entendo que o líder da igreja deva ter plena consciência que foi chamado por Deus. De forma que o líder recebe de Deus o dom para exercer sua liderança, Deus chama e capacita. Não acredito que uma pessoa que não seja capacitada diretamente por Deus possa ser pastor, evangelista, mestre, profeta. A academia estudantil ajuda o aluno a aperfeiçoar o dom que Deus lhe deu, mas ela não pode fazer um evangelista, pastor, profeta ou mestre, pois isso é dom de Deus (Ef 4:11).
Com o grande número de seminários e faculdades teológicas temos visto uma profissionalização do serviço sacerdotal. Essa profissionalização tem levado a igreja a perder a razão de sua existência, a perder sua missão. A profissionalização tem feito com que muitos se tornem lideres, mas não receberam o dom de Deus para isso. Diante de tal falto temos visto um grande número de escândalos na igreja.
2 – DEUS PROVE LUZ PARA O POVO (1 Sm 2:35)
Deus não desiste de seu povo. Deus não permite que a luz se apague totalmente, que a chama da esperança chegue ao fim.
Deus é o Jeová-Jiré.
Quando Adão pecou – Deus apresentou um plano para salvar a humanidade. Neste plano Deus preparava não somente a salvação de Adão, mas de toda sua descendência.
Quando todos se tornaram corrupto demais – Deus separou Noé para iniciar novamente o crescimento populacional.
Quando Israel já não suportava a dor da escravidão – Deus levantou Moisés.
Quando Moisés já estava velho para a guerra – Deus levantou Josué para liderar.
Samuel foi neste período para Israel luz. Samuel foi esperança de uma nova vida. Contudo Samuel envelheceu, seus filhos não seguiram seus caminhos e o povo agora exigia um rei.
Samuel unge a Saul como rei de Israel. Saul recebeu a autorização de Deus para reinar, mas se esqueceu de Deus. Saul deixou que o poder subisse sua cabeça e Deus o desprezou.
Deus levantou o jovem Davi para reinar e prometeu que da casa de Davi nasceria aquele que reinaria para sempre.
Quando Israel pensou que Deus os havia esquecido por 400 anos, Deus irrompe o silencio anunciando através de João Batista a vinda do Messias.
Anjos avisam para os pastores que o Menino Jesus nasceu. Jesus significa “salvador”. A luz veio para os judeus e se estendeu a todo que crerem em Jesus.
3 – Samuel homem que sujeita a história – muda as circunstâncias – traz novidade de vida.
1 Sm 7:3-13
Nenhum comentário:
Postar um comentário