Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2011

BÍBLIA 3 - A PALAVRA DE DEUS É

A PALAVRA DE DEUS
2 Tm 3:16-17

INTRODUÇÃO: “Minha Bíblia é para mim o verdadeiro guia, que indica por onde devo caminhar, dá-me coragem, esperança e alegria, todos os dias, sempre a me orientar” (Anônimo).

1 – A Palavra de Deus é verdade (v.16)
“Toda escritura é inspirada por Deus...”
Isso significa que toda a Bíblia é inspirada por Deus. Toda a Bíblia foi escrita através do sopro de Deus. Deus superintendeu estes diversos autores humanos de modo que, usando suas capacidades e peculiaridades individuais, os levou a compor a Bíblia sem erro doutrinários.
Não existem na Bíblia contradições doutrinárias, não existem contradições que abalem a revelação do projeto de salvação, do projeto de redenção do homem.
Jesus disse: “...a tua Palavra é a verdade” (Jo 17:17). Ele autenticou a verdade da Palavra de Deus.
Jesus disse também: “Eu sou o caminho e a verdade...” (Jo 14:6).  
Será que existem duas verdades? Não.
Precisamos compreender que as Escrituras testificam de Jesus (Jo 5:39). De forma que Jesus é a Palavra de Deus encarnada. Olhando para Jesus, seguindo seus passos alcançaremos a vida eterna. Jesus é a vida e Nele não há mentira, pois Ele mesmo é a verdade encarnada.

2 – A Palavra de Deus é autoridade (v.16)
A Palavra de Deus é autoridade porque vêm diretamente de Deus, porque ela é inspirada por Deus e não por homens. Isto a faz ser autoridade:
a)      para ensino
“...e útil para o ensino...”
Trata da nossa aprendizagem. A Palavra de Deus possui autoridade dos céus (de Deus) para a formação de nosso caráter. A Palavra de Deus não se preocupa tanto com as questões cientificas, mas se preocupa em nos ensinar a ter caráter, a ser humano, a respeitar a vida que foi dada por Deus.
b)      para repreensão
“...para a repreensão...”
A Bíblia é autoridade para a repreensão de nossos filhos, de nossos irmãos em Cristo. A Palavra de Deus nos ensina e através deste ensino podemos repreender aqueles que cometem erros, que vivem contra a vida, que destroem a natureza, que autentica este sistema perverso que comanda o nosso mundo.
c)      para a correção
“...para a correção...”
Corrigir é colocar no caminho certo, é ir além, da repreensão, é mostrar a verdade, é mostrar o caminho. As Escrituras nos dá autoridade para isso, pois sendo ela revelação de Deus podemos, com certeza, mostrar os caminhos de Deus para a humanidade, para a sociedade injusta, corrompida.
d)      para a educação na justiça
“para a educação na justiça”.
Muitos perguntam como educar hoje em dia? A Palavra de Deus é principio onde toda educação deve estar calcada, fundamentada. Somente através da ética de Deus, teremos uma nação justa. Deus nos educa para justiça, para o respeito ao próximo.
3 – A Palavra de Deus é poder (v.17)
“A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.
A palavra “perfeito” aparece duas vezes neste verso e com duas ênfases muito importante:
a)      Na primeira vez ela convoca o homem para que seja santo (1 Pe 1:15).
b)      Na segunda vez ela convoca o homem para que seja eficaz em toda boa obra (At 1:8). Eficaz no testemunho (evangelização, na adoração, na diaconia, no discipulado).

CONCLUSÃO: MUITOS LIVROS PODEM INFORMAR, SÓ A BÍBLIA PODE TRANSFORMAR.


Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário