A ESPERANÇA QUE PERMANECE DIANTE AS DESESPERANÇAS
Jo 5:1-15
Estamos diante um homem que tinha uma esperança de ser curado mesmo diante as desesperanças de receber esta cura.
Acredito que a única coisa que motivava este homem a viver era essa esperança que insistia em permanecer em seu coração.
Um homem sem esperança é um homem sem visão, sem sonhos, sem idéias, sem ânimo é um homem apático, triste, derrotado. A esperança nos motiva a continuar lutando pela vida e por um mundo melhor.
Vamos compreender melhor o que é esperança:
1) Esperança é fé no impossível (Jo 5:3-5)
O verso cinco diz: “estava ali um homem”. Este homem tinha esperança de um dia tocar naquelas águas, ele tinha esperança de alguém leva-lo até o tanque, visto que ele não podia andar, ou quem sabe ele tinha a esperança de um dia estar ali sozinho para tocar nas águas, mas havia em seu coração uma esperança que o fazia estar ali há 38 anos esperando para tocar nas águas, após esta ser agitada pelo anjo. O texto destaca este homem diante tantos outros. Este homem tinha algo de diferente dos outros tinha fé que poderia um dia ser curado. Esta fé o fazia estar ali há 38 anos.
A Palavra de Deus diz que a “fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem” (Hb 11:1).
Podemos dizer que a fé é a esperança que permanece diante as desesperanças. Você espera mesmo que não vê a possibilidade da realização daquilo que se espera. Contudo você continua crendo, esperando aquilo que parece ser impossível de acontecer.
Continue tendo esperança no impossível, a esperança o fará continuar vivendo. Não importa qual o tipo de sofrimento que você esteja passando, seja uma doença que lhe acometeu, seja problemas financeiros, seja familiar, continue esperando o impossível.
2) Esperança é não aceitar a decretação da desgraça (Jo 5:3)
A palavra “jazia” uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos. Este era o estado em que se encontravam estas pessoas, incluindo este homem que ali estava há 38 anos. A condição que estas pessoas se encontravam era de dor, de agonia, de limitações por causa de suas doenças, de morte. Entretanto o coração desses homens se rebelavam com aquela situação, seus corações não aceitavam aquele estado que parecia definitivo para eles; seus corações pediam vida, eles esperavam o fim da desgraça que lhes estava decretada. Eles ainda sonhavam com um dia melhor.
Se você se entregou a doença, porque os médicos lhe disseram que não há mais cura, se você aceitou a degradação da sua família pensando que não há mais concerto, se você pensa que para você não há mais perdão, que para você não há mais recuperação, eu quero lhe dizer ponha um basta hoje nestes pensamentos. Comece a sonhar com um dia melhor. Comece a agir para que este dia chegue. Não aceite a decretação da sua desgraça, não aceite a decretação do seu fim, do fim do seu casamento. Esperança é não aceitar a decretação de desgraça.
Cuidado! Muitos dirão a você palavras de desanimo, para você desistir de orar pelo seu marido, por sua esposa, pelos seus filhos, dirão que sua situação não tem mais jeito, é melhor você aceitar que esta é a tua cruz.
Aquele homem permaneceu firme em sua esperança, mesmo que ninguém (Jo 5:7) nunca veio ao seu auxilio, nem mesmo para trazer uma palavra de animo. Não deixe que a falta de apoio de outros irmãos ou de familiares te desanime. Não aceite a decretação de sua desgraça, nem que você tenha que lutar sozinho contra o mundo.
Rejeite as palavras negativas, palavras de desanimo, de inferioridade. Isto é cilada do inimigo para acabar com sua esperança. Lembre-se esperança é não aceitar a decretação da sua desgraça. Tenha esperança.
3) Esperança é nunca desistir daquilo que se espera (Jo 5:5-7)
Aquele homem estava ali há 38 anos, esperando sua oportunidade de ser abençoado. Suas possibilidades de tocar na água eram mínimas. Talvez ele devesse voltar, e desistir, afinal com tantos outros enfermos disputando esta corrida da fé suas chances eram poucas. Entretanto quando há esperança somos motivados a continuar, a insistir, a perseverar. Este homem era movido pela esperança. Por isso ele sonhava que um dia seria o primeiro.
A esperança nos faz sonhar com ideais, mas nem sempre ela nos torna vitoriosos aos olhos do mundo. Isto porque a vitória da esperança não é vencer, mas é a de nunca se cansar. Porque só quando não se cansa é que um dia se vence, quando se cansa não se vence.
Cuidado! O tempo pode ser seu grande inimigo contra a esperança. Aquele homem ficou 38 anos esperando o milagre. Muitas pessoas não vivem nem isso. Não deixe o tempo acabar com sua esperança
Fico imaginando os movimentos no mundo pela preservação da natureza e outros. Ele nunca se cansam de lutar embora parece que o mundo não se conscientiza da necessidade da preservação da natureza. Lemos constantemente nos jornais e revistas sobre os grandes desmatamentos praticado no Brasil e no mundo. Os homens continuam destruindo seu lugar de habitação na busca de dinheiro, poder. Contudo não podemos desistir de lutar pela preservação da natureza, pois dela depende o futuro de nossos filhos e netos. Creio que a esperança destes homens não acaba porque em meio a tantos fracassos ele vêem novas pessoas aderindo a sua luta.
Acredito que a esperança daquele homem não acabou porque ele via homens saindo daquele tanque curado. Eram poucos entre muitos enfermos, mas estes poucos o fazia acreditar que ele poderia ser um deles (Jo 5:7 – “desce sempre alguém antes de mim”). Nestas palavras há frustração, mas também há esperança porque elas provavam para ele que o milagre era possível.
Portanto não desista, persista em teus sonhos, lute pela sua família, lute pelos seus filhos, lute pela sua vida. Esperança é nunca desistir daquilo que se espera.
Acredito que este homem só alcançou sua benção porque a sua ESPERANÇA PERMANECEU DIANTE AS DESESPERANÇAS. Sua esperança o fazia crer no impossível. Sua esperança o motivava a continuar a viver, sua esperança fazia crer que um dia aquele decreto de desgraça acabaria, sua esperança não o fazia desistir. Sua esperança era fortalecida ao ver o milagre na vida de outro. E foi esta esperança que o levou a se encontrar com aquele que poderia fazer o impossível que ele tanto esperava. E aqui nós precisamos atentar para dois segredos neste texto.
1) O homem tirou os olhos do tanque e olhou para Jesus (Jo 5:6) – Sua esperança estava no tanque, aquela esperança o fez permanecer vivo, contudo nossa esperança deve estar em Cristo.
Aquele homem talvez nem tenha percebido Jesus ali, mas quando Jesus o chamou ele passou a olhar para Jesus. Jesus o havia percebido no meio da multidão de enfermos. Só Jesus conhece a verdadeira dor que sentimos, só Jesus sabe o quanto desejamos ser libertos do problema que nos ameaça todos os dias, da dor física, da dor da separação, da dor desemprego. Somente Jesus se compadeceu daquele homem. Ele se compadece de nós. Por isso nossa esperança Nele não é vã. Jesus conhece a sua dor. Jesus viu aquele homem e Jesus está te vendo também. Talvez você não creia em Deus, talvez você não creia que Jesus é Deus, não importa porque Ele crê que você existe e quer te ajudar. Queres ser curado? Ouça a voz de Jesus.
Tire os teus olhos do problema, tire os teus olhos dos homens e entenda que os homens podem ser instrumentos de Deus para tua cura, para solução familiar de sua casa, para seu problema financeiro, mas creia que é Deus que os usa e que, portanto é em Deus que você deve depositar sua esperança. Olhe para Jesus e ouça a sua palavra.
2) Obedeceu a Palavra de Jesus (Jo 5:8-9) – Aquele homem ouviu a Palavra de Jesus e fez o que ele mandou. Precisamos ouvir o que Jesus está nos dizendo. Ele fala com você. Deus fala com você, ele tem uma palavra particular para você. Ele te conhece, ele sabe onde você mora, o que faz, o que gosta, o que não gosta. Deus quer falar com você; pare para ouvi-lo e obedeça a Sua palavra. Você verá que sua vida será uma história.
CONCLUSÃO: Fico imaginando a fé de Abraão. Este já era de muita idade quando Deus lhe prometeu um filho. Sua esposa também já havia passado da hora de conceber. Entretanto Abraão creu na promessa de Deus, mesmo não havendo esperança nenhuma que pudesse ter um filho, quanto mais ser pai de uma multidão. O próprio apóstolo Paulo fala que “Abraão, esperando contra a esperança, creu para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito... E sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, ...” (Rm 4:18-20).
Ponha-se a andar! Quem sabe você vai ter que andar para os braços do seu filho que esta perdido nas drogas, de sua filha que foi rejeitada porque engravidou indevidamente; talvez você tenha que andar em direção de um sonho, de um projeto que ficou para trás. Ponha-se a andar na fé, na esperança de uma nova história começar. Esperar é crer em Deus, crer que ele pode te levantar do teu leito, do teu sofrimento, de tua agonia. Ponha-se a andar hoje em Nome de Jesus.
Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira (Baseado no Livro A GUERRA DA ESPERANÇA CONTRA O TEMPO. Caio Fábio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário