A VIDA DIACONAL DE JESUS
Mc 10:45
INTRODUÇÃO: Quantos são os que são homenageados pelos seus feitos e são até contemplados com honrarias, placas, títulos, ganham espaço nos jornais e na televisão. Jesus nunca recebeu uma placa, um título honorífico, um elogio, mas ninguém em toda a história serviu tão intensamente como ele. Como foi que Jesus serviu?
A palavra servir no grego é diakonia. Esta palavra representa aqueles que serviam a mesa, que prestavam serviço às outras pessoas. É desta palavra que nós temos os diáconos, aqueles irmãos, que devem prestar serviços aos membros da igreja.
1 – Pelo que ensinou
a) “No meio de vós, eu sou como quem serve” (Lc 22:27);
b) “Aquele que dirige seja como o que serve” (Lc 22:26);
c) Este é o ensino de Jesus em Lc 10:37, sobre “quem é o meu próximo”.
Jesus ensinou a todos que devemos viver para servir. Esse foi o primeiro serviço que ele prestou a humanidade; nos ensinando que vivemos para servir, e não para sermos servidos.
2 – Pelo que fez
a) Todos os atos de Jesus foram expressões de amor traduzidos em serviço: curou, libertou, perdoou, ressuscitou, multiplicou e alimentou, sempre no propósito de servir;
b) A força do ensino de Jesus estava na prática, no exemplo Jo 13 é um exemplo disto;
c) Infelizmente somos uma sociedade fonética, a sociedade do discurso, e há uma dissonância entre o que falamos e o que fazemos. Não foi assim com Jesus. Ele falava fazendo e fazia falando.
d) O mundo quer ver “as nossas boas obras” para que o Pai celeste seja glorificado (Mt 5:16).
É triste, mas é uma realidade a maioria de orfanatos, escolas, hospitais são Católicos, Espíritas ou de outras crenças, contudo nós de origem protestantes deixamos muito a desejar no serviço a sociedade, a comunidade, em que fazemos parte. Precisamos nos despertar, pois só falar não resolve, precisamos trabalhar também para termos um mundo melhor.
3 – Pela sua vida
a) Mais do que ensinar e fazer, Jesus deu a sua vida na cruz. E, na sua morte, ele selou a obra da nossa redenção. Ele nos reconciliou com Deus, cancelou o escrito que era contra nós, pagou o alto preço do perdão dos nossos pecados. Que maneira mais eloqüente, mais tocante, mais pungente de servir;
b) Foi o maior ato de servir, deu a sua própria vida em favor da humanidade decaída e perdida;
c) Na cruz ele morreu como servo, é isto o que nos ensina a Palavra em Fp 2:7-8;
d) Este gesto de Jesus é a expressão maior, mais bela, mais tocante, do servir: Ele serviu oferecendo-se, doando-se.
E nós devemos servir da mesma forma que Jesus foi o que disse o apóstolo João (1 Jo 3:16).
CONCLUSÃO: A vida diaconal de Jesus que estudamos assim se expressa: Ele serviu pelo que ensinou, serviu pelo que praticou; serviu dando-nos a sua própria vida. Que esta seja a nossa disposição.
Pr. Messias Anacleto Rosa (c/ acréscimos do Pr. Cornélio Póvoa de Oliveira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário